Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 5731 vezes)

Ernesto

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Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 19:01:11
Explicando melhor o tópico.

Será que vale mais a pena usar os isos bons da sua camera e fazer uma foto um pouco subexporta e recuperar na pós do que subir o iso como geralmente a maioria faz?

Pensando bem. Se subirmos o iso a um nível que ele degrade a imagem já temos um arquivo com muito ruído, perda de nitidez e cores. Se usarmos isos melhores da nossa câmera seria melhor para recuperar na pós ?

Não me refiro a recuperação de sombras ou altas luzes, mas na qualidade do arquivo final.

Os arquivos do segundo fotografo que peguei, um pouco subexporto, depois de um tratamento ficaram muito bons.

Isso é o que o AFShalders explicou:

Depende da marca da câmera e do software usado


Eu diria que até o modelo vem a influenciar

Uma coisa que o Pitisgrilo colocou aqui uma vez e que eu conferi em casa, é a diferença brutal da D5300 para a D7200...

Diferença exatamente nisso.

A D7200 usa Toshiba e a D5300 usa Sony

Ou seja, na prática D7200 e D5300 são câmeras de marcas diferentes



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« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, 19:06:30 por Ernesto »


andreluigo

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Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 20:12:22
Relaxa, brother ! Não fique sem jeito. Todos fomos iniciantes um dia !  :ok:

Qq coisa, pode mandar suas dúvidas por MP (se você estiver sem jeito de perguntar em publico)  :ok:



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:hysterical: :hysterical: :hysterical:
O nível do seu cinismo é absurdamente fora do normal!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Você é uma piada pronta...   :clap: :clap:
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Ernesto

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Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 21:25:41
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
O nível do seu cinismo é absurdamente fora do normal!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Você é uma piada pronta...   :clap: :clap:



Êita... não entendi mas... se você está rindo... deve ser algo OK  :)

Eu sou "meio travado" para entender piadas   :)




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« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, 21:26:59 por Ernesto »


vangelismm

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Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 21:38:51
Um exemplo com a 5D Classic e o DxO
O Céu é cinzento mesmo.





Lightroom não faria muito diferente....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

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Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 21:49:20
Lightroom não faria muito diferente....

Tenho minhas dúvidas, a sobre exposição foi de mais de 3 pontos, sobre branco puro...
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

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Ernesto

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Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 23:29:03
Tenho minhas dúvidas, a sobre exposição foi de mais de 3 pontos, sobre branco puro...

A câmera errou 3 pontos, naturalmente, ou foi teste ?



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AFShalders

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Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 00:54:36
A câmera errou 3 pontos, naturalmente, ou foi teste ?
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EU errei. Estava em modo manual e eu dei bobeira.
Situação de neve desse jeito deveria ter sido compensada manualmente. Eu esqueci.


Aqui tem outros exemplos do mesmo dia, não ficou 100% mas dá para ter uma idéia da recuperação dos estouros na Canon 5D. Se fosse Nikon, já era...



« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 01:02:25 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

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Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 00:58:48
EU errei. Estava em modo manual e eu dei bobeira.
Situação de neve desse jeito deveria ter sido compensada manualmente. Eu esqueci.

Entendi !

Obrigado !




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« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 00:59:01 por Ernesto »


AFShalders

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Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 01:04:52
Lightroom não faria muito diferente....

O ponto não é se o LR faria igual ou não, e sim o fato de o "certo" ser expor "a direita" ou "a esquerda".
Depende da câmera, da situação e da capacidade do software (e de saber o que fazer)

Isso de expor sempre a direita é mito.
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Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 05:17:04
Depende mais da latitude do sensor, pq programa nenhum vai recuperar informacao que nao existe. A informacao estando la entao vai depender em segundo lugar da capacidade do programa em recuperar tais informacoes.


andreluigo

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Resposta #25 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 08:51:19


Isso de expor sempre a direita é mito.

De uns tempos pra cá tenho sentido isso na pele.
Sempre costumava clicar, de certo modo, meio sub com ISO relativamente baixo e sempre subia um pouco a exposição. Daí de tanto ouvir/ler isso de que expor para a direita é melhor, mesmo que subindo o ISO, resolvi passar a fotografar assim... Resultado: achei que a qualidade das minhas fotos (que já não era lá essas coisas) foi lá pra baixo (uma b0st@ mesmo).
O pior que agora não estou conseguindo voltar a fazer como antes, pq acabo ficando preso à visualização na câmera!

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Resposta #26 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:02:14
Eu acho que não dá pra ter uma concepção pronta sobre isso.
Depende muito... Da marca, da câmera, da situação, do software que se usa, do tipo de tratamento.
Cada um tem que achar o que mais lhe atende.
No meu trabalho, não posso nem pensar em sobrexpor. Vai dar cacaca. Pois trabalho com luz dura + sombras escuras. Minha amplitude de luz me faz sacrificar algo. E prefiro sacrificar as sombras a ter uma pele estourada, por exemplo.
Mas pra um fotógrafo de natureza / paisagem, acredito que a ETTR seja comum.


Lúzio

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Resposta #27 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:11:06
Não sei agora, mas em termos de recuperação de altas luzes o ACR permitia ser mais agressivo q o programa de RAW da Nikon. O software da Nikon era mais conservador nesse ponto. Podia ser intencional essa limitação. Como tenho usado faz um tempo só o ACR eu não sei dizer se a nova versão do Nikon NXD melhorou neste ponto.. Com relação a recuperação d sub exposição entre Canon e Nikon: a altima vez q usei ambas as marcas juntas foi num casamento cerca de 4 anos atrás, se bem me lembro. Usei a D600 e uma 5D ll. Fiz um teste com ambas sub expondo de forma grotesca uma cena e depois vi até onde conseguia recuperar . Usei o ACR. O RAW da D600 me permitiu uma recuperação de uns
 4 pontos q me permitia salvar a foto para o álbum. O RAW da 5D ll con 4 pontos de recuperação detonou a foto, lixo completo. Acho q postei isso aqui na época. Mas não sei cono estão as coisas hoje na Canon. Fiz esse teste, pois tinha visto um igual no Depreview .  A Nikon D600 simplesmente massacrava a 5D ll....  Nunca fiz testes parecidos com as minhas atuais para ver isso. Uma hora dessas comparo como é a diferença e capacidade d recuperação extrema na 7200 e da 810. Mas isso é bobeira, ambas me dão margem seguras de recuperação de no mínimo 2 pontos, sendo até 1 ponto e meio com ótimos resultados. Dificilmente erraria ou precisaria errar mais q isso, salvo caso muito pontual e raro de ocorrer. Hoje estamos no paraíso com as máquinas atuais e muitos não sabem disso ou ficam inventando pelo em ovo, sei lá pq...
Nova Nikon D300 + Nikon D70. Lentes 18-70 DX  e Tamron 18-50 f/2.8 XRDI.
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Resposta #28 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:15:55
Eu sempre fotometro levando em consideração as altas luzes.
Qualquer sensor digital recupera uma gama maior de sombras do que altas luzes (uns mais que os outros), diferente do filme que é o oposto.
Então como o sensor "estoura" mais fácil, melhor ter um pouquinho de ruido do que uma mancha estourada, ainda mais na pele.

Raramente eu fotometro pra "mais" a não ser sob sol forte e ainda assim no máximo + 2/3. Em eventos é quase sempre -1 a -2 flash TTL em -1,7 ou menos.

Recentemente fiz uns testes com minha Fuji X-E1 e fiquei abismado com a capacidade de recuperação de sombras dela, acho que nesse quesito ela se sai até melhor que minha 5DII  :shock: (mas não testei ela nisso ainda).

Em externas isso é mais delicado, existe mais contraste entre altas e baixas luzes, agora em ambientes internos, eventos isso é mais tranquilo, mas as vezes pegamos aquelas "luzes da decoração" estourando tudo no fundo das fotos, ai é uma merda...
EOS 5D MK II
Tamron SP 45mm 1.8 | EF 35mm f/2 IS USM
Fuji X-E1 + XC 16-50 II
https://500px.com/PabloEbani
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nandoespinosa

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Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:25:33
Raramente eu fotometro pra "mais" a não ser sob sol forte e ainda assim no máximo + 2/3.
Tu é beem conservador..
Mas e a comparação da 6DII com a 5DII? Ela é muito melhor?