Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 19236 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 00:54:36
A câmera errou 3 pontos, naturalmente, ou foi teste ?
Sent from my Hasselblad using Tapatalk

EU errei. Estava em modo manual e eu dei bobeira.
Situação de neve desse jeito deveria ter sido compensada manualmente. Eu esqueci.


Aqui tem outros exemplos do mesmo dia, não ficou 100% mas dá para ter uma idéia da recuperação dos estouros na Canon 5D. Se fosse Nikon, já era...



« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 01:02:25 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 01:04:52
Lightroom não faria muito diferente....

O ponto não é se o LR faria igual ou não, e sim o fato de o "certo" ser expor "a direita" ou "a esquerda".
Depende da câmera, da situação e da capacidade do software (e de saber o que fazer)

Isso de expor sempre a direita é mito.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 05:17:04
Depende mais da latitude do sensor, pq programa nenhum vai recuperar informacao que nao existe. A informacao estando la entao vai depender em segundo lugar da capacidade do programa em recuperar tais informacoes.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 08:51:19


Isso de expor sempre a direita é mito.

De uns tempos pra cá tenho sentido isso na pele.
Sempre costumava clicar, de certo modo, meio sub com ISO relativamente baixo e sempre subia um pouco a exposição. Daí de tanto ouvir/ler isso de que expor para a direita é melhor, mesmo que subindo o ISO, resolvi passar a fotografar assim... Resultado: achei que a qualidade das minhas fotos (que já não era lá essas coisas) foi lá pra baixo (uma b0st@ mesmo).
O pior que agora não estou conseguindo voltar a fazer como antes, pq acabo ficando preso à visualização na câmera!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:02:14
Eu acho que não dá pra ter uma concepção pronta sobre isso.
Depende muito... Da marca, da câmera, da situação, do software que se usa, do tipo de tratamento.
Cada um tem que achar o que mais lhe atende.
No meu trabalho, não posso nem pensar em sobrexpor. Vai dar cacaca. Pois trabalho com luz dura + sombras escuras. Minha amplitude de luz me faz sacrificar algo. E prefiro sacrificar as sombras a ter uma pele estourada, por exemplo.
Mas pra um fotógrafo de natureza / paisagem, acredito que a ETTR seja comum.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:11:06
Não sei agora, mas em termos de recuperação de altas luzes o ACR permitia ser mais agressivo q o programa de RAW da Nikon. O software da Nikon era mais conservador nesse ponto. Podia ser intencional essa limitação. Como tenho usado faz um tempo só o ACR eu não sei dizer se a nova versão do Nikon NXD melhorou neste ponto.. Com relação a recuperação d sub exposição entre Canon e Nikon: a altima vez q usei ambas as marcas juntas foi num casamento cerca de 4 anos atrás, se bem me lembro. Usei a D600 e uma 5D ll. Fiz um teste com ambas sub expondo de forma grotesca uma cena e depois vi até onde conseguia recuperar . Usei o ACR. O RAW da D600 me permitiu uma recuperação de uns
 4 pontos q me permitia salvar a foto para o álbum. O RAW da 5D ll con 4 pontos de recuperação detonou a foto, lixo completo. Acho q postei isso aqui na época. Mas não sei cono estão as coisas hoje na Canon. Fiz esse teste, pois tinha visto um igual no Depreview .  A Nikon D600 simplesmente massacrava a 5D ll....  Nunca fiz testes parecidos com as minhas atuais para ver isso. Uma hora dessas comparo como é a diferença e capacidade d recuperação extrema na 7200 e da 810. Mas isso é bobeira, ambas me dão margem seguras de recuperação de no mínimo 2 pontos, sendo até 1 ponto e meio com ótimos resultados. Dificilmente erraria ou precisaria errar mais q isso, salvo caso muito pontual e raro de ocorrer. Hoje estamos no paraíso com as máquinas atuais e muitos não sabem disso ou ficam inventando pelo em ovo, sei lá pq...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:15:55
Eu sempre fotometro levando em consideração as altas luzes.
Qualquer sensor digital recupera uma gama maior de sombras do que altas luzes (uns mais que os outros), diferente do filme que é o oposto.
Então como o sensor "estoura" mais fácil, melhor ter um pouquinho de ruido do que uma mancha estourada, ainda mais na pele.

Raramente eu fotometro pra "mais" a não ser sob sol forte e ainda assim no máximo + 2/3. Em eventos é quase sempre -1 a -2 flash TTL em -1,7 ou menos.

Recentemente fiz uns testes com minha Fuji X-E1 e fiquei abismado com a capacidade de recuperação de sombras dela, acho que nesse quesito ela se sai até melhor que minha 5DII  :shock: (mas não testei ela nisso ainda).

Em externas isso é mais delicado, existe mais contraste entre altas e baixas luzes, agora em ambientes internos, eventos isso é mais tranquilo, mas as vezes pegamos aquelas "luzes da decoração" estourando tudo no fundo das fotos, ai é uma merda...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:25:33
Raramente eu fotometro pra "mais" a não ser sob sol forte e ainda assim no máximo + 2/3.
Tu é beem conservador..
Mas e a comparação da 6DII com a 5DII? Ela é muito melhor?


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:40:36
Com relação a prirorizar altas ou baixas luzes, isso é um pouco relativo, depende da cena e/ou minha intenção para com a foto. De maneira geral em fotos de paisagens com céu ou áreas claras, sub exponho pouca coisa, dificilmente mais q meio ponto, e depois faço os ajustes no ACR e consigo o esperado/desejado para un resultado estético agradável e natural. Mas q fique muito claro para Todos: Não existe receita de bolo. Existem muitas variáveis e até o jeito d trabalho e gosto por uma captura em particular detonam qualquer possibilidade de padronização. Cada um tem q avaliar o q quer de uma ceba e trabalhar sabendo o q deseja e a capacidade da Cam e do software q usa.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 10:13:26
Tu é beem conservador..
Mas e a comparação da 6DII com a 5DII? Ela é muito melhor?
Cara não sei se é conservadorismo, ou gosto mesmo, gosto de fotos com contraste ou uma luz mais "apagada".
Eu já testei algumas coisas e geralmente o que mais me agrada pra fotografar pessoas na luz do sol é deixar um "pouco" sub, não sei parece que preserva mais textura da pele. A fotometria eu faço na pele quase sempre zerando ou deixando um pouco a mais e nisso o restante do ambiente geralmente fica 1 ponto mais escuro. Mas não é receita pronta não é sempre ainda estou numa fase de fazer testes e encontrar os resultados que mais "me" agradam.

Quanto ao comparativo, eu ainda não fiz testes profundos com elas, na prática pro que faço é "tanto faz", mas quando em ambiente interno a 6DII leva a melhor pela questão do ISO, traz menos ruído na recuperação. Questão de foco tbm é bem diferente, usar AI Servo na 6DII é bem melhor. Mas enfim falando de sensor claro que a 6DII leva a melhor em termos de recuperação, são alguns anos de tecnologia a frente. Mas na prática a história é empate técnico hehe. Estou falando isso na minha experiência, mas o que vale pra mim não agrada a todos, eu até gosto da textura do ruído em alguns tipos de fotos. Por isso que é tanto faz. :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #25 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 10:25:27
Se você tem a possibilidade de utilizar uma luz auxiliar, use. Exponha como te agradar mais, (considerando um TTL ativado) a luz auxiliar em uma imagem sub vai isolar mais o ambiente, a luz auxiliar em uma imagem super vai apenas preencher. O ponto que quero chegar é que é importante ter luz, se você não tem você coloca, isso é o que reduz ruído independente do sensor :ok:

Com relação aos ruídos característicos a sub ou super exposição do sensor, hoje a grande maioria são sensores ISOLESS. Ou seja, até certo ponto você terá praticamente o mesmo ruído, super ou sub expondo a imagem em uma mesma situação. No caso de sensores mais antigos, já citaram diversas situações e complementaram bem sobre o assunto.

O mais importante sempre é saber o resultado que se quer alcançar e saber como fazê-lo sem perder informações essenciais nas sombras ou altas luzes (conhecer o próprio equipamento é essencial), trabalhando a luz da maneira que lhe for possível.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 10:49:34
O erro mais comum que vejo é achar que expor a direita é apenas sair do zero para um valor positivo.
Na verdade existem cenas que a exposição correta já seria +1, por exemplo, neve se zerar o fotometro sai sempre cinza.
Então o ETTR de uma situação com neve poderia ser +2.

O mesmo vale para aquele exemplo clássico, um gato preto numa pilha de carvão teria exposição correta de -1.
Zerar o fotometro deixa tudo cinza e já seria um ETTR.

Sabado fiz um casamento ao ar livre as 16 horas, em relação as entradas, o sol estava num contra luz lateral, posição de 02 horas em relação a mim.
Canon 5D, subexposta em 1 ponto para garantir que os highlights não estourassem por causa do alto contraste da cena.
Mesmo num sensor Canon optei por subexpor e recupera na pós, em iso 100 não vai ser nenhum problema.
ETTR não é bala de prata e tem a hora certa para usar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #27 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 11:01:32

De uns tempos pra cá tenho sentido isso na pele.
Sempre costumava clicar, de certo modo, meio sub com ISO relativamente baixo e sempre subia um pouco a exposição. Daí de tanto ouvir/ler isso de que expor para a direita é melhor, mesmo que subindo o ISO, resolvi passar a fotografar assim... Resultado: achei que a qualidade das minhas fotos (que já não era lá essas coisas) foi lá pra baixo (uma b0st@ mesmo).
O pior que agora não estou conseguindo voltar a fazer como antes, pq acabo ficando preso à visualização na câmera!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


aewwwwwwwwwwwwwwwwww

O Andre se ligou no que quis dizer rsrsrs

É isso aew cara que eu estou sentindo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 11:22:14
Isso de expor sempre a direita é mito.
Eu acho que não dá pra ter uma concepção pronta sobre isso.
Depende muito... Da marca, da câmera, da situação, do software que se usa, do tipo de tratamento.
Cada um tem que achar o que mais lhe atende.
Mas q fique muito claro para Todos: Não existe receita de bolo. Existem muitas variáveis e até o jeito d trabalho e gosto por uma captura em particular detonam qualquer possibilidade de padronização. Cada um tem q avaliar o q quer de uma ceba e trabalhar sabendo o q deseja e a capacidade da Cam e do software q usa.

Eu nem conhecia esse termo expor a direita e esquerda. O ditado que eu conhecia eh que digital fotometra levando a luz como referencia e filme fotometra levando a sombra como referencia. Independente de que lado do Zero vai aparecer no fotometro.

Mas como toda regra nao eh lei, apenas um ponto de orientacao e partida. A o que eu aprendi na teoria e vi na pratica eh que existem tantos metros de fotometria que vai do gosto e preferencia de resultado de cada um (como tambem da latitude do sensor/filme e maneira de fazer a pos edicao).

Esse negocio de fotometrar usando o numero da regua do fotometro como referencia parece ensino de cursos meia boca de amadores que decidiram dar aula. E esse negocio de levar as "regras" como regras de verdade, parece tambem uma forte e espalhada tendencia da grande maioria dos fotografos atuais.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 11:36:34 por C R O I X »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 11:35:08
Eu nem conhecia esse termo expor a direita e esquerda. O ditado que eu conhecia eh que digital fotometra levando a luz como referencia e filme fotometra levando a sombra como referencia.

Mas como toda regra nao eh lei, apenas um ponto de orientacao e partida. A o que eu aprendi na teoria e vi na pratica eh que existem tantos metros de fotometria que vai do gosto e preferencia de resultado de cada um (como tambem da latitude do sensor/filme e maneira de fazer a pos edicao).

Esse negocio de fotometrar usando o numero da regua do fotometro como referencia parece ensino de cursos meia boca de amadores que decidiram dar aula. E esse negocio de levar as "regras" como regras de verdade, parece tambem uma forte e espalhada tendencia da grande maioria dos fotografos atuais.
Sim. O fotômetro é só um equipamento / parâmetro.
Que é diferente, inclusive, em cada câmera.

Eu preciso fotometrar diferentemente na 80D e da 5DMKIII. Elas fazem medições diferentes. Então preciso considerar isso pra eu ter um resultado mais próximo na alternância entre uma e outra.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk