Autor Tópico: Upd para lente do kit 18 55: Canon 24-105mm F/3.5-5.6 Stm ou Sigma 17 50 2.8  (Lida 4305 vezes)

marcoslmori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Pessoal,

Eu pesquisei bastante e não achei essa comparação:  aplicação para eventos e ser bem versátil

O que eu já tenho: canon 24mm, 2.8, youngnuo 50mm 1.8,  canon 18 55 do kit não é IS, canon 55 250 4/56

Observação a lente da canon é a stm e não usm.  A diferença de preço é muito grande.  Eu sou amador e faço festas de aniversário, eventos e rua tudo ainda sem ganho financeiro.

A lente que eu mais uso é a do kit. Uso para quase tudo.  Ainda não me acostumei com as lentes fixas.  Queria dar um upgrade para lente do kit nos quesitos de nitidez, foco mais rápido e nem tanto em abertura.

Eu estou muito tendendo para a sigma, mas já me falaram que quando a marca da lente não é a mesma da câmera pode ter problemas de foco e outras coisas a mais.

Da canon 24 105 existem muitos reviews da serie L que é USM e não STM.  Vi um vídeo comparativo entre a stm e a usm e que em termos de custo e beneficio a 24 105 STM é muito boa em relação USM.

 O que vcs acham?

Abraços,

Marcos





 


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 17:08:13
Pessoal,

Eu pesquisei bastante e não achei essa comparação:  aplicação para eventos e ser bem versátil

O que eu já tenho: canon 24mm, 2.8, youngnuo 50mm 1.8,  canon 18 55 do kit não é IS, canon 55 250 4/56

Observação a lente da canon é a stm e não usm.  A diferença de preço é muito grande.  Eu sou amador e faço festas de aniversário, eventos e rua tudo ainda sem ganho financeiro.

A lente que eu mais uso é a do kit. Uso para quase tudo.  Ainda não me acostumei com as lentes fixas.  Queria dar um upgrade para lente do kit nos quesitos de nitidez, foco mais rápido e nem tanto em abertura.

Eu estou muito tendendo para a sigma, mas já me falaram que quando a marca da lente não é a mesma da câmera pode ter problemas de foco e outras coisas a mais.

Da canon 24 105 existem muitos reviews da serie L que é USM e não STM.  Vi um vídeo comparativo entre a stm e a usm e que em termos de custo e beneficio a 24 105 STM é muito boa em relação USM.

 O que vcs acham?

Abraços,

Marcos





 

Dessas que você citou, eu fico claramente com a 24-105 F4. É uma lente top, seja na primeira ou segunda versão. Eu chamo essa lente de lente pra vida toda. A qualidade ótica dela é comparável a lentes fixas. Se você colocar uma 24MM em F8 e ela em 24MM em F8 , vai ver que a nitidez de ambas são muito semelhantes, salvo os problemas de distorção, comum em lentes zoom e totalmente arrumáveis por softwares como Lightroom.

Eu desistiria da Sigma 17-50 2.8 porque é uma ótima lente sim, mas os problemas de foco dela podem ser frustantes. A objetiva não tem suporte ao Sigma Doc, que poderia servir pra melhorar a nitidez e foco da objetiva. Mesmo num sensor APSC, eu acredito que compensa ter a 24-105 F4, lente pau pra toda obra; autofoco rápido, construção com selagem, estabilizador de imagem. A segunda versão é melhor que a primeira, mas se você procurar acha a primeira versão usada e geralmente em bom estado.


marcoslmori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 21:25:37
fala Cheferson,  a gente já conversou naquele grupo de WhatsApp "fotografando com amor", acho que vc é do Ipiranga, né?  Mas estou falando da 24 105 STM, que é abertura 3.5 /5.6.  a de f4.da série L custa uns 4 000 reais e a stm custa uns 1600 reais.  vi um vídeo que a diferença entre uma stm e uma usm em termos de qualidade é bem sutil, claro que a L é melhor.
o que vc acha em relação a stm?


marcoslmori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 22:04:40
fala Cheferson,  a gente já conversou naquele grupo de WhatsApp "fotografando com amor", acho que vc é do Ipiranga, né?  Mas estou falando da 24 105 STM, que é abertura 3.5 /5.6.  a de f4.da série L custa uns 4 000 reais e a stm custa uns 1600 reais.  vi um vídeo que a diferença entre uma stm e uma usm em termos de qualidade é bem sutil, claro que a L é melhor.
o que vc acha em relação a stm?

Achei o video que compara as 2 lentes:



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 08:26:52
Eu sou do time que não vê vantagem alguma na adoção de lentes construídas para full-frame serem utilizadas para cropadas. A 24-105 pode ser uma ótima lente para o que foi projetada, mas independentemente da versão (se a L ou a STM), sempre estará pagando a mais por uma lente maior e mais pesada que precisa cobrir um círculo maior do sensor que de fato estará usando no caso de uma cropada. Sem falar que acaba perdendo um range muito importante (para a maioria das pessoas), que é entre 18 e 24mm.

Particularmente, acho muito mais negócio optar por uma 17-50mm dedicada para cropadas. Pode ser a da Sigma sim, mas também tem a da Tamron que é muito bem falada, eu já tive uma e confirmo, foi minha primeira lente além da do kit, na época em que tinha uma T4i, e achei sensacional.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 09:27:05
...
O que eu já tenho: canon 24mm, 2.8, youngnuo 50mm 1.8,  canon 18 55 do kit não é IS, canon 55 250 4/56

A lente que eu mais uso é a do kit. Uso para quase tudo.  Ainda não me acostumei com as lentes fixas. 
...

Um pitaco. Uma boa fixa interessante pro aps-c vc já tem que é a 24 2.8 (acredito que seja a EF-S STM). Mas assim, se vc não fotografar com fixas nunca vai se acostumar, uma zoom é sempre mais "fácil" de fazer tudo. Vc tem que colocar a 24mm na camera e esquecer da 18-55 na mochila, só pega quando não houver outra solução.
Esse foi só uma opinião.
A questão é que se quer investir em lente pega uma com abertura fixa. Dei uma buscada rápida no ML e essa 24-105 que citou, a STM, custa na média de uns 1.800, embora possa ser boa de nitidez, 3.5~5.6 se for fazer ambiente interno vai sofrer um pouco ou ter que abusar do flash, por R$200 a mais da pra achar uma L f/4 usada, Ai seria negócio.

Eu usei por 2 anos uma Tamron 17-50 2.8, boa lente, foco muito bom na época. Digo assim pq até vc usar uma USM/HSM vc não precisa de foco mais rápido, mas depois que se acostuma com lentes mais rápidas acha ela lenta. Na época ela me servia perfeitamente pra festas infantis. Acho o foco dela parecido com o STM, só que faz barulho, não me incomodava. Acho que o melhor negócio pra vc seria pegar uma 17-50 seja sigma ou tamron, ou uma sigma 17-70, se quiser botar grana mesmo uma puta lente é a 18-35mm 1.8 Art. Se bobear até venderia as outras fixas.

A 24-105 é uma baita lente. Mas comprar uma zoom que parte de 24mm, corre o risco de ter que colocar a 18-55 na camera pra usar os 18mm ai não adiantou de nada, foi só grana fora. Continua só com sua 24mm e economiza essa grana. Ou então parte logo pra uma 17-50 e vende a 18-55 ou deixa guardada.

**A tua 24mm da pra fazer 80% de um evento, é uma baita lentezinha, é só se adaptar a trabalhar com ela. Eu faço tudo com uma 30mm no FF, to querendo vender a minha e pegar só uma 35mm f/2 IS USM pra tudo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 11:18:38
Eu sou do time que não vê vantagem alguma na adoção de lentes construídas para full-frame serem utilizadas para cropadas. A 24-105 pode ser uma ótima lente para o que foi projetada, mas independentemente da versão (se a L ou a STM), sempre estará pagando a mais por uma lente maior e mais pesada que precisa cobrir um círculo maior do sensor que de fato estará usando no caso de uma cropada. Sem falar que acaba perdendo um range muito importante (para a maioria das pessoas), que é entre 18 e 24mm.

Particularmente, acho muito mais negócio optar por uma 17-50mm dedicada para cropadas. Pode ser a da Sigma sim, mas também tem a da Tamron que é muito bem falada, eu já tive uma e confirmo, foi minha primeira lente além da do kit, na época em que tinha uma T4i, e achei sensacional.

Eu penso assim, tanto que tenho uma 17-50 para crop.
Mas recentemente cai num problema, encontrar uma zoom para aps-c que complemente a 17-50.
Nem f/4 existe!

Começo a pensar que uma 24-105 f/4 + uma ultrawide zoom seja solução melhor para aps-c.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 11:39:22
24 120 e uma zoom com foco rapido
24 - 70
70 - 200
o resto eu acho que nao

coincidencia...


« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2019, 11:40:31 por Leonardo Tonin »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 11:58:48
Eu penso assim, tanto que tenho uma 17-50 para crop.
Mas recentemente cai num problema, encontrar uma zoom para aps-c que complemente a 17-50.
Nem f/4 existe!

Começo a pensar que uma 24-105 f/4 + uma ultrawide zoom seja solução melhor para aps-c.

Sigma 50-100 F1.8?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 12:22:04
Sigma 50-100 F1.8?

5 mil reais, da pra comprar uma 70-200 2.8. Difícil justificar essa lente.
Tem a finada 50-150 2.8 mas costuma ser cara demais perto de uma lente FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcoslmori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 13:21:58
Bom pessoal, eu estou lendo todas as mensagens.    Vai ser bem decisivo essas suas sugestões.   Vou me forçar a aprender a usar a 24mm.    Muito Obrigado,


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 18:30:16
Usei por vários anos a 24-105mm da primeira versão com a Canon T3i. Além da excelente distancia focal (38,4mm-168mm) o foco é fantástico, extremamente rápido e preciso.
Atualmente uso uma Sigma 35mm f/1.4 com Canon 5D Mark3. É uma lente incrível mas o foco é lento a ponto de perder fotos em situação de baixa luz.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 19:07:55
Sigma 50-100 F1.8?

Das objetivas da Sigma, a 50-100 1.8 foi a melhor delas, foco ultra rápido nas Canon (o que me deixou impressionado) e uma nitidez impressionante já em 1.8 . Mas a lente é um tijolo de pesada e só serve pra sensor APSC.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 19:12:37
Usei por vários anos a 24-105mm da primeira versão com a Canon T3i. Além da excelente distancia focal (38,4mm-168mm) o foco é fantástico, extremamente rápido e preciso.
Atualmente uso uma Sigma 35mm f/1.4 com Canon 5D Mark3. É uma lente incrível mas o foco é lento a ponto de perder fotos em situação de baixa luz.

Eu simplesmente adoro a 24-105, acho uma lente barata, versátil e pra quem estiver acostumado com a 18-55, vai notar uma gigante diferença. O bom de ter a 24-105 é que pode-se usar ela em APSC. Se você migrar pro Fullframe, continuará a usar ela. Já uma 17-50 2.8 não.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 19:14:31
Eu penso assim, tanto que tenho uma 17-50 para crop.
Mas recentemente cai num problema, encontrar uma zoom para aps-c que complemente a 17-50.
Nem f/4 existe!

Começo a pensar que uma 24-105 f/4 + uma ultrawide zoom seja solução melhor para aps-c.

Se pegar uma 24-105 F4 + uma Canon 10-18, não precisa de mais nada rs .