Autor Tópico: Mavic Mini - SISANT - Drone de 250g???  (Lida 4039 vezes)

Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Online: 05 de Julho de 2023, 15:23:52
Caros colegas,

Eu comprei um Mavic Mini (original) há uns 2 anos atrás e realizei todo o cadastro dele na Anatel, SISANT e DECEA para poder realizar vôos com tranquilidade, uma vez que a legislação previa o Peso Máximo de Decolagem (PMC) como parâmetro para as categorias de peso. Dessa forma, uma vez que ele pode levantar vôo com a gaiola de proteção de hélices, por exemplo, o PMC dele é de, por volta de 290g. Quando realizei meu primeiro registro no SISANT, inclusive, era eu que deveria preencher esse valor.

Contudo, ao renovar a matrícula do meu drone, ocorreram duas situações: primeiro, ela passou de PR (recreativo) para PP (profissional) sem que eu tivesse feito a opção. A outra é que, ao selecionar o modelo da aeronave, ele já aparece como 0,25kg, sem possibilidade de alterações.

Alguém passou por uma situação parecida? Isso significa que devo tratar o meu drone como 250g com todas as facilidades que isso traz?
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2023, 23:17:14
Pouco importa se o peso é 249g ou 290g pois o que vale não é o peso minimo de decolagem e sim o peso máximo. No caso do mini 2 por exemplo embora tenha 249 gramas "limpo" o registro é necessário pois usando qualquer acessório ele passa de 250g.

Resumindo, você tem que seguir todos os procedimentos como se o seu drone tivesse mais de 250g, tem que ter registro, plano de voo, etc.
Quanto a passar de PR para PC, seria bom consultar o SISANT, pode ter sido um erro no sistema. O meu continua como PR.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2023, 11:00:10
Pouco importa se o peso é 249g ou 290g pois o que vale não é o peso minimo de decolagem e sim o peso máximo. No caso do mini 2 por exemplo embora tenha 249 gramas "limpo" o registro é necessário pois usando qualquer acessório ele passa de 250g.

Resumindo, você tem que seguir todos os procedimentos como se o seu drone tivesse mais de 250g, tem que ter registro, plano de voo, etc.
Quanto a passar de PR para PC, seria bom consultar o SISANT, pode ter sido um erro no sistema. O meu continua como PR.

Sim, eu sempre observei as regras, inclusive fazendo solicitações de vôos recreacionais mesmo se estivesse no meio do mato. Quanto à questão do Peso Máximo de Decolagem, também concordo. Mas quando eu levantei essa questão, eu fiquei curioso para ver qual era o PMD do Mavic Mini. Consta em todos os manuais o peso de decolagem de 249g. Não tem nenhuma informação diferente disso (pelo menos eu não achei).

E a ANAC não pode estabelecer o peso máximo de decolagem, porque uma coisa seria a capacidade do drone e outra o máximo que ele poderia carregar. Por exemplo: uma Fiat Strada tem capacidade de 650kg. Mas eu posso carregar a minha com 700kg, e isso não muda a capacidade dela, só estaria excedendo a capacidade máxima. A ANAC deveria solicitar e publicar claramente a capacidade do drone, porque atualmente está numa zona cinzenta... Se interpretarmos ao pé da letra, a capacidade é mesmo de 249g e os acessórios que seriam de uso irregular...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2023, 21:56:55
Sim, eu sempre observei as regras, inclusive fazendo solicitações de vôos recreacionais mesmo se estivesse no meio do mato. Quanto à questão do Peso Máximo de Decolagem, também concordo. Mas quando eu levantei essa questão, eu fiquei curioso para ver qual era o PMD do Mavic Mini. Consta em todos os manuais o peso de decolagem de 249g. Não tem nenhuma informação diferente disso (pelo menos eu não achei).

E a ANAC não pode estabelecer o peso máximo de decolagem, porque uma coisa seria a capacidade do drone e outra o máximo que ele poderia carregar. Por exemplo: uma Fiat Strada tem capacidade de 650kg. Mas eu posso carregar a minha com 700kg, e isso não muda a capacidade dela, só estaria excedendo a capacidade máxima. A ANAC deveria solicitar e publicar claramente a capacidade do drone, porque atualmente está numa zona cinzenta... Se interpretarmos ao pé da letra, a capacidade é mesmo de 249g e os acessórios que seriam de uso irregular...


Concordo sobre a zona cinzenta, mas também tem que levar em conta que eles levam em consideração o pior caso.
É uma margem de segurança, porque a energia cinética no impacto de um drone com uma outra aeronave é proporcional à massa e ao quadrado da velocidade relativa entre as duas aeronaves.