Autor Tópico: Ajuda com fotografia noturna (long expo)  (Lida 13006 vezes)

hassessian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2019, 14:27:35
Realmente eu não sabia dessa do estabilizador, e ele estava mesmo ligado!

Infelizmente, fui tirando várias fotos, mas na máquina não dá pra saber se ficou boa ou não até baixar. tirei várias subexpostas, até que essa me pareceu numa iluminação boa, mas não dava pra ver que estava tão granulado. A minha máquina suporta ISO alto, por isso eu não esperava uma granulação tão grande assim.

O tripé estava firme.
Todas as configurações estavam no manual. Nunca uso automático.

Será que eu deveria ter deixado mais tempo pra reduzir o ISO?
Na hora eu só estava com essa grande angular 10-18.. eu tenho uma 50mm de F/1.8, mas não conseguiria registrar a amplitude do local.

A pergunta q não quer calar: Onde fica essa cachoeira???
Rio Verde de Mato Grosso, que apesar do nome, fica em Mato Grosso do Sul

Ah, e obrigado pela dica: a próxima vez que for lá, vou tentar fazer o inverso contrário! kkkkk

Valeu, pessoal!
instagram.com/hassessian


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2019, 17:29:51
Realmente eu não sabia dessa do estabilizador, e ele estava mesmo ligado!

Infelizmente, fui tirando várias fotos, mas na máquina não dá pra saber se ficou boa ou não até baixar. tirei várias subexpostas, até que essa me pareceu numa iluminação boa, mas não dava pra ver que estava tão granulado. A minha máquina suporta ISO alto, por isso eu não esperava uma granulação tão grande assim.

O tripé estava firme.
Todas as configurações estavam no manual. Nunca uso automático.

Será que eu deveria ter deixado mais tempo pra reduzir o ISO?
Na hora eu só estava com essa grande angular 10-18.. eu tenho uma 50mm de F/1.8, mas não conseguiria registrar a amplitude do local.
Rio Verde de Mato Grosso, que apesar do nome, fica em Mato Grosso do Sul

Ah, e obrigado pela dica: a próxima vez que for lá, vou tentar fazer o inverso contrário! kkkkk

Valeu, pessoal!
Cara leva uma lanterna led bem forte, que consiga iluminar bem longe, isso pode te ajudar na hora de focar!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2019, 18:09:44
Cara vamos aos fatos pra você fazer uma boa foto noturna.

1) Use tripé, sempre;

2) Desligue o IS da câmera ou da sua lente. IS é estabilizador de imagem que é VR na Nikon, Vc na Tamron, OS na Sigma. Cada fabricante dá um nome diferente pra mesma função. Mas é isso, sempre desligue;

3) Sete a câmera em modo manual e modo de fotometria matricial (pra justamente captar a quantia mais correta de luz);

4) Ajuste pra ISO 100 (ou o menor disponível em sua câmera), abertura F16 ou F22 (a mais fechada possível) e exposição de 30 segundos.

5) Coloque o ponto de foco central. Faça o foco e aperte o disparador. Aguarde os 30 segundos e veja o resultado. Se sua lente não focar, use o foco manual e foque no infinito. Com abertura F16 ou F22, tudo ficará em foco mesmo rs

6) Ignore totalmente o fotômetro da câmera.

Foto de longa exposição não tem segredo; é usar o menor ISO, fechar o máximo o diafragma e usar tempo longo de exposição. Simplificar as coisas é meu lema. Fui!

Veja uma foto minha de exemplo: https://www.shutterstock.com/image-photo/avenue-paulista-sao-paulo-brazil-1101508244?src=P54RyFa6vtTbR_bzYIatcA-1-2

Se mesmo com 30 segundos a foto ficar escura, precisará usar o modo Bulb. Nesse caso seria interessante ter um disparador sem fio, que são bem baratos de se encontrar no Ebay ou Mercadolivre.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2019, 18:14:01 por cheferson »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #18 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 07:11:23
Vou dar meu pitaco aqui...  eu faço bastante esse tipo de foto.

Primeiro o ISO tem que ser baixo. Baixo mesmo, em torno de 100. A única exceção é quando você quer fotografar estrelas como pontinhos. Essas fotos de via láctea por exemplo. Se for fazer rastro de estrelas volta pro ISO baixo.

Bota em f/11 e faz hiperfoco. Aí você crava o foco na cena toda. Usa uma lanterna para iluminar o primeiro plano, faz foco e tá resolvido. Tem um monte de app para smartphone com tabelas de hiperfoco.

Você já definiu o ISO e a abertura. O tempo você pode resolver por tentativa e erro (em fotos realmente noturnas tanto o LCD quanto o histograma não ajudam muito. Ou pode jogar o ISO bem alto, fazer um teste rápido e depois baixar o ISO para o tempo correto. No fundo nos dois casos é tentativa e erro.

Exemplo:

A exposição deu certo com ISO 6400 e 1 segundo. Mas ficou super granulado. A manobra:

6400 - 3200 - 1600 - 800 - 400 - 200 - 100   (6 pontos)

1" - 2" - 4" - 8" - 16" - 32" - 64"  (6 pontos)

Fazendo isso você acerta de primeira.

Erros comuns nesses caso:

1) Usar aberturas grandes por que está escuro. Aí você se ferra no hiperfoco.

2) Usar ISO alto por que está escuro. Aí você se ferra na qualidade da imagem.

3) Tentar fazer uma foto noturna parecer foto diurna.  (como as suas). Tem que preservar o aspecto de noite.


[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


hassessian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 12:25:07
Pessoal, fantástica a ajuda de vocês!
cheferson, linda a sua foto!

Sobre o disparador, tenho usado no timer para não tremer na hora do disparo, mas também tenho a opção de conectar pelo celular, tbm ajuda.

Estou planejando voltar nessa cidade no próximo final de semana, dependendo da previsão do tempo, sem dizer que acabou de chegar uma encomenda, um filtro GND que quero testar lá, nessa mesma cachoeira, e quem sabe assim eu consigo registrar uma foto com mais tempo de exposição durante o dia.

Obrigado a cada um que tem ajudado, assim que eu conseguir, vou postar aqui para mostrar o resultado.

Abraços a todos!
instagram.com/hassessian


livyhd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2019, 17:52:34
Pessoal, fantástica a ajuda de vocês!
cheferson, linda a sua foto!

Sobre o disparador, tenho usado no timer para não tremer na hora do disparo, mas também tenho a opção de conectar pelo celular, tbm ajuda.

Estou planejando voltar nessa cidade no próximo final de semana, dependendo da previsão do tempo, sem dizer que acabou de chegar uma encomenda, um filtro GND que quero testar lá, nessa mesma cachoeira, e quem sabe assim eu consigo registrar uma foto com mais tempo de exposição durante o dia.

Obrigado a cada um que tem ajudado, assim que eu conseguir, vou postar aqui para mostrar o resultado.

Abraços a todos!

Acompanhei todo tópico e aproveitei as dicas!  :clap: :ok:

Depois conta pra gente se tu conseguiu progredir nas fotografias noturnas.
Sou iniciante também e a noite ainda é tabu por causa da iluminação :eek:, tô estudando bastante coisa e é muito motivador ver o pessoal evoluindo.
É ótimo ver a galera que inspira a gente e que serve como exemplo pra gente começar mas também é fundamental ver que não tô sozinha na barca do "erra mas aprende"  :D

Abraço.  :)


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #21 Online: 10 de Maio de 2019, 11:45:09
Só de olhar as configurações da foto dá para notar que tem algo errado...

Iso muito alto e velocidade muito longa para "início da noite"

Acho que cada um já ajudou bastante. Parece que você quis fazer uma foto a noite como se fosse uma foto de dia. Outra coisa, você tem diversas fontes de luzes aí, então é saber escolher o que você realmente quer... Se quer ver as estrelas ou fazer o rastro da cachoeira. Sabendo que se deixa a exposição longa demais, vai estourar por causa daquelas luzes naturais ali no fundo.

Acho que o principal é sempre lembrar que a Câmera não funciona que nem o nosso olho, que faz diversas compensações em um mesmo plano...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2019, 12:04:33
É.. parece que o problema fatal pra essa foto falta de foco. (confesso que fiquei bem na dúvida se foi motion blur ou falta de foco mesmo). Foco Manual resolveria nesse caso.

Não vi problema nas cores, até por que você CERTAMENTE está fotografando em RAW, né?  :ponder: :shock:

No mais... Dava pra baixar um tiquinho o ISO e tentar uma exposição maior no Bulb Mode.

Além do que já foi dito eu lembraria mais os seguintes aspectos:
- Ativar o disparo de, no mínimo, 2s após o clic;
- Fechar o view finder com a borrachinha que vem na correia
- Tirar a correia da câmera (pois qualquer vento faz ela balançar no tripé e estraga tudo)
- Cobrir o vento com o corpo pra não ter nenhuma rajada na câmera

Na real, com exceção de fechar o VF tudo é ESTABILIZAÇÃO.  :assobi: :ok:
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 12:06:01 por nandoespinosa »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2019, 12:08:23
Ainda em tempo...
Falta de luz não é desculpa pra não termos uma boa fotografia noturna com céu + elementos.. Pra isso serve o flash.

Sugiro acompanharem o trabalho do Valter Patrial no Insta. Ele faz fotos incríveis de natureza e noturnas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2019, 13:25:00
Mais umas dicas para completar:

Por um peso (saco de areia) pendurado na coluna do tripe, em baixo. 1 a 2 kg

Usar parassol

Se a câmera tiver mirror lock-up (trava de espelo), usar.


livyhd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 10 de Maio de 2019, 15:57:39
Posso aproveitar que vocês tão por aí e pedir uma ajuda na indicação de um tripé?  :assobi:
O equipamento é uma T6i e a proposta principal é retrato.
Se alguém puder (e quiser) me ajudar ou orientar com alguma ideia ou experiência que já tenha eu agradeço :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 10 de Maio de 2019, 16:28:41
Posso aproveitar que vocês tão por aí e pedir uma ajuda na indicação de um tripé?  :assobi:
O equipamento é uma T6i e a proposta principal é retrato.
Se alguém puder (e quiser) me ajudar ou orientar com alguma ideia ou experiência que já tenha eu agradeço :D

Quanto vc quer gastar ?


livyhd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 10 de Maio de 2019, 16:42:28
Quanto vc quer gastar ?

Eu gostaria de comprar algo que eu não precisasse trocar tão cedo. Não sei quanto eu precisaria desembolsar pra isso.
Achei bastante informação nas pesquisas que eu fiz, mas isso foi um problema né, informação demais pra iniciante porque pelo que eu entendi, como tudo, varia de acordo com o equipamento e a proposta da criatura. Não sei se não to falando alguma bobagem.
Fiquei mais perdida que qualquer outra coisa.
Tá fazendo muita falta e preciso comprar logo, só que não adianta comprar qualquer um e logo precisar trocar.


livyhd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 10 de Maio de 2019, 16:43:13

Só pra registar: eu moro no interior do interior do interior, não tem nenhum curso de nada por aqui, nem professores ou pessoal pra tirar dúvidas e trocar ideias. Então eu tô me virando com livros, cursos e coisas online. Tô pegando as sugestões de vocês aqui pelo fórum nos outros tópicos já também. E agradeço o compartilhamento de conhecimento e de ideias de todo mundo :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 10 de Maio de 2019, 16:44:41
Na real, eu partiria para dois tripés, um BOM mesmo, Manfrotto, Velbon, Slick para trabalho a sério e um barato pra abusar.

Tripés bons custam de 1000 para cima. Fora que a cabeça tem que ser a certa para a sua aplicação.