Autor Tópico: 135 F2DC - Defocus extrapolado.  (Lida 1206 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 18 de Fevereiro de 2019, 19:34:52
Pessoal, estou fazendo esse tópico para quem tiver a curiosidade de saber os efeitos do anel de desfoque da lente 135mm F2 DC (Defocus Control).

O que vou relatar aqui é de experiencia minha com a lente, pois ha muito pouco sobre essa lente por ai, e quase tudo superficial.

Fui fazer um ensaio esses dias atras e, em algumas fotos, por vacilo meu, acabei deixando o anel do desfoque extrapolar a abertura do diafragma, e quando isso ocorre, o efeito de suavização se sobrepõe a área nítida da imagem. e o resultado é o que vou mostrar logo a baixo.

Nesta primeira foto fechei o diafragma para F4.5 e ajustei o DC para F2.8




Nesta segunda foto eu abri o diafragma para F2, compensei a velocidade, e esqueci de voltar o DC para 0 (Ou pelo menos F2), ficando esse em F2.8, e o resultado foi esse.




Tem que tomar muito cuidado com o DC, pois no LCD da câmera não dá pra ver o efeito, e você pode por um trabalho inteiro a perder.

Um abraço a todos.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 02:01:12

Concordo contigo , é uma lente bem enjoadinha de se trabalhar .
Eu trocaria facil a minha se encontrasse uma 135mm f 2.0 foco manual , mas é uma lente dificil de ser encontrada .
A 135 DC é uma excepcional lente , mas muito chatinha mesmo .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 18:40:55
Essa lente dá um resultado incrível mas tem que ter as manhas e o macete de usar o DC correto, caso contrário, perde todo o trabalho pois foco desfocada não dá para salvar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 20:49:09
Concordo contigo , é uma lente bem enjoadinha de se trabalhar .
Eu trocaria facil a minha se encontrasse uma 135mm f 2.0 foco manual , mas é uma lente dificil de ser encontrada .
A 135 DC é uma excepcional lente , mas muito chatinha mesmo .

Eu tenho vontade de trocar a minha pela Sigma 135 ART, uma das melhores da Serie ART da Sigma.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 20:49:41
Essa lente dá um resultado incrível mas tem que ter as manhas e o macete de usar o DC correto, caso contrário, perde todo o trabalho pois foco desfocada não dá para salvar.

É, no caso de dúvida é melhor deixar o DC em 0.