Autor Tópico: D7100 botão de desbloqueio da objetiva não funciona  (Lida 1383 vezes)

Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Fevereiro de 2019, 21:35:44
Olá! Boa noite!

O botão de bloqueio de objetivas da minha D7100 não funciona :ponder:

Falo daquele botãozinho na parte frontal da câmera em forma de lua que fica ao lado da lente que pressionanamos para retirar as lentes, ele não aciona o pino que encaixa na lente, sendo assim minha câmera da erro e não reconhece qualquer lente...

Alguém já teve esse problema?

Será defeito?

Estou de cabelo em pé  :eek:

Alguém com uma luz!! Help!!
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 01:55:37

Aquele botão é mecanico , portanto de nada adiantará ligar e desligar a câmera , ou trocar a bateria . Experimente colocar a câmera deitada , ou seja , a objetiva ficará direcionada para o teto . Liberando ou não , visite um tecnico . Nesta posição , a gravidade DEVERÁ dar uma ajudazinha .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:52:05
Eu tive esse problema com a minha D7100, era a baioneta que estava solta.

Se for esse o caso faça o seguinte:

Tem 5 parafusos Philips que prendem a baioneta no corpo, eles devem estar um pouco frouxos, quando você girou a lente da ultima vez para remove-la, a baioneta girou junto e prendeu o pino que estava pressionado, solte-os mais um pouco para centralizar e destravar o pino, e os reaperte, mas não aperte muito, pois pode espanar, a chave tem que ser bem pequena, eu usei uma de relojoeiro que tenho aqui.

Se não tiver segura para fazer isso, peça para alguém com um pouco de prática com ferramentas pequenas, não tem segredo.



OBS: Essa chave não deve custar R$5,00



Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 21:33:03
Eu tive esse problema com a minha D7100, era a baioneta que estava solta.

Se for esse o caso faça o seguinte:

Tem 5 parafusos Philips que prendem a baioneta no corpo, eles devem estar um pouco frouxos, quando você girou a lente da ultima vez para remove-la, a baioneta girou junto e prendeu o pino que estava pressionado, solte-os mais um pouco para centralizar e destravar o pino, e os reaperte, mas não aperte muito, pois pode espanar, a chave tem que ser bem pequena, eu usei uma de relojoeiro que tenho aqui.

Se não tiver segura para fazer isso, peça para alguém com um pouco de prática com ferramentas pequenas, não tem segredo.



OBS: Essa chave não deve custar R$5,00


Faz todo sentido!  :o

Senti algo estranho quando girei para retirar a lente! Tentarei esse procedimento com toda certeza! A baioneta não aparenta estar froxa, mas o orificio do pino não me parece centralizado certinho como nas outras cameras que tenho!

Muito obrigada pela dica!
Volto para contar!  :clap:
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8