Autor Tópico: ISO digital é fake???  (Lida 6776 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #45 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 10:18:33
As estrelas já estão muito acima do nivel base do fundo do céu e ao mesmo tempo bem abaixo do nivel máximo. O problema é não gerar ruido e manter o contraste.
Pode testar você mesmo. Foto de céu com iso baixo para mim, com as minhas câmeras, sempre deram resultado muito melhor do que com ISO alto.

Dá para trabalhar perfeitamente com iso abaixo de 1000 para céu noturno, isso se você tiver uma lente com abertura grande é claro.

Queria entrar um pouco nisso... gosto de astrofotografia, mas obviamente não sou expert... e pra mim o correto seria superexpor um céu noturno acima do "normal" e recuperar na pós pra ter menos ruido. Um exemplo com a pobre lente do kit, uma 18-55 fazendo uma foto da Via Lactea... ISO 6400, 30s, f/3.5 (máxima da lente em 18mm) pra conseguir "mostrar' a Via Lactea com o máximo de detalhes...

Da forma que vc citou, com ISO 1000, como conseguir essa riqueza de detalhes da Via Lactea? Pq entendo que teria de subir muito na pós pra mostrar isso... mas e se a luz que entrou não foi suficiente pra captar esses detalhes devido ao baixo ISO, como vai mostrar?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 15:56:22
Queria entrar um pouco nisso... gosto de astrofotografia, mas obviamente não sou expert... e pra mim o correto seria superexpor um céu noturno acima do "normal" e recuperar na pós pra ter menos ruido. Um exemplo com a pobre lente do kit, uma 18-55 fazendo uma foto da Via Lactea... ISO 6400, 30s, f/3.5 (máxima da lente em 18mm) pra conseguir "mostrar' a Via Lactea com o máximo de detalhes...

Da forma que vc citou, com ISO 1000, como conseguir essa riqueza de detalhes da Via Lactea? Pq entendo que teria de subir muito na pós pra mostrar isso... mas e se a luz que entrou não foi suficiente pra captar esses detalhes devido ao baixo ISO, como vai mostrar?, geralmente

Lopes, dá uma olhada no meu Flickr. Todas as de céu foram feitas com iso menor que 1000, geralmente ente 200 e 800.
Se realmente não der por causa da abertura e do tempo, recomendo fazer por stack.

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2019, 15:59:46 por AFShalders »