Autor Tópico: Entendimento da fotografia digital x fotografia de filme  (Lida 3357 vezes)

waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 06:46:32
Acharia legal que denvolvessem algo automático pro histogram.

Tipo:
Adjuste sempre a direita


Aí ele seria prático para muito mais tasks  :ok:

E creio que o farão muito em breve facilitando muitos jobs


Agora fiquei curioso e gostaria de ter isso em uma ML próxima... :)



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Curioso não terem feito isso ainda. No meu entendimento seria uma questão de atualização de software. As câmeras já tem o alerta de estouro. Poderiam ter o ETTR automático.

Se não me engano as Sony tem alerta de estouro antes do clique.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 08:59:33
Ou pode usar ambos tambem. O uso de um nao impede o uso do outro, na verdade so aperfeicoa o dominio de ambos.
Sim, sim, claro que sim, agora eu queria ver o fotógrafo digital que só conhece as ferramentas de hoje conseguir o refinamento fotografando com filme, sem conhecer a técnica.
Ambas as técnicas tem na essência o mesmo objetivo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 23:23:00
Uma boa intenção Waldyr, mas provavelmente vai se transformar nos shows de horror que temos assistido ultimamente aqui no Fórum, com uma guerra sem sentido de egos e vaidades, quase ninguém discute, apenas tentam impor a sua sabedoria suprema imbuída de soberba a arrogância....
....

Outro tópico que dá uma briga / guerra das boas ...  :snack:
Por enquanto , apenas observando ...  :assobi:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 23:30:09
A técnica do histogram me parece excelente for landscapes, diria que, talvez, seja a melhor que existe for landscapes.
Mas não vejo como usá-la em jornalismo, weddings, moving birds, sports in and oudoor, macro in-field, studio macro, stillife...
E nem como usá-la com Flash (que é a realidade in-studio, publicidade... casamentos...)
E nem como usá-la no centered-weighted e no spot
É onde eu volto a dizer que existem muitas experiências, realidades, necessidades e soluções diferentes ...... [/quote ] ....

2x
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 23:30:47 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2019, 05:37:59
....

Outro tópico que dá uma briga / guerra das boas ...  :snack:

O topico foi aberto com essa intencao, continuar e extender a critica em usar outra maneira de fotometria, que ja estava acontecendo em outro topico.

Eh o mesmo tipo de discussao de intolerancia que vemos no tipos:

- "Pra que comer mato se vc pode comer carne" (criticar veganos)
- "Pra que comprar livros se hoje vc pode ter toda a literatural universal na sua tela" (criticar quem prefere colecionar livros e ler no papel)
- "Pra que estudar matematica se vc hoje tem calculadora no seu celular" (criticar que gosta de fazer conta de cabeca ou como exercicio)
- "Pra que viajar se vc pode ver o mundo todo na Televisao" (Meu avo criticando a familia por gastar dinheiro viajando pq ele nao gosta de sair de casa e acha que a vida tem que ser dedicada ao trabalho)
- "Para que votar em um politico que abertamente defende o privilegio da classe politica, eh abertamente contra as leis de combate a corrupcao, defende estado autoritario, e fez parte do partido com politicos mais cacados e barrados na lei da ficha limpa durante o governo PT" (Eu criticando eleitores do bolsonaro)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 22:11:57
Não há verdade sobre isso ,cada um tem seus gostos e está tudo certo. Pro meu gosto, fotografia digital é 100% melhor em todos os aspectos. A única coisa que gosto da fotografia de filmes é a possibilidade de se usar as lentes antigas (M42, Nikon, Canon FD, Pentax, etc) nas câmeras digitais atuais. Tirando isso, todo o resto não tem vantagem nenhuma em comparação aos dias atuais. Antigamente, era praticamente impossível por exemplo fazer grandes coberturas fotográficas de esportes, devido ao custo do filme e da revelação, a não ser que o fotógrafo carregasse uma mala com filmes.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 00:15:21
Antigamente, era praticamente impossível por exemplo fazer grandes coberturas fotográficas de esportes, devido ao custo do filme e da revelação, a não ser que o fotógrafo carregasse uma mala com filmes.

Claro que dava ! Só que naquele tempo os fotógrafos não eram adeptos da "fotografia estatística" que o cara sapeca dez mil fotos para salvar 100 no final.
Da uma procurada nas imagens de corridas de F1, Indy, 24h de Le Mans, Rallies das décadas de 60 e 70. Nem foco automático tinha, aliás nessa época a exposição era manual e as câmeras mecânicas... Da mesma forma que se fazia fotografia de casamentos de altissima qualidade com algo como menos que 10 rolos de filme 120.

Não confunda quantidade com qualidade (no sentido da competência do fotógrafo)

Concordo plenamente que hoje em dia o digital tem uma qualidade absurda dependendo do equipamento, é mais prático,  mais barato na hora de produzir imagens e tal. Eu mesmo uso digital em 95% das situações.

Mas filme tem a sua utilidade, mesmo hoje. Exemplo ? Em uma viagem lugares remotos. Uma das vezes que fui a Torres del Paine (2005 se lembro bem) levei uma digital e uma de filme com 20 rolos de 36. Em 3 dias as baterias tinham acabado e não havia como recarregar. Fiz boa parte das fotos com filme e ficaram perfeitas... Se tivesse levado só a digital tinha me lascado.

Ah, poderia tel levado carregador solar e tal ? Sim, mas quando você já está levando uma mochila de 25kg nas costas garanto que pensaria duas vezes...

Enfim tem situações e situações.