Autor Tópico: Entendimento da fotografia digital x fotografia de filme  (Lida 3356 vezes)

waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Online: 18 de Fevereiro de 2019, 22:13:00
Quando se fotografa digital em RAW, com LCD e histograma à disposição, existe realmente algum motivo para se usar:

Fotômetro de mão?
Sistema de zonas?

Eu acho que não... mas... aberto a argumentos e explicações.

[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 08:04:30
O único motivo é o saudosismo, na minha opinião.
E é um motivo válido. Tem prazer envolvido em usar o filme. Muitos fazem até a revelação. Curtem a função toda.

Mas é mesmo que usar um LP ao invés do MP3...

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:32:49
Uma boa intenção Waldyr, mas provavelmente vai se transformar nos shows de horror que temos assistido ultimamente aqui no Fórum, com uma guerra sem sentido de egos e vaidades, quase ninguém discute, apenas tentam impor a sua sabedoria suprema imbuída de soberba a arrogância.

O Fórum já foi uma plataforma legal de se acessar, mas ultimamente está insuportável, e o que mais chama a atenção é que aos que sobram opinião e sabedoria, em verdade falta aplicação.

Que venham os reias da fotografia nos iluminar!  :worship:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:36:54
Para flash, acho o uso de um flashmeter mais preciso na maioria dos casos do que o sistema TTL/ETTL das câmeras

Para paisagens com o sol por trás as vezes usar um fotometro de mão no modo incidente é mais rápido do que ficar testando exposições e regulagens.

Em cenas com fotometria muito complicada geralmente uso medida spot. Quando a câmera não tem um spot pequeno (2% ou menor) uso um spot meter de mão, mas isso é uma vez em mil...

Sistema de zonas é questão de costume. Tem quem ame e tem quem odeie. Tem quem sabe usar e tem quem não sabe. O fato é que se você souber usar o sistema de zonas e spot, nunca vai errar. Quem nunca usou filme a sério não vai entender isso e nem sei se vale o esforço para quem for imediatista.

Na maioria das situações não acho que seja necessário o uso de fotômetro de mão e dá para se virar bem com outras ferramentas, como examinar o histograma, bracketing, etc.

Mas acho que também explica o porque da mania de fazer 400 fotos da mesma cena.

Funciona dos dois jeitos, acho que vai de cada um, não vejo motivo para polemizar.


P.S.

No filme, o problema é que se errou, errou e pronto. As vezes dá para recuperar na revelação mas dá uma trabalheira medonha. Por isso que em filme essas técnicas eram muito mais importantes pois uma foto errada era custo extra em todos os sentidos, e os filmes tinham um numero limitado de exposições. No digital isso não existe, e tem outras ferramentas como o histograma por exemplo e a possibilidade de verificar na hora como saiu. São eras diferentes, ferramentas diferentes.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 09:42:24 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:45:23
Complementando,

O sistema de zonas é importante como teoria fotográfica, principalmente para entender como funciona a latitude e compensação de exposição. Mas não é algo para se usar no dia a dia no digital.

É tipo como saber fazer uma divisão com lápis e papel e usar uma calculadora.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:46:13
Quando se fotografa digital em RAW, com LCD e histograma à disposição, existe realmente algum motivo para se usar:

Fotômetro de mão?
Sistema de zonas?

Eu acho que não... mas... aberto a argumentos e explicações.

Também não acho necessário, mas cada um usa as ferramentas que mais lhe convém.
Tenho ctza que algumas pessoas preferem utilizar um fotômetro de mão e até fotografar já em jpeg por não ter vontade ou conhecimento para editar na pós.
E isso não desmerece nem um pouco o resultado final, aliás se a pessoa tem conhecimento o resultado fica bem melhor que alguém que usa raw como "à prova de erros" para recuperar foto ruim...

Pra mim entra na mesma linha de discussão de um outro tópico, sobre filtro ND graduado e filtro na pós. É possível chegar aos mesmos resultados usando ambos, então cada um utiliza a ferramenta que e sentir mais confortável :ok:


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 13:02:24
Opa... já que tu não deu o link lá no outro topico sobre o ISO, vim procurar e achei.
Bora acompanhar.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 13:09:26
Vou ser bem sincero... comecei na era do filme, e ainda com uma Zenit 12XP que o fotômetro, que já era ruim por natureza, nem funcionavao. O (pouco) conhecimento que tenho de fotografia foi na base do erro e acerto... não estudei teoria de nada, infelizmente. Então não conheço nada do sistema de zonas e menos ainda do ETTR, e Histograma.

Então meio que boiei no outro tópico quando alguém explicou o sistema de zonas... o lance de usar o histograma até "encostar" eu entendi superbem pq você foi muito didático.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 13:10:18 por lopescardoso »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:15:42
Motivo para se usar fotometro, sistema de zonas ou ficar fazendo fotos ate acertar o resultado que quer, existe e nao existe. Vai depender unicamente de quem esta fazendo a foto e de como prefere fotografar. Ponto final.

O melhor metodo eh o metodo que melhor funciona para vc, o que pode nao funcionar para outro fotografo.



Quando eu estou fotografando paisagem, no clima de verao gostoso, com tempo sobrando e no meo do nada, ficar fazendo varias fotos ate achar o resultado que me agrade e o resultado que eu quero no histogram, e ficar comparando resultados das fotos de testes e seus histograms, nao eh problema nenhum e pode ate ajudar encontrar um resultado bem mais preciso e ter certeza que nao estara errando em nada. E para quem gosta de tecnologia, passar mais tempo olhando para a tela da camera do que para acena que esta sendo fotografado eh ate mais prazeroro.


Por outro lado, usar tal metodo quando se esta com tempo limitado, ou mesmo quando tem tempo de sobra mas nao quer perder tempo, ou seja pq prefere ficar avaliando a foto olhando e assimilando a cena que esta fotografando ao inves de ficar olhando para a tela da camera (hoje em dia chamado de saudosismo), tambem nao eh errado.

Com o sistema de zonas, uma vez treinado e familiarizado, vc faz uma, duas ou tres medidas de luz, faz sua compensacao na cabeca olhando o contraste do lugar que esta fotografando, e ja sabe como expor e esta pronto para fazer a foto final e ir embora.

Para fotografo que cobra por minutos/hora de trabalho, tomar mais tempo para saber como expor uma foto eh ate mais lucrativo.  :D


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:01:34
Motivo para se usar fotometro, sistema de zonas ou ficar fazendo fotos ate acertar o resultado que quer, existe e nao existe. Vai depender unicamente de quem esta fazendo a foto e de como prefere fotografar. Ponto final.

O melhor metodo eh o metodo que melhor funciona para vc, o que pode nao funcionar para outro fotografo.



Quando eu estou fotografando paisagem, no clima de verao gostoso, com tempo sobrando e no meo do nada, ficar fazendo varias fotos ate achar o resultado que me agrade e o resultado que eu quero no histogram, e ficar comparando resultados das fotos de testes e seus histograms, nao eh problema nenhum e pode ate ajudar encontrar um resultado bem mais preciso e ter certeza que nao estara errando em nada. E para quem gosta de tecnologia, passar mais tempo olhando para a tela da camera do que para acena que esta sendo fotografado eh ate mais prazeroro.


Por outro lado, usar tal metodo quando se esta com tempo limitado, ou mesmo quando tem tempo de sobra mas nao quer perder tempo, ou seja pq prefere ficar avaliando a foto olhando e assimilando a cena que esta fotografando ao inves de ficar olhando para a tela da camera (hoje em dia chamado de saudosismo), tambem nao eh errado.

Com o sistema de zonas, uma vez treinado e familiarizado, vc faz uma, duas ou tres medidas de luz, faz sua compensacao na cabeca olhando o contraste do lugar que esta fotografando, e ja sabe como expor e esta pronto para fazer a foto final e ir embora.

Para fotografo que cobra por minutos/hora de trabalho, tomar mais tempo para saber como expor uma foto eh ate mais lucrativo.  :D

Você cismou que usar o histograma é tentativa e erro. Eu fotômetro vendo o histograma (antes de clicar). Clico uma vez e está pronto.

Eu não ganho por hora de Fotografia, mas se ganhasse seria mais um motivo de não usar o sistema de zonas em digital. .
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:37:03
E nem como usá-la no centered-weighted e no spot


No spot, por definição não dá, pois é uma medida pontual. Vai dar só um pico estreito.

No center weighted funciona perfeitamente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:42:15
Eu acho que o sistema de zonas essencial para quem ainda usa filme, principalmente medio e grande formato, e ainda gosta de paisagens. Para isso o ideal é ter um fotômetro pontual de boa qualidade nas mãos.

No digital, cameras modernas, quem já errou muito acaba resolvendo entender o histograma, e depois que aprende como trabalhar com ele, vira amigo parceiro inseparável. Pra mim aqui, mesmo em um evento que se tira milhares de fotos, eu observo o histograma da maioria absoluta delas. Pra mim é um hábito.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 19:43:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:51:17
Acharia legal que denvolvessem algo automático pro histogram.

Tipo:
Adjuste sempre a direita
Aí ele seria prático para muito mais tasks  :ok:


Isso dá para fazer de uma certa maneira com bracketing para mais, assim, 0, +1/2, +1, +1.5
Com obturador eletronico então você nem percebe
O chato é o numero de fotos.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 19:52:04 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 04:42:22
Você cismou que usar o histograma é tentativa e erro. Eu fotômetro vendo o histograma (antes de clicar). Clico uma vez e está pronto.

Eu não ganho por hora de Fotografia, mas se ganhasse seria mais um motivo de não usar o sistema de zonas em digital. .

Live view, photos testes, tanto faz.

Tem gente que gosta de fazer conta com calculadora. E tem gente que prefere saber fazer conta de cabeca.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 04:46:14
Eu acho que o sistema de zonas essencial para quem ainda usa filme, principalmente medio e grande formato, e ainda gosta de paisagens. Para isso o ideal é ter um fotômetro pontual de boa qualidade nas mãos.

No digital, cameras modernas, quem já errou muito acaba resolvendo entender o histograma, e depois que aprende como trabalhar com ele, vira amigo parceiro inseparável. Pra mim aqui, mesmo em um evento que se tira milhares de fotos, eu observo o histograma da maioria absoluta delas. Pra mim é um hábito.

Ou pode usar ambos tambem. O uso de um nao impede o uso do outro, na verdade so aperfeicoa o dominio de ambos.