Autor Tópico: Sol da meia-noite no Polo Sul  (Lida 2917 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 13:55:46
O registro ficou legal, também por ter acrescentado outros elementos que embelezaram a imagem e o ambiente local, apesar que, na minha opinião, o "Sol da meia noite"  mereceria um maior destaque..

Observei na imagem um problema que também tenho com frequencia, relacionado a exposiçao, em que a neve aparece acinzentada, isto é,  tendencia do fotometro escurecer tudo para chegar nos 18% de cinza padrão para o qual é calibrado. Em geral a maioria dos aprecidadores de fotografia nao familiarizados com a neve, nem observam a falta do branco realista da neve, mas com certeza quem vive em climas frios percebe a diferença. De qq forma, nao é  um problema complicado de resolver na pós para quem fotografa em raw. Em campo ou na pós em paisagens mais complexas,  expondo corretamente a neve (1 a 2 pontos acima) pode super expor o céu, o que desfiguraria uma imagem como essa do tópico.. Nesse caso, deve resolver  um filtro ND Graduado no momento do clique ou um filtro radial na pós.. Nas Olympus o fotometro tem uma opçao de compensao, Spot High Light para fundo branco ou  Spot Shadow para fundo preto, o que na prática nem uso, prefiro o manual ou corrigir na pós.  Enfim, sao detalhes, mas que podem ser importantes para valorizar a fidelidade de cores..
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 13:58:19 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 14:29:38
O registro ficou legal, também por ter acrescentado outros elementos que embelezaram a imagem e o ambiente local, apesar que, na minha opinião, o "Sol da meia noite"  mereceria um maior destaque..

Observei na imagem um problema que também tenho com frequencia, relacionado a exposiçao, em que a neve aparece acinzentada, isto é,  tendencia do fotometro escurecer tudo para chegar nos 18% de cinza padrão para o qual é calibrado. Em geral a maioria dos aprecidadores de fotografia nao familiarizados com a neve, nem observam a falta do branco realista da neve, mas com certeza quem vive em climas frios percebe a diferença. De qq forma, nao é  um problema complicado de resolver na pós para quem fotografa em raw. Em campo ou na pós em paisagens mais complexas,  expondo corretamente a neve (1 a 2 pontos acima) pode super expor o céu, o que desfiguraria uma imagem como essa do tópico.. Nesse caso, deve resolver  um filtro ND Graduado no momento do clique ou um filtro radial na pós.. Nas Olympus o fotometro tem uma opçao de compensao, Spot High Light para fundo branco ou  Spot Shadow para fundo preto, o que na prática nem uso, prefiro o manual ou corrigir na pós.  Enfim, sao detalhes, mas que podem ser importantes para valorizar a fidelidade de cores..

Dependendo do estado na neve ela eh cinza ou amarronzada (suja) mesmo, as vezes preta, principalmente quando esta derretendo e misturando com as sujeiras (terra, areia, residuos de pedras, residuo dos sapatos de quem pisa nela, etc).

Mas suponhando que se esteja referindo de fato a neve branca, frequentemente o problema nao eh exposicao da foto mas sim balanco de branco.
 
O que eu suponho seja o caso da foto do op, em que a cena parece ter cores um pouco quentes para tal ambiente. O que deixa a foto mais bonita, e que suponho que tenha sido o objetivo, e como de costume quando se foca no aspecto estetico menos fiel a realidade fica.


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 16:41:24
Este problema é um grande problema para fotos feitas na Antártica. Sempre tiro fotos em +1 ou +2 lá e, quase regra, faço um AEB de 3 ou 5 fotos pra corrigir esses problemas na pós.

A cor da neve onde estava era muito variável. Não tem como fugir da cor cinza em dias nublados e feios, uma constante la. Logo após a queda da neve, apresenta uma cor branca para azulada, creio que seja um efeito ótico por conta da posição do sol em relação ao solo. Na época que fui, o sol não subiu mais que 45 graus em relação ao horizonte.
Fatores ambientais também contribuem para a coloração. Como voamos com helicoptero por la, a neve acaba sujando de areia prata por um longo periodo ou até ter uma boa nevasca. No verão também temos a formação de neve rosa, verde, amarela. Na verdade essa coloração é provocada por microalgas que se proliferam crescendo na neve (um dos meus focos de estudos na antártica).

No caso da foto, a neve está um pouco azulada, principalemte onde ela foi pisada, e amarelada por conta do pôr do sol. Tornala branca na edição deixaria a foto artificial demais, testei aqui antes, ai deixei mais natural representando o que vi no momento.

CROIX, é raro, mas quando temos um pôr do sol descente por lá, as cores ficam quentes e tudo fica amarelo. Mas só engana, pois o friu é de sentir nos ossos.
Neste video curto que coloquei no meu instagram e facebook da pra ter uma ideia do "pôr do sol" em dia sem vento e nuvens https://bit.ly/2NizQqv

angelone, um filtro ND graduado na hora ajudaria e muito! Mas para um mero estudante de pósgraduação, o custo de um filtro destes é uma fortuna.

abraços!
 
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 10:58:43
Edubastos,

Agora que parei para pensar que na foto eh um ambiente totalmente aberto e faz sentido mesmo estar tudo com cores quentes por conta do por do sol (o que eh noral em qualquer lugar quando o dia esta claro/ceu aberto). A Aparencia de contraste entre neve azulada e por do sol com ceu amarelo/vermelho que eu tinha em mente, eh muito provavelmente tendencias em regioes com mistura de sol e sombra (regioes de montanhas, predios, florestas, etc)

Mas o ponto principal que eu havia deixado claro antes e que vc deixou mais claro agora, eh que neve nao eh sempre branca, como angelone deu a entender. Ela tera diferentes tons de cores dependendo das variaveis que abordamos aqui.

Principalmente em fotos preto e branco, neve acinzentada na foto eh perfeitamente nornal e nao causa estranheza a ninguem.




Editado:

Eu vi o video agora e nele a neve esta mais branca do que na foto e o ceu mais amarelado. Claro que o angulo que se esta na luz do sol interfere, mas eu acho que principalmente no final, em que a neve parece bem amarela no topo da montanha e proximo do ceu, eh mais interferencia do sensor e do balanco de cores e nao a cor real da neve no momento.

Eu nunca estive no polo sul, mas eu nao tenho memoria de ver um ceu tao amarero em um clima abaixo de zero (pq o ar fica seco) e ambiente predominado por neve, mas sim o bem azulado tendendo para o escuro, a nao ser quando tem nevoa que reflete a luz do sol e deixa tudo amarelo.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2019, 11:11:03 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 11:17:21
Corrigindo a mim mesmo...

Agora me meio a cabeca memoria de ceu amarelo assim. mas era em ambiente urbano e com ar nao tao seco.

Anyway...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2019, 11:17:43 por C R O I X »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 13:33:55
Dependendo do estado na neve ela eh cinza ou amarronzada (suja) mesmo, as vezes preta, principalmente quando esta derretendo e misturando com as sujeiras (terra, areia, residuos de pedras, residuo dos sapatos de quem pisa nela, etc).


A neve padrão é branca  pois reflete todas as cores do espectro visível. Se contiver impurezas variadas, obviamente absorverá algumas frequencias e a reflexão resultante determinará a sua cor. Meu contato com neve e gelo é 99% em ambientes naturais, montanhas, gelo continental, e neles predomina o branco na forma de neve fresca e em graus variados de compactada. Qdo muito compactada ou blocos de gelo antigos, tende para o azulado, que ficam aparentes em zonas bem localizadas. No geral, nesses ambientes frios predomina estratos de neve de densidade variável, dependendo da época do ano e do degelo. Alguns glaciares tem gelo e neve "suja", carregado de impuresas e detritos da erosão provocada pelo lento atrito do gelo com as rochas do substrato; pelo transporte de sedimentos trazidos por fortes ventos, etc.. Obviamente em meios urbanos deve ser comum neve suja, devido a poluiçao, pisoteamento, fuligem, degelo + sujidades,  etc.. Mas suponho que, no geral, as fotos nesses ambientes tem a neve apenas como mais um elemento da imagem, nao predominando na composiçao, como acontece normalmente em fotos em ambientes naturais, logo, nao implicando de forma significativa nos problemas de exposiçao que apontei anteriormente.


Citar
Mas suponhando que se esteja referindo de fato a neve branca, frequentemente o problema nao eh exposicao da foto mas sim balanco de branco.
Não, nao, caro Croix.. O acinzentado a que me referi tem a ver sim como a exposiçao e calibramento padrão de 18% de cinza do fotometro das cameras, isso é fato, basta uma rápida pesquisa no Google. Por outro lado, o balanço de branco também é um problema tipico desse tipo de foto, pois é comum aparecer a predominancia do azul, sobretudo em sombras e dias parcialmente nublados. Só nao tenho certeza se em dias absolutamente fechados, com nuvens cinzas carregadas, vai implicar na reflexão direta dessa cor na neve.  Mas pela minha experiencia recente, de longas caminhadas no gelo (de dias), a cor predominante era branco total  com alguns setores localizados mais azulados, normalmente algumas depressoes de neve semi-derretida com agua, o q dava para ver de longe. No geral, no ambiente em que estava (gelo continental), hemisfério sul, altitude em torno dos 1500m e acima, peguei tempo bem fechado, mas nao me lembro de nuvens altas carregadas acizentadas como vejo em latitudes e altitudes menores. Normalmente era uma mescla com nuvens baixas e graus variados de uma especie de nevoa ou neblina esbranquiçada, sempre.. Enfim, nao me recordo de nuvens altas carregadas de tempestade a ponto de mudar o tom na neve para cinza, sempre vi tudo super branco, mesmo estando sempre com os óculos para neve (mais um ponto de duvida, rrsrs..). Mas vou tentar checar isso em alguma foto do arquivo..

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2019, 13:43:15 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 16:17:08
[/color]
 Este problema é um grande problema para fotos feitas na Antártica. Sempre tiro fotos em +1 ou +2 lá e, quase regra, faço um AEB de 3 ou 5 fotos pra corrigir esses problemas na pós.
 
 A cor da neve onde estava era muito variável. Não tem como fugir da cor cinza em dias nublados e feios, uma constante la. Logo após a queda da neve, apresenta uma cor branca para azulada, creio que seja um efeito ótico por conta da posição do sol em relação ao solo. Na época que fui, o sol não subiu mais que 45 graus em relação ao horizonte.
 Fatores ambientais também contribuem para a coloração. Como voamos com helicoptero por la, a neve acaba sujando de areia prata por um longo periodo ou até ter uma boa nevasca. No verão também temos a formação de neve rosa, verde, amarela. Na verdade essa coloração é provocada por microalgas que se proliferam crescendo na neve (um dos meus focos de estudos na antártica).

Bem compreensível sua explicação sobre a variação da cor da neve onde voce estava, o que pode justificar o tom acinzentado na sua foto, já que vc expos corretamente. Em relaçao a sua observaçao da cor branca para azulada da neve fresca, parece-me que é a predominância da luz azul dispersada na atmosfera e refletida em parte na neve, q tende a ser mais acentuada qdo o Sol esta mais elevado em relaçao ao horizonte. Em graus menores da elevação do Sol, devido a espessura da atmosfera a ser ultrapassada pelos raios ser bem maior, predominam as ondas mais longas do espectro, ou seja, as cores mais quentes, com o pico ocorrendo no nascer e por do Sol.

Destaco também a relevância do fator LOCAL e a relação que vc lembrou da cor que a neve possa aparentar decorrente do acumulo de areia (helicóptero, ventos..) e da influencia da proliferaçao de microalgas com suas  cores rosa, verde e amarela.. Minha questao em relaçao a coloração pelas microalgas é se abrange área extensa ou fica restrita e localizada.. Imagino que deva ser um trecho relativamente estreito e proximo da água, não? Toda essa variação da cor da neve, a exceção do cinza que tratarei a seguir, estaria presente em ambiente nevado mais distante da praia?

Certamente fazemos nossas constataçoes a partir das nossas experiências em campo mais algum conhecimento.. Os locais das minhas observações tem sido montanhas e gelo continental patagônico, onde estive algumas vezes, ambiente distinto do da sua foto e, talvez daí possa haver algumas diferenças em relação a cor, no caso especifico da cor cinza da neve que, pelo seu relato, parece ser padrão em dias bem nublados em praias nevadas da Antartica. Mas o fato é que, nos locais nevados onde estive,  mesmo em dias totalmente nublados, eu nunca visualizei a tonalidade cinza na neve, a não ser em fotos.. Mas o meu ambiente era de montanha, acima dos  1500 metros e bem distante do litoral. O tom cinza da neve que vc deve ter observado na praia, suponho q a olho nu, pode também ter a ver com  a presença do mar ao lado de onde estava que, em latitudes menores assume cor escurecida que pode influenciar da difusão dessa cor.. (mero chute...)
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 18:16:10
Não, nao, caro Croix.. O acinzentado a que me referi tem a ver sim como a exposiçao e calibramento padrão de 18% de cinza do fotometro das cameras, isso é fato, basta uma rápida pesquisa no Google. Por outro lado, o balanço de branco também é um problema tipico desse tipo de foto, pois é comum aparecer a predominancia do azul, sobretudo em sombras e dias parcialmente nublados. Só nao tenho certeza se em dias absolutamente fechados, com nuvens cinzas carregadas, vai implicar na reflexão direta dessa cor na neve.  Mas pela minha experiencia recente, de longas caminhadas no gelo (de dias), a cor predominante era branco total  com alguns setores localizados mais azulados, normalmente algumas depressoes de neve semi-derretida com agua, o q dava para ver de longe. No geral, no ambiente em que estava (gelo continental), hemisfério sul, altitude em torno dos 1500m e acima, peguei tempo bem fechado, mas nao me lembro de nuvens altas carregadas acizentadas como vejo em latitudes e altitudes menores. Normalmente era uma mescla com nuvens baixas e graus variados de uma especie de nevoa ou neblina esbranquiçada, sempre.. Enfim, nao me recordo de nuvens altas carregadas de tempestade a ponto de mudar o tom na neve para cinza, sempre vi tudo super branco, mesmo estando sempre com os óculos para neve (mais um ponto de duvida, rrsrs..). Mas vou tentar checar isso em alguma foto do arquivo..

Por isso eu disse frequentemente. Eu nao neguei ou contrariei o que vc disse, apenas complementei.


Diego Peruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 21:11:37
Lugar lindo demais, haja cartões pra registrar essa luz amarelinha linda ^^
D7200; 50mm 1.4D,  35mm 1.8G, 18-55mm;
https://www.flickr.com/photos/diegoperuzzi