Autor Tópico: software pra recuperar jpeg. danificado  (Lida 2760 vezes)

pamelafaria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:53:21
Oi, gente. Boa tarde. Vocês que são fotógrafos talvez já tenham passado pela mesma situação que eu e podem me dar alguma dica útil.

Há mais ou menos duas semana, meu notebook deu pau e perdeu todas as fotos do meu computador. Instalei um programa de recuperação, inclusive paguei por uma licença, e "recuperei" meus arquivos. acontece que, quando fui analisar as fotos, a maioria das jpeg simplesmente não abriam e várias CR2 estavam corrompidas. Eu quero acreditar que ainda existe algum meio de recuperar minhas fotos, pois são mais de 30 mil arquivos, vários deles de trabalho (sou fotógrafa, também). São memórias e trabalhos muitos preciosos pra mim, e não sei a quem recorrer. Se algum de vocês já tiver usado algum programa pra recuperar fotos corrompidas, por favor me dá um alô. Estou desesperada...

 :doh:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 17:48:52
Primeiro, seja bem vinda ao fórum!
Só explica uma coisa.. "Notebook deu pau" é o que exatamente? Como você resolveu? Isso pode ter influência no resultado da recuperação.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:15:49
30 mil arquivos de fotos, num notebook, sem backup?? Diante do ocorrido nem vou falar nada, mas....  Bem,  tente outro software, pois uma vez num cartão de memória com problema aconteceu o mesmo com os arquivos recuperados. Usei outro programa e fez o serviço, mas demorou muito msis tempo q o outro.  Mas tem q saber qual foi o problema... explica qual foi o problema..
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 18:27:10 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:37:24
Tá.. Não vamos começar a discutir em cima da meleca feita.
Bora tentar achar uma solução que ajude a pessoa.
Saber o que aconteceu e como foi resolvido é fundamental pra saber "se" podemos te ajudar.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



pamelafaria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:42:09
Então. Eu, idiota que dou, nunca achei que o meu HD fosse dar problema. Pois bem. Deu. Um belo dia, meu notebook não quis mais iniciar. Ele ligava, mas logo depois me mandava pra uma tela azul cheia de opções de reboot e essas coisas. Levei no técnico e ele disse que ia tentar salvar o note, ver qual era o problema. Falei pra ele que a única coisa que eu não podia perder eram as fotos que estavam no notebook. Eu não tinha backup de nada porque sou pobre e nunca investi devidamente num HD externo (e olha só no deu). Daí o técnico disse que passou TUDO do meu HD pra um outro notebook, formatou meu HD, "resolveu" o problema, e depois eu coloquei tudo de volta num HD externo do meu padrasto e fui pra casa achando que tava tudo certo.

Quando cheguei em casa, descobri que a minha pasta INTEIRA de imagens, a onde eu tinha tudo separado por datas e eventos e tal, simplesmente não existia no backup. Fui reclamar com o técnico, e ele se defendeu dizendo que quando fez o backup, copiou tudo que tinha no HD e que se essa pasta de imagens não estava ali, é porque ela tinha sido danificada ou corrompida pelo erro inicial do HD e não existia mais e blábláblá.

Eu baixei o recoverit, paguei a licença e, aparentemente, meus arquivos estavam lá. Quando fui abrir a pasta "recuperada", as jpegs em sua maioria simplesmente não abriam, e as que abriam estava corrompidas (falhadas, com blocos coloridos no meio e tal) e as CR2 tinham se salvado com muito esforço (pq algumas tbm estavam corrompidas, ainda nem vi a extensão do problema com elas, na real, de tão estressada que estou com essa situação). O recoverit não tem programa pra corrigir arquivos danificados, e eu olhei pelo youtube gringo e não achei muita coisa. Então vinha aqui ver se talvez alguém já tivesse passado pelo mesmo, ainda pessoas que lidam com fotos o tempo inteiro.

Não tenho mais dinheiro pra entregar o HD na mão de alguém e pagar pra recuperar as fotos pra mim, por isso tenho que fazer sozinha :(


pamelafaria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:47:36
Lúzio, qual foi o programa de recuperação que você usou que conseguiu recuperar os arquivos sem estarem danificados? Talvez esse programa me ajude? Eu usei o recoverit. Qual você usou?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:01:00
Pâmela. É muito difícil recuperar depois de formatar e reinstalar sistema e programa. Pois os arquivos são salvos por cima dos existentes.
A maioria dos softwares de uso doméstico pra isso, vai te dar resultado parecido.
Algum pode conseguir recuperar uns arquivos, outro recupera outros arquivos.
Mas tenha em mente que a maioria das tias fotos já era. Infelizmente.
Empresas especializadas podem ter mais sucesso. Mas o custo é alto. Tem que ponderar se vale a pena financeiramente.
Fora isso, agora chegou a parte de aprender com a cagada.
Backup = no mínimo 2 cópias de cada.
Eu acho o custo disso muito baixo pra não ter. Imagina se tivesse um casamento que você ainda não havia entregue aos teus clientes nessa perda! Isso poderia te gerar um processo e uma dor de cabeça imensa.
Quem TRABALHA com fotos tem OBRIGATORIAMENTE que colocar o backup nos seus custos.
Aos colegas que tiverem esse problema no futuro vai uma dica. NUNCA MEXA NO HD ANTES DE TENTAR ACESSAR OS ARQUIVOS E FAZER UM BACKUP.
Chupada de bala do técnico nesse aspecto. Pois, se você falou pra ele que tinha arquivos ali importantes, ele tinha que ter acessado isso é feito backup antes de tentar corrigir o computador.
Não se esqueçam de fazer backup do(s) catálogo(s) do LR também. Eu mantenho os meus no OneDrive. Que é atualizado automaticamente. Isso já me salvou uma vez, de ter que editar várias fotos de um trabalho.
Boa sorte pra ti!

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:01:29
Lúzio, qual foi o programa de recuperação que você usou que conseguiu recuperar os arquivos sem estarem danificados? Talvez esse programa me ajude? Eu usei o recoverit. Qual você usou?
Falam bem do Recuva.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:59:03
Um muito bom é o R-Studio mas não é baratinho.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 21:42:59
Não ajuda em nada para este caso, mas chamo a atenção para o fato de que, para 99,9% dos técnicos de informática, a solução de um problema como este consiste em reformatar o HD (se ele ainda está funcionando) e reinstalar o sistema operacional.
O mais triste é que, quase sempre (a menos que o HD esteja totalmente inacessível), dá para salvar os dados. Como o nandoespinosa já alertou:
"NUNCA MEXA NO HD ANTES DE TENTAR ACESSAR OS ARQUIVOS E FAZER UM BACKUP"
Acrescento aqui que é bom fazer isso conectando o HD em algum outro computador, com o sistema operacional funcionando, e utilizando alguma ferramenta de clonagem tipo Ghost. Também há distribuições Linux que fazem a mesma coisa (GPartEd, Parted Magic, etc.).

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 23:28:44
Não me lembro o programa, tem muito tempo isso, mas no caso do meu cartão, foi tal qual vc descreveu com os seus. Não estou certo, não tenho certeza, mas acho q este q vc usou não é muito bom. Usei um muito caro e na época foi "alternativo". Confirma uma coisa q não me pareceu clara: vc está com o hd original onde estavam as fotos, do note? Se sim, então deixa rle quieto até vc conseguir um programa bom ou alguém q tenha e, atenção, saiba usar o programa! Enquanto não conseguir isso, não use o HD. Se estiver no note, não use até efetivar a recuperação. Se o HD está funcionando os dados estarão lá. Ou ao menos a maioria...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 23:35:21 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 23:41:01
Outra coisa, q vc já pode estar fazendo: veja entre RAWs e JPGs o q vc consegue recuperar e  avalie se eles te satisfazem e se vale a pena continuar na luta ou não. Antes: salve Todos os q estão bons em outro HD. Faça nova recuperação com outro programa, pode ser q outro orograma recupere outros arquivos q o outro programa não conseguiu...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 23:45:39
Não ajuda em nada para este caso, mas chamo a atenção para o fato de que, para 99,9% dos técnicos de informática, a solução de um problema como este consiste em reformatar o HD (se ele ainda está funcionando) e reinstalar o sistema operacional.
O mais triste é que, quase sempre (a menos que o HD esteja totalmente inacessível), dá para salvar os dados. Como o nandoespinosa já alertou:
"NUNCA MEXA NO HD ANTES DE TENTAR ACESSAR OS ARQUIVOS E FAZER UM BACKUP"
Acrescento aqui que é bom fazer isso conectando o HD em algum outro computador, com o sistema operacional funcionando, e utilizando alguma ferramenta de clonagem tipo Ghost. Também há distribuições Linux que fazem a mesma coisa (GPartEd, Parted Magic, etc.).
Quando tive problema com um HD eu retirei ele e instalei e outro computador, consegui acessar as pastas e salvei o q eu queria. Depois formatei e reinstalei o SO e os arquivos. Já fiz isso no pc da minha esposa, q nunca faz backup das coisas dela...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 23:46:24 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.