Autor Tópico: Por que as pessoas defendem as suas opiniões com tanta radicalidade?  (Lida 2410 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Nos últimos anos eu tenho visto as pessoas defenderem as suas ideias e opiniões com uma agressividade fora do comum.
Isso ficou muito claro durante o período de campanha eleitoral, no ano passado.
Acontece que agora isso parece que virou uma rotina pra toda e qualquer discussão.
Acabou a argumentação. Não há menor possibilidade de tentar enxergar as realidades pelo viés do outro.
Será que essa radicalização das ideias em geral não irá tornar a humanidade mais agressiva ainda? Será que isso não irá gerar mais discórdia e desigualdade nesse mundo já tão esfacelado que vivemos?
Eu tenho uma tendência a ser ponderado nas minhas análises e principalmente nas minhas explanações sobre qualquer tema. Tenho a propensão a me questionar. A tentar perceber a forma como o alheio enxerga o que eu, às vezes, posso sequer estar vendo.
Então sinto muito quando acontecem esses embates teóricos não argumentativos, de verdades pré-definidas e imutáveis.
O Fórum sempre teve esse tipo de discussão. É até normal que tenha pra alguns temas.
Mas agora todo e qualquer tópico vira uma briga de egos. Como se fossem grandes celebridades. Assumidades que jamais deveriam ser questionadas ou contrapostas.
Será que eu tô errado? Ou será que está na hora de cada um se entender, e buscar se enxergar na sua humilde figura, que sabe nada desse mundo...


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:20:47
Cê não ta errado não!

A imbecilidade toma conta a cada dia! Como resolver....não faco a minima ideia!

 :( :( :(


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:34:00
Tenho algumas teorias, uma mais nonsense que a outra

Solidariedade em sua essência é ver o ponto de vista de seu próximo,tá faltando
Stress, dispensa comentários
Essa é a pior: reprimido em casa, no trabalho, faculdade, o cachorro avança, as vezes o semáforo fica vermelho de sacanagem só pra me prejudicar e mais um monte que o cidadão suporta. Chega aqui no fórum, escondidinho do mundo, solta cobras e lagartos.

Engraçado que fui num evento com fotógrafos, porra, pusta moçada de boa. Só voltei pra casa por que tava com medo de minha esposa não notar mais a minha falta

Outro dia trupiquei com o saudoso Ivan de Almeida numa rede social qualquer sobre filtro em P&B e ele comentou não participar mais de fóruns (depois voltou) pq ninguém aceita critica. Se tem uma coisa que eleva o nível de seu trabalho é crítica e concorrência.

Se a ideia ou ponto de vista é diferente do seu, ótimo, uma possibilidade a mais a ser analisada

Nada é 100% inútil, no mínimo serve de mau exemplo

De boa.... :ok:



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:34:54
Até 2013 eu era radical (inclusive dois membros foram banidos do fórum por terem se excedido ainda mais a ponto de xingar e escrever palavrões)... :D
Depois disso sempre deixei de acompanhar os tópicos que descambam para as brigas e grosserias. Criar inimizades é bem chato.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:53:58
Eu acho que tem pessoas que exageram sim, e que tem dificuldade de conviver com opiniões diferentes ou divergentes.
Mas o mundo sempre foi assim, tem um componente meio que animal irracional, e isso não vai mudar.
Eu faço assim, depois de um certo ponto eu paro, e deixo o cara falando sozinho.
Algumas pessoas percebem que tudo que se fala aqui fica registrado pra sempre. Então quanto menos besteira melhor.
Conhecimento importa mais que equipamento.


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 21:10:49
Quando não se tem argumento se parte para o ataque. Quando não se tem conteúdo tenta desqualificar o outro.
Para mim qualquer que seja o debate se saiu do tom perdeu-se o sentido do debate.
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 08:04:59
Creio que talvez parte da resposta esteja na disseminação dos "inteligentinhos", geração que tem certeza de que está com a razão, suas ideias são imutáveis mas não tem repertório intelectual para argumentar sobre nada ( https://www.youtube.com/watch?v=wJzIlEBC02k ).

Talvez outra parte da resposta esteja - associada à anterior, claro - na intolerância e na incapacidade de refletir a ponto de descobrir (por que não?) que talvez estejamos errados:  https://www.youtube.com/watch?v=Ko_cZ5x3VRE

Não sofro mais por isso. Não tenho celular, nem face, nem zap, nem Instagram... Até mesmo nos poucos fóruns que frequento, minha participação caiu vertiginosamente. Leio uns 200 tópicos para responder um ou outro, geralmente para ajudar alguém. Vivo melhor assim. Evitando o mundo líquido ( https://www.youtube.com/watch?v=kp9XCKArVgY )

 :ok:
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 08:08:48 por fs_isa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 16:19:03
Acho que sempre existou. Eu lembro quando crianca e adolescente, meus amigos em um condominio estavam sempre discutindo dessa maneira. E como sempre, os grupos que ficavam chamando o outro de burro, retardado, "so fala merda", etc, eram os que normalmente nao tinham capacidade de entender qualdo alguem apresentava um conhecimento ou raciocinio diferente da que eles estavam familiarizados, assim generalizavam, distorciam, ou tentavam rebaixar o outro.

Vejo que ha muita ma voltade, ma costume ou falta de interesse em realmente prestar atencao e tentar assimilar diferentes perspectivas.. Como se entender o outro (mesmo sem concordar) fosse sinonimo de concordancia. Ou como se concordar com o outro fosse sinonimo de aceitar toda e qualquer opiniao dele. Ou pior, como se entender ou concordar com o outro fosse sinonimo de derrato, como se a troca de opinioes e experiencias fosse uma disputa. E de fato, tem muita gente que parece nao saber conversar sem fazer da troca de opinioes e ideias um embate.

O que muda hoje eh a internet que deixa mais evidente tais tipos de discussao, ja que as pessias estao trocando mais opinioes online, e ate motiva muitos serem assim com os mobs apoiando uns aos outros.

Eu nao vejo como errado ter conviccao de algo, principalmente quando se tem bases argumentativas para dar suporte ao que defende/opina. Eu na verdade ate gosto pq sao com tais pessoas que aprendo mais.
O que eu vejo como errado eh quando alguem quer ficar refurtando sem bases para argumentar, ou inventando motivos que nao existem so para ficar negando o outro. Ou seja, ficar brigando so pq nao quer concordar.




Eu ja contei a historia de um cara que disse que estudou historia por 10 anos, querendo me convencer de que o Nazismo era de esquerda, uma vertente comunista segundo ele?  8-)
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 16:33:36 por C R O I X »


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 19:45:57
Um dos grandes problemas é a linguagem escrita, que soa muito mais agressiva do que seria se a mensagem fosse falada.
O fato de não estarmos vendo a cara do interlocutor dificulta muito. Às vezes damos uma certa ênfase à mensagem que não daríamos se estivéssemos assistindo aos sinais não verbais de quem nos ouve. E a linguagem falada contém modulações que faltam à linguagem escrita.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 11:44:28
“Critique um sábio e ganhe um amigo, critique um tolo e terá um inimigo.”
A maioria é tola, mas não admite, com suas opiniões ( não fatos) se tornam pseudointelectuais ofensivos e não sabem argumentar, partem para a ignorância, enfim, o mundo é dos idiotas.
Resumindo, um bando de papagaios que repetem as coisas e não tem puta ideia do que estão falando.
Comida é arte.