Autor Tópico: ISO digital é fake???  (Lida 6808 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 21:28:04
Mais adiante no mesmo artigo, ele demonstra o seguinte:

UM ISO MAIS ALTO NÃO AUMENTA A SENSIBILIDADE DO SENSOR

http://www.clarkvision.com/articles/iso/


Caramba, acho que estou vacilando em alguma parte.

O ISO não altera a quantidade luz que entra na câmera, isso é fato, mas será mesmo que ele não interfere na sensibilidade a que o sensor capta essa luz.
No exemplo ele sobre 2 pontos (até ai normal), agora, se seguirmos essa teoria, isso deveria ser possível mesmo que a diferença fosse na faixa total de ISO de uma câmera.
Por exemplo, pegamos uma 1Dx, fazemos uma fotometria com ISO 204.800, e sem mexer em velocidade e abertura, baixamos o ISO para 100 e fazemos o clique, segundo o artigo, o hardware da câmera tem a capacidade de subir 12 stops e mostrar uma imagem, mesmo que cheia de ruido. E teoricamente o software do fabricante também teria que ter essa capacidade. Será?

Ou perdi algo?




« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 21:34:54 por Roberto Dellano »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 21:49:41
Aqui o cara demonstra que tirar uma foto em ISO 1600 e aumentar 2 stops na edição, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400.

ARTIGO:
http://www.clarkvision.com/articles/iso/

Isso não é verdade absoluta.
Isso apenas acontece em sensor isoless ou na faixa isoless.

As cameras canon são famosas por não ser isoless mas elas tem uma faixa.
Exemplo, fotografar em iso 400 e aumentar na pós é diferente de fotografar em iso 800.
Mas chega num ponto de iso que o comportamento do sensor inverte, por exemplo, a partir de 1600 tanto faz aumentar na pós ou na camera.

Esse artigo mostra onde algumas cameras Canon viram isoless:
http://dslr-astrophotography.com/iso-values-canon-cameras/

Que geralmente é diferente dos sensores Sony onde desde o iso 100 já são isoless.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 21:55:36

Caramba, acho que estou vacilando em alguma parte.

O ISO não altera a quantidade luz que entra na câmera, isso é fato, mas será mesmo que ele não interfere na sensibilidade a que o sensor capta essa luz.


A melhor analogia que encontrei para entender ISO foi o radinho FM.
Você está no carro indo para longe da antena, a onda de radio fica fraca e aumenta o ruido.
Você aumenta o volume para compensar, o sinal e o ruido aumentam junto.
Você aumentar o volume até o limite que consegue abstrair o ruido e se concentrar no som.
O radinho não tem como amplificar o sinal sonoro ou captar mais sinal ao aumentar o som.

O volume é o nosso ISO e a onda sonora a luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 22:16:59
Isso não é verdade absoluta.
Isso apenas acontece em sensor isoless ou na faixa isoless.

As cameras canon são famosas por não ser isoless mas elas tem uma faixa.
Exemplo, fotografar em iso 400 e aumentar na pós é diferente de fotografar em iso 800.
Mas chega num ponto de iso que o comportamento do sensor inverte, por exemplo, a partir de 1600 tanto faz aumentar na pós ou na camera.

Esse artigo mostra onde algumas cameras Canon viram isoless:
http://dslr-astrophotography.com/iso-values-canon-cameras/

Que geralmente é diferente dos sensores Sony onde desde o iso 100 já são isoless.


Também acho que é por ai


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 23:46:36
O ISO em uma câmera digital nada mais é do que a amplificação de um sinal obtido pelo sensor. O processador pega o sinal de entrada pequeno e calcula a amplificação com base em um algoritmo.

Vou tentar explicar de maneira simples, pois o assunto é bem mais complexo.
No caso de uma câmera digital temos um problema clássico, que é a conversão de um sinal analógico em um sinal digital. Quando fazemos essa conversão de analógico (Luz) para digital nós transformamos uma linha curva continua em degraus, pois a informação digital é formada por picos e vales (0 e 1 na linguagem mais comum).

O que fazemos pra melhorar essa "curva" digital é aprimorar a função que faz essa conversão, que também aumenta o processamento.
Digamos que esse sinal base convertido é o ISO 100. Para aumentarmos o ISO, ou seja, o sinal, temos que criar um circuito que gere um ganho de 2x o valor base. O problema é que o sinal base, por mais refinado que seja já apresenta lacunas de informação que quando amplificadas são tratadas por um algoritmo que gera informações "estimadas" para manter a curva. Quanto menos informação tivermos em um sensor (Luz), mais difícil fica essa estimativa, que nada mais é que nosso famoso ruído (existem diversos outros tipos de ruído, mas vamos nos ater a esse pra não complicar).
Caso alguém queira se aprofundar na teoria de verdade http://astro.if.ufrgs.br/rad/ccd/ruido/ruido.htm

O gráfico que o Lindsay postou mostra exatamente esse fator de menos luz, nós não temos menos luz por usarmos ISOs altos, nós usamos ISOs altos por termos menos luz, ou seja, menos informação que será amplificada de maneira diferente pelo processador. Parece óbvio, mas é possível entender erroneamente que por causa do ISO alto estamos registrando menos informação quando o correto é que aumentamos o ISO para amplificar uma informação bem pequena que estamos recebendo...
É por essa questão de amplificação que também temos variações nas cores em ISOs altíssimos.


Voltando ao tema ISO fake, cada sensor e processador tem uma arquitetura desenvolvida pelo seu fabricante em conjunto com um algoritmo próprio. Então por mais padronizada que a medida inicial seja a amplificação do sinal possui um erro embutido, que gera uma variação de sensor para sensor e principalmente de fabricante para fabricante.
Quanto as diferenças entre o ISO base, fica a critério do próprio projeto (que possui variação do valor teórico para o prático) e do parâmetro utilizado como ponto inicial (que pra cada algoritmo pode gerar uma conversão diferente do analógico para o digital).

É um assunto bem extenso, não a toa tem mestrado e doutorado voltado só para processamento de sinais.
Respondendo a pergunta do tópico, o ISO digital é uma espécie de fake sim :ok:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 02:33:23
Talvez seja o T stop da lente.
Se nao for, tem algo errado.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 09:43:38
Talvez seja o T stop da lente.
Se nao for, tem algo errado.

Ia perguntar isso agora: considerando que os fabricantes respeitassem o padrão ou escala de ISO, alguma diferença na exposição de uma foto feita com dois conjuntos diferentes mas com mesmas variáveis (ISO, abertura e velocidade) talvez pudesse ser observada devido a diferença na óptica das lentes?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 09:58:28
Sim, por isso que o teste ideal é usando a mesma lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 10:20:54
Talvez esteja aí então a resposta para esse ponto que foi levantado no início do tópico, pois não vão conseguir um teste de uma Canon com uma lente Olympus, por exemplo...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 10:21:17
So too with night and star photography. There is no need to expose to the right in the sensor limited high ISO region. Simply set your exposure time, f/ratio, and the ISO at the optimum for sensor noise limited region with maximum dynamic range. Adjust scene intensity in post processing.

Interessante! Quero fazer testes pra comprovar essa questão de uma vez por todas, pois que me lembre isso não procede ( não com o meu equipamento, ao menos ). Preciso descobrir afinal qual é o optimum for sensor noise limited region with maximum dynamic range do meu equipamento.

Ou então a ampliação do sinal imposta pelo ISO da câmera é muito superior a ampliação via software, porque tem sim diferença entre fazer a mesma foto em ISO 1.600 e 6.400, por ex.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 11:03:33
Só tem uma questão aí.

Por que então quando uso um fotômetro de mão em modo de leitura incidente ou com o grey card, colocando obviamente o mesmo ISO no fotômetro e na câmera (em modo manual claro) , a exposição sai perfeita ? Pelo menos com as minhas câmeras sai sempre cravado.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 11:11:19
Só tem uma questão aí.

Por que então quando uso um fotômetro de mão em modo de leitura incidente ou com o grey card, colocando obviamente o mesmo ISO no fotômetro e na câmera (em modo manual claro) , a exposição sai perfeita ? Pelo menos com as minhas câmeras sai sempre cravado.
Me parece que em uma DSLR o fotômetro é um dispositivo independente do sensor. Ele pode estar lendo certo, mas depois o que o tal do algoritmos faz... ???
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 11:12:42
Me parece que em uma DSLR o fotômetro é um dispositivo independente do sensor. Ele pode estar lendo certo, mas depois o que o tal do algoritmos faz... ???

Mas funciona também nas Fujis e Panasonics....
Também não explica por que a sunny 16 funciona, pelo menos com as minhas.

Só  pra complicar mais, algumas minhas são ditas como isoless e outras não.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2019, 11:17:46 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 11:15:21
Muito legal as explicações e contribuições dos colegas, eu continuo acompanhando o tópico, apesar de ainda que ler os artigos e as referencias,
aproveitando tbm para colocar uma pagina aqui do mesmo site que o Vangelis indicou:

http://dslr-astrophotography.com/iso-dslr-astrophotography/
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 12:32:34
Mais adiante no mesmo artigo, ele demonstra o seguinte:

UM ISO MAIS ALTO NÃO AUMENTA A SENSIBILIDADE DO SENSOR

http://www.clarkvision.com/articles/iso/
Tô louco, ou ele falou uma coisa e desenhou outra?  :assobi:  :ponder:

PS.: Corrigindo.. A incoerência tá na ilustração.. Uma vez que o ISO "NÃO ALTERA" a sensibilidade do sensor, o "baldinho cheiro", em um pixel de 8 bits, vai ser o 255. PONTO FINAL. A amplificação acontece na saída desse valor. Depois que o pixel já foi estimulado e gerou o valor, é feita a mudança.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2019, 12:44:23 por nandoespinosa »