Autor Tópico: ISO digital é fake???  (Lida 6802 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Fevereiro de 2019, 10:30:57
ISO digital é fake???

Quem já fez a mesma foto com duas câmeras diferentes, usando a mesma lente, a mesma velocidade, a mesma abertura e o mesmo ISO, e encontrou resultados diferentes???

Então, por que isso ocorre???

Excetuando as outras duas variáveis tecnicamente iguais (abertura e velocidade), o motivo da diferença seria o fato do ISO ser uma regulagem presente em sua câmera, mas sem padrões comparáveis entre os modelos dos diversos fabricantes???

E a partir dai, todas as demais medidas que levam em consideração o ISO, como por exemplo DR ficariam comprometidas???


Pessoalmente eu penso que sim, que o ISO e suas variações não passam de uma ampliação digital do sinal recebido pelo sensor, e que não existe parâmetro comparável que possa determinar com precisão tais variações, a não ser o a observação pratica do resultado obtido pela foto.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 10:43:24
Eu estava conversando com o Carlos sobre DR em outro tópico, e essa relação com o ISO veio a tona, e concomitantemente, aproveito para trazer tbm um vídeo recente que me provocou para abrir essa discussão.

Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:05:36
Já teve um tópico disso sobre aps-c não ter a mesma exposição de FF.

Eu fiz 2 fotos, com FF e aps-c, usando a mesma lente e as mesmas configurações e as fotos saíram idênticas, salvo o crop.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:13:03

ISO digital é fake???

Quem já fez a mesma foto com duas câmeras diferentes, usando a mesma lente, a mesma velocidade, a mesma abertura e o mesmo ISO, e encontrou resultados diferentes???


As duas câmeras que foi feito o teste são digitais ou uma é analógica?

ISO digital é fake???

Excetuando as outras duas variáveis tecnicamente iguais (abertura e velocidade), o motivo da diferença seria o fato do ISO ser uma regulagem presente em sua câmera, mas sem padrões comparáveis entre os modelos dos diversos fabricantes???


Não posso afirmar 100%, mas acredito que se for a mesma câmera digital de empresa bem conceituada no mercado, exista sim um padrão de regulagem do sensor para a mesma câmera.
O ISO é um sistema de auto ganho feito com filtros em CI's comparadores. O que pode variar são os resistores por causa de tolerância e temperatura. Mas para ISO mais baixos não causariam diferenças, mas em ISOs mais altos talvez.
Mas o que compromete mesmo é a sensibilidade do sensor.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:15:29
As duas câmeras que foi feito o teste são digitais ou uma é analógica?

Duas câmeras digitais Canon...
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 13:05:59
Sinceramente, fora o problema do DR que varia de sensor para sensor, nunca reparei o problema.
Na verdade faço isso com certa frequência até com as Fujis e as Panasonic.
Se aconteceu, me escapou.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 13:50:28
Então... O ISO digital é fake sim... Sabemos disso. É uma amplificação, uma multiplicação de um valor real obtido pelo sensor.
Sendo assim. O resultado vai mudar conforme TODOS os componentes incluídos nesse processamento.
Estranho isso né? Mas mesmo circuitos eletrônicos idênticos têm performances ligeiramente diferentes.
Porém, na maioria das vezes isso não é importante ou perceptível.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 18:43:54
Vixi ...  >:(  ... assunto para MUITA discussão  ...
Dá uma briga das boas ...

Circuitos eletronicos podem sim ter pequenas e sutis variações e são previstas essas pequenas variações. O quanto é previsto e o quanto é aceitável eu NÃO consigo supor , muito menos quantificar . Pelo fato do ISO ser uma variante deste circuito , é aceitavel haver pequenas oscilações nos resultados . Nas câmeras analogicas , NÃO havia essas variações pelo fato do ISO ser um componente mecânico de todo um sistema .

Se , se está procurando variações na casa do MILI pode - se até encontrar , mas quando se começa a procurar na casa do ANGSTRON ai será mesmo impossivel .

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 18:46:36
Pessoalmente eu penso que sim, que o ISO e suas variações não passam de uma ampliação digital do sinal recebido pelo sensor, e que não existe parâmetro comparável que possa determinar com precisão tais variações, a não ser o a observação pratica do resultado obtido pela foto.

Concordo com sua tese ....  ;)
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 18:53:56
Imaginem um sensor de uma geração anterior, que tem menor sensibilidade que um sensor atual. Como é que se pode dizer que o ISO 100 de ambos é igual???

Indo um pouco adiante, se pegarmos para comparar sensores com tecnologias diferentes, como bayer vs. xtrans vs. foveon, o resultado não será a mesma coisa.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 19:57:53
Standard que nao é standard.  :ponder:
Quanto custa uma camera?
Uma cerveja....



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:00:54
Aqui o cara demonstra que tirar uma foto em ISO 1600 e aumentar 2 stops na edição, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400.



ARTIGO:
http://www.clarkvision.com/articles/iso/
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 20:04:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:03:42
Mais adiante no mesmo artigo, ele demonstra o seguinte:

UM ISO MAIS ALTO NÃO AUMENTA A SENSIBILIDADE DO SENSOR



http://www.clarkvision.com/articles/iso/
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:07:53
Imaginem um sensor de uma geração anterior, que tem menor sensibilidade que um sensor atual. Como é que se pode dizer que o ISO 100 de ambos é igual???

Indo um pouco adiante, se pegarmos para comparar sensores com tecnologias diferentes, como bayer vs. xtrans vs. foveon, o resultado não será a mesma coisa.

Cara o que é chamado de ISO 100 é definido por uma norma. É uma definição e ponto final.
Mesmo nos filmes havia uma tolerância de mais ou menos 10%, e além disso a sensibilidade de um filme varia com a temperatura. Isso é fato mais do que conhecido e até muito explorado em fotografia astronomica de filme, a chamada técnica de hipersinsibilização.

O ISO 100 a principio seria ISO 100 em qualquer lugar, não tem nada a ver com o iso base do sensor. O sensor tem um iso base e os valores mais altos são feitos por amplificação do sinal combinado com o aumento da corrente de polarização.

Se o ponto de ISO 100 for calibrado direito, a princípio não deveria haver diferença. Já construí fotometros de uso especializado na área cientifica usando sensores completamente diferentes e bater ou não o ISO é simplesmente questão de fazer uma curva de calibração da maneira correta.

Pode ser que os fabricantes tenham algum outro motivo obscuro para não respeitarem isso. Pode ser a relação sinal/ruido, a faixa dinâmica ou sei lá o que. Aí o cara diz que o ponto equivalente ao ISO 80 é ISO 100 e por aí vai. Eu acho isso muito errado pois esculhamba uma coisa que se chama padrão.

Vendo o grafico ai, pode ser que eu não tenha notado a diferença porque na época que comparei eu tinha Pentax K3/K5, 5D e Pana G2. Talvez se tivesse uma K3 e uma XT2 eu tivesse notado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:09:47
Mais adiante no mesmo artigo, ele demonstra o seguinte:

UM ISO MAIS ALTO NÃO AUMENTA A SENSIBILIDADE DO SENSOR



http://www.clarkvision.com/articles/iso/

Isso daí eu posso medir. Vou ver o que consigo por aqui, me deem uma ou duas semanas.