Autor Tópico: @leiturasMF: Diante da sombra: a ficção como forma sintomática de teoria  (Lida 3223 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Eu estava pensando em que a galera poderia sempre trazer leituras que fossem interessantes.

E para cada leitura sempre montar um tópico iniciando com a tag "@leiturasMF" (se vcs tiverem uma sugestão melhor de tag fiquem a vontade para comentar.)

Em cada tópico a galera fica a vontade para discutir e conversar sobre o assunto.

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2019, 16:08:09 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2019, 16:06:21
Transcrevo aqui apenas uma parte do artigo de Ronaldo Entler, publicado na Studium.

Veja o artigo completo em:
https://www.studium.iar.unicamp.br/40/11/index.html

...
"Algumas fotografias se tornam emblemáticas não porque sejam inquestionáveis quanto à sua fidelidade aos fatos, mas porque aquilo que constroem dá expressão a certas angústias produzidas pela história. Pesquisadores levantam a hipótese de que o miliciano fotografado por Robert Capa (1936) não tenha morrido naquela ocasião[3], e Robert Doisneau confirma que o beijo fotografado em frente ao Hotel de Ville (1950) foi previamente negociado. Notícias como essa deixam um sentimento de traição, e a constatação de que as fotografias mentem. Ainda assim, essas imagens persistem. Não importa que sejam construções, elas alegorizam melhor do que qualquer outra imagem o ímpeto de resistência de um povo que luta contra seu ditador (Capa), e o afeto que irrompe numa paisagem que, havia pouco, era também um espaço de conflito e dominação (Doisneau).


Imagem 3
Robert Capa, A morte de um miliciano, 1936 / Robert Doisneau, O beijo do Hotel de Ville, 1950.

Fotografias como essas atualizam por uma via técnica um modo muito peculiar de construção alegórica: as narrativas míticas. É preciso saber que mito, em seu sentido pleno, escapa à nossa noção corriqueira de verdade ou mentira. O mito é uma analogia construída por fragmentos de vivências, lapidada pelo tempo, que não apenas noticia um acontecimento mas faz reviver ciclicamente aquilo que narra. Ela é uma forma eficaz de aplacar, mesmo que provisoriamente, as forças caóticas que uma sociedade arcaica enxerga na natureza para que a vida social se organize. São construções tão coesas e pregnantes que, mesmo fora de seu contexto, seus conteúdos ainda nos orientam: já não acreditamos nos deuses do Olimpo, mas ainda recorremos às narrativas gregas para pensar fenômenos complexos que moldaram nossos comportamentos. De modo semelhante, apesar de denunciadas em suas artimanhas, o que aquelas fotografias dizem ainda nos importa. Nada a ver com fidelidade, mas com a eficácia poética com que as imagens organizam nossas memórias."
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2019, 16:10:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 05:59:47
Ele fala de mito mas ao meu ver o termo mais preciso seria metafora. Linguagem e Comunicacao eh sempre uma metafora, se utilizando de simbolos (imagens, palavras, gestos) para comunicar algo.

Tais imagens comunica (e simboliza) a imagem, memoria, ideais, de uma epoca, povo, maneira de pensar, ver a vida e viver, tal como qualquer obra que fica marcado historicamente.

Ja o mito tem mais a funcao de transmitir um ensinamento sobre a vida utilizando de metaforas para expressar os misterios que nao se pode compreender (ate entao) por tras de tais fenomenos psicologicos, biologicos e sociais. Como religiao e demais formas de fe por exemplo.

A maneira de tocar em algo de maneira direta a ela, eh pela forma abistrata.

Recentemente foi descoberto que pintores renacentistas como Vermeer utilizavam uma camera obscura para criar suas pinturas tao perfecionistas, o que antes era pensado ser pura habilidade e destreza na pintura.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 06:15:42 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 06:29:43
Outro ponto interessante que pode no caso levar em consideracao o aspecto do mito, eh o encontrar na imagem algo que sente haver em si mesmo, sem perceber concientemente.

Para quem tiver interesse, eu recomendo o livro "A fenomenologia da Percepcao" por Maurice Merleau-Ponty. Aqui um trecho do capitulo "A expeiencia dos sentidos" na parteII do livro (pagina 240):


Objective thought is unaware of the subject of perception. This is because it presents itself with the world ready made, as the setting of every possible event, and treats perception as one of these events. For example, the empiricist philosopher considers a subject x in the act of perceiving and tries to describe what happens: there are sensations which are the subject’s states or manners of being and, in virtue of this, genuine mental things. The perceiving subject is the place where these things occur, and the philosopher describes sensations and their substratum as one might describe the fauna of a distant land—without being aware that he himself perceives, that he is the perceiving subject and that perception as he lives it belies everything that he says of perception in general. For, seen from the inside, perception owes nothing to what we know in other ways about the world, about stimuli as physics describes them and about the sense organs as described by biology.
http://alfa-omnia.com/resources/Phenomenology+of+Perception.pdf


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 06:53:28
So para deixar claro caso alguem esteja de mau humor hoje. Tudo que excrevi e apresentei ate agora, nao foi em nenhum momento ou sentido como forma ou objetivo de negar, questionar, criticar ou ser contra o que Lindsay disse ou o que o artigo que ele apresentou diz. Mas sim com o mero e unico objetivo em apresentar minha pesquectiva sobre a questao tratada no artigo, como forma de complementar ou agregar o que foi abordado no topico ate entao. Assim, espero que minhas palavras e participacao nao cause stress nos participantes e nem interrupcao no andamento do topico para fins de criticas de ambto pessoal contra o que possa ser julgado como minha suposta alternativa intencao, haja visto que o que abordei em nenhum momento foje do tema da questao.

Deixando isso claro. Desejo bom topico aos demais.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 06:54:46 por C R O I X »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 09:28:57
Ei.... Vc nao é tao importante...

Ontem voce me ofendeu gratuitamente porque eu estava mostrando outra perpectiva.
O problema é que  quando alguem fala algo que nao Illumina sua personalidade, e voce esta de mau humor, voce ataca. Mas na boa...  Acaba sendo mais um problema para voce do que para mim.










« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 09:41:44 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 15:30:58
Ei.... Vc nao é tao importante...

Ontem voce me ofendeu gratuitamente porque eu estava mostrando outra perpectiva.
O problema é que  quando alguem fala algo que nao Illumina sua personalidade, e voce esta de mau humor, voce ataca. Mas na boa...  Acaba sendo mais um problema para voce do que para mim.
Vc poderia ter dito isso no outro topico, onde ja pedi desculpas, explicando o que te ofendeu para evitar desentendimentos, para nao disvirtuar esse topico.

Eu nao tive o objetivo de te ofender e nao vejo motivos para vc se sentir humilhado, vc que interpretou assim, e eu ja pedi desculpas.

Eu nem vou perguntar o motivo de vc se sentir humilhado ja que no outro topico eu fiy uma pergunta simples ao qual deram interpretacoes absurdas.

Vou abandonar esse topico ja que minha presenca incomodando aqui tambem.

Bom topico para vcs.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 15:38:36 por C R O I X »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:00:50
Vc poderia ter dito isso no outro topico, onde ja pedi desculpas, explicando o que te ofendeu para evitar desentendimentos, para nao disvirtuar esse topico.

Eu nao tive o objetivo de te ofender e nao vejo motivos para vc se sentir humilhado, vc que interpretou assim, e eu ja pedi desculpas.

Eu nem vou perguntar o motivo de vc se sentir humilhado ja que no outro topico eu fiy uma pergunta simples ao qual deram interpretacoes absurdas.

Vou abandonar esse topico ja que minha presenca incomodando aqui tambem.

Bom topico para vcs.
Marcio, o clima está muito pesado. Eu fico pensando e tentando entender. Me parece que existe uma carga excessivamente negativa no relacionamento com algumas pessoas ultimamente no fórum. Existe uma espécie de preconceito entre as opiniões e pessoas que tentam se relacionar aqui.

Diante dos acontecimentos dos últimos dias, eu, pessoalmente eu, tenho medo/receio de participar de conversas ou comentar ideias colocadas por vc, pois nunca sei quão agressiva será a resposta que vc dará.

De minha parte é como eu falei no outro tópico, estou desarmado, todas as ideias são bem vindas, mas entendo que o momento é de evitar algumas conversas que não serão construtivas.

Penso que vc deveria relaxar, desarmar e deixar a coisa fluir, veja, vc esta recebendo esse feedback meu, assim como vejo outros colegas dando a mesma oportunidade pra vc tbm. A interpretação é sua, mas fique tranquilo, de minha parte pode continuar participando das conversas da maneira que vc quiser.
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:31:25
Marcio, o clima está muito pesado. Eu fico pensando e tentando entender. Me parece que existe uma carga excessivamente negativa no relacionamento com algumas pessoas ultimamente no fórum. Existe uma espécie de preconceito entre as opiniões e pessoas que tentam se relacionar aqui.

Diante dos acontecimentos dos últimos dias, eu, pessoalmente eu, tenho medo/receio de participar de conversas ou comentar ideias colocadas por vc, pois nunca sei quão agressiva será a resposta que vc dará.

De minha parte é como eu falei no outro tópico, estou desarmado, todas as ideias são bem vindas, mas entendo que o momento é de evitar algumas conversas que não serão construtivas.

Penso que vc deveria relaxar, desarmar e deixar a coisa fluir, veja, vc esta recebendo esse feedback meu, assim como vejo outros colegas dando a mesma oportunidade pra vc tbm. A interpretação é sua, mas fique tranquilo, de minha parte pode continuar participando das conversas da maneira que vc quiser.


Se vc puder apontar a agressividade que vc se refere, me ajudaria a avitar. Eu sinceramente so dei minha opiniao e nao sei que agressividade vc se refere. Nao tive o objetivo de ser agressivo. Pode ser algum vocabulario que uso ou a maneira que apresento minhas opinioes. Mas a maneira que escrevi tudo foi de forma super relaxada.

Mil desculpas por causar tais receios.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:36:48

Se vc puder apontar a agressividade que vc se refere, me ajudaria a avitar. Eu sinceramente so dei minha opiniao e nao sei que agressividade vc se refere. Nao tive o objetivo de ser agressivo. Pode ser algum vocabulario que uso ou a maneira que apresento minhas opinioes. Mas a maneira que escrevi tudo foi de forma super relaxada.

Mil desculpas por causar tais receios.
Tudo bem, não desejo levantar o que passou, eu prefiro deixar para lá, vamos em frente.

Ainda preciso ler os seus comentários, pensar para poder retornar o assunto do tópico!!!

Abs.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 16:37:17 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:39:26
Quanto ao outro topico, eu expliquei la que eu pensei que a indicacao de curso de marketing digital fosse uma critica ironizando o topico. E ja pedi desculpas pela minha interpretacao errada.

Como eu havia explicado, tem pessoas que acham nao devemos falar nada sobre nos que nao seja para nos exaltar. Somado a isso, eu nao havia entendido a relacao dos cursos e da indicacao com o assunto do topico, e por isso eu perguntei o motivo de indicar tais cursos.

So explicando, sem criticas ou ataques aqui.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:40:58
Quanto ao outro topico, eu expliquei la que eu pensei que a indicacao de curso de marketing digital fosse uma critica ironizando o topico. E ja pedi desculpas pela minha interpretacao errada.

Como eu havia explicado, tem pessoas que acham nao devemos falar nada sobre nos que nao seja para nos exaltar. Somado a isso, eu nao havia entendido a relacao dos cursos e da indicacao com o assunto do topico, e por isso eu perguntei o motivo de indicar tais cursos.

So explicando, sem criticas ou ataques aqui.
:ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:43:58
Tudo bem, não desejo levantar o que passou, eu prefiro deixar para lá, vamos em frente.

Ainda preciso ler os seus comentários, pensar para poder retornar o assunto do tópico!!!

Abs.

Se vc estiver disposto a apontar tais agressividades via mensagem privada ou email, eu agradeceria. Como eu disse, se nao for conversado de forma aberta a tendencia eh que o problema continue. Eu preciso conseguir ver para conseguir mudar o que seria o problema.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 17:15:00
Dizer que nao teve intencao de ofender.Vem aqui reclamar dos outros?  Tem certeza?

Lerei o texto Lindsay. Obrigado!

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 17:24:05 por Leonardo Tonin »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 17:27:12
Se vc estiver disposto a apontar tais agressividades via mensagem privada ou email, eu agradeceria. Como eu disse, se nao for conversado de forma aberta a tendencia eh que o problema continue. Eu preciso conseguir ver para conseguir mudar o que seria o problema.
Então Marcio, eu prefiro evitar esse tipo de conversa que pode se estender e virar uma lavação de roupa suja, pra mim é perda de tempo, eu prefiro seguir em frente, bola pra frente!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.