Autor Tópico: D500 + sigma 150-600 C  (Lida 2976 vezes)

gufigueiroa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza amador
Online: 24 de Fevereiro de 2019, 18:51:01
Boa tarde pessoal.
Depois de pesquisar bastante e ouvir a opinião de muitos aqui no forum, decidi abortar a D7500 e ir direto para uma D500.
Porém, vi em outro tópicos aqui pessoas reclamando que o foco automático de algumas sigma não funcionavam na D500. Tenho uma Sigma 150-600 contemporary e fiquei com receio.
 Alguém ai já teve essa experiência?

Outra dúvida: a nikon encerrou as atividades no Brasil. Caso dê algum problema na câmera ainda dentro da garantia, qual a melhor maneira de proceder?

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 19:02:26 por gufigueiroa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.887
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 19:05:43
Boa tarde pessoal.
Depois de pesquisar bastante e ouvir a opinião de muitos aqui no forum, decidi abortar a D7500 e ir direto para uma D500.
Porém, vi em outro tópicos aqui pessoas reclamando que o foco automático de algumas sigma não funcionavam na D500. Tenho uma Sigma 150-600 contemporary e fiquei com receio.
 Alguém ai já teve essa experiência?

Outra dúvida: a nikon encerrou as atividades no Brasil. Caso dê algum problema na câmera ainda dentro da garantia, qual a melhor maneira de proceder?
Eu tenho uma D7200 com essa mesma lente. Vai de boas, tenho inclusive o dock.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 09:35:53
Boa tarde pessoal.
Depois de pesquisar bastante e ouvir a opinião de muitos aqui no forum, decidi abortar a D7500 e ir direto para uma D500.
Porém, vi em outro tópicos aqui pessoas reclamando que o foco automático de algumas sigma não funcionavam na D500. Tenho uma Sigma 150-600 contemporary e fiquei com receio.
 Alguém ai já teve essa experiência?

Outra dúvida: a nikon encerrou as atividades no Brasil. Caso dê algum problema na câmera ainda dentro da garantia, qual a melhor maneira de proceder?

Tente ver se isso não foi corrigido com uma atualização de firmware da lente, ou se aconteceu depois de atualizar o firmware da câmera, uns dos motivos da Sigma ter colocado esse dock, é para manter a compatibilidade com câmeras mais novas, porém geralmente as atualizações de firmware das câmeras podem fazer dar problema com foco em lentes de terceiros.


gufigueiroa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza amador
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 09:53:47
Tente ver se isso não foi corrigido com uma atualização de firmware da lente, ou se aconteceu depois de atualizar o firmware da câmera, uns dos motivos da Sigma ter colocado esse dock, é para manter a compatibilidade com câmeras mais novas, porém geralmente as atualizações de firmware das câmeras podem fazer dar problema com foco em lentes de terceiros.

Você já teve algum problema com sua D750 Gabriel?


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 12:54:58
Você já teve algum problema com sua D750 Gabriel?

O problema que tive foi o foco também, assim que comprei e testei em foco manual e depois em auto já vi diferença na nitidez, ai fiz o ajuste fino de af, o melhor valor foi +6, depois de um tempo comecei a achar que ainda não estava bom, principalmente para fotos com mais de 8 mts, comprei o Dock atualizei mas não adiantou, ai fui tentar calibrar todos os 16 ajustes :doh:, achei muito chato principalmente a faixa de 50 mts, levei a câmera e lente na BM morsani para calibrar ai ficou perfeito. Esse problema é comum tive isso com minha Sigma 105mm 2.8, precisou de +17 de ajuste, minha mulher teve com a Canon 70D e 300mm F4 is, a lente precisou de +11 e com tc 1.4x III precisou de +13. Mas ela teve duas 50mm 1.8 stm novas, que o foco é muito inconsistente e nem com ajuste fica bom. A D500 faz um ajuste automático, mas o melhor é fazer todos os ajuste na lente.


gufigueiroa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza amador
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 12:58:48
O problema que tive foi o foco também, assim que comprei e testei em foco manual e depois em auto já vi diferença na nitidez, ai fiz o ajuste fino de af, o melhor valor foi +6, depois de um tempo comecei a achar que ainda não estava bom, principalmente para fotos com mais de 8 mts, comprei o Dock atualizei mas não adiantou, ai fui tentar calibrar todos os 16 ajustes :doh:, achei muito chato principalmente a faixa de 50 mts, levei a câmera e lente na BM morsani para calibrar ai ficou perfeito. Esse problema é comum tive isso com minha Sigma 105mm 2.8, precisou de +17 de ajuste, minha mulher teve com a Canon 70D e 300mm F4 is, a lente precisou de +11 e com tc 1.4x III precisou de +13. Mas ela teve duas 50mm 1.8 stm novas, que o foco é muito inconsistente e nem com ajuste fica bom. A D500 faz um ajuste automático, mas o melhor é fazer todos os ajuste na lente.

Entendi. Também tenho o dock aqui, mas pelo jeito é melhor levar pra alguém especializado fazer?


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 14:29:05
Sim é mais garantido, porém custou
R$ 350,00 ai se for enviar com seguro do correio vai mais uns 300, não é muito difícil fazer mas é extremamente cansativo. Lentes comuns que só faz um ajuste é de boa.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 14:37:34
Antes de tudo coloque a Câmara no tripé deixa em foco manual, use temporizador de 5 segundos dê um zoom de 100%, foque em algo bem detalhado como um pedaço de madeira, lembrando o estabilizador da lente deve estar desligado, e tire a foto depois, deixe em foco automático, afs em modo pontual, (único ponto de foco) e tire a foto novamente depois compare as duas no pc a 100%.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.887
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:54:28
Existe outra forma de fazer:

Foque usando o live view,  depois compare as duas fotos.

No live view é a referência.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 18:29:41
O problema que tive foi o foco também, assim que comprei e testei em foco manual e depois em auto já vi diferença na nitidez, ai fiz o ajuste fino de af, o melhor valor foi +6, depois de um tempo comecei a achar que ainda não estava bom, principalmente para fotos com mais de 8 mts, comprei o Dock atualizei mas não adiantou, ai fui tentar calibrar todos os 16 ajustes :doh:, achei muito chato principalmente a faixa de 50 mts, levei a câmera e lente na BM morsani para calibrar ai ficou perfeito. Esse problema é comum tive isso com minha Sigma 105mm 2.8, precisou de +17 de ajuste, minha mulher teve com a Canon 70D e 300mm F4 is, a lente precisou de +11 e com tc 1.4x III precisou de +13. Mas ela teve duas 50mm 1.8 stm novas, que o foco é muito inconsistente e nem com ajuste fica bom. A D500 faz um ajuste automático, mas o melhor é fazer todos os ajuste na lente.
Você perguntou como ele fez para calibrar a sua lente?
Eu não uso Sigma há um tempo mas se você não tem confiança ou não tem a possibilidade de devolver nos primeiros 30 dias, não compre. Pior coisa é se arrepender e ficar com uma lente dessa na mão.
Eu estou com uma Tamron 24-70 G2 e estou muito satisfeito com tudo mas comprei ela nova pois tive 30 dias para poder devolver. Aí assim que chegou fiz alguns testes, fiz o micro ajuste de foco e pronto. Estava certo que não ia querer trocar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 21:45:50
Você perguntou como ele fez para calibrar a sua lente?
Eu não uso Sigma há um tempo mas se você não tem confiança ou não tem a possibilidade de devolver nos primeiros 30 dias, não compre. Pior coisa é se arrepender e ficar com uma lente dessa na mão.
Eu estou com uma Tamron 24-70 G2 e estou muito satisfeito com tudo mas comprei ela nova pois tive 30 dias para poder devolver. Aí assim que chegou fiz alguns testes, fiz o micro ajuste de foco e pronto. Estava certo que não ia querer trocar.

Esse ajuste da lente é um micro ajuste de af, igual o da câmera porém é muito melhor, no caso tem que usar o dock usb da lente depois baixar um programa da Sigma, (ligar a lente no pc basicamente), o ajuste fica extremamente preciso pois é possível calibrar 4 distância diferentes, ao contrário do ajuste do corpo, que geralmente é feito na distância que mais se usa para fotografar, com o dock ajustando a lente da para fazer o ajuste do foco do mínimo ao infinito, e também calibrar de 150mm até 600mm, qualquer pessoa que saiba calibrar uma lente no corpo da câmera consegue calibrar a lente com o dock só precisa de muita paciência, mas o resultando vale a pena.
Isso fica salvo na lente, e pode deixar o ajuste em 0 na câmera, eu peguei muito mais confiança no foco com lentes Sigma, do que da própria marca por causa deste ajuste. Minha mulher desistiu de usar uma 50mm 1.8 stm na 70D, pois  se calibrar a lente para perto ela erra o foco de longe, e se ajusta de longe erra de perto, testou duas lentes novas e não teve jeito.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 10:36:38
Esse ajuste da lente é um micro ajuste de af, igual o da câmera porém é muito melhor, no caso tem que usar o dock usb da lente depois baixar um programa da Sigma, (ligar a lente no pc basicamente), o ajuste fica extremamente preciso pois é possível calibrar 4 distância diferentes, ao contrário do ajuste do corpo, que geralmente é feito na distância que mais se usa para fotografar, com o dock ajustando a lente da para fazer o ajuste do foco do mínimo ao infinito, e também calibrar de 150mm até 600mm, qualquer pessoa que saiba calibrar uma lente no corpo da câmera consegue calibrar a lente com o dock só precisa de muita paciência, mas o resultando vale a pena.
Isso fica salvo na lente, e pode deixar o ajuste em 0 na câmera, eu peguei muito mais confiança no foco com lentes Sigma, do que da própria marca por causa deste ajuste. Minha mulher desistiu de usar uma 50mm 1.8 stm na 70D, pois  se calibrar a lente para perto ela erra o foco de longe, e se ajusta de longe erra de perto, testou duas lentes novas e não teve jeito.
Já faz um bom tempo que o foco para mim é o quesito mais importante na hora escolher um equipamento (corpo e lente). Realmente fazer o micro ajuste de foco faz toda a diferença. Também tem a questão da cópia da sua lente estar bichada ou não. Eu já ouvi inúmeros relatos e eu mesmo já passei por isso. Tem aquela lente que você pega e não importa o micro ajuste ou modo de foco que usa que a assertividade fica a desejar e tem lentes que nem micro ajuste precisa que sai sempre bom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2019, 16:56:54
Esse ajuste da lente é um micro ajuste de af, igual o da câmera porém é muito melhor, no caso tem que usar o dock usb da lente depois baixar um programa da Sigma, (ligar a lente no pc basicamente), o ajuste fica extremamente preciso pois é possível calibrar 4 distância diferentes, ao contrário do ajuste do corpo, que geralmente é feito na distância que mais se usa para fotografar, com o dock ajustando a lente da para fazer o ajuste do foco do mínimo ao infinito, e também calibrar de 150mm até 600mm, qualquer pessoa que saiba calibrar uma lente no corpo da câmera consegue calibrar a lente com o dock só precisa de muita paciência, mas o resultando vale a pena.
Isso fica salvo na lente, e pode deixar o ajuste em 0 na câmera, eu peguei muito mais confiança no foco com lentes Sigma, do que da própria marca por causa deste ajuste. Minha mulher desistiu de usar uma 50mm 1.8 stm na 70D, pois  se calibrar a lente para perto ela erra o foco de longe, e se ajusta de longe erra de perto, testou duas lentes novas e não teve jeito.


Gabriel, tudo bom ?

Você ainda está com a 150-600 Sigma ? Se sim, com qual corpo está usando a lente ?

Eu possuo corpo 5D Mark III e no modo de focagem ao vivo Live View eu percebo nitidamente que não crava o foco corretamente...  não lembro agora se o foco fica cravado antes ou depois do que deveria ser o correto....

Pesquisei no google e vi que outras pessoas também relataram esse problema !!!

O Algoritmo usado para foco em modo Live View e Viewfinder são diferentes, em Modo Live View o AF trabalha detectando contraste. Não sei não mas eu culpo a lente !!! Porque usando a minha 70-200 f2.8 L com e sem TC 2x o foco em Live View é preciso e rápido !!!
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2019, 16:57:43

Gabriel, tudo bom ?

Você ainda está com a 150-600 Sigma ? Se sim, com qual corpo está usando a lente ?

Eu possuo corpo 5D Mark III e no modo de focagem ao vivo Live View eu percebo nitidamente que não crava o foco corretamente...  não lembro agora se o foco fica cravado antes ou depois do que deveria ser o correto....

Pesquisei no google e vi que outras pessoas também relataram esse problema !!!

O Algoritmo usado para foco em modo Live View e Viewfinder são diferentes, em Modo Live View o AF trabalha detectando contraste. Não sei não mas eu culpo a lente !!! Porque usando a minha 70-200 f2.8 L com e sem TC 2x o foco em Live View é preciso e rápido !!!

Não posso opinar muito, pois uso Nikon uma D750 o foco é péssimo no LV isso em todas as lentes kkk,  eu só uso LV para foco manual em fotos macro. Usando o ocular não tenho do que reclamar, depois que foi calibrado ficou perfeito.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2019, 22:54:51
Não posso opinar muito, pois uso Nikon uma D750 o foco é péssimo no LV isso em todas as lentes kkk,  eu só uso LV para foco manual em fotos macro. Usando o ocular não tenho do que reclamar, depois que foi calibrado ficou perfeito.

Esse é um problema frequente em lentes da Sigma, tanto em Canon quanto em Nikon. Engraçado que não escuto quase relatos de problemas de foco nas Sony.

Mas em geral, se pegar uma lente da Sigma (nova ou antiga) o ideal é já comprar com o Dock para evitar problemas.

A Tamron tem mais precisão e menos problemas de foco que a Sigma. Tive a Tamron 17-50 2.8 e , apesar do anel de foco girar na operação, o autofoco sempre foi preciso e razoavelmente rápido. Com a 24-70 2.8 II , a operação é muito melhor e o autofoco excelente.

Sobre a Tokina, não sei dizer. O que já escutei em reviews na internet é que a maioria das lentes da Tokina são precisas, mas lentas pra focar. Não tenho ouvido falar na internet de problemas de autofoco com a Tokina e com a Tamron , como acontece com as Sigmas.