Autor Tópico: Quantas câmeras posso trazer dos EUA?  (Lida 1122 vezes)

gufigueiroa

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Fotografo de natureza amador
Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:32:36
Estou comprando uma D500, e é claro que nos EUA é bem mais em conta. Um amigo meu mora lá e está vindo para o Brasil semana que vem.
Pedi pra ele trazer (é só o corpo), porém ele já está vindo com a dele e mais uma.
Eu sei que legalmente só pode entrar no país com 1 (de uso próprio). Porém, essa regra é realmente aplicável? Alguém que já veio de lá com mais câmeras pode me dar uma luz sobre ser tranquilo ou não meu amigo vir com 3?

Guto Marc

• Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
    • http://www.gutomarcondes.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:44:46
Arnaldo Coelho, a regra é clara.....kkkkkk
Somente uma câmera não entra na cota. As outras entrariam na cota e acima de USD500 tem o pagamento de imposto (ou imposto + multa se for pego não declarando). E dependendo do ânimo do fiscal ele pode encrencar com 3 câmeras e encarar como "comercial"  e aí é apreensão. Nesse caso você teria que mover um processo administrativo para provar que não é comercial para reverter e pagar apenas a multa e impostos.. Agora isso é raro acontecer com só 3 câmeras. Normalmente se cair na fiscalização vão desconsiderar uma, ver quanto vale as outras e calcular o imposto se for cabível.
** NÃO TRABALHO MAIS COM SEGURO DE EQUIPAMENTOS **

Visitem meu blog sobre fotografia : https://www.gutomarcondes.com.br
E meu site sobre dicas de viagem :
https://www.reviewdeviagem.com.br

Guto Marc

• Colaborador(a)
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:46:06
Agora eu não sei aonde você mora, mas em SP lá na Paulista eles vendem praticamente pelo preço da BH e com a vantagem de não precisar pedir favor para ninguém e ter 3 meses de garantia. Quando fui para NY não trouxe uma justamente por isso....rs

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 19:36:39
Agora eu não sei aonde você mora, mas em SP lá na Paulista eles vendem praticamente pelo preço da BH e com a vantagem de não precisar pedir favor para ninguém e ter 3 meses de garantia. Quando fui para NY não trouxe uma justamente por isso....rs
E no Paraguai sai mais em conta...
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

bjorn

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 21:30:52
Estou comprando uma D500, e é claro que nos EUA é bem mais em conta. Um amigo meu mora lá e está vindo para o Brasil semana que vem.
Pedi pra ele trazer (é só o corpo), porém ele já está vindo com a dele e mais uma.
Eu sei que legalmente só pode entrar no país com 1 (de uso próprio). Porém, essa regra é realmente aplicável? Alguém que já veio de lá com mais câmeras pode me dar uma luz sobre ser tranquilo ou não meu amigo vir com 3? ...
...

O guto ja te respondeu .
Ele está correto em tudo .
Só podes uma como pessoa .
A segunda entra na cota dos 500 trumps ...
A terceira nem conversa vai ter . Se declarou , 50% de imposto . Se não declarou , multa de 50% do valor da camera mais o imposto ...

Mas o cara pode ser sortudo e ninguem pedir nada .... EU NÃO ARRISCARIA ... !
A P O S E N T A D O ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !

Recfilho

• Conhecendo
  • *
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 23:02:22
Se ele tiver a sorte de não ser parado, está tranquilo. Mas se for parado e pegar um fiscal chato, aí complica. Um amigo trouxe uma lente Tokina dos EUA que eu havia encomendado. No Galeão ele foi parado e o fiscal cismou porque a lente estava fora do corpo. Tributou e multou sem dó, nem piedade. Eu, obviamente, tive que pagar o prejuízo ao meu amigo depois. A lente saiu mais cara do que se eu tivesse comprado no Brasil. E como o colega já falou, os Chinas da Paulista vendem praticamente pelo preço dos EUA.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 03:56:19
Eu sei que legalmente só pode entrar no país com 1 (de uso próprio). Porém, essa regra é realmente aplicável? Alguém que já veio de lá com mais câmeras pode me dar uma luz sobre ser tranquilo ou não meu amigo vir com 3?

Depende, informalmente, quem vem de regiões de muamba e contrabando, sofre mais vistoria do que quem vem de regiões "neutras"

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:54:39
Depende, informalmente, quem vem de regiões de muamba e contrabando, sofre mais vistoria do que quem vem de regiões "neutras"
...

SIM É VERDADE ... voos vindo de paises europeus são mais brandamente vistoriados do que dos estados unidos , devido ao preço das mercadorias .

Guto Marc

• Colaborador(a)
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:56:35
...

SIM É VERDADE ... voos vindo de paises europeus são mais brandamente vistoriados do que dos estados unidos , devido ao preço das mercadorias .
E um voo vindo de Miami ou NY tem mais chances de cair na vistoria do que um de Washington

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:33:01

Voos vindo dos USA serão todos vistoriados com o maximo rigor , independente da cidade da qual venham , afinal lá é o paraiso do consumo mundial

Lucas M. Dias

• Colaborador(a)
    • Site
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:55:02
Olha, tem casos que o fiscal encana até com uma câmera só, dependendo do humor dele... trazer na caixa, com manuais, e sem ter usado pode ser considerado para revenda :ok:

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:55:04

Esse assunto já foi bastante discutido aqui no forum , vou te resumir rapidamente ...

O seu direito são 500 dolares em mercadorias , desde que sejam para consumo pessoal .
Se voce trouxer 500 us em cremes por exemplo , vais perder todos .
Podes trazer uma camera com lente , limitada a 500 us .
Se as cameras custassem 100 us cada e voce trouxesse 5 , ficaria sem 4 ...
Voce poderá trazer uma camera pessoal usada e uma na caixa .... DESDE QUE a usada seja realmente usada .
Não pense que os fiscais são ingenuos , eles trabalham 8 horas por dia , 6 dias por semana , 22 dias por mes , enquanto que nós passamos por ali de vez em quando .
Alem disso há curso de reciclagem a cada TRES meses , portanto sabem mais de falcatruas , geitinhos e desculpas do que podemos imaginar .

Evidentemente existem os sortudos ... OU NÃO . Muitas vezes deixa - se de fiscalizar um cidadão trazendo 300 relogios na mala , simplesmente por pedido da federal ( PF ) mas nunca por inocencia deles ou esperteza do passageiro .

Infraero , receita , pf , petrobras , Companias aereas ,TODOS trabalham com o mesmo fim , e NÃO EXISTE quem NÃO COLABORE com o outro , bastando para isso um simples pedido verbal mesmo .

No momento em que as portas da aeronave se abrem , setores de vigilancia descobrem até a cor da cueca ( ou calcinha ...  :hysterical: ) que voce está usando .
Metade do trabalho deles é resultado da SUA ( passageiro ) linguagem corporal .
Alem do mais , existem acordos internacionais e no seu embarque , a propria aduana ou cia aerea envia ao Brasil , os dados de um potencial passageiro fora das regras .
Tambem não adianta mudar de aeroporto , pensando que em Belem , Fortaleza , Salvador as coisas serão diferentes .

Rick99

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • Amador
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:57:30
Vem dos EUA? Tem grandes chances de ser fiscalizado.
Todo fiscal sabe que EUA é o "paraíso" das compras (como o bjorn destacou) e brasileiro vai trazer eletrônicos no meio da mala.

Se viesse da Europa ou Ásia as chances seriam menores, mas ainda assim existe um risco.

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:59:45
Existem meios de trazer de fora sem se preocupar ... ?
Sim , existem duas maneiras .
A primeira é comprar aqui , em uma loja , pagando o dobro , mas com nota fiscal , e consequentemente sem problemas pelo resto da vida .... ( é como eu sempre fiz )
O segundo modo é considerado ILEGAL e portanto não vou te contar .. ..  :no:

.... e se eu sei , com certeza os colegas tambem sabem ....  :assobi:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 15:06:48 por bjorn »

bjorn

• Membro Ativo
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 15:04:53

Se eu sei o que estou falando ... ? ....  >:(

Frequentei aeroportos e aduanas aqui e la fora , 5x por semana ( as vezes só 3 ou 4 ) nas 4 semanas dos meses , 11 meses por ano , por cerca de 35 anos .

Faça como eu , ou compre aqui , com a bendita nota fiscal ..... ou compre uma passagem promocional , fique 3 dias lá fora passeando e traga sua camera ou lente sem problemas .... desde que dentro da cota naturalmente .

Um abraço
Björn