Autor Tópico: Quantas câmeras posso trazer dos EUA?  (Lida 4494 vezes)

gufigueiroa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza amador
Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:32:36
Estou comprando uma D500, e é claro que nos EUA é bem mais em conta. Um amigo meu mora lá e está vindo para o Brasil semana que vem.
Pedi pra ele trazer (é só o corpo), porém ele já está vindo com a dele e mais uma.
Eu sei que legalmente só pode entrar no país com 1 (de uso próprio). Porém, essa regra é realmente aplicável? Alguém que já veio de lá com mais câmeras pode me dar uma luz sobre ser tranquilo ou não meu amigo vir com 3?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:44:46
Arnaldo Coelho, a regra é clara.....kkkkkk
Somente uma câmera não entra na cota. As outras entrariam na cota e acima de USD500 tem o pagamento de imposto (ou imposto + multa se for pego não declarando). E dependendo do ânimo do fiscal ele pode encrencar com 3 câmeras e encarar como "comercial"  e aí é apreensão. Nesse caso você teria que mover um processo administrativo para provar que não é comercial para reverter e pagar apenas a multa e impostos.. Agora isso é raro acontecer com só 3 câmeras. Normalmente se cair na fiscalização vão desconsiderar uma, ver quanto vale as outras e calcular o imposto se for cabível.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 18:46:06
Agora eu não sei aonde você mora, mas em SP lá na Paulista eles vendem praticamente pelo preço da BH e com a vantagem de não precisar pedir favor para ninguém e ter 3 meses de garantia. Quando fui para NY não trouxe uma justamente por isso....rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 19:36:39
Agora eu não sei aonde você mora, mas em SP lá na Paulista eles vendem praticamente pelo preço da BH e com a vantagem de não precisar pedir favor para ninguém e ter 3 meses de garantia. Quando fui para NY não trouxe uma justamente por isso....rs
E no Paraguai sai mais em conta...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 21:30:52
Estou comprando uma D500, e é claro que nos EUA é bem mais em conta. Um amigo meu mora lá e está vindo para o Brasil semana que vem.
Pedi pra ele trazer (é só o corpo), porém ele já está vindo com a dele e mais uma.
Eu sei que legalmente só pode entrar no país com 1 (de uso próprio). Porém, essa regra é realmente aplicável? Alguém que já veio de lá com mais câmeras pode me dar uma luz sobre ser tranquilo ou não meu amigo vir com 3? ...
...

O guto ja te respondeu .
Ele está correto em tudo .
Só podes uma como pessoa .
A segunda entra na cota dos 500 trumps ...
A terceira nem conversa vai ter . Se declarou , 50% de imposto . Se não declarou , multa de 50% do valor da camera mais o imposto ...

Mas o cara pode ser sortudo e ninguem pedir nada .... EU NÃO ARRISCARIA ... !
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Recfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 23:02:22
Se ele tiver a sorte de não ser parado, está tranquilo. Mas se for parado e pegar um fiscal chato, aí complica. Um amigo trouxe uma lente Tokina dos EUA que eu havia encomendado. No Galeão ele foi parado e o fiscal cismou porque a lente estava fora do corpo. Tributou e multou sem dó, nem piedade. Eu, obviamente, tive que pagar o prejuízo ao meu amigo depois. A lente saiu mais cara do que se eu tivesse comprado no Brasil. E como o colega já falou, os Chinas da Paulista vendem praticamente pelo preço dos EUA.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:54:39
Depende, informalmente, quem vem de regiões de muamba e contrabando, sofre mais vistoria do que quem vem de regiões "neutras"
...

SIM É VERDADE ... voos vindo de paises europeus são mais brandamente vistoriados do que dos estados unidos , devido ao preço das mercadorias .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 13:56:35
...

SIM É VERDADE ... voos vindo de paises europeus são mais brandamente vistoriados do que dos estados unidos , devido ao preço das mercadorias .
E um voo vindo de Miami ou NY tem mais chances de cair na vistoria do que um de Washington
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:33:01

Voos vindo dos USA serão todos vistoriados com o maximo rigor , independente da cidade da qual venham , afinal lá é o paraiso do consumo mundial
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:55:02
Olha, tem casos que o fiscal encana até com uma câmera só, dependendo do humor dele... trazer na caixa, com manuais, e sem ter usado pode ser considerado para revenda :ok:


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:55:04

Esse assunto já foi bastante discutido aqui no forum , vou te resumir rapidamente ...

O seu direito são 500 dolares em mercadorias , desde que sejam para consumo pessoal .
Se voce trouxer 500 us em cremes por exemplo , vais perder todos .
Podes trazer uma camera com lente , limitada a 500 us .
Se as cameras custassem 100 us cada e voce trouxesse 5 , ficaria sem 4 ...
Voce poderá trazer uma camera pessoal usada e uma na caixa .... DESDE QUE a usada seja realmente usada .
Não pense que os fiscais são ingenuos , eles trabalham 8 horas por dia , 6 dias por semana , 22 dias por mes , enquanto que nós passamos por ali de vez em quando .
Alem disso há curso de reciclagem a cada TRES meses , portanto sabem mais de falcatruas , geitinhos e desculpas do que podemos imaginar .

Evidentemente existem os sortudos ... OU NÃO . Muitas vezes deixa - se de fiscalizar um cidadão trazendo 300 relogios na mala , simplesmente por pedido da federal ( PF ) mas nunca por inocencia deles ou esperteza do passageiro .

Infraero , receita , pf , petrobras , Companias aereas ,TODOS trabalham com o mesmo fim , e NÃO EXISTE quem NÃO COLABORE com o outro , bastando para isso um simples pedido verbal mesmo .

No momento em que as portas da aeronave se abrem , setores de vigilancia descobrem até a cor da cueca ( ou calcinha ...  :hysterical: ) que voce está usando .
Metade do trabalho deles é resultado da SUA ( passageiro ) linguagem corporal .
Alem do mais , existem acordos internacionais e no seu embarque , a propria aduana ou cia aerea envia ao Brasil , os dados de um potencial passageiro fora das regras .
Tambem não adianta mudar de aeroporto , pensando que em Belem , Fortaleza , Salvador as coisas serão diferentes .

 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:57:30
Vem dos EUA? Tem grandes chances de ser fiscalizado.
Todo fiscal sabe que EUA é o "paraíso" das compras (como o bjorn destacou) e brasileiro vai trazer eletrônicos no meio da mala.

Se viesse da Europa ou Ásia as chances seriam menores, mas ainda assim existe um risco.



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 14:59:45
Existem meios de trazer de fora sem se preocupar ... ?
Sim , existem duas maneiras .
A primeira é comprar aqui , em uma loja , pagando o dobro , mas com nota fiscal , e consequentemente sem problemas pelo resto da vida .... ( é como eu sempre fiz )
O segundo modo é considerado ILEGAL e portanto não vou te contar .. ..  :no:

.... e se eu sei , com certeza os colegas tambem sabem ....  :assobi:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 15:06:48 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 15:04:53

Se eu sei o que estou falando ... ? ....  >:(

Frequentei aeroportos e aduanas aqui e la fora , 5x por semana ( as vezes só 3 ou 4 ) nas 4 semanas dos meses , 11 meses por ano , por cerca de 35 anos .

Faça como eu , ou compre aqui , com a bendita nota fiscal ..... ou compre uma passagem promocional , fique 3 dias lá fora passeando e traga sua camera ou lente sem problemas .... desde que dentro da cota naturalmente .

Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 08:19:03
Esse assunto já foi bastante discutido aqui no forum , vou te resumir rapidamente ...

O seu direito são 500 dolares em mercadorias , desde que sejam para consumo pessoal .
Se voce trouxer 500 us em cremes por exemplo , vais perder todos .
Podes trazer uma camera com lente , limitada a 500 us .
Se as cameras custassem 100 us cada e voce trouxesse 5 , ficaria sem 4 ...
Voce poderá trazer uma camera pessoal usada e uma na caixa .... DESDE QUE a usada seja realmente usada .
Não pense que os fiscais são ingenuos , eles trabalham 8 horas por dia , 6 dias por semana , 22 dias por mes , enquanto que nós passamos por ali de vez em quando .
Alem disso há curso de reciclagem a cada TRES meses , portanto sabem mais de falcatruas , geitinhos e desculpas do que podemos imaginar .

Evidentemente existem os sortudos ... OU NÃO . Muitas vezes deixa - se de fiscalizar um cidadão trazendo 300 relogios na mala , simplesmente por pedido da federal ( PF ) mas nunca por inocencia deles ou esperteza do passageiro .

Infraero , receita , pf , petrobras , Companias aereas ,TODOS trabalham com o mesmo fim , e NÃO EXISTE quem NÃO COLABORE com o outro , bastando para isso um simples pedido verbal mesmo .

No momento em que as portas da aeronave se abrem , setores de vigilancia descobrem até a cor da cueca ( ou calcinha ...  :hysterical: ) que voce está usando .
Metade do trabalho deles é resultado da SUA ( passageiro ) linguagem corporal .
Alem do mais , existem acordos internacionais e no seu embarque , a propria aduana ou cia aerea envia ao Brasil , os dados de um potencial passageiro fora das regras .
Tambem não adianta mudar de aeroporto , pensando que em Belem , Fortaleza , Salvador as coisas serão diferentes .

 
Você está equivocado. A legislação mudou. Uma câmera considerada de uso pessoal não entra na cota e pode ser sim acima de USD 500. O importante é ser caracterizada como uso pessoal. Como? Fora da caixa, usada, com fotos da viagem, etc. Explícita que é sua e para uso normal. Qualquer indício que vai revender ou não é sua (por exemplo, se o fiscal pedir para você mexer nela e você não sabe operar) descaracteriza o uso pessoal e entra na cota. Pode olhar as novas normas da Receita.
Agora o problema é que "uso pessoal" é meio amplo. Eu voltando de viagem com uma 5d mk4 e 24-70 2.8 tenho como "provar" uso pessoal. Minha mãe dificilmente iria conseguir. E tudo depende da interpretação do fiscal e se ele cismar que não é uso pessoal tem que pagar o imposto e multa e depois recorrer da decisão dele.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada