Autor Tópico: Quantas câmeras posso trazer dos EUA?  (Lida 4529 vezes)

Recfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 09:32:31
Existem alguns perfis de passageiros que são mais "revistados". O amigo que vinha trazendo a lente pra mim e foi multado e taxado por causa dela, vinha sozinho. Ele havia passado 9 meses nos EUA estudando, tentou falar que o corpo foi pra assistência e não chegou a tempo e que acabou trazendo só a lente etc... Não teve jeito! O cara ainda cismou com um monte de coisa baratinha que ele estava trazendo.

Enquanto isso, ele via famílias com 5 ou 6 pessoas passando com várias malas enormes ABARROTADAS (obviamente de compras) e os caras não paravam.

Meu cunhado voltou de Orlando com a esposa e a filha com 5 malas LOTADAS de compras e não pararam. Parece que quando tem criança pequena eles cismam menos.

Um outro amigo passeando pelos EUA em lua de mel achou uma 70-300mm em super oferta e não perdeu tempo. Ele havia levado somente uma D5200 com a 18-55mm. No Brasil o fiscal multou e tributou sem dó por causa da bendita lente excedente.

Por outro lado, conheço um que foi parado trazendo uma D750 e umas 5 lentes dos EUA (não trouxe mais porque a grana não deu). O cara é da Força Aérea e disse que depois de um tempo de conversa o fiscal liberou. Não perguntei detalhes, mas acredito que o fato de ser militar da Aeronáutica foi o "passe livre", pois não vi outra justificativa pra tamanha bondade do fiscal.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2019, 09:46:30 por Recfilho »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 10:39:23
Esse é o problema.... A lei não é clara e depende demais da interpretação do fiscal.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


RogerCarbel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 11:43:56
Eu vou pra Nova York agora em Agosto (turismo) e não sei se levo minha câmera ou compro uma lá... :ponder:
Nikon D7200 x2
Sigma 18-35mm f/1.8 DC ART - Nikkor 50mm f/1.8d - Nikkor 85mm f/1.8g - Rokinon 8mm f/3.5 Fisheye - Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Macro OS HSM - Nikkor AF 70-300mm F/4-5.6g
SB-700 x2 - SB-600 - YN-568EX


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 14:16:06
Esse é o problema.... A lei não é clara e depende demais da interpretação do fiscal.
A lei é muito clara. A gente é que se embanana tentando achar uma brecha pra evitar tributar o que compra.
Só pode 1 objeto de uso pessoal - ou seja tem que estar EM USO.
A cota é U$ 500,00.
Então tudo acima disso tem que ser declarado e tributado.

https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/limite-de-compras-no-exterior/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 17:10:56
A PF e a RF tem métodos de selecionar determinados passageiros (e não é só por amostragem). Se no raio-X acusou algum eletrônico na mala, tem grandes chances de ser fiscalizado. Se vai com muita frequência para o exterior, tbm tem chances. Já existe um sistema interligado que indica o peso da mala quando saiu do país e quando chegou. Inclusive no próprio site da RF explica o sistema:

http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2016/agosto/receita-federal-apresentou-hoje-1-8-em-coletiva-de-imprensa-detalhes-sobre-o-novo-sistema-de-reconhecimento-facial-1


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #20 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 17:29:02
A receita também tem um sistema de reconhecimento facial instalado no corredor que vai para a área "nada a declarar". Com base em inteligência artificial, perfil pré definido e as informações que o amigo destacou acima eles já tem alguns viajantes pré selecionados para inspeção e o sistema automático mostra quem é. Além disso eles tem a experiência em detectar pela comunicação não verbal quem está nervoso em passar lá e esses são convidados a ir para inspeção.
Eu quando voltei de NY e depois de Miami não fui inspecionado. Mas também não tinha muamba. Aliás, as duas vezes em que o fiscal da receita me fez abrir tudo e viu todo meu equipamento foi em Foz do Iguaçu, voltando de trabalho.  :aua:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2019, 17:30:54 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:03:49
Você está equivocado. A legislação mudou. Uma câmera considerada de uso pessoal não entra na cota e pode ser sim acima de USD 500.....
.....

Mas eu não disse nada disso .
Voce pode ter uma camera , ou comprar , que custe 10 mil dolares , e ela ser de uso pessoal , eu nao disse que ela entra na cota dos 500 us ... 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:05:03
A lei é muito clara. A gente é que se embanana tentando achar uma brecha pra evitar tributar o que compra.
Só pode 1 objeto de uso pessoal - ou seja tem que estar EM USO.
A cota é U$ 500,00.
Então tudo acima disso tem que ser declarado e tributado.

https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/limite-de-compras-no-exterior/

Tai escrito em bom portugues , é isso mesmo
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !