Autor Tópico: Ajuda com foto panorama  (Lida 2030 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Fevereiro de 2019, 14:50:02
Boa tarde a todos, quero ajuda para montar uma foto panorama que ao meu ver parece impossível de dar certo, eu não tenho experiencia com fotos de paisagens ainda estou aprendendo, vou postar o link para download das fotos aqui: https://www.dropbox.com/sh/xnniurvlav55swa/AAC5-FmMVW1_DhIVYy2F1AdDa?dl=0

A foto é da beira da praia porém ao unir as fotos, as ondas do mar ficam quebradas no caso onde a foto foi "emendada".
Obrigado desculpem a ignorância no assunto. :doh:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2019, 10:17:28
Não abri as fotos pra ver, pois estou sem o note aqui.
Mas que software você está usando?
Se for LR ou PS, ambos fazem isso automaticamente. Com a Merge Tool - panorama.
A ferramenta é muito boa e você só precisa arrumar as aberrações depois. Na linha do horizonte sempre fica algo estranho...

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2019, 13:58:37
Como o nanoespinosa mencionou, além da linha do horizonte, você terá muitas outras coisas pra arrumar com essas três fotos. Consegui fazer manualmente utilizando o PanoramaMaker, mas há muitas diferenças entre as fotos, como as ondas (as linhas do mar). Além disso parece que na última houve uma diferença de exposição - não foi utilizado um modo manual com as configurações fixas para todas?

Enfim, mesmo que o merge funcione, terás muito trabalho na pós (PS, LR ou similar) mesmo.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2019, 20:16:16
Como o nanoespinosa mencionou, além da linha do horizonte, você terá muitas outras coisas pra arrumar com essas três fotos. Consegui fazer manualmente utilizando o PanoramaMaker, mas há muitas diferenças entre as fotos, como as ondas (as linhas do mar). Além disso parece que na última houve uma diferença de exposição - não foi utilizado um modo manual com as configurações fixas para todas?

Enfim, mesmo que o merge funcione, terás muito trabalho na pós (PS, LR ou similar) mesmo.

Obrigado pela resposta, eu estava usando o camera raw para unir as fotos, fiz as fotos em manual usando tripé e com temporizador em 2 seg, pois usei 1/10 para ter um leve movimento nas ondas, o problema é que as ondas mudam a cada foto ai quando junto as 3, tanto no ACR PS LR, da para ver a junção das fotos pelas ondas "quebradas". Queria saber se é possível contornar esse problema ou só fazendo as fotos novamente.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2019, 20:27:34
Até consegui arrumar usando a ferramenta carimbo e clonando algumas partes, no caso eu deveria ser mais rápido para conseguir essa foto sem problemas?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2019, 20:30:08
Até consegui arrumar usando a ferramenta carimbo e clonando algumas partes, no caso eu deveria ser mais rápido para conseguir essa foto sem problemas?
Eu nunca fiz uma pano com essa técnica que você citou. Faço na mãozona mesmo, girando o tronco e clicando em sequência.
Acho que assim como você fez vai dar muito trabalho mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2019, 12:50:43
Olha aí. Pra exemplificar. Nessa pano usei 19 arquivos. Não precisei fazer NENHUM ajuste de aberração. É raro. Mas eu não encontrei nenhum erro ali.
E demorei acho que uns 10 segundos (talvez nem isso) pra clicar todas.

Panorâmica - MAC-USP - São Paulo - Brasil by Fernando Espinosa Souza
« Última modificação: 09 de Março de 2019, 12:52:43 por nandoespinosa »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2019, 11:46:05
Olha aí. Pra exemplificar. Nessa pano usei 19 arquivos. Não precisei fazer NENHUM ajuste de aberração. É raro. Mas eu não encontrei nenhum erro ali.
E demorei acho que uns 10 segundos (talvez nem isso) pra clicar todas.

Panorâmica - MAC-USP - São Paulo - Brasil by Fernando Espinosa Souza

Eu já fiz algumas assim porem sempre com uma velocidade mais alta que 1/10s, ai eu não usava tripé. Mas não tinha nada se movendo como as ondas do mar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2019, 10:15:16
Eu já fiz algumas assim porem sempre com uma velocidade mais alta que 1/10s, ai eu não usava tripé. Mas não tinha nada se movendo como as ondas do mar.
Na mão, a velocidade tem que ser mais alta ainda... Eu não gosto de fazer abaixo de 1/60. Já fiz em praia. Realmente tudo que é movimento vertical no quadro vai te trazer algum trabalho na pós.  ;)