Autor Tópico: Como fotografar esportes com Nikon D7200  (Lida 2153 vezes)

Diego Peruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:19:46
Boa noite pessoal, tudo bem?

Atualmente faço somente fotografias de paisagens, ensaios, casamentos e gostaria de me aventurar na fotografia esportiva, meu irmão joga futebol e me chamou pra fazer algumas fotos dos jogos.
A minha dúvida é sobre qual o modo de foco mais adequado a ser utilizado, eu pensei nas opções: foco contínuo com ponto único selecionado, ou foco contínuo com o rastreamento 3D.
Além do foco, pensei em utilizar algum modo semi-automático como prioridade de abertura ou velocidade, devido a grande variação de iluminação que podemos ter em uma partida de futebol.

O que me dizem? Qual a melhor maneira de configurar a câmera pra essa situação?

Desde já agradeço.  ;)
D7200; 50mm 1.4D,  35mm 1.8G, 18-55mm;
https://www.flickr.com/photos/diegoperuzzi


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:27:31
Vamos separar as dicas:

Se a iluminação do ambiente muda constantemente, use auxílios como Auto-ISO ou Prioridade de Abertura. Não é pecado nenhum. Tem muita gente que não assume que usa só porque acha que será criticado por ter saído do M.
Se a iluminação é relativamente constante e tem flash envolvido no meio, use modo M.

Sobre modos de foco:
Eu particularmente prefiro usar AF-C com os modos D9 ou D21. Tudo isso vai depender do que está traqueando e quanto o objeto/pessoa está ocupando o seu frame principal. Digo isso pois em um esporte ou outra cena de ação aonde você tem uma ideia do comportamento do trajeto da pessoa/objeto, é mais preciso e mais interessante usar o D9/D21.
O 3D tracking se aplica bem para coisas mais "errantes" ou que se movem com muita rapidez no frame: pássaros, aviões, etc...

Fazer micro ajuste de foco ajuda muito.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Diego Peruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 22:18:00
Muito obrigado pelas dicas Thales, não tenho problemas em usar os modos semi-automáticos, que inclusive já me salvaram muito nos casamentos.  :D
Vou fazer alguns testes com os modos de foco que me disse porque nunca utilizei antes, mas como os jogos de futebol são mais previsíveis, acredito que terei sucesso.
Aproveitando a questão do foco, em uma situação onde preciso fotografar um casal andando, uma pessoa correndo, ou até mesmo uma entrada de noivos na igreja, os modos D9/D21 também são mais interessantes que o 3D?,
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2019, 22:22:45 por Diego Peruzzi »
D7200; 50mm 1.4D,  35mm 1.8G, 18-55mm;
https://www.flickr.com/photos/diegoperuzzi


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 10:34:07
Aproveitando a questão do foco, em uma situação onde preciso fotografar um casal andando, uma pessoa correndo, ou até mesmo uma entrada de noivos na igreja, os modos D9/D21 também são mais interessantes que o 3D?,
Esse é um assunto que eu explorei e testei muito nas minhas Nikons. Voltei a ser Nikon desde 2015 com minha D800, depois D700, D7200 e agora D610. Eu percebi que câmeras mais modernas (geração da D800 pra frente) o 3D evoluiu bastante mas para esse tipo de movimento que vem perpendicular a você, o D9 funciona perfeitamente.

Inclusive já postei aqui no fórum e no meu canal que mesmo para retratos usar AF-C traz melhores resultados dependendo da combinação lente + corpo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sthefano512

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 435
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2019, 15:11:09
Não gosto do 3D e pra fotografar esporte não recomendaria.
Nikon D810|Nikon D500 

Lentes: Nikon 24-70mm f/2.8G ED +  Nikon 400mm f/2.8 VR + Nikon 70-200mm VR + Sigma 35mm f/1.4 Art + Nikon 14-24 f/2.8 + Nikon 200-500mm f/5.6E VR + Nikkor 105 f/2 DC.
Teleconverter TC-20E III +  Teleconverter TC-14E II
Flash: Nikon SB900      Instagram: sthefano_pirozi


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2019, 17:44:49
Não gosto do 3D e pra fotografar esporte não recomendaria.

Também concordo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2019, 18:28:32
Eu sempre achei esses modos de foco da Nikon uma vantagem em relação à Canon. Nas câmeras mais topos de linha como 7D, 5DIII/IV elas também tem funções mais rebuscadas e se equivalem mas, a Nikon, desde a sua categoria intermediária como a D90 e depois D7000, D600 (ou até mesmo a D700 vs 5DII) sempre ofereceu esses modos D9 e D21 para foco contínuo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 02 de Março de 2019, 09:14:41
Eu fotografava esportes com ponto único de foco, acompanhamento cerebral com um olho e duas mãos numa D70 e depois numa D300. Quem usou bipartido para fazer foco já está no paraíso com um singelo , e eficiente, ponto único central para AF. Uma D7200 com d9/21 e uma lente decente é o mesmo q estarmos em um planeta alienígena super avançado. Esse povo novinho criado nas coxas e todinho reclama de barriga cheia. Querem é uma máquina q foque automaticamente tofos os planos, todas as dimensões. Daqui a pouco máquina boa será  um robozinho cim programas diversos de fotografia para a pessoa escolher q fará fotos fantásticas e artísticas automaticamente. Assim: O cara chega numa paisagem, num vale, tira a máquina da mochila, seta ela para "fotos de paisagens", aciona, ela decola e vai atrás das fotos. Vc ali parado, esperando, falando com a esposa ( escutando cobranças  e reclamações, típico) no zap, mandando sacanagem para os amigos...e a máquina lá voando d um lado pra outro fazendo suas fotos. Ela volta, vc guarda e volta ora casa pq tem q ir num aniversário do cachorro da amiga da vizinha da colega da sua esposa, q está cobrando sua volta urgente.... senão...  Depois mostra as lindas fotos para amigos e diz com orgulho: Vejam essas fotos q fiz hoje!!! Aplausos serão ouvidos em todo o condomínio e nos fóruns uma inveja respeitosa...  É, temos q começar rever algumas coisas. Quem sabe dar um um passo atrás...
« Última modificação: 02 de Março de 2019, 09:20:40 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2019, 09:24:15
Em tempo: fui acordado cedo pelo cachorro do vizinho sem educação... Acho q estou com uma mistura de putêz com melancolia...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.