Autor Tópico: A postagem do cliente  (Lida 3590 vezes)

tayanabx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 04 de Março de 2019, 13:01:54
Bom dia amigos. Estou iniciando na fotografia e com um mega problema. Ja aconteceu duas vezes.
A primeira minha cliente postou as fotos que enviei para ela no facebook lite, ficaram horríveis, entrei em contato e pedi para apagar.
A segunda quando ela foi postar no instagram, não selecionou a foto inteira, deixou no automático 1x1 e cortou as laterais, tirou totalmente a caracterização da foto. Essa segunda eu não falei nada.
Como vocês fazem nessas situações?  Eu to muito perdida... será que todas as minhas fotos terão que ser 1x1? Isso acontece com  vocês também??


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2019, 15:17:57
Normalmente o fb detona as fotos mesmo vc tem que enviar com melhor qualidade; Já a questão do Instagram, explica a situação pra ela, e envie a foto retrabalhada na proporção que vc deseja ou ainda dentro de um quadro com bordas brancas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2019, 16:02:33
Normalmente o fb detona as fotos mesmo vc tem que enviar com melhor qualidade; Já a questão do Instagram, explica a situação pra ela, e envie a foto retrabalhada na proporção que vc deseja ou ainda dentro de um quadro com bordas brancas.

2X


1 ) Converse antes de enviar, alinhe isso com os clientes e já prepara os arquivos da maneira que atenda a qualidade X característica de cada mídia social
2 ) Faca vc mesmo suas postagens, alem do cliente. Não serão todos que farão postagens, alias nem serão todos que deixarão vc fazer
3 ) Relaxa! Talvez no seu momento (começando) seja importante, mas não sera uma foto com qualidade ruim (frente a um trabalho bom) que vai te dar prejuízo. Eu quase já não uso mídias sociais...conheço outros fotógrafos que já não dão aquela importância tb. Relax!

Abs
M Rezende
« Última modificação: 04 de Março de 2019, 16:03:29 por Marcelo Rezende »


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2019, 17:18:10
Também tenho esse problema, e ainda pior: tem uma cliente que sempre faz ensaio, mas na hora de postar ela além de cortar põe aqueles filtros do Instagram... Não sei como proceder.  :doh:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2019, 19:28:46
As fotos que eu entrego a cliente eh dele e ele faz o que quiser no sentido de apresentacao e alteracao, no meu ponto de vista. Tem gente que coloca as fotos preto e branco que fiz em moldura dourada ou em moldura com plastino no lugar de vidro. Fica pessimo e o o plastico tira o contraste da foto vista a olho nu ou em vidro de qualidade. Mas eu nao me importo.

O facebook e instagram do cliente nao eh meu portfolio. Eu mesmo nao me importo em cortar bordas e perca de qualidade em fotos que coloco no meu instagram. As fotos ali, para mim, sao mera amostras. Tal como quando eu vejo uma obra visual que gosto, fico com desejo de ver a obra pessoalmente, para poder de fato saber como ela eh.

Nao eh uma critica ou ataque de quem pensa diferente. Caso eu tenha soado agressivo, nao se ofenda. Eu estou apresentando minha perspectiva. Eteja a vontade para considerar ou descartar.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2019, 19:50:47
As fotos que eu entrego a cliente eh dele e ele faz o que quiser no sentido de apresentacao e alteracao, no meu ponto de vista. Tem gente que coloca as fotos preto e branco que fiz em moldura dourada ou em moldura com plastino no lugar de vidro. Fica pessimo e o o plastico tira o contraste da foto vista a olho nu ou em vidro de qualidade. Mas eu nao me importo.

O facebook e instagram do cliente nao eh meu portfolio. Eu mesmo nao me importo em cortar bordas e perca de qualidade em fotos que coloco no meu instagram. As fotos ali, para mim, sao mera amostras. Tal como quando eu vejo uma obra visual que gosto, fico com desejo de ver a obra pessoalmente, para poder de fato saber como ela eh.

Nao eh uma critica ou ataque de quem pensa diferente. Caso eu tenha soado agressivo, nao se ofenda. Eu estou apresentando minha perspectiva. Eteja a vontade para considerar ou descartar.

2X



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2019, 19:59:04
Embora entenda que ele cliente possa, do nosso ponto de vista (como fotógrafos) ou do ponto de vista de um milhão de possíveis consumidores de fotografia, estragar uma foto com essas alterações... a foto e dele! Ele da o tratamento que quiser.

Mas com certeza ha uma dissonância ai...pode ser meio abstrato esse papo, mas teoricamente o cliente contrata sem ver o portfólio, ou fotografo mostra uma coisa e entrega outra. E aqui tb devemos abrir uma exceção: O cliente amou sim as fotos, o fotografo fez sim um bom trabalho mas...mas....o cliente não resiste a uma modinha ridícula de mídia social, e fode com tudo na hora de bostar, digo, postar as fotos :hysterical:

Abs
Rezende
« Última modificação: 05 de Março de 2019, 20:00:18 por Marcelo Rezende »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2019, 21:52:09
Sinceramente o problema é você.
Desapegue.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2019, 10:33:41
As fotos que eu entrego a cliente eh dele e ele faz o que quiser no sentido de apresentacao e alteracao, no meu ponto de vista. Tem gente que coloca as fotos preto e branco que fiz em moldura dourada ou em moldura com plastino no lugar de vidro. Fica pessimo e o o plastico tira o contraste da foto vista a olho nu ou em vidro de qualidade. Mas eu nao me importo.

O facebook e instagram do cliente nao eh meu portfolio. Eu mesmo nao me importo em cortar bordas e perca de qualidade em fotos que coloco no meu instagram. As fotos ali, para mim, sao mera amostras. Tal como quando eu vejo uma obra visual que gosto, fico com desejo de ver a obra pessoalmente, para poder de fato saber como ela eh.

Nao eh uma critica ou ataque de quem pensa diferente. Caso eu tenha soado agressivo, nao se ofenda. Eu estou apresentando minha perspectiva. Eteja a vontade para considerar ou descartar.

3X


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2019, 11:14:05
As fotos que eu entrego a cliente eh dele e ele faz o que quiser no sentido de apresentacao e alteracao, no meu ponto de vista. Tem gente que coloca as fotos preto e branco que fiz em moldura dourada ou em moldura com plastino no lugar de vidro. Fica pessimo e o o plastico tira o contraste da foto vista a olho nu ou em vidro de qualidade. Mas eu nao me importo.

O facebook e instagram do cliente nao eh meu portfolio. Eu mesmo nao me importo em cortar bordas e perca de qualidade em fotos que coloco no meu instagram. As fotos ali, para mim, sao mera amostras. Tal como quando eu vejo uma obra visual que gosto, fico com desejo de ver a obra pessoalmente, para poder de fato saber como ela eh.

Nao eh uma critica ou ataque de quem pensa diferente. Caso eu tenha soado agressivo, nao se ofenda. Eu estou apresentando minha perspectiva. Eteja a vontade para considerar ou descartar.

Perfeito :ok:


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2019, 11:28:12
Hahaha, ok, vou treinar na arte do "desapega, desapega"  :D
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


tayanabx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2019, 14:51:12
2X


1 ) Converse antes de enviar, alinhe isso com os clientes e já prepara os arquivos da maneira que atenda a qualidade X característica de cada mídia social
2 ) Faca vc mesmo suas postagens, alem do cliente. Não serão todos que farão postagens, alias nem serão todos que deixarão vc fazer
3 ) Relaxa! Talvez no seu momento (começando) seja importante, mas não sera uma foto com qualidade ruim (frente a um trabalho bom) que vai te dar prejuízo. Eu quase já não uso mídias sociais...conheço outros fotógrafos que já não dão aquela importância tb. Relax!

Abs
M Rezende


Obrigada pela dica.


tayanabx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2019, 15:00:43
Obrigada  a todos  pelas respostas. Eu ainda estou comecando mesmo, ainda não montei portfolio, esses ensaios fiz pra poder pegar um pouco de experiência e começar  a montar meu portfolio. Vou ficar mais atenta ao diálogo com o cliente e nao esquentar cabeça quando o cliente postar a foto de um jeito q não me agrade muito. Minha dúvida era se isso poderia manchar minha imagem como fotógrafa iniciante. Obrigada a todos mesmo. Ajudou bastante!!!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2019, 02:23:28
Bom dia amigos. Estou iniciando na fotografia e com um mega problema. Ja aconteceu duas vezes.
A primeira minha cliente postou as fotos que enviei para ela no facebook lite, ficaram horríveis, entrei em contato e pedi para apagar.
A segunda quando ela foi postar no instagram, não selecionou a foto inteira, deixou no automático 1x1 e cortou as laterais, tirou totalmente a caracterização da foto. Essa segunda eu não falei nada.
Como vocês fazem nessas situações?  Eu to muito perdida... será que todas as minhas fotos terão que ser 1x1? Isso acontece com  vocês também??

Simples: eu gero duas versões da imagem. Uma sempre em qualidade máxima, pra cliente poder revelar, e outra específica pra redes sociais. Exportar ambas as versões é bem fácil no Lightroom.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2019, 05:20:19
[...] Minha dúvida era se isso poderia manchar minha imagem como fotógrafa iniciante. Obrigada a todos mesmo. Ajudou bastante!!!

Se o cliente te der os creditos, vc comenta algo assim na postagem:
"Obrigado Fulano, no entanto  o credito na edicao final nessa foto em particular eh todo seu. Quem estiver interessado em ver essa foto mais do meu trabalho com a edicao original e melhor qualidade, encontrara no meu portifolio [link para o seu site com suas fotos]"