Autor Tópico: Estou Preso no Rio...  (Lida 12995 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 06 de Março de 2019, 14:24:44
Cara acho que quem esta vendo o apocalipse que foi pintado é vc... e provavelmente está com medo dele "o apocalipse".

Conheço bem o Rio de Janeiro, conheço quase todas as quebradas que tem por ai, morei anos no Rio, conheço desde a época em que as favelas eram comandadas por bicheiros. Como engenheiro toquei obras na Irajá, na Pavuna, Bangu, Cascadura, Meier, Tijuca, Barra, morava na ilha do governador. Depois disso trabalhei durante 10 anos trabalhei em uma empresa nacional, e toda semana eu ia pra cidade. Ultima vez que fui foi no ano passado, levei minha família e passamos ferias ai.

O Rio está normal, entrevado como sempre foi, e igual à varias outras grandes cidades do pais. Se o cara bobear será assaltado mesmo.
Mas é isso que estamos dizendo.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #31 Online: 06 de Março de 2019, 15:27:49

Relaxa, galera... quando o Bolsonaro assumir a cobra vai comer  :ok:

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

tomando como referência o que ele andou postando no twitter durante o carnaval, parece que a preocupação do presidente é outra...
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #32 Online: 06 de Março de 2019, 23:51:54
Bom, acho que todo cuidado é pouco seja onde for, mas que a galera da uma exagerada da (tenho um grande amigo que só de pensar em ir no Centro levar a câmera p concertar ja entra em pânico), lógico que tem lugares que de fato se for vai acontecer algo, mas não da pra generalizar... sobre São Paulo desde que comecei a fotografar (10 anos) sempre andei com câmera na mão no Centro de SP e nunca aconteceu nada, não foram algumas vezes, foram centenas de vezes, até de madrugada... Sobre o Nordesde quando fui pra Salvador a galera colocou um pânico, não aconteceu nada, mas até no Hotel quando eu ia pedir um Uber o pessoal falava pra não esperar na porta que se não eu ia ser assaltado... ja quando fui pra Aracaju achei demais, super tranquilo... n da pra generalizar...

Sobre o Rio eu ja fui diversas vezes (vou agora novamente para um WS no fim de Março) e nunca tive problemas, confesso que nunca sai pra fotografar na rua, normalmente de dia estou trabalhando e a noite saio pra curtir a noite, mas nunca tive problemas...
« Última modificação: 06 de Março de 2019, 23:53:46 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 07 de Março de 2019, 13:28:04
Somos mais impressionados pelos noticiários do que pelo que de fato acontece nas ruas.

Eu saio sempre pra fotografar na rua e nesse tempo todo, ainda não me aconteceu nada.

Acho que temos que nos precaver como com tudo nessa vida, vivemos no Brasil, não na Suíça.

Ha 15 anos atras, minha prima quando foi ao Brasil visitar uma amiga de infancia que mora nos Jardins, essa amiga dela disse que ele nunca pegou metro na vida, pq o metro segundo ela eh muito perigoso e certamente vc acaba sendo roubado, sequestrado ou sexualmente violentado se entrar em uma estacao de metro. E disse a minha priga para nunca andar de transporte publico mas somente de carro.  8-)

Hoje ha uma sensacao de maior criminalidade na Alemanha, principalmente em que as vitimas sao as criancas. Mas estatisticamente ha muito menos crimes do que na epoca da infancia de nossos pais e avos. A sensacao de inseguranca vem na verdade das constantes noticias nos jornais, TV e radio que antigamente era menos destacado.

Essa paranoia criada pela influencia de noticiarios acontece ate na Suica. Ou em qualquer lugar. Eu as vezes saio para fotografar na regiao considerada a mais perigosa da cidade. Tenho amigos que ficam com receio mas apesar dos pesares e dos olhares, nunca me aconteceu nada.

Em Sao Paulo meus avos assistiam Cidade Alerta, que so passa noticias de tragedias, crimes e mortes que acontece diariamente na cidade e um locutor que narra as noticias como se o mundo estivesse acabado de entrar no juizo final. Meus avos se cagavam de medo de andar pelo bairro, mas eu que estava sempre na rua nunca fui assaltado ou tive qualquer problema em Sao Paulo. Conhecendo ou o bairro vc sabe como chamar menos atencao.

A unica vez que fui assaltado na vida foi em no lugar onde eu menos esperava. No centro de Joao Pessoa no meio de uma multidao esperando o onibus. Por algum motivo, talvez pq perceberam que eu era de fora, me escolheram para assaltar. A minha sorte que era apenas uns muleques querendo qualquer coisa. Como eu so tinha 10 reais na carteira foi o que dei. E foram embora.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #34 Online: 07 de Março de 2019, 23:16:45
Em Sao Paulo meus avos assistiam Cidade Alerta....

Jesus... To velho! Eu assistia essa P****

 :shock:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #35 Online: 08 de Março de 2019, 01:12:32
Jesus... To velho! Eu assistia essa P****

 :shock:

Brinca não  :( :(

Vi 90% dos filmes "clássicos" da Netflix no cinema  :eek: :aua: :eek: :aua:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #36 Online: 08 de Março de 2019, 13:16:34
[...]
Por algum motivo, talvez pq perceberam que eu era de fora, me escolheram para assaltar. A minha sorte que era apenas uns muleques querendo qualquer coisa. Como eu so tinha 10 reais na carteira foi o que dei. E foram embora.

Então, talvez tenha sido um dos motivos para o gerente ter me alertado. De longe as pessoas percebiam que eu não morava lá, e sabem que turistas costumam levar uma certa quantia de dinheiro para os passeios...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 08 de Março de 2019, 14:07:57
Então, talvez tenha sido um dos motivos para o gerente ter me alertado. De longe as pessoas percebiam que eu não morava lá, e sabem que turistas costumam levar uma certa quantia de dinheiro para os passeios...

Muito provavelmente.
Mas veja que em Casa Blanca disseram a mim e meu irmao para jamais sair do hotel a noite pq as ruas ficam cheios de trombadinhas procurando pessoas para assaltar. Meu irmao que nao gosta de ficar sem se exercitar, resolveu sair a noite para um playground a noite para fazer as barras e paraletas dele. Um monte de criancas ficaram em volta dele para assistir o que ele fazia, imitar ele e fazer brincadeiras, e alguns adultos tambem, o que no inicio deixou meu irmao apreensivo mas no final ele vou que era tranquilo e ninguem tentou roubar ele.

No entanto no meio do dia, na entrada de um restaurante em Marrakesh, eu senti a mao de uma idosa passando atras de mim no bolso da minha jaqueta, mas eu ja estava atento a isso, o bolso estava vazio apesar de parecer cheio por causa de um outro bolso em cima que tem botao e fica a frente da jaqueta e nao na lateral. Fora isso, ao qual eu ja estava precavido, nada mais aconteceu.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 08 de Março de 2019, 14:12:40
Muito provavelmente.
Mas veja que em Casa Blanca disseram a mim e meu irmao para jamais sair do hotel a noite pq as ruas ficam cheios de trombadinhas procurando pessoas para assaltar. Meu irmao que nao gosta de ficar sem se exercitar, resolveu sair a noite para um playground a noite para fazer as barras e paraletas dele. Um monte de criancas ficaram em volta dele para assistir o que ele fazia, imitar ele e fazer brincadeiras, e alguns adultos tambem, o que no inicio deixou meu irmao apreensivo mas no final ele vou que era tranquilo e ninguem tentou roubar ele.

No entanto no meio do dia, na entrada de um restaurante em Marrakesh, eu senti a mao de uma idosa passando atras de mim no bolso da minha jaqueta, mas eu ja estava atento a isso, o bolso estava vazio apesar de parecer cheio por causa de um outro bolso em cima que tem botao e fica a frente da jaqueta e nao na lateral. Fora isso, ao qual eu ja estava precavido, nada mais aconteceu.
Roubaram minha mulher num restaurante excelente em Lima e em Santiago eu fui roubado no metrô.

Duas vezes celulares e duas vezes pick pocket.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 08 de Março de 2019, 18:46:37
Roubaram minha mulher num restaurante excelente em Lima e em Santiago eu fui roubado no metrô.

Duas vezes celulares e duas vezes pick pocket.

Se ficar dando mole eh assaltado ate em um lugar tranquilo de Joao Pessoa, tal como eu fui.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 08 de Março de 2019, 19:05:46
Eu fiz umas reportagens no Rio.

Não só "em Copa", não só em Ipanema, não só no Leblon, não só "na Barra" e não só no Jardim Botânico.

Mas no Recreio, em Jacarepaguá, na Tijuca, na Maré, no Alemão, no Vidigal, na Rocinha, na Cidade de Deus, no Bonsucesso, em Deodoro, no Flamengo, no Botafogo, no Sambódromo, na Penha, em Ramos... na Candelária... etc..

A sensação é uma mistura de Angola com Israel...

É o povo do asfalto e a faixa de gaza (jargões locais do Rio)

Enfim, como o Vangelism já disse para mim muitas vezes.. a negação do fato faz parte da psique humana... precisamos dela para suportar...







Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Vc esta insinuando que o Rio de Janeiro inteiro eh uma favela com criancas em todas as esquinas segurando um fusil?

Quantas vezes vc saiu de casa e passou por um muleque segurando uma arma?

Eu cresci em Sao Paulo e nunca vi um bandido armado ou qualquer armada pessoalmente, a nao ser policial. E perto de casa tinha mutas favelas e maloqueiros, uma delas a favela do Morumbi. Sempre andei a pe e tudo mais.

No Bairro em que meu pai mora muitas casas nao tem muros e nem grades. E proximo ha uma favela. Eh uma ecessao proximo de Osasco, mas eh um exemplo que tudo depende da onde vc esta.

Eu nao estou negando que haja violencia, traficantes e criancas armadas nas favelas. O que eu estou dizendo eh que o recorte da realidade mostrada pela TV e demais noticiarios policiais, eh so uma pequena fracao da realidade da cidade como um todo. Em outras palavras, nao significa que a cidade inteira eh como eh mostrado nos noticiarios policiais.

Meus avos que vivia em frente da TV e assistindo noticiais policiais sangrentos, tinham uma percepcao muito irrealista e miope da realidade das ruas. Eh bom saber dos riscos para saber como se precaver e evitar o maximo possivel. Mas nao eh bom ser paranoico se deixando levar por qualquer sensacionalismo.

Quando eu estava de partida para Israel, meus avos ficagam se cagando de medo achando que eu iria acabar no meio de um fogo cruzado em uma guerra. Um amigo de infancia queria vir comigo mais os pais dele nao deixaram, tambem com medo, pq a TV so fala de Israel quando tem uma guerra ou atentado. Mau sabem eles que em Israel eu estava muito mais seguro e distante de violencia, tiros, assaltos, etc, do que qualquer lugar no Brasil.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #41 Online: 08 de Março de 2019, 21:02:34
Também não entendi a menção de Israel... Passei alguns dias em Jerusalem e não senti nenhuma insegurança, até andei sozinho de madrugada na rua voltando de barzinho...  :ponder:



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #42 Online: 08 de Março de 2019, 21:29:06
Você acaba de provar que a alusão a Israel é perfeita a do Rio

Suas palavras provam isso:

O cara passa "alguns dias" em Jerusalém/Copacabana e sai se gabando, se achando o profundo conhecedor do Israel/Rio. Como se o Rio/Israel se resumissem a Copacabana/Leblon/Ipanema e Israel se resumisse a Tel Aviv, Jerusalém e Belém


Até as áreas, as milícias e as distribuições populacionais são parecidas.

Ambos vendem a negação e o turismo da mesma maneira.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Israel se parece muito mais com Europa do que com o Brasil.
Por curiosidade fui conferir a taxa de homicídio por lá: 2.4 por 100 mil.. no Brasil em 2017 tivemos 28,5 para cada 100 mil...

Realmente, muito parecido...


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 08 de Março de 2019, 21:37:22
Senhores, vou passar minhas impressões.
Tenho 55 anos de vida. Todos no RJ.
Trabalho na área de segurança pública há 29 anos.
Conheço um pouco do assunto.
O Rio acabou.
Aceitem ou não.
Sabe aquela história do jardim? (levaram nosso vizinho, pisaram no nosso jardim,...) Então! É a mesma coisa.
As pessoas tem medo de mudanças e não aceitam que as coisas mudaram (para pior) e fingem, na maioria das vezes inconscientemente, que está tudo bem. Continuam fazendo as mesmas coisas, como se nada tivesse mudado de uns 10, 12 anos para cá. Há sim um fuzil apontado para tua cara em cada esquina, quer você veja ou não e estão falando de furto de carteira. Parece que a realidade é somente na TV. Por isso que quando acontece falam assim: "vemos no noticiário, mas nunca achamos que vai acontecer conosco".
Parece que precisa acontecer com a pessoa para ela acreditar. Não adianta acontecer na família do vizinho ou com o colega do trabalho. A pessoa não quer ver e pronto.
Andei bem armado por mais de 20 anos e há quase 10 entendi, depois de muito estudo e conversa, que hoje é mais seguro andar sem nada (armas e identificação).
Os caras estão matando por esporte. Não precisa a vítima reagir. Isso eleva o currículo dele entre seus pares.
Isso é fato e não é paranóia. Quem não quiser ver, fique à vontade, mas deixem quem se preocupa consigo ou sua família tomarem as medidas necessárias. Estamos cercados por todos os lados e em todas as esquinas de todos os bairros.
Não temos como comparar um assalto com uma arma de mão (revólver ou pistola) com 3, 4, 6 elementos de fuzil, fechando a Linha Amarela em pleno meio dia.
Ahh, tentaram bater minha carteira em tal lugar (primeiro mundo)! Gente, comparar isso com meia dúzia de AK 47 na cara em pleno trânsito do meio dia é para rir.
Basta um dos vermes não ir com tua cara e ele mete um prego na tua cara e sai rindo, com mais um ponto na carreira de malvado.
Eles estão caçando policiais nas ruas. As coisas inverteram-se e ainda acham que "não é bem assim". Só será bem assim quando for com elas?
Importante pontuar que não uso TV. Não temos TV em casa desde que surgiu a banda larga (internet). Não vemos necessidade de termos TV em casa (estou falando isso antes que achem que estou paranóico por causa dos noticiários da TV aberta). Não, não estou. Até um mês atrás eu estive lotado no prédio da Central do Brasil e pedi exoneração do cargo que ocupava lá e peguei transferência para uma cidade menor e afastada (Resende).
Escolhi esta cidade por ser a última do RJ indo em direção ao Sul. Se tivesse uma mais longe eu iria.
Trabalhei em todas as esferas que existem na minha área e digo: o Rio acabou.
Sei que os clubistas, digo, bairristas, ou coisa que o valha, vão me questionar. Nem ligo. Sequer responderei. Apenas estou postando minha impressão acerca do Rio sem pretender que seja a verdade absoluta (para mim é). Cada um analise e conclua da forma que lhe for mais conveniente (evitando mudanças, despesas com isso, transferências, etc)
Minha filha tem 22 anos e alugamos um apto para ela praticamente de frente para a UFF (Universidade Federal Fluminense), onde ela estuda Direito e termina este ano. Ela vem para cá no final do ano. Meu filho acabou de fazer 18 e vai cursar faculdade aqui em Resende. Falta um ano para eu me aposentar. Esse é meu perfil.
Quanto a Resende, claro que há algumas coisas, mas AR15 ou AK47 em pleno Centro da Cidade não. Isso ainda não chegou aqui.
Eu morava em São Gonçalo, onde somente no primeiro semestre de 2018 foram roubados 4 mil carros (roubados, não estou falando de furtos). Onde mais, sem ser no Rio você conhece uma cidade onde roubam com arma na cara 4 mil carros num único semestre?
Sim, deixei todos os meus amigos lá.
Sim, perdi todas as referências que tinha na vida.
Sim, meu filho deixou todos os seus amigos lá.
Minha esposa tem 5 irmãs e todas ficaram lá.
Entreguei um cargo que me dava uma renda extra de quase 2 mil Reais no mês.
E antes que concluam que eu morava na favela, explico que morava num condomínio enorme a 500 metros de uma batalhão da PM e a 450 metros de uma delegacia de polícia. Condomínio com seis policiais fazendo a segurança 24 horas por dia e um fazendo ronda de moto dentro do condomínio o tempo todo.
Tudo lá dentro.
Condomínio Parque das Águas em Alcântara.
Mas, como bem disse o colega que abriu o post, estávamos presos. Vivendo numa bolha, atrás de grades.
Nesse momento, minha esposa vem me dizer que uma das irmãs ligou dizendo que a nora dela acabou de ser assaltada no ônibus ("normal para quem vive no Rio"). O cara deu tapa na cara de vários passageiros (eles fazem muito isso, provocando para que alguém olhe de cara feia para eles terem motivo de matar e botar mais um ponto no currículo).
Bem, seguindo, deixei toda uma vida para trás e a família também, mas não vendei meus olhos à realidade.
Meu imóvel está alugado. Já valeu 360 mil e hoje ninguém dá mais que 300.
Meu seguro baixou aqui, pois fiz nova vistoria e tenho 236 Reais à receber de volta da Seguradora.
Se a Seguradora fez isso é porque ela é boazinha (e o Rio está normal e algumas pessoas estão assustadas à tôa) ou é porque ela tem as estatísticas nas mãos e reconhece que aqui há muito menos chance de alguém botar um fuzil na minha cara e levar o carro?
Bem, eu cheguei a conclusão que narrei.
Meu conselho para todos aqueles que moram fora do Rio é: "Nunca, jamais pisem no Rio de Janeiro".
Tudo que tem no Rio tem em outros lugares (praias, montanhas, etc). Mas nos outros lugares ainda não é banal garotos de 13 anos com um fuzil assaltando carrocinha de pipocas.
Quanto ao anuário que um colega citou, afirmo que a grande maioria das mortes nas outras capitais ocorrem em brigas de facções lutando por pontos de vendas de drogas e não de trabalhadores indo ou voltando para casa.
Enfim, cada um com seu cada um.
Não me senti à vontade para ficar calado.
Observem que nunca entro nas conversas.
Mas não poderia deixar de dar meu testemunho.
Falei aqui como cidadão. Se pudesse usar a profissão para expor mais dados, seria muito mais contundente, mas tenho um regulamento à cumprir e respeito as normas.
É isso!
Abraço à todos e espero que ninguém sinta-se ofendido, pois não me dirigi a ninguém. Apenas passei minhas impressões, concordando plenamente com a opinião do colega que abriu o tópico.
O Rio acabou!
 :no:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 08 de Março de 2019, 23:10:57
Guaracy,

Triste relato de uma carioca exilado. Eu tenho medo de ir ao RJ a trabalho e ser pego no fogo cruzado na avenida Brasil, linha vermelha e ou amarela.

Obrigado por compartilhar sua visão de dentro do olho do furacão Guaracy.