Autor Tópico: Estou Preso no Rio...  (Lida 13106 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #60 Online: 10 de Março de 2019, 13:39:46
Senhores, vou passar minhas impressões.
Tenho 55 anos de vida. Todos no RJ.
Trabalho na área de segurança pública há 29 anos.
Conheço um pouco do assunto.
O Rio acabou.
Aceitem ou não.
Sabe aquela história do jardim? (levaram nosso vizinho, pisaram no nosso jardim,...) Então! É a mesma coisa.
As pessoas tem medo de mudanças e não aceitam que as coisas mudaram (para pior) e fingem, na maioria das vezes inconscientemente, que está tudo bem. Continuam fazendo as mesmas coisas, como se nada tivesse mudado de uns 10, 12 anos para cá. Há sim um fuzil apontado para tua cara em cada esquina, quer você veja ou não e estão falando de furto de carteira. Parece que a realidade é somente na TV. Por isso que quando acontece falam assim: "vemos no noticiário, mas nunca achamos que vai acontecer conosco".
Parece que precisa acontecer com a pessoa para ela acreditar. Não adianta acontecer na família do vizinho ou com o colega do trabalho. A pessoa não quer ver e pronto.
Andei bem armado por mais de 20 anos e há quase 10 entendi, depois de muito estudo e conversa, que hoje é mais seguro andar sem nada (armas e identificação).
Os caras estão matando por esporte. Não precisa a vítima reagir. Isso eleva o currículo dele entre seus pares.
Isso é fato e não é paranóia. Quem não quiser ver, fique à vontade, mas deixem quem se preocupa consigo ou sua família tomarem as medidas necessárias. Estamos cercados por todos os lados e em todas as esquinas de todos os bairros.
Não temos como comparar um assalto com uma arma de mão (revólver ou pistola) com 3, 4, 6 elementos de fuzil, fechando a Linha Amarela em pleno meio dia.
Ahh, tentaram bater minha carteira em tal lugar (primeiro mundo)! Gente, comparar isso com meia dúzia de AK 47 na cara em pleno trânsito do meio dia é para rir.
Basta um dos vermes não ir com tua cara e ele mete um prego na tua cara e sai rindo, com mais um ponto na carreira de malvado.
Eles estão caçando policiais nas ruas. As coisas inverteram-se e ainda acham que "não é bem assim". Só será bem assim quando for com elas?
Importante pontuar que não uso TV. Não temos TV em casa desde que surgiu a banda larga (internet). Não vemos necessidade de termos TV em casa (estou falando isso antes que achem que estou paranóico por causa dos noticiários da TV aberta). Não, não estou. Até um mês atrás eu estive lotado no prédio da Central do Brasil e pedi exoneração do cargo que ocupava lá e peguei transferência para uma cidade menor e afastada (Resende).
Escolhi esta cidade por ser a última do RJ indo em direção ao Sul. Se tivesse uma mais longe eu iria.
Trabalhei em todas as esferas que existem na minha área e digo: o Rio acabou.
Sei que os clubistas, digo, bairristas, ou coisa que o valha, vão me questionar. Nem ligo. Sequer responderei. Apenas estou postando minha impressão acerca do Rio sem pretender que seja a verdade absoluta (para mim é). Cada um analise e conclua da forma que lhe for mais conveniente (evitando mudanças, despesas com isso, transferências, etc)
Minha filha tem 22 anos e alugamos um apto para ela praticamente de frente para a UFF (Universidade Federal Fluminense), onde ela estuda Direito e termina este ano. Ela vem para cá no final do ano. Meu filho acabou de fazer 18 e vai cursar faculdade aqui em Resende. Falta um ano para eu me aposentar. Esse é meu perfil.
Quanto a Resende, claro que há algumas coisas, mas AR15 ou AK47 em pleno Centro da Cidade não. Isso ainda não chegou aqui.
Eu morava em São Gonçalo, onde somente no primeiro semestre de 2018 foram roubados 4 mil carros (roubados, não estou falando de furtos). Onde mais, sem ser no Rio você conhece uma cidade onde roubam com arma na cara 4 mil carros num único semestre?
Sim, deixei todos os meus amigos lá.
Sim, perdi todas as referências que tinha na vida.
Sim, meu filho deixou todos os seus amigos lá.
Minha esposa tem 5 irmãs e todas ficaram lá.
Entreguei um cargo que me dava uma renda extra de quase 2 mil Reais no mês.
E antes que concluam que eu morava na favela, explico que morava num condomínio enorme a 500 metros de uma batalhão da PM e a 450 metros de uma delegacia de polícia. Condomínio com seis policiais fazendo a segurança 24 horas por dia e um fazendo ronda de moto dentro do condomínio o tempo todo.
Tudo lá dentro.
Condomínio Parque das Águas em Alcântara.
Mas, como bem disse o colega que abriu o post, estávamos presos. Vivendo numa bolha, atrás de grades.
Nesse momento, minha esposa vem me dizer que uma das irmãs ligou dizendo que a nora dela acabou de ser assaltada no ônibus ("normal para quem vive no Rio"). O cara deu tapa na cara de vários passageiros (eles fazem muito isso, provocando para que alguém olhe de cara feia para eles terem motivo de matar e botar mais um ponto no currículo).
Bem, seguindo, deixei toda uma vida para trás e a família também, mas não vendei meus olhos à realidade.
Meu imóvel está alugado. Já valeu 360 mil e hoje ninguém dá mais que 300.
Meu seguro baixou aqui, pois fiz nova vistoria e tenho 236 Reais à receber de volta da Seguradora.
Se a Seguradora fez isso é porque ela é boazinha (e o Rio está normal e algumas pessoas estão assustadas à tôa) ou é porque ela tem as estatísticas nas mãos e reconhece que aqui há muito menos chance de alguém botar um fuzil na minha cara e levar o carro?
Bem, eu cheguei a conclusão que narrei.
Meu conselho para todos aqueles que moram fora do Rio é: "Nunca, jamais pisem no Rio de Janeiro".
Tudo que tem no Rio tem em outros lugares (praias, montanhas, etc). Mas nos outros lugares ainda não é banal garotos de 13 anos com um fuzil assaltando carrocinha de pipocas.
Quanto ao anuário que um colega citou, afirmo que a grande maioria das mortes nas outras capitais ocorrem em brigas de facções lutando por pontos de vendas de drogas e não de trabalhadores indo ou voltando para casa.
Enfim, cada um com seu cada um.
Não me senti à vontade para ficar calado.
Observem que nunca entro nas conversas.
Mas não poderia deixar de dar meu testemunho.
Falei aqui como cidadão. Se pudesse usar a profissão para expor mais dados, seria muito mais contundente, mas tenho um regulamento à cumprir e respeito as normas.
É isso!
Abraço à todos e espero que ninguém sinta-se ofendido, pois não me dirigi a ninguém. Apenas passei minhas impressões, concordando plenamente com a opinião do colega que abriu o tópico.
O Rio acabou!
 :no:

entendo as palavras e seu sentimento de insegurança, mas como todas as visões apresentadas aqui, trata-se de um relato da sua experiência pessoal, nao uma análise mais científica dos fatos. se formos seguir por essa linha, existe um rio de janeiro para cada um. no começo das conversas postei dados sobre a violência no brasil e o município do rio não está nem entre as 10 capitais mais violentas do Brasil. basta uma rápida pesquisa no google para ver esses números. e mais uma vez , falando da minha experiência pessoal, nao me sinto mais inseguro no rio de janeiro, do que em BH ou curitiba.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 10 de Março de 2019, 14:03:00
Querido amigo Y.mach Croix, no começo eu embarquei na sua trolagem off-topic sem notar que a sua intenção era que parassem de falar do Rio de Janeiro. Ao que parece, falar do Rio, lhe incomoda muito.

Mas, como já repetido várias vezes, este tópico é sobre a Cidade do Río de Janeiro.

E em respeito ao fórum, eu não responderei mais ao seu flood off-topic.

Não adianta insistir  :ok:

Abre um tópico específico sobre o sangue derramado, em nome de Deus, se quiser seguir nessa  :ok:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Tentativa de provocar impaciencia e dando justificativas mentirosas. Alem de fugir da pergunta, sobre vc tentar jogar as pessoas umas contra as outras.

Cade a parte que eu fui contra o LeandroR?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 10 de Março de 2019, 14:10:17
entendo as palavras e seu sentimento de insegurança, mas como todas as visões apresentadas aqui, trata-se de um relato da sua experiência pessoal, nao uma análise mais científica dos fatos. se formos seguir por essa linha, existe um rio de janeiro para cada um. no começo das conversas postei dados sobre a violência no brasil e o município do rio não está nem entre as 10 capitais mais violentas do Brasil. basta uma rápida pesquisa no google para ver esses números. e mais uma vez , falando da minha experiência pessoal, nao me sinto mais inseguro no rio de janeiro, do que em BH ou curitiba.

Em resumo eh isso mesmo. A experiencia pessoal de cada um varia enormemente dependedo de inumros fatores, e que por isso nao pode ser usado como base para pintar toda uma realidade. Por isso que precisamos nos embasar em dados de pesquisas.

Mas tem um porem nisso tambem. Tem muitas pesquisas maquiadas para fins de propaganda politica. Como por exemplo, so considerar homicidio se a vitima morrer a caminho do hospital. Ai politico fala que em seu governo teve menos homicidios quando na verdade apenas mudou a maneira de obter os numeros.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #63 Online: 10 de Março de 2019, 14:58:47

O problema acontece quando, "quem passou alguns dias em alguns bairros especificamente selecionados da cidade", resolve querer saber mais do que as pessoas que conhecem realmente toda a cidade e que nasceram/cresceram nela.

O turista parece não ter noção que Copacabana/Leblon/Ipanema/Barra não correspondem a Cidade do Rio de Janeiro como um todo. E são, de fato, uma parte beeeeem pequena.  :ok:

Já tivemos vários depoimentos de gente que nasceu, cresceu e vive lá. Isso foi ótimo.  :worship:

Aos colegas turistas que passaram alguns dias em Copacabana/Leblon/Ipanema/Barra, peço que olhem o mapa e vejam o tamanho da Cidade do Río de Janeiro, observando que +-95% da Cidade do Río de Janeiro, não inclui esses bairros :eek:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Dados cientificos nao sao feitos por turistas.


Querido amigo Y.mach Croix, no começo eu embarquei na sua trolagem off-topic sem notar que a sua intenção era que parassem de falar do Rio de Janeiro. Ao que parece, falar do Rio, lhe incomoda muito.

Mas, como já repetido várias vezes, este tópico é sobre a Cidade do Río de Janeiro.

E em respeito ao fórum, eu não responderei mais ao seu flood off-topic.

Não adianta insistir  :ok:

Abre um tópico específico sobre o sangue derramado, em nome de Deus, se quiser seguir nessa  :ok:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Apresente o quote mostrando onde eu trolei. Pq mente?


:hysterical: :hysterical:

Relaxa  :ok:

O Croix é contra qq comentario..

até os que concordam com ele...sempre foi assim  :hysterical:

Você foi defendê-lo e ele ficou contra você  :doh: :hysterical:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mostre a parte que eu fui contra o LeandroR. Pq insiste em mentir?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #64 Online: 10 de Março de 2019, 15:03:57
Nao vou deixar suas mentirar ficarem por isso mesmo. Vc pode correr mas nao sera esquecido.
Lembra de quando te jogaram na parede e vc naquele mesmo topico fez tres acusacoes faltas depois sedesculpando. A galera depois esquece e vc volta com suas mentiras e provocacoes compulsivas.
Eu vou cobrar suas mentiras ate vc parar.


Querido amigo Y.mach Croix, no começo eu embarquei na sua trolagem off-topic sem notar que a sua intenção era que parassem de falar do Rio de Janeiro. Ao que parece, falar do Rio, lhe incomoda muito.

Mas, como já repetido várias vezes, este tópico é sobre a Cidade do Río de Janeiro.

E em respeito ao fórum, eu não responderei mais ao seu flood off-topic.

Não adianta insistir  :ok:

Abre um tópico específico sobre o sangue derramado, em nome de Deus, se quiser seguir nessa  :ok:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Apresente o quote mostrando onde eu trolei. Pq mente?


:hysterical: :hysterical:

Relaxa  :ok:

O Croix é contra qq comentario..

até os que concordam com ele...sempre foi assim  :hysterical:

Você foi defendê-lo e ele ficou contra você  :doh: :hysterical:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mostre a parte que eu fui contra o LeandroR. Pq insiste em mentir?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #65 Online: 10 de Março de 2019, 15:08:15
E o mapa?

Olhe o mapa da cidade e calcule por si só, como o turista se equivoca  :ok:

Lembre que o mapa abaixo não exibe os morros em 3d, ou seja, o tamanho da Barra/Copa/Leblon/Ipanema são ainda menores do que parecem abaixo  :ok:




Desiste, Haver... :wub:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mas eu disse que dados cientificos nao sao feito por turistas.





Querido amigo Y.mach Croix, no começo eu embarquei na sua trolagem off-topic sem notar que a sua intenção era que parassem de falar do Rio de Janeiro. Ao que parece, falar do Rio, lhe incomoda muito.

Mas, como já repetido várias vezes, este tópico é sobre a Cidade do Río de Janeiro.

E em respeito ao fórum, eu não responderei mais ao seu flood off-topic.

Não adianta insistir  :ok:

Abre um tópico específico sobre o sangue derramado, em nome de Deus, se quiser seguir nessa  :ok:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Apresente o quote mostrando onde eu trolei. Pq mente?


:hysterical: :hysterical:

Relaxa  :ok:

O Croix é contra qq comentario..

até os que concordam com ele...sempre foi assim  :hysterical:

Você foi defendê-lo e ele ficou contra você  :doh: :hysterical:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mostre a parte que eu fui contra o LeandroR. Pq insiste em mentir?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #66 Online: 10 de Março de 2019, 15:36:14
Eu so quero respostas para tirar isso a limpo. Vc fez acusacoes e agora eh preciso ser averiguado e resolvido. Vc mente, provoca as pessoas, e agora convenientemente quer que seja esquecido?

Pq vc mente Ernesto? Pq vc diz que eu estou falando de Israel? Pq vc tentou jogar a mim e ao LeandroR um contra o outro? Pq vc disse que eu trolei? Pq vc nao assume a responsabilidade das suas mentiras e dos seus atos? Pq vc acha que tudo isso deve e pode ficar por isso mesmo?




Loop (já respondido que não vou mais falar de Israel aqui porque este tópico é sobre a cidade do Rio de Janeiro)


Na próxima vou ter que te denunciar ao MODERADOR, por Troll e Flood
Quem






Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Onde eu falei de Israel?
Me mostre onde estou trolando.



Querido amigo Y.mach Croix, no começo eu embarquei na sua trolagem off-topic sem notar que a sua intenção era que parassem de falar do Rio de Janeiro. Ao que parece, falar do Rio, lhe incomoda muito.

Mas, como já repetido várias vezes, este tópico é sobre a Cidade do Río de Janeiro.

E em respeito ao fórum, eu não responderei mais ao seu flood off-topic.

Não adianta insistir  :ok:

Abre um tópico específico sobre o sangue derramado, em nome de Deus, se quiser seguir nessa  :ok:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Apresente o quote mostrando onde eu trolei. Pq mente?


:hysterical: :hysterical:

Relaxa  :ok:

O Croix é contra qq comentario..

até os que concordam com ele...sempre foi assim  :hysterical:

Você foi defendê-lo e ele ficou contra você  :doh: :hysterical:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mostre a parte que eu fui contra o LeandroR. Pq insiste em mentir?


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #67 Online: 10 de Março de 2019, 15:44:58

Já a sua experiência é de quanto tempo ? (Não estou brigando, só quero entender, qualificar e classificar o depoimento)


Lembrando que +-95% da Cidade do
Rio de Janeiro, não inclui Copacabana/Leblon/Ipanema/Barra (e principalmente contando a metragem em 3D, subindo e descendo os morros, coisa que o mapa abaixo não mostra)


Moro no Rio desde 2007 e trabalhei em Campo Grande por 8 anos, pegando o trem todos os dias.

Só me explique uma coisa, pq vc diz que " Rio de janeiro, não inclui zona sul e barra", sendo que é nestes lugares que grande parte da população vem trabalhar e se divertir?

Eu vejo a cidade como um todo e como toda cidade grande, tem bairros mais e menos problemáticos. nos meus quase 12 anos vivendo aqui, passei por varias realidades, mas nem por isso fui tomado pelo medo. mais uma vez, falo do minha experiência pessoal. não sou louco de negar que a cidade esta violenta, mas tendo vivido todo o restante da minha vida em BH, nao vejo o rio de janeiro como uma cidade mais ameaçadora do que lá, porém a fama de violência do Rio e bem maior.



 
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #68 Online: 10 de Março de 2019, 15:51:09
Moderação, podem por favor ajudar ?

O Croix não para de repetir e chamar discussão off-topic

Trolando, floodando e irritando   :ok:



Obrigado




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Quer dizer que vc quer jogar as pessoas uma contra as outras e fazer acusacoes falsas e fingir que pode ficar por isso mesmo?

Vc fez acusacoes envolvendo a mim nesse topico e agora eu quero respostas.








Querido amigo Y.mach Croix, no começo eu embarquei na sua trolagem off-topic sem notar que a sua intenção era que parassem de falar do Rio de Janeiro. Ao que parece, falar do Rio, lhe incomoda muito.

Mas, como já repetido várias vezes, este tópico é sobre a Cidade do Río de Janeiro.

E em respeito ao fórum, eu não responderei mais ao seu flood off-topic.

Não adianta insistir  :ok:

Abre um tópico específico sobre o sangue derramado, em nome de Deus, se quiser seguir nessa  :ok:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Apresente o quote mostrando onde eu trolei. Pq mente?


:hysterical: :hysterical:

Relaxa  :ok:

O Croix é contra qq comentario..

até os que concordam com ele...sempre foi assim  :hysterical:

Você foi defendê-lo e ele ficou contra você  :doh: :hysterical:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mostre a parte que eu fui contra o LeandroR. Pq insiste em mentir?

...
 Já informado que se você quer seguir falando de Israel, abre um tópico e seguiremos

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Pq vc diz isso sendo que eu nao falei nada de israel ja fazem duas paginas? E quando eu disse foi apenas como exemplo sobre percepcao de violencia e influencia midiatica, e nao para falar de Israel?
Quem foi que postou videos para mostrar a violencia em Israel alem de vc?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 10 de Março de 2019, 17:29:30
Moro no Rio desde 1994, tendo estado fora de 96 a 2001, mas de início de 94 a meados de 96 e final de 2001/inicio de 2002 em diante tenho morado na cidade (Zona Sul). Não sinto que o Rio seja mais perigoso que muitas outras cidades grandes. Pelo contrário. Sou originalmente de Fortaleza, cidade que até 98 era fantástica, mas que de lá para cá tem estado mais perigosa que o Rio. Outras cidades no NOrdeste e Sudeste podem ser citadas como mais perigosas que o Rio também, mas citarei apenas onde morei por mais de uma década. O Rio acaba com maior fama porque costuma estar na mídia mais insistentemente (a Globo é aqui). Obviamente que há locais perigosos no Rio (é importante saber onde não ir, mas evitando estes locais a vida é normal). Nunca tinha sido roubado no Rio, mas neste carnaval me furtaram um kit de primeiros socorros de uso diario do meu bolso, nada significativo, entretanto...

No Rio ando pela Zona Sul, Centro, Barra/Recreio e Campo Grande (onde fica a oficina que frequento). Embora more no Rio eu trabaho em Petrópolis, então também sigo pela baixada em direção a Petrópolis com grande frequência.
JVc.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #70 Online: 10 de Março de 2019, 18:22:07
Por se tratar de um tópico na área de Papo Furado é normal ter off line, flood e até um pouco de trolagem. Contudo os comportamentos do Ernesto e CROIX extrapolaram o bom senso e nível de respeito que este fórum espera de seus frequentadores. Esqueçam o ocorrido, sigam em frente e voltemos a discutir civilizadamente. Qualquer postagem ou tópico sobre uma possível retaliação ou réplica será apagado sumariamente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #71 Online: 10 de Março de 2019, 18:27:33
MODERADO
« Última modificação: 10 de Março de 2019, 18:39:18 por Thales Souto »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #72 Online: 10 de Março de 2019, 18:33:56
MODERADO
« Última modificação: 10 de Março de 2019, 18:39:59 por Thales Souto »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #73 Online: 10 de Março de 2019, 18:36:07
MODERADO. O assunto não vai ficar rendendo para gerar futuras discussões. É o melhor a fazer e ponto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #74 Online: 10 de Março de 2019, 18:40:09
MODERADO. O assunto não vai ficar rendendo para gerar futuras discussões. É o melhor a fazer e ponto.

Eu vou deixar vcs em paz.
Se vcs querem ficar tolerando o comportamento do Ernesto fica com vcs entao.

Eu nao aguento mais as provocacoes e falsidade desse cara e por isso vou ficar sem participar do forum.

Abracos e boas fotos para todos vcs.  :ok: