Autor Tópico: Como usar o DOF corretamente???  (Lida 3537 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Março de 2019, 00:24:07
O ano começou, aberta a discussão.

Segue a teoria:

O DOF é bem usado quando consegue privilegiar o assunto principal da foto, deve destacar o assunto em relação aos outros elementos presentes na foto.

Deve ser usado e pensado com moderação, pois pode atrapalhar a percepção da mensagem e a estética da fotografia.

Se o DOF corta o assunto ou a mensagem ao meio, ele mais atrapalha do que ajuda.

Se o DOF estiver na posição errada ele estraga tudo.


Existem regras para a boa aplicação do DOF???
Como usar o DOF corretamente???

Fiquem a vontade para trazer exemplos e boa discussão.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2019, 10:23:07
O ano só começa depois do CARNAVAL...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2019, 10:40:10
Existem regras para a boa aplicação do DOF???
Como usar o DOF corretamente???

Sim, claro! Lente o + tele possível e em F/1.4 se possível. Desfoca tudo e já era, sucesso no instagram!  :D :hysterical:

Brincadeiras à parte (apesar de saber que tem gente que não sabe que as lentes deles podem fechar mais do que 1.4) não acredito em regras mas sim em bom senso.
E tem também o que EU considero bom senso  :D

Por exemplo, pra mim um uso correto de DOF é permitir que a mensagem daquela foto seja transmitida corretamente. Pode ser isolando o assunto com um DOF curtíssimo ou inserindo várias camadas que, conjuntamente transmitem essa mensagem, com um DOF mais amplo.

Vira e mexe vejo tentativas de se construir camadas usando DOF curto, poucas vezes tenho visto dando certo. Vejo também situações onde a pessoa deixa de construir potenciais camadas por estar usando o DOF curto (aqui eu me incluo e cometo esse deslize várias vezes), ou vejo casos onde a pessoa poderia ter usado o DOF curto pra conseguir uma foto menos poluída e mais harmoniosa...

Também acredito que temos que levar em consideração os impactos que geralmente temos quando abrimos demais as lentes, como problemas de aberração cromática, perda de nitidez e etc... Vejo algumas pessoas tão na fúria pra conseguir um DOF curto que abre total a lente e começa a ter esses tipos de inconvenientes. Eu particularmente tenho adotado a estratégia de fechar pelo menos um ponto na lente (geralmente fico em F/2.8) pra conseguir eliminar esse problema e não sofrer tanto o problema de ter uma área importante da foto que fique fora de foco

Acho que determinadas áreas da fotografia acabam meio que tendo "regrinhas" de como se trabalhar o DOF, por exemplo na fotografia de produtos, não acho que um DOF curto seja útil, acredito que de forma geral possa atrapalhar.

Enfim, sei lá  :doh:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2019, 10:43:13
Seria "shallow DOF", desfoque?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2019, 12:00:38
Eu dividiria o "uso correto" em duas situações:

#1 - Isolar o assunto do background (muitas vezes nem precisa ser 1.4 ou 1.8 pra isso), especialmente em retratos ou fotografias de esporte/animais, onde é essencial ter essa separação para dar valor ao que realmente importa na composição e não necessariamente usasr aberturas extremas para ter uma faixa de alguns milímetros ou centímetros em foco. Por isso que lentes meia tele ou tele se destacam, ex.:



#2 - Efeito artístico - nesse caso costuma ser muito mais importante a abertura da lente do que no objetivo anterior. Aqui pode-se conseguir esse efeito/objetivo com lentes de 35 mm ou até mais abertas. O "gosto" em relação ao que é bonito/artístico aqui é uma linha bem tênue pois para alguns será bonito e espetacular e para outros é só uma foto tirada com a lente em 1.4/1.8 onde se desfocou tudo que estava fora do DoF.



E aí, o que acharam? Viajei muito na minha opinião?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2019, 12:42:00
Sim eu sei que quase todo mundo aqui já sabe bastante a respeito de profundidade de campo, de focus stacking, e tbm de bokeh, ou de shallow focus, mas esse tipo de discussão sempre acrescenta alguma coisa, e tem gente nova no pedaço que poderia se alimentar da discussão.

O DOF é uma ferramenta de linguagem, de expressão, e saber usa-lo é fundamental para a comunicação visual, seja na fotografia, no cinema, na publicidade, etc e tal...

Pode até parecer um assunto simples, mas não é não...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2019, 12:44:04

Lindsay... já estamos em março...  8-)


O ano só começa depois do CARNAVAL...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Bom dia Ernesto!!!

Obrigado por explicar Marcelo, é que as vezes o meu amigo Ernesto precisa de ajuda pra conseguir perceber.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2019, 15:42:48
Uma coisa que, ao menos para mim, foi causadora dos possíveis erros comentados pelo guizaunzin, foi a falta de testar e conhecer os diferentes resultados que cada ponto da abertura pode proporcionar. Ficava engessado ou na abertura mínima ( não fechada o suficiente para estragar a foto com difração, mas sim em um valor que através de testes conclui ser o melhor ), ou na abertura máxima para desfocar ao máximo o primeiro ou o segundo plano, destacando o motivo principal. Faltava calma e paciência para simplesmente apertar o botão da prévia da profundidade de campo e ver na hora, antes do clique, qual seria o resultado.

Depois que comecei a usar isso como regra, já que minha fotografia me permite ter tempo para pensar, planejar, melhorei muito o acerto no que realmente desejava. O ajuste do foco, manualmente feito, também é algo importante para clicar da forma mais assertiva.

De fato, alterar o foco ( o que está em foco ) e a abertura ( o quanto está dentro do campo de foco ) é um leque tão vasto que vale exercitar.

Mas claro, nem todos os tipos de fotografia permitem esse tempo de análise, embora com o tempo e a prática a gente consegue ter noção de como as coisas podem funcionar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2019, 15:55:55
Mas claro, nem todos os tipos de fotografia permitem esse tempo de análise, embora com o tempo e a prática a gente consegue ter noção de como as coisas podem funcionar.
É por aí mesmo. Eu já cheguei a conclusão que para o estilo de foto que mais faço (retratos individuais ou em grupos) a compressão de planos e a composição é muito mais importante que, por exemplo, deixar em 1.8 a minha 50 mm ou em 2.8 a minha zoom até porque não necessariamente uma DoF tão curto fica legal em retratos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2019, 17:56:54
Existem regras para a boa aplicação do DOF???

Nao existe.


Como usar o DOF corretamente???
Nao existe a maneira correta de usar o DOF. O suposto DOF correto eh subjetivo e depende do estilo, prioridades, circunstancia, moda, mensagem, etc.

Tal como qualquer linguagem, nao existe regras para a expressao criativa.

Fiquem a vontade para trazer exemplos e boa discussão.







cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2019, 04:45:55
O que eu aprendi, uso e me cobram é:

O objeto(sujeito) central da foto deve estar sempre 100%em foco.

Todas o cenário ao redor deve ser ajustado/ modelo posicionado de forma que o resto todo não esteja em foco.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Este é o básico, mas as vezes podemos fechar a abertura para 5.6 ou 8.0 por exemplo e mostrar o fundo levemente desfocado, é legal porque mostra a pessoa imersa no cenário com ela em foco. Eu, particularmente, gosto mais desse estilo do que teles muito longas (como 135mm, 200mm, 300mm) que, por sua distância focal longa, isola bem o sujeito do fundo, mas o fundo acaba sendo geralmente apenas um grande borrão colorido e sem graça.

No canal do Armando Vernaglia tem bons vídeos sobre este assunto. Um que ele fala sobre a 50MM 1.2 L da Canon cujo desfoque em 1.2 ou 1.4 passa a idéia de sonho, de fantasia, sendo legal por exemplo pra tirar fotos de newborn. Eu nunca havia pensado nisso, mas concordo , cada estilo de desfoque e composição , passam uma determinada linguagem e emoção, por isso, a profundidade de campo quando bem utilizada pode produzir fotos e vídeos bem interessantes realmente.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2019, 19:49:29
O que eu aprendi, uso e me cobram é:

O objeto(sujeito) central da foto deve estar sempre 100%em foco.

Todas o cenário ao redor deve ser ajustado/ modelo posicionado de forma que o resto todo não esteja em foco.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Tenho certeza que você resumiu suas palavras porque dessa forma é bem subjetivo. Um retrato ou um esportista bem focado (é óbvio que é o esperado) com um fundo desfocado em 2.8 ou 6.3 são "desfocados" por conceito simples mas o quanto e a qualidade do desfoque é bem distinta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2019, 03:16:12

Meus 2 cents no assunto ...
Uma das principais regras na fotografia é o fato de não ter regras .
Nem tudo que está dentro das normas significam dizer que aquela será uma excelente foto.
No meu inicio , qando aprendiz de foca , sem salario , sem ajuda de custo , sem câmera e sem nada do patrão , um grande fotógrafo a quem eu acompanhava ( usando a minha câmera ) me disse que , eu deveria cuidar de 3 coisas .... abertura , velocidade e enquadramento . O restante viria por consequencia . Ensinou - me a fotometrar sempre com o diafragma em manual , ou seja , eu me acostumei a ver a profundidade de campo em cada chapa , e mesmo nos dias de hoje , com esse monte de tranqueiras automatizadas ..:assobi: e NÃO estou falando mal de NENHUMA CAMERA , LENTE , FABRICANTE , PROFISSIONAL ou que quer que seja , parece inverossimel .

Vejo colegas brigarem  ( no bom sentido ) por 0,0000001 seg à menos de velocidade de auto focus e uma serie de coisas mais . Eu mesmo me pergunto  :no: ... como um sujeito  desse faria para fotografar um grande premio de formula 1 , ou a passagem da esquadrilha da fumaça em voo rasante .... simplesmente não o faria .

Se quiserem aproveitar a dica , experimentem fotografar em manual , vejam no visor as alterações com as variações das mudanças de abertura e dai escolham a melhor profundidade de campo que lhes convier .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2019, 03:27:49

Mas ai teremos aqueles que dirão assim ....
Esse velho é doido , dessa forma não terei ... ação , rapidez , ligeireza , dinâmica nas fotos .
Ai o velho responde assim ...
Ponha sua lente na melhor qualidade otica dela ...  :ponder: ... a abertura que corresponde ao ponto medio entre 2 pontos acima da abertura maxima e 2 pontos abaixo da abertura minima .... pronto ... !
O que ficar acima disso ( mais fechado ) aumentará a profundidade de campo .
O que ficar abaixo disso ( mais aberto ) diminuirá a profundidade .

Mais facil do que tirar doce de criança  ...  :hysterical:

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2019, 03:29:58

Mas eu não sei focar manualmente ....  :aua:
Já li isso aqui no forum  ....
Deixa no AUTO TUDO então e seja feliz  ....   >:(
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !