Autor Tópico: Como ser realmente BOM em tratar fotos?!?!  (Lida 3797 vezes)

J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 08 de Março de 2019, 14:32:38
Boa tarde meus caros,

Já faz um bom tempo que não posto aqui, vida corrida, sabem como é. Porém eu me peguei numa rotina de edição que gostaria de compartilhar com vocês e ouvir dicas e/ou sugestões do que poderia estar fazendo para melhorar.

Vou direto ao assunto (ensaio/evento pessoas):

1 - Descarrego as imagens (RAW) pelo LR, criando uma cópia para um segundo HD (Backup)

2 -  Faço uma seleção primária e um tratamento BÁSICO (Ligthroom)

2.a. TRATAMENTO BÁSICO:

BÁSICO
-50 realce
-25 Pretos
-10 Claridade

HSL / COR
-10 Laranja (saturação)
-20 Amarelo (saturação)
+15 Laranja (luminância)
+15 Amarelo (luminância)

DETALHE
Nitidez
+30 / 1 / 50 / 80
Redução de ruído
30 / 50 / 0 / 50 / 50 / 50

EFEITOS
+10 Desembaçar

3 - Ajusto EB, Exposição e Enquadramento Manualmente

4 - Exporto para JPEG e passo no PS

5 - Uso o Portraiture para suavizar pele.

6 - Remoção de objetos, pessoas e detalhes indesejáveis.


BASICAMENTE, estou trabalhando dessa maneira hoje em dia.

O que me dizem?

Obrigado.  :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2019, 14:41:28
Cada foto merece um ajuste exclusivo, normalmente é diferente de uma foto para outra... Será que eu entendi direito o que vc está  fazendo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2019, 14:44:02
Sim. Eu as trato diferentemente cada uma. Não faço tudo no automático. Esse padrão uso para deixar as fotos mais propícias para o tratamento final. Principalmente as fotos que vão para o álbum eu as trabalho mais profundamente. PORÉM, eu gostaria de melhorar isso. Sei que dá pra fazer melhor. Mas não sei bem o que fazer para isso acontecer.
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2019, 15:12:47
Poste algumas para que as pessoas possam ver como estão depois de tratadas.

Pessoalmente algumas chaves que vc usa, ou como usa, eu jamais usaria. Mas como o Lindsay disse, cada foto é uma foto.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2019, 15:57:20
...

Bom, meu Workflow segue algo parecido. Acho que o tempo que a gente tem pra se dedicar ao tratamento de cada foto vai muito de acordo com a "importancia" dela.
Por exemplo, em eventos, vc não pode se dar ao luxo de gastar 2h tratando CADA UMA. Vc tem que ter um preset base e fazer pequenos e leves ajustes uma a uma, mas que seja coisa que não vá consumir tempo, senão não adianta ser muito bom no tratamento e não conseguir dar vazão ao trabalho...

Meu WF é o seguinte:

1 - Descarrego os RAWs já fazendo cópia em mais de um HD
2 - Mando buildar as previews Embedded & Sidecar de todas as fotos
3 - passo super rápido por elas (coisa de 10 minutos) batendo o olho em todas no modo Grid, um ou outro momento que saltar ao meu olho, eu abro e aplico meu preset inicial, acerto as cores e tal. Costumo sair daqui com uma seleção de umas 50 fotos no máximo. Essas são as fotos que usarei no slideshow que entrego aos noivos alguns dias depois
4 - passo de novo pelas fotos, agora olhando uma a uma e marcando com 1 estrela as "escolhidas"
5 - depois de escolher, aplico o preset padrão em todas elas e buildo as previews 1:1
6 - passo de novo com um olhar mais clínico e tiro as fotos que só estão OK, ou que possam ter vindo repetidas.
7 - Agora sim, passo foto por foto nessa seleção final e começo a tratar com mais cuidado (arrumar exposição, WB, horizonte, cropar, remover objetos, etc), mas não costumo levar mais que algumas horas tratando de 600 a 800 fotos

Se eu estiver NA PEGADA e sem muita coisa pra fazer, dou vazão a um casamento em uns 2 dias
« Última modificação: 08 de Março de 2019, 15:57:54 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2019, 16:24:20
Putz.... Meu WF é uma b0$T@...
Preciso rever e espero melhorar depois desse tópico!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2019, 17:34:22
1) BACKUP DO MATERIAL BRUTO !
2) Abro no programa desejado, não vou entrar em detalhes quanto a isso
3) Olhada rápida nas fotos no modo miniaturas por dentro do programa
4) Marco de cara as rejeitadas e filtro para não aparecerem mais
5) Categorizo em três categorias principais e marco dada uma com uma cor. Exemplo: Paisagens, Pessoas, Noturnas
6) Aplico em cada uma dessas categorias um preset especifico
7) Vejo com calma uma a uma e as que valerem a pena serem tratadas ganham um flag de "selecionada". Pode ser que nesta etapa eu ja trate a imagem (curvas, cores, nitidez, etc.)
8) Mando processar os raws das selecionadas, apago as rejeitadas.
9) backup do material processado.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2019, 18:13:24
Poste algumas para que as pessoas possam ver como estão depois de tratadas.

Pessoalmente algumas chaves que vc usa, ou como usa, eu jamais usaria. Mas como o Lindsay disse, cada foto é uma foto.

Postarei.
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2019, 18:14:58
.

Show.. então é a mesma pegada. Mas vc usa seus próprios presets? Eu nao tenho nenhum preset a não ser oq eu mesmo fiz.  :(
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2019, 22:16:48
Show.. então é a mesma pegada. Mas vc usa seus próprios presets? Eu nao tenho nenhum preset a não ser oq eu mesmo fiz.  :(

Então, eu sou um total FAIL tentando criar os meus uahuahua
Eu tinha pego um com um colega aqui do Forum, fiz uns ajustes pra ficar do meu gosto e pra encaixar no meu formato de trabalho.

Ai depois de um tempo comprei um preset que tinha me agradado muito, e fiz a mesma coisa, fui adaptando ele até ele se encaixar no meu tipo de trabalho e atualmente uso ele.

Coloco ele como base, ele já tem muitos ajustes que me agradam (contraste, sombras, realces, dehaze, clarity, curvas, etc...) e aí pontualmente eu apenas ajusto exposicão, white balance, faço os crops/ajuste de horizonte e em uma ou outra que eu sentir necessidade eu altero as sombras ou os realces, mas de forma geral mexo pouco...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 08 de Março de 2019, 23:47:49
Dehaze e clarity só em último caso  :D


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 09 de Março de 2019, 13:51:28
O teu fluxo tá joia.. Massss eu tenho algumas ressalvas.
Vamos lá.

Primeiro: não entendo como todos esses ajustes na guia "revelação" podem te gerar um resultado satisfatório pra diferentes tipos de imagens.
Ver o arquivo "bruto" faz parte de entender - na MINHA concepção - de qual caminho tomar pra AQUELE trabalho / cenário / momento / cliente.

Nesses moldes que você falou. Se você realmente trata TODOS os seus arquivos assim. Você está tendo um trabalho DESNECESSÁRIO.
Uma vez que pode criar um preset com isso tudo e aplicá-lo automaticamente na importação dos arquivos.

Segundo: a nossa guia normalmente é o histograma e o monitor da câmera, durante o trabalho mesmo. Então eu acho importante buscar aproximar disso pra partir do "ponto zero" que definimos durante os cliques.
Nesse sentido, a única coisa que eu aplico na importação são o perfil de cores do fabricante (no meu caso uso o Canon Câmera Fiel) e correção de aberração cromática e distorções da lente (e a necessidade disso pode ser questionável em algumas imagens).

Por fim... Denovo somente na MINHA CONCEPÇÃO. Acho que isso vai te limitar artística e fotograficamente. Você nunca partirá da análise daquela imagem bruta para, a partir daí, criar uma linha diferenciada.
Seus arquivos ficarão com a mesma cara, com o mesmo jeito sempre.

Agora. Voltando ao questionamento, título do tópico.
A minha resposta pra isso é: COMO VOCÊ SE SENTIR MELHOR. Crie o seu jeito de fazer. Se o resultado for bom, for dentro do que VOCÊ espera como satisfatório (pelo menos), tá tudo certo!
Busque automatizar tudo que for possível. Eu consegui, por exemplo, fazer o LR aplicar automaticamente a redução de ruído, conforme a câmera e o ISO dos arquivos. Pra mim, é uma coisa a menos pra fazer. São 10-15 segundos ganhos em cada arquivo. A cada segundo que ganhamos, sem perder a qualidade final, estamos nos tornando melhores no tratamento.
No PS também criei umas actions para realizar tratamento de pele - que é só o que eu faço lá, além de remoção de sujeiras.

PS.: Não esqueça que velocidade no tratamento é igual a redução de custo. Pensando nisso, eu imprimi e estudei todas as teclas de atalho que fazem parte do meu WF. Ganha-se MUITO tempo com isso.
« Última modificação: 09 de Março de 2019, 14:02:53 por nandoespinosa »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2019, 06:52:44
Legal o desdobramento do tópico...

Em termos de fluxo eu uso isso aqui:



Já pressets eu acho super complicado. Não consigo pensar num presset que resolva bem fotos diferentes. Eu tenho uma parametrização de nitidez por câmera que eu uso. Isso me toma tempo. Mas os ajustes de luz e cor não dá. É foto a foto.

Eu não tenho necessidade de tratar volumes grandes e foto e aí não tem problema tratar uma a uma. Mas entendo que quem precisa de volume tem que ter seus atalhos.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2019, 15:19:00

Já pressets eu acho super complicado. Não consigo pensar num presset que resolva bem fotos diferentes. Eu tenho uma parametrização de nitidez por câmera que eu uso. Isso me toma tempo. Mas os ajustes de luz e cor não dá. É foto a foto.

É isso ai !


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2019, 15:42:35
Já pressets eu acho super complicado. Não consigo pensar num presset que resolva bem fotos diferentes. Eu tenho uma parametrização de nitidez por câmera que eu uso. Isso me toma tempo. Mas os ajustes de luz e cor não dá. É foto a foto.
Eu uso os presets de nome "importação". Um de metadados de direitos autorais. E o outro de revelação (perfil de cor câmera fiel e ajustes de lente. No mais é tratar a cada trabalho manualmente (uso sincronização direto - ctrl+shift+s). O bom é que esse atalho funciona até na aba biblioteca.