Autor Tópico: [TUTORIAL] Lupa como Close-up para FujiFilm S5200/S5600  (Lida 21002 vezes)

Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Online: 22 de Janeiro de 2007, 16:11:26
Pessoal, fiz uma breve pesquisa aqui no Fórum e não encontrei nenhuma orientação para se fazer uma lente(de lupa) Close-up para essa câmera. Todos que possuem as câmeras FujiFilm S5200/S5600 (acho que vale tb p/ S5100, não sei das outras), sabem que o macro dela não é muito bom, se limita a uma distância de 10cm, pois por questões técnicas(zoom) não é possível mais que isso. Para corrigir essa deficiência existem lentes close-ups para proporcionar tal aproximação, mas tb pra quem não sabe, essas lentes são bem caras e não tão fáceis de encontrar.

Então resolvi dar minha contribuição para se fazer uma adaptação com uma lupa. Vamos lá:
Obs: todas as fotos aqui estão sem crop(corte).

Alguns testes sem a lupa:
Macro no máximo(10cm)


Agora em modo Tele

A aproximação fica é pior.

Agora usando a lente(lupa) close-up

Neste caso, com a lente, vc tem que usar o Tele(zoom) se vc quiser obter um macro maior possível, quanto mais zoom(pode chegar ao máximo) mais aproximação vc terá. Obtive essa aproximação com o zoom no máximo e a câmera numa distância um pouco menos de um palmo. Uma dica é vc usar o foco manual(p/ fixar o foco) no melhor foco possível e movimentar a câmera pra frente e pra trás até encontrar o foco ideal.

Outra macro que tirei (no meu website tem mais, é só olhar na minha assinatura):

Aqui em tamanho maior:
http://www.mundofotografico.com.br/outros/artigosetutoriais/artigos/ronald/2007010700347cs.jpg

Como fazer?
Primeiro você compra uma lupa de 50mm, embora nossa câmera tenha encaixe para close-ups de 55mm é interessante vc comprar uma lupa de 50mm para dar um encaixe perfeito, já que se trata de uma adaptação. Veja a lupa que comprei:


Você pode procurar em livrarias ou em lojas que vendem equipamentos para relojoeiros. Comprei a minha por R$ 3,80. A única atenção que vc tem que ter é observar a impureza (minúsculos pontinhos) da lente, pois inicialmente comprei uma que era assim, cheia de impureza, aí era ruim de dar o foco e mesmo quando eu conseguia a imagem ficava meio turva, exemplos:

Com uma lupa ruim(com muita impureza):

É ruim de focar e a imagem fica turva.

Com uma lupa boa(com baixa impureza):

É bem fácil de focar e a imagem fica boa.

Nota: pra vc ver se tem impureza coloque a Lupa contra a luz (indiretamente e afastada do seu olho a uma distância que não dê foco pra não queimar sua vista) e observe a lente.

É importante que você procure ver pelo menos 3 fabricantes diferentes de Lupa antes de escolher a sua, ou então, tente comprar a mesma marca de lupa daquela foto mais acima, é ela que estou usando atualmente, se vc achar uma melhor, então será melhor. Escolhida a lente, corte o cabo e passe 01 (deve ser o suficiente) volta de fita isolante para aumentar um pouco seu diâmetro e dar um encaixe perfeito na câmera. No meu caso deu certo e a lente não cai de jeito nenhum.

Vale ressaltar que isso é uma lente close-up "TABAJARA", é um quebra galho pra quem não quer gastar com uma lente profissional, mas faz muita diferença! Obviamente que se vc comprar uma lente profissional não vai existir nenhuma impureza e o resultado final da foto "vai ser" 100%. Mas ainda assim acho que vale muito a pela, pois o preço da Lupa é quase de graça e o resultado se não chega a 100% chega perto disso, 99%(pensamento positivo), já comprovei com outra fotos.

Espero ter ajudado os usuários, qualquer dúvida estou por aqui, sou iniciante mas ajudo no que estiver ao meu alcance.

Flw!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 17:49:10 por Pictus »
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2007, 16:41:15
Uma sugestão.
Compra uma lente close-up. Com a lupa fica muito ruim.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 16:42:03 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:58:30
Citar
Uma sugestão.
Compra uma lente close-up. Com a lupa fica muito ruim.
Paulo, terminei o tópico:

Dá uma conferida novamente e vê o que vc acha.
Eu sei que o ideal é se adquirir uma lente profissional, e não uma lupa adaptada, mas muita gente não quer ter essa despesa e quer experimentar um macro mais potente sem ter que gastar muito, eu mesmo gostaria de ter uma profissional, quem sabe um dia.
 :thmbup:  :thmbup:  :thmbup:  
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2007, 19:33:14
A imagem fica ruim porque tem muita aberração cromática e é muito soft nas bordas.
Não coloque um pedaço de plástico na frente da sua lente.
Uma lente close-up 4+ está custando 30 reais. http://www.ciashop.com.br/diafilme/dept.as...&dept%5Fid=1679
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 20:02:46
Citar
A imagem fica ruim porque tem muita aberração cromática e é muito soft nas bordas.
Não coloque um pedaço de plástico na frente da sua lente.
Uma lente close-up 4+ está custando 30 reais. http://www.ciashop.com.br/diafilme/dept.as...&dept%5Fid=1679
Paulo, acho que me equivoquei, fiz algumas pesquisas e não tinha encontrado preço igual ao que vc mostrou no site acima, engraçado é que eu já tinha ido neste site pra pesquisar, devo não ter olhado direito. Creio que só encontrei ofertas(em outros sites) de conjuntos de lentes, +1, +2, +4, pois só encontrava preços em torno de R$ 100,00.

Valeu pela indicação, brevemente vou comprar a minha, pois entre R$ 3,80 de um lupa e R$ 31,30 de uma lente profissional a diferença é mínima. Agora se fosse como eu imaginava (R$ 3,80 x R$ 100,00) aí era mesmo uma "aberração cromática". :risada2:

Tô até um pouco frustrado, pois queria ter contribuído com este tópico que fiz com tanto afinco, ficou até legal. Mas tudo bem :thmbup: ! O bom seria se pudesse apaga-lo, mas no fundo vai servir como referência e esclarecimento para outros usuários. Forum é assim mesmo, é esclarecimento. Fica pelo menos valendo a dica de como focar com macro e tb a grande diferença(ampliação) entre usar uma lente close-up ou não.


  :thmbup:
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 20:05:54 por Ronald »
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2007, 20:13:06
Hmm... essa lupa tem qualidade melhor que meu filtro close-up Hoya.  :rude:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2007, 20:24:09
Citar
Hmm... essa lupa tem qualidade melhor que meu filtro close-up Hoya.  :rude:
Ricardo, agora fiquei curioso, vc deve estar se referindo a ampliação não é mesmo? Por que qualidade de transparência eu duvido. Qual a lente close-up que vc usa? E é com a FujiFilm S5200?
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2007, 20:41:47
Não, eu digo em qualidade mesmo.

Eu ainda tenho que fazer uns testes mais com calma, mas minha primeira impressão da lente foi a pior possível.

Eu tenho uma Panasonic FZ50.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2007, 21:04:24
Tá certo! É meio estranho mesmo.
Flw!
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 09:15:19 por Ronald »
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2007, 22:07:30
Bom, depois de muito pesquisar, resolvi vir aqui e continuar este tópico. Chamo a atenção a respeito de algumas imagens(não foi fácil achar) de usuários que usam close-ups profissionais, vou colocar somente os links para preservar o direito de imagem de cada autor, além do endereço como referência. Ressaltando de que a S5000/S5100 e a S5200/S5600 respondem da mesma forma em se tratando de lentes close-ups. Segue alguns links:

Exemplo de um usuário da S5200 ==> lente close-up +1

Outro exemplo de um usuário da S5100 ==> lente close-up +1 e lente close-up +1

Outro usuário(tem várias fotos tiradas com a close-up +4) utiliza uma câmera S5200 ==> lente close-up +4

Outro exemplo de um usuário da S5500 ==> lente close-up +10 e lente close-up +4

Observa-se que não existe aproximação considerável nas lentes +1,+2 e +4, a única que se destacou mais foi a +10. Acho que se vc quer uma lente close-up é para poder usar um macro com boa ampliação, então é mais interessante comprar uma lente +10. Essa lente é bem mais difícil de encontrar que as outras, achei esse único anúncio aqui no Brasil ==> Webpage, e ainda por cima é de 58mm que não corresponde a Rosca de Filtro da S5200(55mm), e o preço já vai para R$ 85,90.

Neste ==>tópico   existe mais algumas informações complementares sobre lentes close-ups.

Diante disso, acredito que a utilização de uma lupa adaptada pode vir a ser um caso a se pensar :denken: já que a lente close-up +10 custa R$ 85,90 e a aproximação dela parece que não chega ao nível que consegui obter com a lupa, como exemplos temos o relógio postado anteriormente e tb a foto da flor com gotas de água, nesta eu nem usei tripé.

Eu não consigo entender pq os fabricantes fazem lentes close-ups com aproximação tão baixa(+1, +2 e +4), será que essa pouca aproximação se refere apenas a nossa câmera? Eu particularmente, se tiver que comprar uma lente profissional vou comprar a +10, mas sinceramente, não sei se isso vai acontecer, estou muito satisfeito com o resultado da lupa, embora tenha se comentado a respeito de aberrações cromáticas com o uso da lupa, acho que se fizer uma boa seleção na escolha da lupa, pode-se encontrar uma de boa qualidade e que dê um resultado razoável, lembrando aqui sobre os resultados comparativos que fiz com a foto do relógio com uma lupa ruim e uma lupa boa do 1º post deste tópico.

É um caso a se pensar! :denken: Cada um faz sua escolha.

 :thmbup:
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 22:15:03 por Ronald »
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


Segatto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:56:24
Ronald, adorei o tópico, paranéns pela iniciativa!

Já conhecia a técnica (gambiarra, hehe), mas nunca achei uma lupa de 55 ou 50, mas não procurei muito!

abraços
Eduardo B. Segatto
Ibiraçu - ES
Fuji S5200 - Nikon D60
=http://www.flickr.com/photos/dudusegatto/[/b][/font]


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2007, 14:03:30
Obrigado Segatto.

Seria muito interessante que usuários da S5100 ou S5200, que passarem por aqui e que possuam lentes close-ups, fizessem uma postagem colocando uma foto de exemplo.

Outra dúvida surgida é sobre a possibilidade(improvável) dos autores das fotos(links) que coloquei no post anterior não terem a habilidade de se usar o modo tele(zoom), pois sem este recurso não é possível grandes ampliações, mesmo quando se usa a lupa.

É importante que se diga que o fato de vc estar usando uma lente close-up ou mesmo uma lupa, a aproximação não vai ser sempre uma só, isso é um fator variante, já que vc pode controlar a ampliação com o tele(zoom) ou mesmo se aproximando ou afastando do assunto.

 :thmbup:  
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.


elvisjornaleiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:35:19
Citar
Pessoal, fiz uma breve pesquisa aqui no Fórum e não encontrei nenhuma orientação para se fazer uma lente(de lupa) Close-up para essa câmera. Todos que possuem as câmeras FujiFilm S5200/S5600 (acho que vale tb p/ S5100, não sei das outras), sabem que o macro dela não é muito bom, se limita a uma distância de 10cm, pois por questões técnicas(zoom) não é possível mais que isso. Para corrigir essa deficiência existem lentes close-ups para proporcionar tal aproximação, mas tb pra quem não sabe, essas lentes são bem caras e não tão fáceis de encontrar.

Então resolvi dar minha contribuição para se fazer uma adaptação com uma lupa. Vamos lá:
Obs: todas as fotos aqui estão sem crop(corte).

Alguns testes sem a lupa:
Macro no máximo(10cm)


Agora em modo Tele

A aproximação fica é pior.

Agora usando a lente(lupa) close-up

Neste caso, com a lente, vc tem que usar o Tele(zoom) se vc quiser obter um macro maior possível, quanto mais zoom(pode chegar ao máximo) mais aproximação vc terá. Obtive essa aproximação com o zoom no máximo e a câmera numa distância um pouco menos de um palmo. Uma dica é vc usar o foco manual(p/ fixar o foco) no melhor foco possível e movimentar a câmera pra frente e pra trás até encontrar o foco ideal.

Outra macro que tirei (no meu website tem mais, é só olhar na minha assinatura):

Aqui em tamanho maior:


Como fazer?
Primeiro você compra uma lupa de 50mm, embora nossa câmera tenha encaixe para close-ups de 55mm é interessante vc comprar uma lupa de 50mm para dar um encaixe perfeito, já que se trata de uma adaptação. Veja a lupa que comprei:


Você pode procurar em livrarias ou em lojas que vendem equipamentos para relojoeiros. Comprei a minha por R$ 3,80. A única atenção que vc tem que ter é observar a impureza (minúsculos pontinhos) da lente, pois inicialmente comprei uma que era assim, cheia de impureza, aí era ruim de dar o foco e mesmo quando eu conseguia a imagem ficava meio turva, exemplos:

Com uma lupa ruim(com muita impureza):

É ruim de focar e a imagem fica turva.

Com uma lupa boa(com baixa impureza):

É bem fácil de focar e a imagem fica boa.

Nota: pra vc ver se tem impureza coloque a Lupa contra a luz (indiretamente e afastada do seu olho a uma distância que não dê foco pra não queimar sua vista) e observe a lente.

É importante que você procure ver pelo menos 3 fabricantes diferentes de Lupa antes de escolher a sua, ou então, tente comprar a mesma marca de lupa daquela foto mais acima, é ela que estou usando atualmente, se vc achar uma melhor, então será melhor. Escolhida a lente, corte o cabo e passe 01 (deve ser o suficiente) volta de fita isolante para aumentar um pouco seu diâmetro e dar um encaixe perfeito na câmera. No meu caso deu certo e a lente não cai de jeito nenhum.

Vale ressaltar que isso é uma lente close-up "TABAJARA", é um quebra galho pra quem não quer gastar com uma lente profissional, mas faz muita diferença! Obviamente que se vc comprar uma lente profissional não vai existir nenhuma impureza e o resultado final da foto "vai ser" 100%. Mas ainda assim acho que vale muito a pela, pois o preço da Lupa é quase de graça e o resultado se não chega a 100% chega perto disso, 99%(pensamento positivo), já comprovei com outra fotos.

Espero ter ajudado os usuários, qualquer dúvida estou por aqui, sou iniciante mas ajudo no que estiver ao meu alcance.

Flw!
cara deve uma pessoa no orkut não acho mais que ele mandou fazer na óptica uma lente de policarbonaro de 10º (dez graus) e a colocou numa rosca de um filtro e rosqueou-a na máqukna ficou show pena que não acho mais o cara.rsrs. Ahhh a lente custou R$ 35,00 mais um filtro R$ 150,00 = R$ 50,00, e ficou massa.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2007, 18:23:52
Vou mostrar um exemplo com a minha compacta.
Distância mínima de foco em tele, 420 equivalente, 1 metro.

Com lente close-up +4
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ronald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://www.flickr.com/photos/ronaldcesar/
Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2007, 18:50:21
Paulo, é um bom macro, será que essa ampliação se aplica à S5200 com o uso da lente close-up +4? De quanto é o zoom da sua câmera? O "420 de equivalência" que vc citou se refere ao zoom?
 :snack:  
Ronald César / Fortaleza-Ce / Sou admirador de imagens!
FujiFilm FinePix S5200 + Lente Close-up + Mini-tripé + Eu
Visite meu álbum.