Autor Tópico: Eye AF a caminho nas Z6/Z7  (Lida 16115 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #60 Online: 21 de Maio de 2019, 09:12:17
Mais um teste para o Eye AF feito por um usuário Sony.
Ele usou a 105 1.4 adaptada.

Resumo: com a pessoa parada obteve quase 100% de acerto, com ela se movimentando (lentamente) o acerto caiu para 40 a 50%. Ele também observou a questão de focar as vezes próximo do olho mas não na íris. Mas isso não significa que a foto esteja não aproveitada.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #61 Online: 21 de Maio de 2019, 09:41:19
Mais um teste para o Eye AF feito por um usuário Sony.
Ele usou a 105 1.4 adaptada.

Resumo: com a pessoa parada obteve quase 100% de acerto, com ela se movimentando (lentamente) o acerto caiu para 40 a 50%. Ele também observou a questão de focar as vezes próximo do olho mas não na íris. Mas isso não significa que a foto esteja não aproveitada.

É como no teste que o Jared fez no post do Lindsay... com movimento a coisa vai mudando de figura... ainda assim a Sony me pareceu ser a que mais acertava. O detalhe que eu entendi é que na Sony o teste foi feito com as lentes nativas (para ML), já na Canon e Nikon foi com lentes adaptadas (pelo menos no começo do teste) e ele cita num momento que o aproveitamento é maior. Parece que no final ele faz com as lentes "próprias" mas não cheguei ver ate o final.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 21 de Maio de 2019, 11:20:22
Bom já são vários testes pela internet, e em tudo que vi o resultado é muito bom, ou seja, a Z6 com seu novo Firmware é realmente uma câmera sensacional.

Diante de uma imensa guerra de comparações, vou fazer o meu comentário, bem pessoal, baseado em minha verdade, e sem a intenção de desrespeitar a opinião dos outros colegas aqui, ok???

Obviamente que na hora de comprar uma nova câmera, as pessoas vão para o Google buscar informações e muitos se concentram nas situações criticas expostas por alguns youtubers que ganham dinheiro para ficar comparando marcas, e para afirmar quem tem o bagulho maior.
Penso que acaba se complicando o cara imagina que vai fotografar em f/1.2, f/1.4, f/1.8 na maioria das situações. Por exemplo, f/1.2 é o tipo de abertura esteticamente usável em pouquíssimas situações. E ainda tem que aqueles que pensam que vão fazer retratos em f/1.4 para construir um álbum esteticamente bacana com todas as fotos em f/1.4 (o famoso álbum do apenas um olho em foco, e o resto me deu tontura...). Ademais pergunto: quantas pessoas possuem uma objetiva 1.2???

Eu continuo achando para o cara que já tem tudo Nikon, ou até mesmo para novos usuários que estão entrando no mundo ML mas que preferem as cores, as lentes e a ergonomia Nikon, que a Z6 (ha poucos meses no mercado ML), ainda é uma escolha mais sensata que Sony.
Pra mim essa questão onde o desempenho do EYE AF é melhor nas situações em que o cara vem correndo em altíssima velocidade minha direção é irrelevante; isso representa zero vírgula alguma coisa das situações que vou fotografar... exemplifico pra ficar bem claro: trabalhando nos últimos anos, produzindo milhares e milhares de fotos anualmente em situações complicadas com uma câmera antiga sem "eye af" e usando basicamente apenas alguns míseros pontinhos de foco, raramente, repito, muito pouco mesmo tenho erros de foco, e digo mais, nunca deixei de entregar um trabalho porque perdi alguma foto que fosse importante para o cliente.

Sinceramente, fosse eu usuário Nikon com objetivas e acessórios consolidados na prateleira, não mudaria por causa do Eye Af, inclusive tenho horror dos problemas de cores da Sony, pra mim é muuuito melhor ficar naquilo que conheço bem.



« Última modificação: 21 de Maio de 2019, 11:22:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #63 Online: 21 de Maio de 2019, 12:31:40
Foco no olho em 1.4 com a pessoa andando, precisa ser ninja com DSLR.
« Última modificação: 21 de Maio de 2019, 12:31:59 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #64 Online: 21 de Maio de 2019, 12:46:49
Lindsay eu concordo com você em muitos pontos. Acho que retratos em FF em f/2.8 ou mais aberto é para situações mais específicas (ainda mais se tiver mais de uma pessoa no frame o que não faz sentido algum). Hoje, olhando o firmware que eu já sabia que ia sair em algum momento, e o preço da câmera ter caído 10% e já vem com cartão e tudo, talvez eu teria ido para Z6. Digo talvez porque nesse 1 mês de Sony A7III eu pude testemunhar coisas boas e coisas ruins mas as coisas boas (e a principal está o AF, tamanho/peso e a lente Tamron 28-75 2.8 que tem um custo benefício inacreditável) ainda sustentariam a minha decisão.
Mas eu concordo, quem tem bastante vidros e acessórios da Nikon não teria porque mudar só por conta do eye AF. Como eu tinha uma 50 1.8 (bem barata) e uma Tamron G2 (que tem relatos bons mas ruins sobre sua compatibilização com o adaptor) eu tinha em mente que, além das lentes nativas serem mais compactas, elas tem uma performance bem acima (isso é padrão em Sony mas muito mais na Nikon e Canon porque são projetos mais modernos).

Foco no olho em 1.4 com a pessoa andando, precisa ser ninja com DSLR.
E esse é o ponto. Mesmo em 2.8 (é a maior abertura que já usei até agora) um eye AF/face detection efetivo assim como o "fim" do back/front focus traz uma nova perspectiva dos seus resultados e a forma de fotografar. Eu acho que o que sempre foi o pé no saco das ML agora, após a evolução da 3ª geração da Sony, é justamente uma das maiores virtudes.

Uma coisa eu tenho certeza, a próxima geração de câmeras com softwares/processadores/iA/machine learning mais evoluídos e poderosos, trarão um nível mais efetivo ainda na maneira de focar e acho que trarão outras inovações que ainda nem passa pela nossa cabeça. Uma delas (polêmica) a Nikon já trouxe na sua nova Wide angle onde o RAW já vem corrigido quando é importado pelo Camera Raw/Lightroom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #65 Online: 22 de Maio de 2019, 07:00:41
Eu continuo achando para o cara que já tem tudo Nikon, ou até mesmo para novos usuários que estão entrando no mundo ML mas que preferem as cores, as lentes e a ergonomia Nikon, que a Z6 (ha poucos meses no mercado ML), ainda é uma escolha mais sensata que Sony.
[............]
Sinceramente, fosse eu usuário Nikon com objetivas e acessórios consolidados na prateleira, não mudaria por causa do Eye Af, inclusive tenho horror dos problemas de cores da Sony, pra mim é muuuito melhor ficar naquilo que conheço bem.

Foi a mesma coisa que comentei no tópico da Canon EOS-R e RP. Não vejo como objetivo de Canon e Nikon "roubar" usuários das outras marcas (mas se vier é claro que é bom), mas sim, primeiramente, conter a debandada para Sony principalmente e "segundamente" manter a sua base de usuários. Sim, é mais ou menos a mesma coisa, eu sei.
Tenho dó de uma colega, usuária de Nikon a anos, com umas 4 boas lentes, que queria porque queria ir pra Sony, mesmo eu alertando ela pra esperar mais um pouquinho porque as Nikon ML já tinham acabado de chegar. Mas não adiantou... aproveitou uma viagem pro EUA e pegou uma A7 III com uma única lentezinha meia boca pq a grana era curta.
Fora toda a curva de reaprendizado, que por mais que seja pequena ainda existe, tem essa questão das lentes.

Só lamento! rsrs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 25 de Junho de 2019, 20:52:11
Com o passar do tempo todos vão chegar lá.
Os carros vão andar sozinhos de lá pra cá com o dono lendo o smartphone, imagina se as ML não vão focar direito daqui a um tempinho...  :assobi:

https://www.dpreview.com/articles/1098565282/analysis-with-new-af-firmware-nikon-s-z6-z7-just-became-more-competitive
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 20:54:10 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 25 de Junho de 2019, 22:07:04
"Os carros vão voar
Teremos tele-transporte
Robôs andarão pelas ruas
Teremos máquinas de encolhimento de pessoas
e turismo na Lua" - (Isso foi prometido em 1950 na feira FUTURAMA dos USA, sobre a chegada do ano 2000) Aquele que lançou o Lincoln FUTURA, que virou o carro ULTRA HIGH TECH do seriado do Batman nos anos 60 (que já era movido a foguete, igual ao Chrysler Turbine, este prometido para antes mesmo dos anos 2000   :ok: :D ;)

Pô Ernesto... Carros autônomos já estão andando por aí em testes.
Não estou falando de ficção. O exemplo é real.
Tecnologia para focar em ML é tirar doce de criança perto de outros tipos de tecnologia que estão sendo desenvolvidos.
Já falei várias vezes que é só questão de tempo. Mais alguns anos elas estarão focando igual às DSLR. Ou melhor.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 25 de Junho de 2019, 22:39:11
E tá demorando esse tempo, hein?  :D

Quanto tempo as DSLR gastaram para chegarem ao que são hoje??  :D
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #69 Online: 27 de Junho de 2019, 09:33:50
Pô Ernesto... Carros autônomos já estão andando por aí em testes.
Não estou falando de ficção. O exemplo é real.
Tecnologia para focar em ML é tirar doce de criança perto de outros tipos de tecnologia que estão sendo desenvolvidos.
Já falei várias vezes que é só questão de tempo. Mais alguns anos elas estarão focando igual às DSLR. Ou melhor.
Meu amigo tem um Tesla e o Auto Pilot é incrível. Ele me mandou um vídeo e eu vi com esses próprios olhos aqui.

Falando em olhos, é natural que todos irão chegar lá mas.... alguns vão morrer e outros vão crescer mais nessa fase de transição.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 27 de Junho de 2019, 14:06:26
Legal !!! :ok:

E como ficou essa legalização do auto pilot ?

Aqui, fizeram uma "manchete" das pessoas atropeladas e mortas pelos 2-3 acidentes com os Teslas sem motorista. Fizeram um "pânico básico", sabe ?

E como o assunto ficou  ? Houve mais acidentes ?

Aqui diziam que iam proibir o Tesla sem motorista, que algum executivo ia renunciar, etc

É sensacionalismo ou é tudo verdade ?

Quando você voa Ernesto, você sabe que o Boeing anda no piloto automático, não sabe??  :D :D
Ou deixa de voar por esse motivo??
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #71 Online: 27 de Junho de 2019, 14:14:06
Legal !!! :ok:

E como ficou essa legalização do auto pilot ?

Aqui, fizeram uma "manchete" das pessoas atropeladas e mortas pelos 2-3 acidentes com os Teslas sem motorista. Fizeram um "pânico básico", sabe ?

E como o assunto ficou  ? Houve mais acidentes ?

Aqui diziam que iam proibir o Tesla sem motorista, que algum executivo ia renunciar, etc

É sensacionalismo ou é tudo verdade ?

Eu não vi nenhum acidente com o Tesla sendo noticiado.
Teve muita divulgação os acidentes do carros autônomos do Google e da Uber.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 27 de Junho de 2019, 14:37:42
Eu sempre gostei de tecnologia de alta performance e nunca gostei de tecnologia de corte de custos  :ok:


Mas ML não é corte de custos brother! Não vão ficar mais baratas por isso.
E tem o EVF que custa $$.
É simplificação e avanço tecnológico, é a eletrônica substituindo a mecânica. É a retirada da tralha do espelho.
Além de permitir bursts mais rápidos sem os inconvenientes do sistema reflex.

Ainda falta sumir com o obturador mecânico. Ele também vai desasparecer no futuro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 27 de Junho de 2019, 16:16:29
Extato !
E qual a marca desses carros ?

Lexus e Toyota.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #74 Online: 27 de Junho de 2019, 21:16:47
Desculpe mas, a Tesla está no "bolo"

Exemplo de acidente fatal SEM TRÂNSITO, BUG PURO, por culpa do piloto automático onde a EMPRESA TESLA SE ISENTOU e disse que o sistema é auxiliar e não é "piloto automático" e que A TESLA, NO PROCESSO JUDICIAL, INFORMOU QUE NÃO SE RESPONSABILIZA pelo fato do motorista não estar com as mãos do volante.  :eek:

Após isso, alto executivo da empresa estava por renunciar e/ou renunciou o cargo (não acompanhei mais)

Após processos, se cogitou a proibição dos Tesla no modo sem motorista, nos USA (em andamento)

a reportagem é a ABC, uma das maiores TVs dos EUA (NÃO é Facebookice)



Pode ver que estou sempre alinhado com a tecnologia  :ok: (até, aparentemente, sou o que sabe de mais detalhes do processo, aqui). E tecnologia BUGADA que mata pessoas, não é útil para mim  :ok:

Que bolo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs