Autor Tópico: Eye AF a caminho nas Z6/Z7  (Lida 16114 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Março de 2019, 07:45:02
Eu entendo...

Mas qq foto de aniversário, noivos, etc... tem mais de uma pessoa... momento que o Eye AF não funciona.

Como já disse Shakespeare:
"Too much ado about nothing"


exatamente...
principalmente em baixa luz aí que não pega nada mesmo...
« Última modificação: 18 de Março de 2019, 07:45:25 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 25 de Abril de 2019, 17:52:52
EyeAF chegando ma Z !!!

https://nikonrumors.com/2019/04/25/nikon-z6-z7-firmware-with-eye-detection-af-and-more-is-coming-on-may-16.aspx/



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Finalmente....  :worship: :worship: :worship:
Para ver como os caras anunciaram isso para tentar segurar a migração ou evitar queda nas vendas da Z6/Z7. Eles anunciaram lá no final de fevereiro/início de março como um beta. Depois tudo calado.... nem um piu sequer. Dá impressão que tentaram correr ao máximo para aperfeiçoar e cumprir o prazo de maio. Como agora deve estar tudo certo, soltam a data 3 semanas antes.

Eu torço para que realmente fique bom e dê certo mas....... querer é muito diferente de poder.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 25 de Abril de 2019, 18:35:27
Finalmente....  :worship: :worship: :worship:
Para ver como os caras anunciaram isso para tentar segurar a migração ou evitar queda nas vendas da Z6/Z7. Eles anunciaram lá no final de fevereiro/início de março como um beta. Depois tudo calado.... nem um piu sequer. Dá impressão que tentaram correr ao máximo para aperfeiçoar e cumprir o prazo de maio. Como agora deve estar tudo certo, soltam a data 3 semanas antes.

Eu torço para que realmente fique bom e dê certo mas....... querer é muito diferente de poder.
Mas veja, a galera da Nikon não tem tamanha grandeza a toa. Pergunta, quem foi o lider em reputação de qualidade nos últimos anos??? Eles fizeram os melhores equipamentos, porem nos últimos lançamentos precisaram de um tempo pra acertar algumas cagadas, mas depois, tudo certo. É Nikon, não é qq coisa não...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 25 de Abril de 2019, 19:14:35
Pois é...agora acho que todas ML tem, certo ?


Com as dificuldades de foco que eu já enfrento na Fuji....fico imaginando o sofrimento que deve ser na Z7/6...


Espero que o EyeAF ajude mas, sabemos que não resolve tudo...

Estamos entrando em uma era difícil e desafiadora a fotógrafos cada vez menos experientes e que ganham menos que motoboys


Espero que isto ajude a "salvar" casamentos  :assobi:






Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Eye AF e face detection é bom para quem fotografa ensaios, eventos e coisas desse tipo. Para mim é um big deal.
Para quem fotografa vida selvagem, arquitetura e landscape, não faz sentido nenhum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 25 de Abril de 2019, 20:36:27
Para ensaios é uma mão na roda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 26 de Abril de 2019, 07:07:25
Não entendi o questionamento sobre só funcionar fotografando uma pessoa....

Ensaio casal, fotos posadas de grupo, assim como no af tradicional, no eye af o fotografo precisa saber qual abertura usar para ter todo mundo em foco.

Quem sabe mais pra frente inventam um eye af que calcula a distancia entre todos os rostos e escolhe a melhor abertura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Abril de 2019, 07:10:07
Não entendi o questionamento sobre só funcionar fotografando uma pessoa....

Ensaio casal, fotos posadas de grupo, assim como no af tradicional, no eye af o fotografo precisa saber qual abertura usar para ter todo mundo em foco.

Quem sabe mais pra frente inventam um eye af que calcula a distancia entre todos os rostos e escolhe a melhor abertura.
Não é assim não.

Nas Fujis mesmo com a abertura em 1.2 por exemplo, ele mostra todas as pessoas em foco (quadradinhos nas cabeças), mas você tem que selecionar uma.

Sinceramente não sei porque as pessoas ligam tanto pro eye-focus, o face detection é muito mais rápido e objetivo.

E não erra o foco...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 26 de Abril de 2019, 08:02:38
Não é assim não.

Nas Fujis mesmo com a abertura em 1.2 por exemplo, ele mostra todas as pessoas em foco (quadradinhos nas cabeças), mas você tem que selecionar uma.

Sinceramente não sei porque as pessoas ligam tanto pro eye-focus, o face detection é muito mais rápido e objetivo.

E não erra o foco...

Não entendi a parte da abertura em 1.2....
O que eu quis dizer é que o fotógrafo sempre vai ter que escolher uma pessoa entre várias, seja AF tradicional ou eye af ou face.
Ou seja, fotografar com eye af não é diferente do AF tradicional.

Eu considero face e eye af a mesma coisa na prática, talvez porque ainda esteja nas DSLR.
O que importa pra mim é ter esse foco assistido usando EVF.
A maioria das implementações de eye af muda automaticamente para face quando não consegue travar no olho.
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 08:03:07 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Abril de 2019, 08:06:00
Não entendi a parte da abertura em 1.2....
O que eu quis dizer é que o fotógrafo sempre vai ter que escolher uma pessoa entre várias, seja AF tradicional ou eye af ou face.
Ou seja, fotografar com eye af não é diferente do AF tradicional.

Eu considero face e eye af a mesma coisa na prática, talvez porque ainda esteja nas DSLR.
O que importa pra mim é ter esse foco assistido usando EVF.
A maioria das implementações de eye af muda automaticamente para face quando não consegue travar no olho.
O 1.2 foi pra exemplificar uma abertura muito grande.

Não sei como é nas demais, mas na Fuji tem umas coisas bem legais em usar esse tipo de recurso:

1. Se usa flash, o ttl calcula exposição pro rosto;
2. Se tem mais de um rosto, permite selecionar aquele que quer destacar.

Respondendo sua pergunta, sim, pra mais gente, se quiser focar em todo mundo tem que usar abertura menor.

E preciso testar, mas acho que ele ajusta a abertura da lente no face detection.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 26 de Abril de 2019, 08:56:57
Vangelis eu também achava legal mas me parecia algo meio fútil. Para quem faz retratos e coisas do tipo, depois que se usa esse recurso (eye AF ou face detection) é uma mão na roda pois você poupa seu tempo em tendo que movimentar os pontos de foco nos olhos.
Esse tempo/preocupação que você salva pode significar algumas coisas:
- pode usar esse tempo ou estar mais tranquilo para pensar na composição
- consegue evitar perda de alguns momentos espontâneos (especialmente com criança)
- garante uma precisão de foco maior

Outra vez, para alguns, pode parecer besteira mas para outros não. É igual câmbio automático: há os que gostam e hás os que não gostam. Para mim é uma tecnologia que veio para ficar.

Entre eye AF e face detection, é tudo uma questão da Distância focal, abertura utilizada, etc... Para retratos só de rosto ou meio corpo com meia tele ou tele o eye AF sai beneficiado mas para foto de grupos de pessoas (mesmo que tenha um "close up") tanto faz pois já se deveria estar usando aberturas menores para ter todo mundo em foco.

Na Sony quando está "muito longe" ele muda automaticamente de eye AF para detecção de rosto. Mas eu acho que a cereja do bolo no sistema da Sony (não sei se a Fuji faz ou se a Nikon fará) é o uso do Eye-AF associado ao AF-C.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 26 de Abril de 2019, 09:13:30
Entre eye AF e face detection, é tudo uma questão da Distância focal, abertura utilizada, etc... Para retratos só de rosto ou meio corpo com meia tele ou tele o eye AF sai beneficiado mas para foto de grupos de pessoas (mesmo que tenha um "close up") tanto faz pois já se deveria estar usando aberturas menores para ter todo mundo em foco.

Concordo com tudo mas destaco essa parte.

Eu penso bem nessa combinação de abertura e DF.
Não me importaria em usar face na maior parte do tempo, e quando precisar de um close up, escolher o ponto de foco manualmente que já seria melhor que uma DSLR.
O que me atrai nas ML é justamente não precisar recompor ou alterar a composição para cair num ponto de AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 26 de Abril de 2019, 10:19:19
Só do fato de não precisar mais recompor já vale para mim.
Quanta foto perdida por causa disso com grandes aberturas e o back/front focus  :(


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 26 de Abril de 2019, 10:38:21
Sinceramente não sei porque as pessoas ligam tanto pro eye-focus, o face detection é muito mais rápido e objetivo.

E não erra o foco...
Na boa eu tbm, e obviamente respeitando os colegas, mas não consigo entender tamanha insegurança... acho que o pessoal não fotografa muito, não tem experiência fotografando sem isso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 26 de Abril de 2019, 10:43:16
Na boa eu tbm, e obviamente respeitando os colegas, mas não consigo entender tamanha insegurança... acho que o pessoal não fotografa muito, não tem experiência fotografando sem isso.

Tenho certeza que alguem falou isso quando surgiu o AF e todo mundo usava foco manual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 26 de Abril de 2019, 10:43:37
Vangelis eu também achava legal mas me parecia algo meio fútil. Para quem faz retratos e coisas do tipo, depois que se usa esse recurso (eye AF ou face detection) é uma mão na roda pois você poupa seu tempo em tendo que movimentar os pontos de foco nos olhos.
Esse tempo/preocupação que você salva pode significar algumas coisas:
- pode usar esse tempo ou estar mais tranquilo para pensar na composição
- consegue evitar perda de alguns momentos espontâneos (especialmente com criança)
- garante uma precisão de foco maior

Outra vez, para alguns, pode parecer besteira mas para outros não. É igual câmbio automático: há os que gostam e hás os que não gostam. Para mim é uma tecnologia que veio para ficar.

Entre eye AF e face detection, é tudo uma questão da Distância focal, abertura utilizada, etc... Para retratos só de rosto ou meio corpo com meia tele ou tele o eye AF sai beneficiado mas para foto de grupos de pessoas (mesmo que tenha um "close up") tanto faz pois já se deveria estar usando aberturas menores para ter todo mundo em foco.

Na Sony quando está "muito longe" ele muda automaticamente de eye AF para detecção de rosto. Mas eu acho que a cereja do bolo no sistema da Sony (não sei se a Fuji faz ou se a Nikon fará) é o uso do Eye-AF associado ao AF-C.
Como é que vc sobreviveu até hoje??? Errando muito o foco de suas fotos??? Não acertou o foco mesmo??? fiquei em duvida...
Conhecimento importa mais que equipamento.