Autor Tópico: Eye AF a caminho nas Z6/Z7  (Lida 16120 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 26 de Abril de 2019, 10:44:57
Tenho certeza que alguem falou isso quando surgiu o AF e todo mundo usava foco manual.
Claro que sim.... da mesma forma trilhões de fotos foram produzidas sem erro de foco sem isso...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #46 Online: 26 de Abril de 2019, 11:30:58
Como é que vc sobreviveu até hoje??? Errando muito o foco de suas fotos??? Não acertou o foco mesmo??? fiquei em duvida...
Sobrevivi apanhando um bucado na curva de aprendizado e experiência. Aí tem o fator técnica, lente e o corpo que está usando. Nesse ponto câmeras como 5D II e D800 me decepcionaram bastante.
É natural culparmos os equipamentos mas com o tempo a gente vai aprendendo e reconhecendo os erros. Hoje, eu consegueria usar tranquilamente uma 6D com 11 pontos ou uma 5D clássica de 9 pontos. O que eu acho que está ocorrendo é um salto de tecnologia. Assim como houve com a chegada dos smartphones, das Smart TV, dos sistemas de comando de voz (Google e Alexa), etc...
Naturalmente as pessoas começarão a migrar e se adaptar.

Concordo que ainda o melhor jeito para aprender fotografia é na boa e velha DSLR no modo M, errando pra caramba em tudo e ir dominando. É igual aprender a dirigir no Brasil, com câmbio manual, carros ruins, trânsito caótico, vagas apertadas para fazer baliza e depois que fica bom vem morar nos EUA com tudo muuuuito mais fácil.

Para a minha Nikon D610 eu acabei tendo um índice de acerto muito alto (acima dos 90%) usando AF-C em D9, contudo, essa técnica, não permite focar e recompor e, com 39 pontos de foco concentrados no meio dessa câmera, você passa uns apertados na hora para garantir que tudo vai dar certo. O que ocorre é que você tira muito mais fotos para ter certeza que terá a composição adequada (entenda-se aqui como ter a pose/sorriso/expressao) que você quer e também sobra menos tempo na direção da modelo.

Não vá pensando que eu vou pegar minha A7III amanhã (tenho um ensaio e um infantil) e já vou sair dominando tudo sem erros. Todo equipamento requer estudo e treino para tirar o melhor.

Sobre reconhecimento facial, teve um tópico que eu compartilhei o vídeo de comparação desse feature entre Sony, Canon R e Nikon Z. A Canon R, mesmo sem o eye AF fez um trabalho decente. Já a Nikon acabou focando na face mas com o plano de foco fora dos olhos.
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 11:34:56 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 14 de Maio de 2019, 15:00:29
Saiu essa atualização?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 14 de Maio de 2019, 16:47:30
Saiu essa atualização?
Essa semana. Dia 16.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #49 Online: 17 de Maio de 2019, 09:25:34
Apesar de ser da Nikon é um vídeo que mostra a operação básica desse feature.
Gosto do fato de poder escolher o olho.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 17 de Maio de 2019, 11:26:39
ficou bacana mesmo, vamos ver os testes e aguardar os yotubers comparando e reclamando. Me pareceu muito bom mesmo.

Como funciona esse lance de escolher o olho na Sony, é possível fazer essa seleção???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #51 Online: 17 de Maio de 2019, 12:01:19
ficou bacana mesmo, vamos ver os testes e aguardar os yotubers comparando e reclamando. Me pareceu muito bom mesmo.

Como funciona esse lance de escolher o olho na Sony, é possível fazer essa seleção???
Lindsay, dá uma olhada nesse tópico. Postei um vídeo que compara Canon/Nikon/Sony (muito elucidativo) e tem meu resumo traduzido pra galera.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134671.0.html

De qualquer forma, a Sony não tem a opção de você escolher o olho. Ele tende a ir sempre no que está mais perto. Uma coisa que eu percebi que a Nikon tem e a Canon também tem é um lag no tracking do olho. Quando você ve a pessoa se movimentando pela sentido paralelo ao sensor, o quadradinho acompanha o olho mas sempre com atraso. Quando a pessoa para, dali 1 a 3 segundos o quadradinho trava no olho. Nesse ponto o da Sony é instantâneo.

Para alguns tipos de fotografia isso não importa mas para quem faz retrato e eventos sociais vocês não tem ideia de quanto isso é prático e traz o índice de aproveitamento das fotos próximo de 100% por questões de foco. Isso, aliado com estabilizador de imagem, traz imagens de fotos posadas em 1/80 ou 1/50 nítidas e paradinhas (coisa mais linda) o que permite usar ISOs menores em ambiente de menor luz.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 17 de Maio de 2019, 12:06:12
Lindsay, dá uma olhada nesse tópico. Postei um vídeo que compara Canon/Nikon/Sony (muito elucidativo) e tem meu resumo traduzido pra galera.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134671.0.html

De qualquer forma, a Sony não tem a opção de você escolher o olho. Ele tende a ir sempre no que está mais perto. Uma coisa que eu percebi que a Nikon tem e a Canon também tem é um lag no tracking do olho. Quando você ve a pessoa se movimentando pela sentido paralelo ao sensor, o quadradinho acompanha o olho mas sempre com atraso. Quando a pessoa para, dali 1 a 3 segundos o quadradinho trava no olho. Nesse ponto o da Sony é instantâneo.

Para alguns tipos de fotografia isso não importa mas para quem faz retrato e eventos sociais vocês não tem ideia de quanto isso é prático e traz o índice de aproveitamento das fotos próximo de 100% por questões de foco. Isso, aliado com estabilizador de imagem, traz imagens de fotos posadas em 1/80 ou 1/50 nítidas e paradinhas (coisa mais linda) o que permite usar ISOs menores em ambiente de menor luz.
então, mas esse lag é só no visual da tela ou o foco esta errado, veja se o foco estiver correto tudo bem...
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #53 Online: 17 de Maio de 2019, 12:58:25
Como se o povo não me prococasse:
Posts, também, de HOJE:

Seguido por:


Outra, o que eu disse foi verdade e os posts acima são provocação pura.





Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Carma Ernesto... não foi provocação.... foi só zoação.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #54 Online: 17 de Maio de 2019, 14:08:10
então, mas esse lag é só no visual da tela ou o foco esta errado, veja se o foco estiver correto tudo bem...
Eu acho que é em tempo real, ou seja, o foco provavelmente pode estar errado (onde o quadrado realmente está).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 17 de Maio de 2019, 16:06:52
Eu acho que é em tempo real, ou seja, o foco provavelmente pode estar errado (onde o quadrado realmente está).
Bom ao menos penso que o foco estará na face, o que não deve ser tão critico assim.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #56 Online: 17 de Maio de 2019, 18:36:43
Bom ao menos penso que o foco estará na face, o que não deve ser tão critico assim.
Tudo vai depender da abertura, distância focal, distância em relação à pessoa. Mas o mais importante é o quão rápido a pessoa vai estar se movendo. Sejamos práticos, essa é uma situação um pouco mais hardcore e não tão comum.... a não ser que só fotografe festas infantis...  :aua: :aua:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 17 de Maio de 2019, 18:39:42
Tudo vai depender da abertura, distância focal, distância em relação à pessoa. Mas o mais importante é o quão rápido a pessoa vai estar se movendo. Sejamos práticos, essa é uma situação um pouco mais hardcore e não tão comum.... a não ser que só fotografe festas infantis...  :aua: :aua:
Ahhh bom, só falta agora a galera reclamar que não consegue fazer a foto da criança correndo em f/1.4... ou melhor ela no brinquedo no carrossel em alta velocidade...
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #58 Online: 17 de Maio de 2019, 20:41:19
Pois é, quando é que fechamos o quadro no rosto de uma pessoa?

99% das vezes é num retrato posado.
Nesse caso não precisa nem de AF pra acertar o foco no olho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 18 de Maio de 2019, 11:59:39
Conhecimento importa mais que equipamento.