Autor Tópico: Eye AF a caminho nas Z6/Z7  (Lida 16125 vezes)

Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 30 de Junho de 2019, 05:32:24
Acrescentando exemplo prático dos limites da eletrônica que eu, como muitos amantes dela, sempre nos recusávamos a aceitar... nos anos 80...

Nos 80, amar tecnologia era amar áudio.

E a indústria japonesa prometida substituir e reproduzir completamente o piano tradicional (por exemplo)

Eu testei em 1993, o piano Roland eletrônico. (Antiga Casa Tomazi, R. Dr  Mario Ferraz)

Era incrivelmente interessante e sempre prometeram que, em 2-3 anos, eles reproduziriam o piano tradicional... "imagine como estaremos no ano 2000 !!" - diziam os vendedores...

Em 2017, voltei, após décadas, a testar os Yamaha, Roland, Kawaii, Casio e tudo que havia de piano digital...

A conclusão ?
Fiado na próxima segunda. :doh: Em 2-3 anos chegaremos lá...  :aua:

O discurso é o mesmo de 1993...  :doh:

A eletrônica tem limites e até hoje, um piano digital, não soa nem perto de um piano tradicional... :(

A eletrônica tem limites e estes limites devem salvar câmeras como a D850 da onda ML
Fiz um aniversário de 15 anos hoje com a canon R e a canon RP, nunca mais quero pegar na mão uma dslr, usei em 100% do tempo servo e rastreamento do rosto e olho, na canon o rastreamento do olho funciona em até 2 metros, acima disso funciona somente o rastreamento de rosto, quando tem varios rostos em planos diferentes a câmera te da a opção de escolher pelo touch ou de escolher apertando as setas para o lado que aparecem no ponto de foco que está pulando para os outros rostos.
E fora a coisa magnífica que é você ligar o flash na câmera e ela te dar uma aproximação antes da foto de como vai ficar a foto com o flash, desligando o flash o visor fica com a imagem escura como se fosse fazer a foto sem flash, nenhuma câmera que tive fazia isto, adeus DSLR.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 30 de Junho de 2019, 09:42:36
Fiz um aniversário de 15 anos hoje com a canon R e a canon RP, nunca mais quero pegar na mão uma dslr, usei em 100% do tempo servo e rastreamento do rosto e olho, na canon o rastreamento do olho funciona em até 2 metros, acima disso funciona somente o rastreamento de rosto, quando tem varios rostos em planos diferentes a câmera te da a opção de escolher pelo touch ou de escolher apertando as setas para o lado que aparecem no ponto de foco que está pulando para os outros rostos.
E fora a coisa magnífica que é você ligar o flash na câmera e ela te dar uma aproximação antes da foto de como vai ficar a foto com o flash, desligando o flash o visor fica com a imagem escura como se fosse fazer a foto sem flash, nenhuma câmera que tive fazia isto, adeus DSLR.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Caminho sem volta, imagine essa facilidade num ensaio.

Profissionais querem o máximo possível de automação para executar seu trabalho com eficiência.

Amadores é que podem se dar o luxo de ficar nessa terapia de fazer da forma mais trabalhosa possível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 30 de Junho de 2019, 10:55:35
Fiz um aniversário de 15 anos hoje com a canon R e a canon RP, nunca mais quero pegar na mão uma dslr, usei em 100% do tempo servo e rastreamento do rosto e olho, na canon o rastreamento do olho funciona em até 2 metros, acima disso funciona somente o rastreamento de rosto, quando tem varios rostos em planos diferentes a câmera te da a opção de escolher pelo touch ou de escolher apertando as setas para o lado que aparecem no ponto de foco que está pulando para os outros rostos.
E fora a coisa magnífica que é você ligar o flash na câmera e ela te dar uma aproximação antes da foto de como vai ficar a foto com o flash, desligando o flash o visor fica com a imagem escura como se fosse fazer a foto sem flash, nenhuma câmera que tive fazia isto, adeus DSLR.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Não sei como é na R, mas na Fuji XT2, onde o eye-af ainda não é tão top quanto da XT3, quando ele não consegue, joga pra face detect, quando não consegue (raro), joga pra foco normal.

Acho muito fácil, ontem eu estava fotografando e resolvi fazer um click casual de um amigo, na hora que virei a câmera pra ele, ela já ativou tudo e cravou a foto, uma beleza.

Não podemos ter medo das novas tecnologias,  tem gente cobrindo Copa América de Fuji com todas essas tecnologias aí e está adorando pelo que conversei.


evandrostocco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #78 Online: 30 de Junho de 2019, 11:53:09
Não sei como é na R, mas na Fuji XT2, onde o eye-af ainda não é tão top quanto da XT3, quando ele não consegue, joga pra face detect, quando não consegue (raro), joga pra foco normal.

Acho muito fácil, ontem eu estava fotografando e resolvi fazer um click casual de um amigo, na hora que virei a câmera pra ele, ela já ativou tudo e cravou a foto, uma beleza.

Não podemos ter medo das novas tecnologias,  tem gente cobrindo Copa América de Fuji com todas essas tecnologias aí e está adorando pelo que conversei.
É um fenomeno, fora que o ISO até 12.800 tranquilamente usável, vale muito o investimento


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #79 Online: 01 de Julho de 2019, 09:04:01
Voltando a falar de Eye AF das Z6/Z7....
Fiz um casamento paquistanês de 3 noites que terminou essa madrugada. Tem uma coisa que a Z tem que gostaria que a Sony tivesse em um próximo firmware ou na Sony A7IV: possibilidade de escolher/pingar entre os diferentes olhos.
Eu coloquei o sistema de foco de uma ML com esse evento. Achei virtudes e achei muitos defeitos que às vezes não são defeitos. Mas isso vai lá pro tópico da Sony.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 01 de Julho de 2019, 09:16:43
Voltando a falar de Eye AF das Z6/Z7....
Fiz um casamento paquistanês de 3 noites que terminou essa madrugada. Tem uma coisa que a Z tem que gostaria que a Sony tivesse em um próximo firmware ou na Sony A7IV: possibilidade de escolher/pingar entre os diferentes olhos.
Eu coloquei o sistema de foco de uma ML com esse evento. Achei virtudes e achei muitos defeitos que às vezes não são defeitos. Mas isso vai lá pro tópico da Sony.
Está função do olho a canon tem quando se está próximo ou em caso de balada é no rosto, muito bom


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 01 de Julho de 2019, 09:35:21
Voltando a falar de Eye AF das Z6/Z7....
Fiz um casamento paquistanês de 3 noites que terminou essa madrugada. Tem uma coisa que a Z tem que gostaria que a Sony tivesse em um próximo firmware ou na Sony A7IV: possibilidade de escolher/pingar entre os diferentes olhos.
Eu coloquei o sistema de foco de uma ML com esse evento. Achei virtudes e achei muitos defeitos que às vezes não são defeitos. Mas isso vai lá pro tópico da Sony.

Isso a Fuji faz no Eye-af dela, bem prático mesmo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #82 Online: 01 de Julho de 2019, 10:35:04
Está função do olho a canon tem quando se está próximo ou em caso de balada é no rosto, muito bom


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Essas minhas duas últimas semanas fotografei muito.... 7 dias de 2 eventos diferentes: summer camp de crianças e um casamento (buffet e duas sessões de ensaio).
Isso só fez afirmar mais ainda que o Eye AF é muito muito muito muito bom para retratos posados. Não há nada melhor que isso pois traz uma precisão de foco e nitidez impecáveis com liberdade de composição MAS (sempre tem um mas) tive uma série de ocasiões que ele atrapalhou muito e perdi fotos por causa dele e isso está fazendo parte da minha curva de aprendizado com essa tecnologia. São condições onde você tem várias pessoas em diferentes alinhamentos, formações e/ou planos diferentes. Aí não tem o que fazer. Tem que desabilitar ele, tirar dos modos wide (por exemplo) e ir no bom e velho ponto único e selecionar pelo joystick.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #83 Online: 01 de Julho de 2019, 16:10:47
Muito boa a sua análise. :ok:

Era a minha maior dúvida na Sony.

Então o resultado é o mesmo que eu observei aqui  :ok:

Obrigado  :ok: Essa informação me ajudou muito para saber que o sistema Sony é próximo (senão igual) ao que eu possuo
Eu ainda estou explorando o sistema. Ontem foi o primeiro dia que sai do básico (Wide + Face/Eye Detection On). Me parece que usando o modo certo a diferença é significativa. Como ainda não baixei as fotos não posso falar exatamente como me saí.

Mas eu acho que a Sony A9 II tem tudo para superar de vez a D6 e 1DX III.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 08 de Julho de 2019, 22:36:52
Eu ainda estou explorando o sistema. Ontem foi o primeiro dia que sai do básico (Wide + Face/Eye Detection On). Me parece que usando o modo certo a diferença é significativa. Como ainda não baixei as fotos não posso falar exatamente como me saí.

Mas eu acho que a Sony A9 II tem tudo para superar de vez a D6 e 1DX III.

Caramba Thales... as D6/1DxIII  ainda nem sairam!!!  :shock:
Me fala os 6 números da megasena de quarta-feira!
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #85 Online: 08 de Julho de 2019, 23:16:31
Caramba Thales... as D6/1DxIII  ainda nem sairam!!!  :shock:
Me fala os 6 números da megasena de quarta-feira!

Nem a A9 II.

Mas a Sony parece decidida em ter o melhor AF do mercado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #86 Online: 11 de Julho de 2019, 13:24:13
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 11 de Julho de 2019, 16:25:15
https://petapixel.com/2019/07/11/dxo-mark-nikons-24-70mm-f-2-8-z-mount-lens-is-the-new-benchmark/

Parece que a Nikon fez a melhor 24-70 do mercado.

Pode ser a melhor em alguns aspectos pois em nitidez é pior que a Canon 24-70 2.8 ll e Sony 24-70 2.8 GM.


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 11 de Julho de 2019, 17:57:09
Vangelism me enganou de novo...  :hysterical:


Ou seja, o Z e o R continuam invictos, com as piores lentes do mercado CaNikon ...  :shock: (segundo o DxO)


 :doh: :hysterical: :aua:

É o bocão muito largo...vamos diminuí-lo daqui há 10 anos  :assobi:

Vão descobrir porque o falecido japonês que o projetou em 1959, escolheu este tamanho  :aua:
Sim a 24-70 da Nikon é pior também, e acredito que esta mudança de encaixe seja somente porque as patentes antigas estão virando de domínio público é uma maneira de impedir concorrência, porque não tem o porque, para o consumidor é ruim, mas eu como empresa faria o mesmo para se proteger


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 12 de Julho de 2019, 10:11:02
Sim a 24-70 da Nikon é pior também, e acredito que esta mudança de encaixe seja somente porque as patentes antigas estão virando de domínio público é uma maneira de impedir concorrência, porque não tem o porque, para o consumidor é ruim, mas eu como empresa faria o mesmo para se proteger

Se Nikon continuar com lentes "ruins" pelo preço nunca mais vou usar lentes da propria marca.Vou ficar sempre na Sigma pelo sistema "novo" de calibração de foco e atualizações de firmware, e principalmente nitidez.