Autor Tópico: Fotografar em baixa velocidade  (Lida 6145 vezes)

Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 10 de Março de 2019, 10:01:46
Pessoal, fotos de produtos em uma mesa infinita... descobri que a mínima vibração do piso pode atrapalhar. E existe vibração do piso por ser um mezanino. Vou fotografar em 1/20. O que fazer para diminuir a vibração? Meu tripé é um destes comuns, mas não sei se um tripé de ótima qualidade absorverá estas vibrações. O que os amigos sugerem?
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2019, 10:19:23
Use flash, coloque a velocidade por volta de 1/160 e pronto.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2019, 11:58:00
Esqueci de dizer que a iluminação é contínua, pois é captado também um 360º dos produtos. Existe alguma base de tripé que corrija essas vibrações?
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2019, 13:13:06
Não é possível aumentar a iluminação pra fotografar em pelo menos 1/60 ?

Um tripé de melhor qualidade, com cabeça hidráulica, melhora sua situação, mas 1/20 ainda sim é muito lento.
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2019, 13:48:03
Vou tentar aumentar a iluminação, mas não gostaria de mexer no ISO. Ou diminuir a profundidade e depois fazer um focus staking no PS.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2019, 17:23:52
Você pode controlar a iluminação, é só aumentar e pronto, resolvido :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2019, 17:32:35
Fiquei curioso com esse cenario, tenho dúvidas que o problema seja vibração do chão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2019, 22:45:39
Mas é o piso, culpa do ar condicionado (mezanino de uma loja de shopping), rsrsr.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2019, 22:59:34
Não existe tripé estabilizado. Cabeça de tripé hidráulica não tem nada a ver com estabilização.
Aumente a potencia da luz, pq se vc tem uma mesa com fundo infinito e só consegue essa velocidade 1/20 sua luz é uma porcaria de fraca.
Aumente o ISO, não consigo entender porque vc não quer aumentar o ISO, a não ser que sua câmera não tenha regulagem de do ISO.

Se vc não quer fazer nada disso fica impossível, compre um gimbal que é uma espécie de estabilizador, mas esta seria uma solução absurda.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2019, 23:12:01
Vou explicar melhor: não quero aumentar o ISO porque qualquer um sabe que existe diferença de granulometria entre um ISO 200 e 2000, por exemplo. A iluminação são 3 softbox de 150W, mas quanto mais baixo o ISO, menor tempo de exposição vou poder usar. Também tem a abertura, estou usando f/22, mas gostaria de usar até f/32 para agilizar o pós processamento. Foi por isso que falei em fazer focus staking no Photoshop. O piso vibra sim, o fancoil da loja está instalado na sala ao lado e uma máquina de 500kg produz alguma vibração quando ligada. Sei que posso diminuir o tempo, mas prefiro encontrar alguma solução que não envolva a menor possibilidade de causar prejuízo na qualidade das fotos.

PS: não conhecia o Gimbal, se realmente funciona para fotos (acho que é ótimo para filmagem), é de se pensar.
« Última modificação: 10 de Março de 2019, 23:16:37 por Tiago CP »
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2019, 23:26:37
Vou explicar melhor: não quero aumentar o ISO porque qualquer um sabe que existe diferença de granulometria entre um ISO 200 e 2000, por exemplo. A iluminação são 3 softbox de 150W, mas quanto mais baixo o ISO, menor tempo de exposição vou poder usar. Também tem a abertura, estou usando f/22, mas gostaria de usar até f/32 para agilizar o pós processamento. Foi por isso que falei em fazer focus staking no Photoshop. O piso vibra sim, o fancoil da loja está instalado na sala ao lado e uma máquina de 500kg produz alguma vibração quando ligada. Sei que posso diminuir o tempo, mas prefiro encontrar alguma solução que não envolva a menor possibilidade de causar prejuízo na qualidade das fotos.

PS: não conhecia o Gimbal, se realmente funciona para fotos (acho que é ótimo para filmagem), é de se pensar.
Cara na boa, não precisa de tanto preciosismo, coloca ISO 800 que qq câmera manda bem, a não ser que sua câmera seja bem ruinzinha mesmo. Se ainda assim não for possível compra alguns flashes é solução bem barata, esquenta menos que qq lâmpada e a qualidade de luz é excepcional!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2019, 04:57:15

Olha , em absoluto quero ser grosseiro MAS voce está com EXCESSO de preciosismo nesse serviço.... MAS , se quer mesmo continuar desta forma , compre espuma de alta densidade de cerca de 2 a 3 cm de espessura . Coloque no piso do local em questão , embaixo de cada pé do tripé , 2 caixas de ovos ( sem os ovos faz favor ) , de modo que as 2 caixas se sobreponham COMO SE houvessem ovos nelas .... caixas de papelão  .... e em cima das caixas de papelão coloque um pedaço da espuma de alta densidade .  >:( 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2019, 05:03:08

ONDE INVENTEI ISSO ... ?
Não inventei nada , nas empresas onde trabalhei , vez por outras despachavamos um certo tipo de equipamento que custava por volta de 400 a 450 mil dolares para revisão no exterior e a MENOR vibração ANTES da instalação destrambelhava tudo e cada revisão custava por volta de 80 a 120 mil tramps ....  :(  .... só fiz adaptar a ideia para voce ... :assobi:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2019, 05:13:08

Mas como disse o Lindsay , uma subidinha no ISO resolve isso tudinho ... e nem vais precisar comprar as caixas de ovos ...  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2019, 07:56:27
granulometria...?

Melhor colocar um set de luz melhor ai que ja resolve, tb não vejo mal em subir o ISO... essas lâmpadas de 150 devem ser aqueles "kits"' que se vendem no ML que não é propriamente pra isso...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).