Autor Tópico: D850 ou Z7  (Lida 6515 vezes)

Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 11 de Março de 2019, 00:07:51
Olá pessoal!

Se vocês fossem começar hoje um sistema Nikon do zero que fosse full frame e com resolução alta, iriam de D850 ou de Z7?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2019, 09:49:37
Vou responder primeiro a sua pergunta:
Agora, nesse momento do ano, D850 (melhor câmera de todos os tempos).
Se puder esperar, aguardaria o firmware de Maio e ver como a Z7 se comportará.

Agora vem minhas perguntas:
- Qual estilo de fotografia faz?
- Qual sua experiência na fotografia? Já usava FF?
- Quanto está disposto a gastar?
- Por que sensores tão grandes se poderia economizar uma grana indo para D750/Z6?

Eu estou convencido de que a ML veio para ficar no final de 2018 (mas não que irá substituir as DSLR mas será um sistema complementar).

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2019, 10:45:02
Z7

Porque as DSLRs estão morrendo...

Vai usando o que vc tem com adaptador, e em breve novas lentes.


Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2019, 11:13:47
Z7

Porque as DSLRs estão morrendo...

Vai usando o que vc tem com adaptador, e em breve novas lentes.


Vejo um Ernesto se revirando no tmu... não... pera...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2019, 11:21:36
A7r3.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2019, 11:49:58
Vejo um Ernesto se revirando no tmu... não... pera...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
:clap: :clap: :clap: :clap:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2019, 11:55:39
A7r3.
Também é uma grande opção. O que a Sony precisa melhorar ainda é no aspecto ergonomia e que não se resumi somente ao grip e pegada mas a tudo aquilo que dá o prazer no uso da câmera e torna a experiência mais agradável: touch screen completo, Menus e melhor navegabilidade, EVF, etc..
Tenho certeza que a Sony vai contra atacar na próxima geração.

Por outro lado o foco da Sony e as lentes nativas já disponíveis a tornam uma opção totalmente funcional.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2019, 11:56:46
Também é uma grande opção. O que a Sony precisa melhorar ainda é no aspecto ergonomia e que não se resumi somente ao grip e pegada mas a tudo aquilo que dá o prazer no uso da câmera e torna a experiência mais agradável: touch screen completo, Menus e melhor navegabilidade, EVF, etc..
Tenho certeza que a Sony vai contra atacar na próxima geração.

Por outro lado o foco da Sony e as lentes nativas já disponíveis a tornam uma opção totalmente funcional.
Não tá longe das Nikons Z nesse aspecto. Igualmente horrível pelo que andei vendo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2019, 12:01:36
Não tá longe das Nikons Z nesse aspecto. Igualmente horrível pelo que andei vendo.
Eu consegui manusear uma Z6/7 na Best Buy nesse sábado e depois fui manusear a A7III que estava do lado. O touch screen da Nikon tá bem legal e acho que já chegou no mesmo nível da Canon. Sobre o EVF, o da Z6 me pareceu com cara de ser menos artificial e mais clean mas ainda precisaria me readaptar a usar o EVF para falar se as diferenças são grandes ou não.
Agora sobre a ergonomia a diferença é significativa. Ambas são leves mas a Z parece-se muito com a pegada de uma DSLR. A da Sony parece um negócio quadrado esquisito na mão.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2019, 12:04:40
Eu consegui manusear uma Z6/7 na Best Buy nesse sábado e depois fui manusear a A7III que estava do lado. O touch screen da Nikon tá bem legal e acho que já chegou no mesmo nível da Canon. Sobre o EVF, o da Z6 me pareceu com cara de ser menos artificial e mais clean mas ainda precisaria me readaptar a usar o EVF para falar se as diferenças são grandes ou não.
Agora sobre a ergonomia a diferença é significativa. Ambas são leves mas a Z parece-se muito com a pegada de uma DSLR. A da Sony parece um negócio quadrado esquisito na mão.
Uma câmera dessas de alta densidade de mpx geralmente é pra ser usada no tripé, quesito um tanto dispensável a ergonomia na minha opinião.

Fosse uma câmera de propósito geral, concordaria com você, mas eu uso Fujis até menores que essa Sony, sinceramente nunca entendi tanto as reclamações de ergonomia, isso nunca foi um grande problema pra mim, mesmo com lentes maiores e pesadas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2019, 12:32:37
Uma câmera dessas de alta densidade de mpx geralmente é pra ser usada no tripé, quesito um tanto dispensável a ergonomia na minha opinião.

Fosse uma câmera de propósito geral, concordaria com você, mas eu uso Fujis até menores que essa Sony, sinceramente nunca entendi tanto as reclamações de ergonomia, isso nunca foi um grande problema pra mim, mesmo com lentes maiores e pesadas.
Ergonomia é algo muito pessoal. Além de estar associado ao gosto/preferência de cada um, o estilo de fotografia influencia muito. No fim das contas o que mais vale é o que te deixa feliz e motivado para focar só na fotografia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2019, 12:36:14
Ergonomia & EVF são coisas fundamentais para o prazer de fotografar.
« Última modificação: 11 de Março de 2019, 12:36:37 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2019, 12:38:40
Ergonomia & EVF são coisas fundamentais para o prazer de fotografar.
As pessoas só começaram a ter prazer na fotografia na década de 90 então


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2019, 12:44:44
As pessoas só começaram a ter prazer na fotografia na década de 90 então
É igual carro. Tem gente que adora carros antigos, fusca, etc... (Não é meu caso com exceção dos Muscle Cars dos anos 60/70) mas tem gente que prefere o conforto e mimos dos carros modernos.

Essa discussão aqui, apesar de não parecer que não leva a nada, é justamente um dos pontos fundamentais entre escolher a marca A ou B ou se quer uma câmera com espelho ou sem espelho, se quer um modelo de entrada pequeno um mega profissional como D5. E no caso estamos falando de como cada marca aborda o quesito ergonomia.

Eu já me decidi que vou migrar para ML. Só não sei quando porque não é nem o fator ergonomia que me impede (porque agora Canon e Nikon apresentaram soluções que me agradaram) mas sim sentir confiança no sistema foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2019, 13:47:46
As pessoas só começaram a ter prazer na fotografia na década de 90 então
Tal vez eu sim, tipo aquele cara que nunca gostou de rangefinder...

Mas eu sei que tem uma outra galera que não, por ex, os apaixonados por Leica, que já sente esse prazer há muito tempo. Tem a galera do despedido tbm, e etc, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.