Autor Tópico: D850 ou Z7  (Lida 6508 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 13 de Março de 2019, 15:58:00
O problema de ter XQD+SD é o mesmo que se tem em algumas câmeras do mercado (acho que a A7III é assim). Um dos slots tem taxa de transferência maior que o outro, portanto, se for fotografar em RAW com redundância, você vai ficar limitado pela velocidade do menor.

Sobre usar o slot XQD para SD eu tenho lá minhas dúvidas.  Além de precisar ter um adaptador para o SD ficar do tamanho do slot XQD, o software da máquina aceitaria de boa?

« Última modificação: 13 de Março de 2019, 16:12:28 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 13 de Março de 2019, 15:59:27
O problema de ter XQD+SD é o mesmo que se tem em algumas câmeras do mercado (acho que a A7III é assim). Um dos slots tem taxa de transferência maior que o outro, portanto, se for fotografar em RAW com redundância, você vai ficar limitado pela velocidade do menor.

Sobre usar o slot XQD para SD eu tenho lá minhas dúvidas.  Além de precisar ter um adaptador para o SD ficar do tamanho do slot XQD, o software da máquina aceitaria de boa?

https://4.img-dpreview.com/files/p/E~forums/60024182/253c26f39c92446ba12f06abbafc51e4
Sony não usa xqd.

Somente a Nikon embarcou nessa furada.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Março de 2019, 16:09:09

Somente a Nikon embarcou nessa furada.

por isso que digo que sempre fico com o pé atrás com a Nikon.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 13 de Março de 2019, 16:13:02
Sony não usa xqd.

Somente a Nikon embarcou nessa furada.
Mas tem câmeras com slots com diferenças de velocidade nos seus barramentos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 13 de Março de 2019, 16:14:09
Não acho o XQD uma furada, o sistema é bom, só que é caro. Quando comprar a câmera tem que levar isso em consideração.
Tudo fica obsoleto, aqui até o padrão SD já se modernizou, daqui alguns anos esse amado SDzinho que tenho aqui não servirá mais pra nada.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #35 Online: 13 de Março de 2019, 16:14:40
por isso que digo que sempre fico com o pé atrás com a Nikon.
Depende do ponto de vista. Sempre surgem padrões novos. Alguns vingam outros não. Veja o USB-C quem deu o empurrão principal e manteve firme mesmo após muito barulho foi a Apple.

Sobre XQD, se ele não fo o novo padrão, será o CFExpress que está em fase final de desenvolvimento e me parece que fisicamente é o mesmo tamanho e conexões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 13 de Março de 2019, 16:14:42
Mas tem câmeras com slots com diferenças de velocidade nos seus barramentos.


a questão maior que sempre observo é que se a câmera tem um buffer bom não precisa do exagero de velocidade que os cartões xqd oferecem...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 13 de Março de 2019, 16:15:50
Não acho o XQD uma furada, o sistema é bom, só que é caro. Quando comprar a câmera tem que levar isso em consideração.
Tudo fica obsoleto, aqui até o padrão SD já se modernizou, daqui alguns anos esse amado SDzinho que tenho aqui não servirá mais pra nada.
E eu ainda acho que mais pra frente terão algumas categorias de câmera cuja memória será interna como são nos celulares e tablets.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 13 de Março de 2019, 16:18:45
E eu ainda acho que mais pra frente terão algumas categorias de câmera cuja memória será interna como são nos celulares e tablets.

ia ser interessante mesmo... se o S10 da Samsung já tá vindo com 1TB pq não ter uma câmera com memória interna de 1TB também... e talvez um slot pra cartão apenas... aí seria interessante...

mas como você disse, para algumas categorias de câmeras não sei se no meio profissional iria pegar, até mesmo por questões de segurança. Por exemplo sempre retiro os cartões da câmera quando termino um evento pra se acaso for assaltado não perco o trabalho.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 13 de Março de 2019, 16:19:05
E eu ainda acho que mais pra frente terão algumas categorias de câmera cuja memória será interna como são nos celulares e tablets.
Sim a Zeiss inclusive já vai lançar uma. Esse problema que muitos reclamam de falha com cartão de memória, é porque fica num tira e põe cartão danado. Deixa o bichinho ali dentro e descarrega as fotos pela USB que não tem problema. É como um HD de computador a possibilidade de falhar é mínima, MTBF altíssimo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #40 Online: 13 de Março de 2019, 16:19:44


a questão maior que sempre observo é que se a câmera tem um buffer bom não precisa do exagero de velocidade que os cartões xqd oferecem...
Outra vez, é tudo uma questão de estratégia de mercado. Agora não precisamos mas com a nova guerra de MP (a nova EOS R"S" está prevista para 70 MP - claro que quem tem uma câmera dessa deveria trabalhar com poucos shots contínuos), vídeos indo para padrão 10 bits e 6k e 8k chegando no futuro, os cartões atuais não comportarão tamanha necessidade de transferência de dados.
Além disso, com os processadores ficando cada vez mais modernos, não vão precisar do poder dos gravadores externos e, desde que se tenha disponibilidade de gravação nos cartões, tudo tenderá a ser interno.

E veja as TVs, ainda não se usa muito 4K mas eu não compraria uma TV para mim que não fosse 4K. Estou assistindo "Umbrella Academy" e aqui em casa é em 4K.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 13 de Março de 2019, 16:20:34
... é porque fica num tira e põe cartão danado....

tira, põe... tira, derruba... cachorro brinca de morder... põe...
kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 13 de Março de 2019, 16:21:15
Outra vez, é tudo uma questão de estratégia de mercado. Agora não precisamos mas com a nova guerra de MP (a nova EOS R"S" está prevista para 70 MP - claro que quem tem uma câmera dessa deveria trabalhar com poucos shots contínuos), vídeos indo para padrão 10 bits e 6k e 8k chegando no futuro, os cartões atuais não comportarão tamanha necessidade de transferência de dados.
Além disso, com os processadores ficando cada vez mais modernos, não vão precisar do poder dos gravadores externos e, desde que se tenha disponibilidade de gravação nos cartões, tudo tenderá a ser interno.

E veja as TVs, ainda não se usa muito 4K mas eu não compraria uma TV para mim que não fosse 4K. Estou assistindo "Umbrella Academy" e aqui em casa é em 4K.
Tem TV 4k que não é 4K??? explica ai...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #43 Online: 13 de Março de 2019, 16:22:33
mas como você disse, para algumas categorias de câmeras não sei se no meio profissional iria pegar, até mesmo por questões de segurança. Por exemplo sempre retiro os cartões da câmera quando termino um evento pra se acaso for assaltado não perco o trabalho.
Acho que câmeras mais sérias ou adotarão 1 slot de cartão (fácil descarregamento no fotojornalismo, por exemplo e redundância) + memória interna.

Lembrando também que serviços de nuvem tem se tornado cada vez mais comuns e acessíveis. Com a chegada do 5G de forma barata ao público ao longo da próxima década, pode se ter um sync automático na nuvem. Quer melhor segurança que essa? (desde que a internet funcione).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 13 de Março de 2019, 16:23:53
tira, põe... tira, derruba... cachorro brinca de morder... põe...
kkkkk
sim  :ok:

observe quantas vezes a memória interna do celular do cara falhou??? Vem com 64GB que não falha.

Mas o cartãozinho micro SD do slot externo...  :ponder:
Conhecimento importa mais que equipamento.