Autor Tópico: LENTE 4/3 E LENTIDÃO DE FOCO EM CÂMERA M 4/3. TEM SOLUÇÃO???  (Lida 2904 vezes)

luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Usar lentes padrão 4/3 em corpos M 4/3 pode ser uma forma econômica de aproveitar a excelente ótica das lentes Zuiko / Olympus nas compactas câmeras mirrorless da Olympus, e Panasonic ou Blackmagic.

No entanto, um assunto recorrente são as dúvidas e relatos sobre lentidão de auto-foco envolvidos quando fazemos isto. Para abordar o assunto e possíveis procedimentos a serem tomados, primeiro vamos as diferenças de 4/3 e M 4/3 e o que isto envolve.

O sistema 4/3 é o predecessor do M 4/3, ele foi criado em 1999 quando a Olympus lançou suas DSRLs, câmeras digitais com espelho, usando o sensor com fator de corte 2x (metade equivalente do 35 mm Full Frame) o que permitiu o desenvolvimento de lentes e corpos menores e mais leves. Mais tarde, em 2008, junto com a Panasonic, a Olympus introduziu no mercado as câmeras Mirrorless (sem espelho) o que reduziu ainda mais tamanho e peso dos seus equipamentos, foi o padrão M 4/3 (Também chamado MFT, Micro Four Thirds ou Micro Quatro Terços) então, por volta de 2013, o sistema 4/3, de câmeras DSRL com espelho, foi descontinuado.

Ficaram como legado do antigo sistema 4/3, cerca de 20 lentes com a denominação 4/3 Zuiko Digital, algumas soberbas, como a premiada grande angular Olympus Zuiko Digital TOP-PRO 7-14mm, que podem ser usadas em corpos M 4/3 usando um adaptador  específico, que compensa a alteração da distância (menor) entre a lente e o sensor advinda da remoção do espelho nas Mirrorless. É o Adaptador MMF-3 / M43.

Estas lentes 4/3, por terem contatos eletrônicos e serem nativas Olympus oferecem leitura e integração com as câmeras M 4/3 em termos de informações EXIF, exposição, velocidade, ISO, visualização da exposição em Live View e foco automático. Mas nem tudo são flores, relatos de problemas de lentidão no foco automático em algumas câmeras M 4/3 usando estas lentes legadas 4/3 são recorrentes, e por quê?

Bem, primeiro se trata de utilização de algo não previsto no projeto original das mirroless, portanto pedindo adaptadores para lidar com  tem distância maior das lentes legadas em relação ao plano do sensor em uma câmera M/43, as lentes 4/3 são mais pesadas e exigem mais trabalho do motor da lente e do processador que busca o foco, principalmente nas lentes de de maior distância focal como 100, 150 ou 200 mm, o que altera o desempenho do auto-foco destas lentes nos corpos M 4/3, mas não todos...

Nas câmeras de entrada, linhas “consumer” da Olympus como a Pen, OMD 10  Mark II e III, o problema de lentidão de foco das lentes 4/3 é presente, mas isto é mitigado na linha Profissional ou “Pro” da Olympus, como a EM-1 Mark I e EM-1 Mark II que são as câmeras M 4/3 que possuem processador mais avançado, incluindo melhorias no sistema de foco e são equipadas com motores de alto torque, necessários para rapidez de auto-foco das lentes 4/3.

Bem, depois da historia, o relato e explicação do problema, vamos as possíveis soluções ou dicas, no caso de sua lente 4/3 não apresentar bom desempenho ou lentidão no foco em sua Mirrrorless M 4/3, vamos a um check dos envolvido no assunto: ADAPTADOR, CORPO, LENTE E CONFIGURAÇÃO.

1- ADAPTADOR: Antes de mais nada verificar a procedência e qualidade do adaptador MMF-3 / M43 que possui, afinal tem contatos eletrônicos no produto. Existem alternativas mais baratas Made in China, mas claro, os das fabricantes Olympus ou Panasonic são os melhores, sendo o top o da Olympus que criou o sistema, segue um link, com o modelo (atenção,não ganho nada da B&H, referenciei pela facilidade da pesquisa!)  https://www.bhphotovideo.com/c/product/842941-REG/Olympus_V3230500W000_MMF_3_Four_Thirds_Adapter.html

2- CORPO: Se realmente tem interesse em usar estas lentes legadas 4/3, o ideal mesmo é investir em um corpo de câmera da linha Pro Olympus, o que obvio, tem muitas outras vantagens, mas não tem sentido se o caso for economia! seria a linha OM-D E-M1 Mark I ou Mark II https://www.bhphotovideo.com/c/product/1283565-REG/olympus_om_d_e_m1_mark_ii.html

3- LENTE: Não a muito o que fazer devido as questões já levantadas, o ideal mesmo é testar antes de comprar, lembrando que lentes 4/3 de distância focal menor, como a 50 mm F2, tendem a apresentar menos lentidão no auto-foco. Claro, usar lentes nativas M 4/3 encerraria a questão, mas deixa as lentes 4/3 no armário e dispensa completamente a leitura deste artigo :) uma dica de uma Teleobjetiva Olympus M4/3 ótima e barata! U$99,00 Olympus M.Zuiko Digital ED 40-150mm f/4-5.6 R https://www.bhphotovideo.com/c/product/827291-REG/Olympus_V315030BU000_40_150Mm_F_4_5_6_R_M_Zuiko.html

4- CONFIGURAÇÃO: Também não há muito a ser feito, mas quando usar uma lente 4/3 nas câmeras "consumer" Olympus (linhas Pen ou OMD 10 Mark I, II ou III) confira a configuração do foco, que deve ser sempre Auto Foco no modo S-AF (single target), para assim aliviar o esforço da câmera em focar e aumentar a velocidade do processador e motor. Existem também relatos que o modo de fotografia  "Vivid Picture Mode", supostamente beneficia o desempenho do Auto-focus, nunca testei, mas talvez valha a pena tentar.

Enfim, espero ter ajudado com as informações!

Luiz Gonçalves

PS: Sou um amante de fotografia e usuário de câmeras Olympus, meu conhecimento técnico é advindo de alguma experiência e pesquisa sobre os assuntos que envolvem o ato de fotografar utilizando o bom potencial dos equipamentos envolvidos, o compartilhamento de novas informações ou correções é sempre bem-vindo! então fique a vontade para contribuir com o tema:) Boas fotos!
A arte une.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2019, 14:26:08
resumindo: a solução é comprar uma topo de linha olympus???







Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2019, 16:22:38
Bem, uso o sistema desde que a Panasonic GF1 foi lançada e acho que já tive mais de 20 lentes e pelo menos 10 corpos, assim que eu me lembre, de corpos foram:

Panasonic GF1, GF2, G1, G2, GX7, GX85 e já brinquei bastante com a GH4 e a G7.
De Olympus tive EPL1, EPL2, EPM1, E-M10, E-M1, E-M5 e brinquei com a E-M10 II.

De lentes então nem me lembro mas ainda tenho um par Olympus 14-42 + 45-150, Oly 7-14, Pana 45-150, 14-45, 14-42 PZ, 25/1.7, 12-32, 8/3.5 e pana 7-14.

O que eu notei foi que nas Panasonic com as lentes Pana e Olympus o foco sempre foi extremamente rápido e consistente, um pouco menos rápidos TALVEZ na G1 e na GF2. Na G2, pré história a 14-15 foca com uma velocidade e precisão incríveis mesmo em condições de luz bem difíceis.

Todas as Olympus que eu usei, exceto a E-M10 II ficaram atrás no quesito AF em relação às Panasonics, especialmente em baixa luz e certas combinações de cores, não importando qual lente foi usada. A comparação mais disparatada foi da E-M10 contra a GX7 em fotos noturnas e dentro de ambientes escuros.

O que eu notei foi que o AF de todas as Olympus que eu testei sempre foi inferior aos das Panasonic da mesma época, independentemente de qual objetiva estivesse usando. Cansei de usar Oly em Pana e vice-versa.

Também usei objetivas antigas 4/3 sem maiores problemas. As 14-45 e 45-150 antigas da Olympus tem AF mais lento mesmo, isso é fato, mas naquela época a maioria das lentes tinham performance semelhante, quem matava a pau nessa época era a Canon com o USM.

O engraçado é que passei adiante as Olys mais caras e fiquei com uma E-PM2 e 3 Panas, a jurássica G2, uma Gx7 e uma GX85. Passei as E-M10/5/1 adiante sem a menor pena.
« Última modificação: 11 de Março de 2019, 16:24:16 por AFShalders »


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2019, 17:38:16
resumindo: a solução é comprar uma topo de linha olympus???

Oi Adriano, se quiser auto foco usando uma lente 4/3 com a mesma velocidade de uma nativa M4/3. sim!
A arte une.


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2019, 17:40:52

O que eu notei foi que nas Panasonic com as lentes Pana e Olympus o foco sempre foi extremamente rápido e consistente, um pouco menos rápidos TALVEZ na G1 e na GF2. Na G2, pré história a 14-15 foca com uma velocidade e precisão incríveis mesmo em condições de luz bem difíceis.

Todas as Olympus que eu usei, exceto a E-M10 II ficaram atrás no quesito AF em relação às Panasonics, especialmente em baixa luz e certas combinações de cores, não importando qual lente foi usada. A comparação mais disparatada foi da E-M10 contra a GX7 em fotos noturnas e dentro de ambientes escuros.

O que eu notei foi que o AF de todas as Olympus que eu testei sempre foi inferior aos das Panasonic da mesma época, independentemente de qual objetiva estivesse usando. Cansei de usar Oly em Pana e vice-versa.


Interessante esta observação do desempenho das Panas... que nunca usei... mas bom saber!
A arte une.


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2019, 17:49:05
resumindo: a solução é comprar uma topo de linha olympus???

Acho que inclusive um grande negócio seria adquirir uma E M1 de primeira geração (não precisa ser a markII) por uns U$500 (encontra até por menos no Ebay) + Um adaptador Oly e com mais U$500 daria para comprar umas 4 objetivas tops 4/3. Teria um conjunto a prova de água, resistente, range completo, com boa ergonomia por U$1000:)
A arte une.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2019, 18:20:09
Acho que inclusive um grande negócio seria adquirir uma E M1 de primeira geração (não precisa ser a markII) por uns U$500 (encontra até por menos no Ebay) + Um adaptador Oly e com mais U$500 daria para comprar umas 4 objetivas tops 4/3. Teria um conjunto a prova de água, resistente, range completo, com boa ergonomia por U$1000:)

O conjunto não seria a prova d'água, no máximo resistente a intempéries se tanto o adaptador quanto as lentes também tivessem as gaxetas e a vedação na base. Nem nas Pentax, que são as mais bem vedadas eu confio 100%.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2019, 18:23:40
Interessante esta observação do desempenho das Panas... que nunca usei... mas bom saber!

A vantagem das Olys é que todos os corpos tem IBIS, e apenas alguns da Pana tem.
Mas as coisas progridem. Hoje temos Pana com IBIS de 5 eixos e Olys com bom AF.


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2019, 18:27:50
O conjunto não seria a prova d'água, no máximo resistente a intempéries se tanto o adaptador quanto as lentes também tivessem as gaxetas e a vedação na base. Nem nas Pentax, que são as mais bem vedadas eu confio 100%.

Verdade! o adaptador da Oly é a prova de intempéries (como a dita camera) mas as lentes.... não dá pra mergulhar não!
 
A arte une.


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2019, 18:29:42
A vantagem das Olys é que todos os corpos tem IBIS, e apenas alguns da Pana tem.
Mas as coisas progridem. Hoje temos Pana com IBIS de 5 eixos e Olys com bom AF.

Sim! uma vantagem, mas a concorrência andou né? as Mirrorless Sony mais bala, FF também tem este apelo dos 5 eixos... mas a Oly afirma que o dela é o melhor do mundo... será?
A arte une.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2019, 18:44:36
Sim! uma vantagem, mas a concorrência andou né? as Mirrorless Sony mais bala, FF também tem este apelo dos 5 eixos... mas a Oly afirma que o dela é o melhor do mundo... será?

Pode até ser que sim, mas não vejo muito sentido em ficar fazendo fotos com velocidade de 1s na mão. Sempre vou usar tripé ou fazer apoiado, é bem mais garantido. Hoje em dia, com ISOs cada vez mais altos e objetivas relativamente claras é possível fazer muita coisa boa sem esses exageros.