Autor Tópico: Sony lançando lentes que permitirão explodir a resolução  (Lida 6233 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Março de 2019, 15:41:31
Também acho que podera tirar mais vantagem da compressao entre planos,  os pixels podem ser maiores, detalhes mais resolvidos e o mount nikon... Acho que cabe um sensor mf. Ja pensaste no marketing.   eles atualizam o z mount para um sensor mf. Ai sim...
Será que daria pra fazer isso??? Mesmo que seja algo entre um 645 e FF...
« Última modificação: 15 de Março de 2019, 15:49:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #16 Online: 15 de Março de 2019, 15:45:48
De maneira popular, ok??? Não vamos entrar naquela questão de perspectiva novamente...

Acho que eu não andava participando nessa época, então não sei do que se trata, mas blz.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Março de 2019, 15:47:55
Antes do lancamento da Z7 estavam cogitando. E me parece uma boa carta na manga.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Março de 2019, 15:49:32
Acho que eu não andava participando nessa época, então não sei do que se trata, mas blz.
Ahhh ok, me desculpe.

Então para entender melhor, existem vários tópicos aqui falando sobre essas questões de compressão dos planos e de perspectiva de lentes, que varia de acordo com a distancia focal e o tamanho do sensor. (mas não consigo te indicar algum tópico agora...)
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #19 Online: 15 de Março de 2019, 17:08:16
Só sei que a ML vai dominaaaaaaaaa!
Rsrsrsrs

Queria testar essa lente. Para mim só nitidez não é fundamental. Cor, contraste e foco também são importantes e parece que a Sony fez um bom trabalho aí.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #20 Online: 18 de Março de 2019, 07:28:07
Ahhh ok, me desculpe.

Então para entender melhor, existem vários tópicos aqui falando sobre essas questões de compressão dos planos e de perspectiva de lentes, que varia de acordo com a distancia focal e o tamanho do sensor. (mas não consigo te indicar algum tópico agora...)

Ahhh sim... Apenas um resumo básico, bem OFF Topic... a que conclusão chegaram, que existe ou não a tal compressão de planos? Pq, até onde sei e aprendi, não existe a tal "compressão dos planos" mas tudo é uma questão da perspectiva da lente empregada.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Março de 2019, 11:17:35
Ahhh sim... Apenas um resumo básico, bem OFF Topic... a que conclusão chegaram, que existe ou não a tal compressão de planos? Pq, até onde sei e aprendi, não existe a tal "compressão dos planos" mas tudo é uma questão da perspectiva da lente empregada.
Sim, foi o que falei acima, ok??? Antes de tudo, vc precisa entender o que significa a popular expressão compressão e expansão dos planos.  :ok:
« Última modificação: 18 de Março de 2019, 11:18:31 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #22 Online: 18 de Março de 2019, 12:45:53
Sim, foi o que falei acima, ok??? Antes de tudo, vc precisa entender o que significa a popular expressão compressão e expansão dos planos.  :ok:

Popularmente não sei a definição, mas o que entendo é como se as lentes de distancias focais maiores "aproximassem" o fundo e as de distâncias focais menores "alonjassem" o fundo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Março de 2019, 14:45:23
Popularmente não sei a definição, mas o que entendo é como se as lentes de distancias focais maiores "aproximassem" o fundo e as de distâncias focais menores "alonjassem" o fundo.
Sim, é "compressão" um termo popular, alguns fotógrafos fazem confusão, outros não gostam do termo "compressão dos planos". Se vc procurar na web vai achar vários artigos explicando o que é essa compressão, que envolve mudanças no comprimento focal, na distancia do objeto e por consequência da perspectiva de uma imagem.

Por exemplo:
https://photographylife.com/what-is-lens-compression




« Última modificação: 18 de Março de 2019, 14:55:49 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Março de 2019, 14:50:50
Só complementando, talvez a confusão se dê pelo motivo de ser um termo muito usado em várias áreas. Por exemplo, compressão de uma arquivo digital (para diminuir o tamanho), compressão de vídeo (um codec para compressão de vídeo digital), compressão de ar (pneu do carro), ou ainda compressão de áudio (técnica usada em 99,99% das musicas e do áudio de cinema).

Vamos pegar o exemplo do áudio profissional, popularmente falando, compressão significa trazer pra frente (para vc ouvir) aquilo que realmente interessa destacar na musica (ou na trilha de uma gravação ou de uma fala), mas tecnicamente falando é o processo onde se reduz o dynamic range de parte de trilha sonora escolhendo-se as frequências desejadas. É uma tecnica vastamente usada, e vc pode comprar um compressor de áudio em qq lugar do planeta.




Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #25 Online: 18 de Março de 2019, 15:27:43
Sim, é "compressão" um termo popular, alguns fotógrafos fazem confusão, outros não gostam do termo "compressão dos planos". Se vc procurar na web vai achar vários artigos explicando o que é essa compressão, que envolve mudanças no comprimento focal, na distancia do objeto e por consequência da perspectiva de uma imagem.

Por exemplo:
https://photographylife.com/what-is-lens-compression






Melhor coisa esse gráfico pra explicar isso... pq a confusão está em achar que a lente "aproxima" o fundo do sujeito.
Isso da pano pra manga... da até morte!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas voltando ao exemplo da "nossa" lente do tópico, em que isso é afetado pela qualidade dessas novas lentes?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Março de 2019, 15:57:19
Mas voltando ao exemplo da "nossa" lente do tópico, em que isso é afetado pela qualidade dessas novas lentes?

Me fala vc, onde é que vc leu ou viu alguém falando sobre isso???
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #27 Online: 18 de Março de 2019, 16:03:45
Me fala vc, onde é que vc leu ou viu alguém falando sobre isso???
   |
   |
   |
 \  /
  \/
Teoricamente, falando somente da resolução, o que limita os sensores é a qualidade dos elementos óticos da objetiva, qualidade relativa a resolução, ok? Mais resolução da lente significa mais qualidade na resolução efetiva da imagem.
Quebrando essa barreira, obviamente que sim, o sensor pode capturar imagens com mais detalhes.
Porém continuarão existindo diferenças estéticas na compressão dos planos, e ainda tem que um sensor maior sempre vai captar mais luz (energia) e então ainda terá vantagens nas questões relacionadas, por ex ISO, cores/nuances e outras coisas.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Março de 2019, 16:29:05
Tu falou "Compressão dos Planos" mesmo? rsrs

 :snack:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 18 de Março de 2019, 16:47:22
   |
   |
   |
 \  /
  \/


Pelo que vejo vc não entendeu o que está escrito... recomendo ler novamente, com calma, que vc vai encontrar o sentido da coisa... e com toda paciência do mundo, explico, observe que ali estamos falando de diferenças estéticas, ok??? Diferenças estéticas!!! Não tem nada a ver com afetar a qualidade...

 :ok:

Mas voltando ao exemplo da "nossa" lente do tópico, em que isso é afetado pela qualidade dessas novas lentes?
« Última modificação: 18 de Março de 2019, 16:47:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.