Autor Tópico: Placa de captura de fita Mini DV. Qual comprar?  (Lida 6743 vezes)

Joao_Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 14 de Março de 2019, 16:40:38
Olá a todos. Estou precisando capturar para editar umas fitas antigas de Mini DV, mas não sei qual placa de captura comprar. Qual vocês indicam que tenha uma boa relação custo x benefício? Desde já, agradeço a atenção de todos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2019, 16:50:34
Olá a todos. Estou precisando capturar para editar umas fitas antigas de Mini DV, mas não sei qual placa de captura comprar. Qual vocês indicam que tenha uma boa relação custo x benefício? Desde já, agradeço a atenção de todos.
Se vc tem uma filmadora miniDV, normalmente ela já tem uma conexão FireWire, a maioria absoluta dela tem essa saída.
Se vc está usando Windows, basta vc encontrar uma placa FireWire juntamente com um cabo de boa qualidade para conectar a câmera em seu computador.
Dai vc tem vários programas pra fazer isso, o próprio "Windows Movie Maker" consegue fazer a captura.

Outro jeito inclusive mais fácil é vc usar um gravador externo de DVD, para gravar as imagens pela saída de vídeo da câmera.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Joao_Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2019, 16:58:46
Lindsay, obrigado pela resposta. O que eu preciso mesmo é qual placa comprar. Vou capturar direto de uma filmadora DV para o computador com Windows 10. Perguntei sobre qual placa de captura comprar para não acabar comprando uma placa barata mas ruim e acabar tendo que gastar 2 vezes. Devo capturar no Adobe Premiere, pois é aonde costumo editar meus vídeos.

Minha dúvida é se existe alguma fabricante/modelo que é mais confiável e/ou alguma que devo fugir com todas as minhas forças.
« Última modificação: 14 de Março de 2019, 17:03:09 por Joao_Ricardo »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2019, 17:10:42
Essa resposta é super complicada, porque normalmente existem 2 ou 3 chipsets que vem nessas placas, um deles é muuuito caro, não compensa, os outros dois fabricantes não melembro direito qual deles tinha menos problemas.

Explico:
Existem 2 tipos de placas e slots PCI normal e antiga e a PCI express.
O problema é configurar corretamente a placa junto ao seu computador, porque qd vc espeta ela no slot interno da maquina, se for colocada em um slot que compartilha o mesmo "IRQ" com outras portas vc não vai conseguir capturar.
Esse assunto é bem chato mesmo, e depende de dois fatores, da disponibilidade de IRQ em sua MB, e do fabricante da placa firewire.

To te falando tudo isso porque por muuuuitos anos que usei fitas miniDV eu capturava e editava direto pelo premiere, e realmente até conseguir deixar o computador rodando redondo dava uma trabalheira danada. Depois que acertava a coisa ia bem.

Nem sei hoje em dia se o pessoal ainda vende essas placas firewire aqui no BR...
Conhecimento importa mais que equipamento.