Autor Tópico: Viagem ao Peru - fotos e relato  (Lida 3657 vezes)

waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Online: 16 de Março de 2019, 07:36:20

Oi Pessoal, por sugestão do Thales eu abri esse tópico aqui para dar mais detalhes da nossa expedição ao Peru. Como acabei de levantar um vídeo eu já posto aqui... depois vou postando mais fotos e detalhes.


[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2019, 08:19:04
Bacana, recentemente fui ao Norte, em Huaraz, basicamente lá iniciou a civilização que ficou conhecida como Incas, foi o berço da civilização pré-Inca, a civilização Chavin.

A altitude pega bastante e pelo que vi, não adianta fazer preparação ou beber litros de chá de coca, eu fiz tudo como manda o figurino e fiquei com uma dor de cabeça absurda quando subia rápido demais, geralmente a gente pegava um trecho bom de carro lá e depois subia mais 1.000, 1.500mts, nessa subida de 3.500 (cidade de Huaraz) até 5.000, 4.600 era sempre de carro e depois as trilhas até 6.600 mts ou menos. Já minha esposa não fez nada disso e não sentiu absolutamente nada!
« Última modificação: 16 de Março de 2019, 08:19:49 por cfcsosa »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2019, 11:36:45
Bacana, recentemente fui ao Norte, em Huaraz, basicamente lá iniciou a civilização que ficou conhecida como Incas, foi o berço da civilização pré-Inca, a civilização Chavin.

A altitude pega bastante e pelo que vi, não adianta fazer preparação ou beber litros de chá de coca, eu fiz tudo como manda o figurino e fiquei com uma dor de cabeça absurda quando subia rápido demais, geralmente a gente pegava um trecho bom de carro lá e depois subia mais 1.000, 1.500mts, nessa subida de 3.500 (cidade de Huaraz) até 5.000, 4.600 era sempre de carro e depois as trilhas até 6.600 mts ou menos. Já minha esposa não fez nada disso e não sentiu absolutamente nada!

Putz! Eu acho que é realmente pessoal isso. Eu aclimatei bem, mas teve gente no meu grupo que teve dores de cabeça, etc.

Caminhando acima dos 4.500m de altitude eu cheguei a sonhar andando (é um sintoma da altitude) mas sem consequências.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2019, 19:47:21
Bacana, recentemente fui ao Norte, em Huaraz, basicamente lá iniciou a civilização que ficou conhecida como Incas, foi o berço da civilização pré-Inca, a civilização Chavin.

A altitude pega bastante e pelo que vi, não adianta fazer preparação ou beber litros de chá de coca, eu fiz tudo como manda o figurino e fiquei com uma dor de cabeça absurda quando subia rápido demais, geralmente a gente pegava um trecho bom de carro lá e depois subia mais 1.000, 1.500mts, nessa subida de 3.500 (cidade de Huaraz) até 5.000, 4.600 era sempre de carro e depois as trilhas até 6.600 mts ou menos. Já minha esposa não fez nada disso e não sentiu absolutamente nada!


Quando fui (Cuzco) achei que era besteira, de qualquer forma, segui as recomendações, tomei o chá de coca...
Tive uma enxaqueca terrível que durou 3 dias.
Melhorou no dia de ir embora.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2019, 20:01:47
Moral da história: não tome o chá de coca


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2019, 20:51:33
Tomei chá de coca todos os dias e masquei folhas de coca durante a trilha. Chegava a ter 20 folhas de coca na bochecha. Percebi diferença na aclimatação, e idem os 7 participantes do grupo. Se teve dor de cabeça foi por conta da altitude, não por conta do chá.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2019, 07:13:46
Se teve dor de cabeça foi por conta da altitude, não por conta do chá.

Isso.
Só achei que o tal chá de coca não ajudou nada. Mas não acho que causou nada também.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2019, 09:23:44
E como foi a questão de segurança no passeio? Bem tranquilo? Deve ter bastante brindo daqui do hemisfério norte ou estou enganado?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2019, 10:21:41
Isso.
Só achei que o tal chá de coca não ajudou nada. Mas não acho que causou nada também.

O chá é muito diluído, assim como as balinhas, e outras coisas que levam coca. Mas as folhas tem mais efeito. A folha de coca tem uns 15 alcaloides (entre eles a cocaína). O nosso guia nativo nos ensinou a usar na trilha. A forma correta é socar um maço de folhas de coca na parte interna da bochecha e deixar os alcaloides serem absorvidos pela mucosa. Você vai pressionando com a bochecha e mordendo bem de leve, só para soltar o suco aos poucos. Isso faz efeito sim, inclusive aliviando a garganta seca.

Já botar uma folhinha na boca, mastigar e beber o sumo não tem muito efeito. É questão de fazer a coisa certa com a quantidade certa.

Ao contrário do que pensam, não dá onda nenhuma, mas dá uma condição boa de caminhar na altitude.

Só a título de curiosidade... a partir de quase 1 kg de folhas você consegue 1g de cocaína. Por isso, na prática, folha de coca não é cocaína. É o conjunto de alcaloides que faz o efeito de minimizar o cansaço.

Aqui as folhas na recepção do hotel




E aqui o nosso guia (ali na esquerda e de bochecha cheia) abrindo o saco pra distribuir folhinhas pra gente. Nessa foto a gente já está a uns 4.000m de altitude e subindo.




E nessa aqui, já mais perto de Machu Pichu, numa longa subida, todo mundo está de bochecha cheia de folhas.



[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2019, 10:23:00
Em tempo, quando eu falo de um maço de folhas, pensa numas 15 a 20 folhas. E começa a fazer efeito quando a bochecha vai ficando dormente.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2019, 10:25:41
E como foi a questão de segurança no passeio? Bem tranquilo? Deve ter bastante brindo daqui do hemisfério norte ou estou enganado?

Thales, fomos informados de que Cusco era seguro. A única recomendação era não deixar as coisas largadas - exemplo - botar a bolsa da câmera no chão e ficar fotografando distraído. Na prática acho que comprovamos isso e nos sentimos seguros o tempo todo. Mesmo à noite.

Tem muito vendedor ambulante te abordando, mas é só dizer "Gracias" e seguir em frente. Tranquilo mesmo.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2019, 10:43:06
Sobre a aclimatação em Cusco, algumas dicas...

Ao chegar fique a primeira hora em repouso. Dê uma descansada no hotel.

Beba litros de água por dia. O ar lá é extremamente seco. Literalmente ande com uma garrafinha de água na mão e vá bebendo. Deixa uma garrafinha de água ao lado da cama à noite. Já li um texto sobre aclimatação em montanha e eles sugerem 4 litros de água por dia.

Durma bem.

Ainda em Cusco, quando estiver se sentindo bem, dê uma caminhada até alguma região mais alta. A gente ia numa igrejinha chamada San Cristobal, 10 minutinhos da praça. É uma escadaria de nada, mas dá uma boa noção da dificuldade.

Também caminhamos até o Cristo Blanco , essa mais puxada.

Algumas pessoas do meu grupo tiveram dores de cabeça. Eu não tive, mas tive uns disturbios do sono. Não sei explicar bem, mas às vezes eu sufocava à noite. Talvez fizesse alguma apneia (pausa na respiração) normal, mas no ar rarefeito isso me acordava.

Na trilha Salkantay fui bem. Meu treino aqui em Petrópolis foi puxado. Subi uma montanha com 700m de desnível 30 vezes entre janeiro e fevereiro, com 12 quilos nas costas. Para montanha não existe treino melhor que montanha. Academia é bom, mas não fortalece joelhos, tornozelos, etc. como as próprias trilhas.

Mas na subida da Laguna Humantay 4.280m (sem as folhinhas) fiquei exausto. E na subida da Abra Salkantay (4.630m) foi muito bem (com as folhinhas).

Mas acimas dos 4.500m cheguei a sonhar andando (um distúrbio que o nosso guia disse que poderia acontecer). Sem consquências.

A turma do treino em academia até foi bem nas subidas, mas sofreu nas descidas (musculatura específica que você não desenvolve em academia).

Caminhar na altitude é uma conta de suprimento de oxigênio. É questão de você achar um passo que a conta feche. E isso é individual. Sem neura de cada um achar o seu passo e o grupo ficar meio espalhado pela trilha.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2019, 10:49:34
Sobre a aclimatação em Cusco, algumas dicas...

Ao chegar fique a primeira hora em repouso. Dê uma descansada no hotel.

Beba litros de água por dia. O ar lá é extremamente seco. Literalmente ande com uma garrafinha de água na mão e vá bebendo. Deixa uma garrafinha de água ao lado da cama à noite. Já li um texto sobre aclimatação em montanha e eles sugerem 4 litros de água por dia.

Durma bem.

Ainda em Cusco, quando estiver se sentindo bem, dê uma caminhada até alguma região mais alta. A gente ia numa igrejinha chamada San Cristobal, 10 minutinhos da praça. É uma escadaria de nada, mas dá uma boa noção da dificuldade.

Também caminhamos até o Cristo Blanco , essa mais puxada.

Algumas pessoas do meu grupo tiveram dores de cabeça. Eu não tive, mas tive uns disturbios do sono. Não sei explicar bem, mas às vezes eu sufocava à noite. Talvez fizesse alguma apneia (pausa na respiração) normal, mas no ar rarefeito isso me acordava.

Na trilha Salkantay fui bem. Meu treino aqui em Petrópolis foi puxado. Subi uma montanha com 700m de desnível 30 vezes entre janeiro e fevereiro, com 12 quilos nas costas. Para montanha não existe treino melhor que montanha. Academia é bom, mas não fortalece joelhos, tornozelos, etc. como as próprias trilhas.

Mas na subida da Laguna Humantay 4.280m (sem as folhinhas) fiquei exausto. E na subida da Abra Salkantay (4.630m) foi muito bem (com as folhinhas).

Mas acimas dos 4.500m cheguei a sonhar andando (um distúrbio que o nosso guia disse que poderia acontecer). Sem consquências.

A turma do treino em academia até foi bem nas subidas, mas sofreu nas descidas (musculatura específica que você não desenvolve em academia).

Caminhar na altitude é uma conta de suprimento de oxigênio. É questão de você achar um passo que a conta feche. E isso é individual. Sem neura de cada um achar o seu passo e o grupo ficar meio espalhado pela trilha.
Cara, fiz academia, trilhas e mais trilhas na parte alta de Itatiaia (com muito peso também), mas nada... nada resolve no dia. Essa foi minha experiência... rsrsrs.

Brincadeiras a parte, eu ficava impressionado com o desempenho de uns franceses que andavam conosco, mas eu consegui mesmo com tudo isso, fazer tudo a que me propus.

As dicas são muito válidas, mas vou te falar, acho que ir com tempo pra aclimatar é a principal delas na minha opinião.


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2019, 08:50:47
Cara, fiz academia, trilhas e mais trilhas na parte alta de Itatiaia (com muito peso também), mas nada... nada resolve no dia. Essa foi minha experiência... rsrsrs.

Brincadeiras a parte, eu ficava impressionado com o desempenho de uns franceses que andavam conosco, mas eu consegui mesmo com tudo isso, fazer tudo a que me propus.

As dicas são muito válidas, mas vou te falar, acho que ir com tempo pra aclimatar é a principal delas na minha opinião.

Sem dúvida! eu acabei ficando 4 dias em Cusco e acho que foi bom. Mas períodos maiores devem ser melhor ainda.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2019, 13:29:52
Bacana, recentemente fui ao Norte, em Huaraz, basicamente lá iniciou a civilização que ficou conhecida como Incas, foi o berço da civilização pré-Inca, a civilização Chavin.

A altitude pega bastante e pelo que vi, não adianta fazer preparação ou beber litros de chá de coca, eu fiz tudo como manda o figurino e fiquei com uma dor de cabeça absurda quando subia rápido demais, geralmente a gente pegava um trecho bom de carro lá e depois subia mais 1.000, 1.500mts, nessa subida de 3.500 (cidade de Huaraz) até 5.000, 4.600 era sempre de carro e depois as trilhas até 6.600 mts ou menos. Já minha esposa não fez nada disso e não sentiu absolutamente nada!


O mal de altitude, com certeza, é o q mais deve preocupar quem viaja para locais acima de 3500 metros acima do nivel do mar. Nao adianta muito estar bem condicionado fisicamente se o corpo nao se adaptar metabolicamente as condiçoes de baixa pressão atmosférica da altitude. O mal de altitude decorrente da baixa pressão pode causar desde naúseas, má digestao, dores de cabeça até embolia celebral ou pulmonar que levam a morte. Algumas pessoas tem algum favorecimento genetico natural e se adaptam rapidamente as condiçoes de baixa pressão atmosférica e baixos niveis de oxigenio. As pessoas que tem um indice elevado de hemoglobina no sangue estão nessa categoria. Quem tem indices baixos de globulos vermelhos ou algum tipo de anemia tera muita dificuldade. Uma pessoa normal necessita de um periodo de aclimataçao de dias para o organismo aumentar a produçao de globulos vermelhos para poder suprir bem as celulas com o oxigenio mais rarefeito da altitude. O mal de altitude pode causar sérios danos organicos  quando a pessoa nao aclimatada avança muito rapidamente para niveis elevados de altitude. Nesses casos pode haver desprendimento dos gases que estão diluidos no sangue formando bolhas (algo como qdo abrimos uma garrafa de refrigerante)  que pode obstruir a passagem de sangue em finissimos capilares decorrendo dai embolias celebrais ou pulmonares (que tambem causa acumulo de liquido nos pulmoes, tosse, falta de ar..). Dores de cabeça também tem a ver com esse processo de embolia em nivel leve, creio. Má digestão que é um dos sintomas do mal de altitude,  tem a ver também com a produçao de enzimas digestivas. Existem remédios que minimizam esses problemas, como diuréticos, mas particularmente nunca utilizei.
Minha primeira experiencia em alta montanha (Aconcágua), há decadas, foi traumática. Tive todos os sintomas mencionados acima, principalmente problemas digestivos, tudo que eu comia ou bebia vomitava rsrs.. Fiquei uns 15 dias por lá e, obviamente emagreci vários quilos.. Foi um aprendizado durissimo. A explicaçao que me dei foi que deveria estar com um nivel de hemoglobina muito baixo, pois estava viajando há mais de 2 meses pela America do Sul e comendo comida de acampamento. Fisicamente estava super bem, mas pelo jeito, metabolicamente estava mal..
Nas montanhas que fiz posteriormente, anos depois, praticamente nao tive mais problemas com o mal de altitude. Tomei todos os cuidados antes de viajar e me certifiquei que se nao estava com algum grau de sub-anemia (meu indice de hemoglobina nunca foi alto).
Em 2015 estive na Cordilheira Blanca e fiz uma travessia longa de quase 1 semana, em solitário,  por um circuito isolado e nao turistico, ao norte do Alpamayo, com altitude sempre acima dos 4200m,  com vários "Pasos" chegando perto dos 5000m, e nao senti absolutamente nada, ainda bem rsrs... Mas me aclimatei bem, fiquei uns 4 dias em Huaraz (3.050m) andando o dia inteiro pelas imediaçoes para resolver problemas e preparar a travessia.. Nunca me utilizei de folhas de coca ou qualquer medicamento auxiliar, simplesmente me aclimatei bem..
Ah, Carlos, provavelmente vc se equivocou quando menciona trilhas a 6600m, nao existe isso na America do Sul. Essa é altitude corresponde a dos maiores picos do Peru e da America do Sul. No caso do Peru é o Huascaram com 6.780m e o Yerupajá com 6.634m. Esses e outros da região são nevados de ascensão bem técnica. Pasos de altitude de trekking, muito raramente chegam os 5.000m no Peru.
 
« Última modificação: 18 de Março de 2019, 13:30:44 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..