Autor Tópico: Olympus E-M1X versus E-M1 mk II  (Lida 2285 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Março de 2019, 00:30:49
Na realidade trata-se de um review detalhado da E-M1X feita por um fotografo de natureza que usa regularmente a E-M1 mk II e por isso, inevitavelmente, compara constantemente as duas cameras.

Destaca as principais diferenças e vantagens dessa camera, entre elas:
modo de alta resoluçao (50 mpx) a 1/60s sem tripé,  muito util para macros, paisagens, arquitetura e prodtos; filtro ND variavel eletronico;  estabilizaçao de até 7,5 EV (conseguiu clicks a 10s na mão); auto-foco inteligente, gps, barometro, termometro, sensor de movimento, etc..
Destaca que não é uma camera para uso geral, robusta e bem selada é ideal para uso em  em condiçoes inóspitas extremas, como corridas no deserto (Paris Dakar), Antártica, florestas tropicais, etc..

O tamanho e peso é bem acima do padrão MFT, mas adequado para fotografos que usam DLSR com grips e teles.

http://www.sulasula.com/en/olympus-e-m1x-my-impressions/






Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2019, 17:39:24
Outro comparativo bem detalhado e bem feito entre a E-M1X e a E-M1 II


https://mirrorlesscomparison.com/olympus-vs-olympus/em1x-vs-em1-mk2-full/


Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2019, 19:21:46

Destaca que não é uma camera para uso geral, robusta e bem selada é ideal para uso em  em condiçoes inóspitas extremas, como corridas no deserto (Paris Dakar), Antártica, florestas tropicais, etc..


florestas tropicais  :ponder: :ponder:, blz, vou comprar pra fotografar no parque lage.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2019, 19:59:49
florestas tropicais  :ponder: :ponder: , blz, vou comprar pra fotografar no parque lage.


Compre, sim! É baratin, apenas 3000 dólares...  seria perfeita para clicar nas florestas urbanas cariocas, além do que é bem discreta  :D
Probabilidade quase zero de algum brasileiro comprar uma dessas. No meu caso, zero absoluto:  não faz meu genero, além de que não faço parte do publico alvo,  nem em termos economicos nem técnico-profissional.
De qq forma, nao deixa de ser interessante conhecer os novos recursos da camera, pois alguns deles poderão aparecer em modelos mais acessíveis. 

Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2019, 20:40:48

De qq forma, nao deixa de ser interessante conhecer os novos recursos da camera, pois alguns deles poderão aparecer em modelos mais acessíveis.

tomara que alguns desses recursos cheguem logo nas cameras que tem como publico os simples mortais, como nós.
dizem q a em5.3 vem aí. aguardemos.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2019, 12:38:39

Compre, sim! É baratin, apenas 3000 dólares...  seria perfeita para clicar nas florestas urbanas cariocas, além do que é bem discreta  :D
Probabilidade quase zero de algum brasileiro comprar uma dessas. No meu caso, zero absoluto:  não faz meu genero, além de que não faço parte do publico alvo,  nem em termos economicos nem técnico-profissional.
De qq forma, nao deixa de ser interessante conhecer os novos recursos da camera, pois alguns deles poderão aparecer em modelos mais acessíveis.

É, US$ 3000,00 é bastante grana, mas me parece perfeitamente compatível com o equipamento. Ademais, para eles custa 3000,00 e ponto final. Para nós é que o bicho pega por conta da diferença cambial e tributos de importação.
Seja como for, parece mesmo ser uma câmera muito legal, mas que também não é para o meu bico.  :)

Abração.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2019, 14:10:13
Para quem está satisfeito com a qualidade de imagem dos sensores M4/3 e já tem um bom espectro de lentes e precisa, de alguma forma desse corpo pro, é uma ótima pedida. Caso contrário, é muito dinheiro. Por um pouco mais se vai para uma Sony A9 (apesar que a grande sacada da linha EM1 é a ergonomia).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2019, 16:16:13
Penso igual...
Me parece que a ergonomia foi a grande ideia...

Mas ainda não entendi o preço...
Porém deixaram muito a desejar no EVF. Não evoluiu com o tempo e conforme a concorrência.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2019, 16:28:28
Para mim a grande sacada é o tamanho do conjunto final, considerando as lentes. Comparando o tamanho de um set de lentes para FF e para m4/3 que cubra de 24mm a 600mm a diferença de tamanho e peso é brutal. Isso faz muita diferença para quem precisa carregar equipamento pra cima e pra baixo, de aeroporto a aeroporto, carregar em caminhadas (fotografos de vida selvagem ou natureza) etc...

Claro que, se você for um fotógrafo que pode se dar ao luxo de viajar sempre com dois ou três assistentes carregando todo o equipamento, isso se torna irrelevante, porém essa é uma realidade cada vez mais difícil nos dias de hoje em que o fotógrafo precisa literalmente assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

Eu atualmente estou muito satisfeito com meu equipamento (nikon APSC), mas em 3 semanas estarei partindo para fotografar alguns lugares no Brasil, viajando de um lugar a outro, por alguns meses, em condições simples e sozinho. Nesses momentos é inevitável pensar em como seria cômodo ter um sistema m4/3 e suas lentes mais compactas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2019, 23:12:39
Não sabia disso...


O que "falta" no EVF ?
Mesma resolução de 2.3 MP e aumentaram de 0.74x para 0.83 x.

Ou seja é maior que o da R e Z só que tecnologia de resolução de 3 anos atrás.

“The resolution of the electronic viewfinder remains the same on both cameras (2,360k dots) but a new optical design allows the E-M1X to have a magnification of 0.83x, whereas the E-M1 II EVF is limited to 0.74x. Note that both values apply with the display style 3 where the info overlays inside the frame.”
Fonte: https://mirrorlesscomparison.com/olympus-vs-olympus/omd-em1x-vs-em1-ii/
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales