Autor Tópico: Loucura...  (Lida 5738 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Março de 2019, 12:28:09
...mas estou alimentando uma possível migração de equipamento.

Não sei se o tópico correto seria aqui onde entra Fuji ou lá no da Canon, o qual sou usuário hoje.

Bom, eu comecei a regar a sementinha da migração quando comprei, sem muito compromisso pra uso de segundo corpo uma Fuji X-E1 pra "brincar" só que eu fiquei abismado com a qualidade de imagem que ela entrega, e principalmente a qualidade que mantem na recuparação de sombras e desempenho em ISO relativamente alto (3200). Detalhe que a lente que tenho na fuji nem é uma linha tão cara, a XC 16-50 tem uma qualidade animal ao meu ver.

Ai fui gostando das cores da Fuji, a maneira de operação e principalmente o peso e tamanho. Lentes de qualidade pesando metade do equipamento que carrego hoje.

Hoje fiz um levantamento que se (eu conseguisse) vender meu set Canon de uma vez só (o que é dificil) eu consigo uns 8K aproximadamente.
Ai comecei a fazer contas.
Já tenho o segundo corpo Fuji que é a X-E1 e também uma 16-50 muito competente na minha opinião, o corpo só peca na velocidade de operação entre uma foto e outra.
Eu orcei uma 23mm f/2 (R$1800), a 23 1.4 tá inalcançável, só pra uso em eventos, em ensaios uso a 16-50 em 35mm.
A dúvida fica em relação ao corpo principal
Hoje eu uso uma 5DII com uma 35 IS USM, as vezes uma 6DII emprestada. Um corpo com a qualidade que a 5DII me entrega é suficiente, só fico com medo quanto a velocidade de operação, pois aprendi a ter o dedo nervoso pra conseguir momentos decisivos e a X-E1 só me acompanha no modo 6fps, no single shot ela é lenta entre as fotos.
Cogitei uma X-T2 usada (R$4800), uma X-T1 (R$2800), mas não será muito ultrapassada já. Ou quem sabe uma X-T20 com uma 18-55 (R$4000), mas ela não parece ter muita ergonomia comparada com as X-Tx?
Sem falar mais uns R$1500 de flash, baterias e SD's.

Eu to com uma pulguinha, mas isso quero fazer racionalmente, to segurando a emoção pra não me empolgar e me arrepender.

À quem já usou, a XT1 e a 5DII chegam a se igualar em performance? Creio que em qualidade sim, pois se a X-E1 já me agrada em termos de ISO e nitidez uma X-T1 tem que pelo menos me fazer bem feliz.

Agradeço qualquer contribuição.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2019, 12:34:16
XT-2 e acompanhando...

 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2019, 14:10:53
X-T1 está um nível acima da X-E1 em questão de performance. Uso uma X-E2 e não tenho problemas com ela, mas conheço bem as limitações e costumo me antecipar em situações que sei que ela tem mais dificuldades.

X-T2 é uma baita câmera, sensor mais novo e performance muito boa. Deve ser umas 5x mais rápida que a X-E1. Ela deve se comparar mais a 5DII que a X-T1 em questão de performance, pra falar a verdade acho que a 5DII estaria no meio das duas.

Se quiser pegar uma das irmãs menores você tem opção de usar grip para auxiliar na pegada, que com o flash fará boa diferença. A vantagem é economizar um pouco, já que são mais baratas. Em questão de performance são todas iguais em uma mesma geração :ok:

Eu pessoalmente não gosto muito da 23mm, possuo 18mm e 35mm. É um conjunto que me agrada muito. A questão com a Fuji é que não tem muito erro em termos de qualidade ótica, tudo muito bom como você já percebeu. O que fará um pouco de diferença é a velocidade de foco, a 23mm f/2 é mais rápida. Se já está acostumado em usar apenas uma 35mm com ctza ela será o suficiente.

Como você já possui uma fuji de primeira geração não preciso fazer recomendações comuns de conhecer o sistema antes, então só digo que vai se surpreender com as gerações mais novas, ainda mais se escolher a terceira. Agora se quiser ficar com uma pulga gigante vai testar a X-T3, essa quarta gen está fantástica :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2019, 14:52:07
Tem ainda como opção a XT30, porém sempre é bom e prudente optar pelos corpos X-T1, 2 ou 3 ou ainda X-H1.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2019, 17:14:54
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2019, 18:22:23
Se vc tem possibilidade, a XT-2 é toda melhorada em relação XT-1, veja pelos comparativos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2019, 21:01:31
X-T1 está um nível acima da X-E1 em questão de performance. Uso uma X-E2 e não tenho problemas com ela, mas conheço bem as limitações e costumo me antecipar em situações que sei que ela tem mais dificuldades.

X-T2 é uma baita câmera, sensor mais novo e performance muito boa. Deve ser umas 5x mais rápida que a X-E1. Ela deve se comparar mais a 5DII que a X-T1 em questão de performance, pra falar a verdade acho que a 5DII estaria no meio das duas.

Se quiser pegar uma das irmãs menores você tem opção de usar grip para auxiliar na pegada, que com o flash fará boa diferença. A vantagem é economizar um pouco, já que são mais baratas. Em questão de performance são todas iguais em uma mesma geração :ok:

Eu pessoalmente não gosto muito da 23mm, possuo 18mm e 35mm. É um conjunto que me agrada muito. A questão com a Fuji é que não tem muito erro em termos de qualidade ótica, tudo muito bom como você já percebeu. O que fará um pouco de diferença é a velocidade de foco, a 23mm f/2 é mais rápida. Se já está acostumado em usar apenas uma 35mm com ctza ela será o suficiente.

Como você já possui uma fuji de primeira geração não preciso fazer recomendações comuns de conhecer o sistema antes, então só digo que vai se surpreender com as gerações mais novas, ainda mais se escolher a terceira. Agora se quiser ficar com uma pulga gigante vai testar a X-T3, essa quarta gen está fantástica :ok:
Obrigado pela opinião Lucas, realmente o que me impressiona é a qualidade optica e o tamanho das cameras, as vezes mesmo sendo um kit fixo relativamente pequeno a 5D II + 35mm e flash me judiam depois de umas 5 horas segurando. E com ceteza levarei isso em consideração se em algum momento eu for pra fuji de vez.
Eu só não quero nem olhar pra X-T3 senão é só pra ficar com vontade.
Eu olhei um review da X-T20 e achei bem interessante, mas sei lá. mais barata com a performance da T2 porém sem o seletor de pontos de foco (joystick) e o EVF pequeno não sei não.
Eu costumo fazer tudo com a 35mm, antes usava uma 30mm. Então a 23mm é sussa.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2019, 21:08:26
Bem, uma X-T1 tem muita velocidade mas, me preocupa o "risco Mirrorless". A fotometria é diferente e o foco também.
Cabe a você definir o quanto a precisão na fotometria e a margem de acerto de foco (em baixa luz) lhe preocupam. Se você fotografa coisas paradas ou em movimento  :ok:
Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Ernesto, creio que uns 80% do meu trabalho eu faria tranquilamente com uma crop nos dias de hoje. Acabei entrando no FF com a oportunidade de pegar uma 5D clássica, que foi barato, senão tava até hoje com APS-C. Ai como mantive o set de lentes acabei ficando, mas trocando tudo e sabendo da competência das cropadas hoje isso me faria voltar, mas se trocar de sistema apenas.

No meu uso da X-E1, não estranhei a maneira de fotometrar com ela, apesar de ser mais fácil tendo o histograma na tela ou no EVF, o foco é um pouco "menos sensível" realmente, mas creio que nada que mudar o uso de flash off camera por led não resolva na hora do vamos ver.
Eu costumo fotografar com mais frequência aniversários infantis, formaturas e ensaios, onde posso controlar o ambiente. Mas gosto de fotos dinâmicas, com movimento.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2019, 21:14:11
Se vc tem possibilidade, a XT-2 é toda melhorada em relação XT-1, veja pelos comparativos.
Por enquanto é só um estudo, cogito a X-T2 por ser a mais top alcançável no meu orçamento. Mas na minha realidade a X-T1 seria a que poderia comprar hoje :( .
o que realmente ainda me deixa com medo é o sistema de foco pra ambientes de balada por exemplo, a 5DII com o IR do flash foca que é uma beleza, já o sistema das mirrorless pra mim é desconhecido.
Eu vou estudando, e vai ser uma transição bem pensada e talvez mais pra frente claro.

Obrigado a opnião de todos, vamos ver o que dá essa brincadeira.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2019, 21:30:51
Pioneiro para defender apsc sou eu... Para mim muito mais vantagens q uma FF. Salvo situação pontual ou mesmo questão emocional, q não vejo problema nenhum, diga-se.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2019, 21:46:14
Por enquanto é só um estudo, cogito a X-T2 por ser a mais top alcançável no meu orçamento. Mas na minha realidade a X-T1 seria a que poderia comprar hoje :( .
o que realmente ainda me deixa com medo é o sistema de foco pra ambientes de balada por exemplo, a 5DII com o IR do flash foca que é uma beleza, já o sistema das mirrorless pra mim é desconhecido.
Eu vou estudando, e vai ser uma transição bem pensada e talvez mais pra frente claro.

Obrigado a opnião de todos, vamos ver o que dá essa brincadeira.
Experimenta fazer a balada na xe1 com um led.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2019, 21:47:32
Por enquanto é só um estudo, cogito a X-T2 por ser a mais top alcançável no meu orçamento. Mas na minha realidade a X-T1 seria a que poderia comprar hoje :( .
o que realmente ainda me deixa com medo é o sistema de foco pra ambientes de balada por exemplo, a 5DII com o IR do flash foca que é uma beleza, já o sistema das mirrorless pra mim é desconhecido.
Eu vou estudando, e vai ser uma transição bem pensada e talvez mais pra frente claro.

Obrigado a opnião de todos, vamos ver o que dá essa brincadeira.

Nesse caso é algo a se pensar, desconheço flash para fuji que possui IR. Elas possuem um AF Assist (um led), mas só quebra galho até uns 2m de distancia em breu total (experiencia própria em cavernas que visitei)

Em situações como casamentos você não terá problema algum, nem na própria festa do casamento, mas se for balada bem escura aí pode complicar. IR é algo bem útil é que faz falta :ok:


Rafael_Machado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2019, 15:15:33
Aproveitando, qual a opinião de vocês em ter um XT-30 como opção pra viagem e coringa( ou seja, fotografia sem muito compromisso), junto, com talvez com uma 23 mm f/2 ou com a 15-45mm?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2019, 15:23:19
Aproveitando, qual a opinião de vocês em ter um XT-30 como opção pra viagem e coringa( ou seja, fotografia sem muito compromisso), junto, com talvez com uma 23 mm f/2 ou com a 15-45mm?
Pegaria uma 1855 ou a nova 16 2.8.

Bela câmera.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2019, 17:00:06
X-T30 é praticamente uma X-T3, fantástica!

Pessoalmente eu prefiro a linha X-E em relação a T00, mas ainda não saiu dela na nova geração.

A 15-45mm é uma lente com ótica boa e relativamente pequena, vai te atender bem. Se não se importar com tamanho a 18-55mm é melhor.
Não recomendo uma lente fixa só a não ser que você já tenha costume de usar. Tem gente que não se adapta, eu uso apenas uma 18mm para viajar sem problemas