Autor Tópico: Troca: Canon 60D pela SL2, vale a pena?  (Lida 4795 vezes)

taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Março de 2019, 11:33:38
salve galera.
Sou mais um iniciante com um milhão de dúvidas, e tenho pensado bastante em fazer essa troca.
Eu trabalho com fotografias de surf e pretendo a trabalhar com edição de vídeos também (sem parar com a fotografia).

Atualmente eu uso uma Canon 60D, quando comprei, optei por comprar uma câmera usada e um pouco mais antiga do que uma Rebel mais nova. Optei a 60D por ser mais robusta, pela vida útil, por ser boa para vídeos e principalmente por ter uma velocidade de disparos contínuos maior que as da linha Rebel (e claro pq e só tinha R$1800 reais). Esse lance da velocidade é importante pra mim, pois faço bastante fotos sequenciais e preciso do momento exato da manobra, com mais expressão possível do surfista.

Tenho visto bastante avaliação positiva da SL2 como uma câmera boa para gravar vídeos. Fiz uma comparação nesse site (https://versus.com/br/canon-eos-200d-vs-canon-eos-60d) e Ela parece ser superior a 60D. Notei a diferença de 5fps da SL2 pra 5.3fps da 60D, em relação a velocidade de disparo contínuo. Imagino que a diferença não seja tão significativa.

Li também, alguns relatos que ela é uma boa câmera pra vídeo, mas nem tão boa para fotos, por que?

Gostaria mesmo de uma 80D, mas ainda não posso investir os 4mil e a SL2 eu encontro por 2mil no ML, que é o quanto eu poderia investir. Enfim, o que mais eu deveria levar em consideração para estudar essa troca, visando no meu tipo de trabalho? Essa seria uma boa troca?

fotografia de surf - @taboshots


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2019, 16:31:27
Eu acho que não seria uma boa troca. A diferença de ergonomia e autofoco pra fotos é considerável em relação as Rebels. Eu, se fosse você, guardava mais uma grana e pegava uma 80D ou continuava com a 60D e pegaria a SL2 .

A SL2 é melhor pra vídeos porque possui o dual autopixel que a 60D não tem. Se precisa de autofoco rápido e preciso pra vídeos, o Dual Autopixel ainda é a melhor tecnologia do mercado de DSLR pra vídeos.

Em questão de fotos, te juro que não vejo diferenças gritantes. A 60D até onde eu saiba é o mesmo processador da T3i , mas num corpo muito mais robusto. Eu acho que pra fotos é trocar seis por meia dúzia, no tocante ao resultado final das fotos. Pra vídeo a SL2 é melhor. Sei que posso ter te confundido, mas porque você não fica com as duas ... eu acho que essa troca não vale a pena por enquanto, devido aos poucos benefícios práticos que você teria nessa troca.

Quanto a ergonomia, nem preciso comentar que a 60D é muito melhor que qualquer Rebel.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2019, 12:17:38
Complementando a ótima resposta do Cheferson, mas discordando um pouco, o sensor da SL2 é o mesmo da T7i, 77D, 80D, de 24mp, e tem sim diferenças em relação a suportar iso mais alto, por exemplo.

Um conselho que te dou: pegue a máquina na mão, teste, brinque um pouquinho na loja, antes de decidir. A diferença de empunhadura é GRITANTE, ainda mais por ser SL2, que é menor ainda que as Rebel T@i.

Em termos de qualidade, vai ser melhor sim. Em pegada, usabilidade, botões, e principalmente, bateria, vai levar pau. Com 60d eu fazia mais de 2500 fotos com uma bateria, as baterias das REbel são bem mais fracas.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2019, 01:11:04
Tudo depende do que se quer. Invista sempre em lente.

Eu, particularmente, já mexi na 80D, T7i, SL2 e 77D por alguns minutos em cada uma delas. Adorei a T7i e 77D. Tem uma ergonomia excelente e já utilizam de um sistema de foco bem mais completo que o capado da SL2.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2019, 11:41:33
A ergonomia em si, eu nem levo muito em consideração. se eu puder uma câmera que me entrega um resultado melhor que a outra, posso estar errado, mas penso que terei que me adaptar de qualquer jeito.

gostei da opção da 77D. eu não li sobre ela ainda, vou dar uma pesquisada. Embora as opiniões foram bem divididas me serviram bem, vou analisar com calma. Muito obrigado

fotografia de surf - @taboshots