Autor Tópico: Alguém aqui trabalha com lentes fechadas em eventos?  (Lida 2319 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 22 de Março de 2019, 18:34:55
Pensando em trabalhar com 5.6 em eventos e com auxiliar de luz com softbox.

Alguém aqui trabalha assim e poderia me falar sobre a experiência e se possível mostrar as fotos?



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2019, 20:17:57
Antes de responder.....
Por qual motivo quer trabalhar com 5.6?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2019, 21:49:00
Acho que a galera aqui trabalha com todas as aberturas, não f/5.6 especificamente, tbm fiquei curioso em saber qual o motivo de sua duvida.
Conhecimento importa mais que equipamento.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2019, 22:25:06
Opa, entrei no topico achando que era sobre lente fechada tipo de 85mm ou mais tele  :doh:

Olha, vai bastante do estilo, eu chego a usar algo entre 4 e 5.6 quando faço fotos de grupos e algo entre 9 e 11 na balada, só pra garantir que não vai ficar gente fora de foco, mas no geral uso lente abertona.

Mas não vejo problema nenhum vc preferir trocar DOF curto por mais nitidez, é questão de estilo pessoal de cada um, mas não acho legal a questão de usar softbox como vc comentou. Não sei de que tipo de eventos vc está falando, mas em casamentos por exemplo acho mega estranho usar um troço grande desses, chama a atenção, não é tão portátil, não é versátil se vc precisa de agilidade... melhor usar LED ou flash remoto na mão do assistente, ou se prefere uma luz menos dura e se o ambiente permitir, usar rebatido mesmo  ;)

Também fiquei curioso do motivo dessa dúvida. Vc está tendo problemas de nitidez? De errar foco? Ou é só curiosidade mesmo?
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 22:29:22 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2019, 13:41:04
Acho que a galera aqui trabalha com todas as aberturas, não f/5.6 especificamente, tbm fiquei curioso em saber qual o motivo de sua duvida.

 :snack:  .... 2x
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2019, 08:46:09
Fotos muito bem focadas, qualidade de imagem, cores lindas pois elimina aberrações, nitidez, contrate, auxiliar de luz com softbox podendo usar isos menores.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2019, 09:39:05
Acho que você está com a síndrome de fazer fotos pensando em fotógrafos.
Seus clientes não vão ver diferença entre iso 400 ou 1600 e nem entre 5.6 ou 2.8.

Vale mais a pena a luz fora da câmera pelo lado artístico do que técnico. Independente da abertura.

Quando li o título pensei que fosse sobre a tal fotografia de camadas que alguns fotógrafos de casamento venderam no últimos anos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2019, 09:47:37
Olá!
Acho que a decisão da abertura deve envolver mais coisa além de "nitidez". Primeiro você deve usar uma lente que mesmo totalmente aberta entregue uma boa nitidez porque aí a decisão não cairá tanto nesse detalhe.
Todos em foco em uma foto em grupo : isso sim tem relação com a abertura se eles não estiverem no mesmo plano e em eventos/festas é praticamente impossível ficar arrumando todas as fotos em grupo e aí usar 5.6 faz mais sentido.
Desfoque/bokeh: aqui entra gosto pessoal e linguagem do fotógrafo. Uns usam lentes 1.4, 1.8 e 2.8 na abertura máxima para um dof o mais curto possível. Não existe certo e errado.
Agora o que o Vangelismm falou é real. Não fique vendo suas fotos em  zoom 100% e pensando em outros fotógrafos. Clique e seja feliz.
« Última modificação: 24 de Março de 2019, 09:48:34 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2019, 10:21:38
Realmente olhando para o lado técnico, consigo mais qualidade de imagem e fotos muito bem focadas em aberturas um pouco mais fechadas que 2.8 como f4.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Março de 2019, 09:19:11
Realmente olhando para o lado técnico, consigo mais qualidade de imagem e fotos muito bem focadas em aberturas um pouco mais fechadas que 2.8 como f4.

Acho que voce está ligeiramente confuso .
TODAS AS LENTES sem exceção , tem seu melhor resultado usando - se a seguinte regra .
Pegue 2 pontos acima da MAIOR abertura , e dois pontos abaixo da MENOR abertura .
Vai sobrar uma faixa de aberturas .
O meio desta faixa será o MELHOR resultado da lente .

Isto é do ponto de vista ÓTICO e não do ponto de vista FOTOGRAFICO .

Cada cena tem as suas caracteristicas do ponto devista do fotógrafo , dizer que usando f 5.6 será melhor do que f 2.8 ou o que valha chega a ser bobagem , pois quem define o que quer da cena é o fotografo , em CADA CENA .

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2019, 09:26:04

A regrinha é essa ai ...

Por exemplo , uma lente 50mm f 1.4 a f 22 ....

1.4 , 2 , 2.8 , 4 , 5.6 , 8 , 11 , 16 , 22 ...

1.4 , 2 ___________________ 16 , 22 ....

Restaram ..... 2.8 , 4 , 5.6 , 8 , 11 ...

O melhor resultado OTICO nesta lente será em f 5.6 ...

O melhor resultado FOTOGRAFICO nesta lente vai depender de quem estiver atrás da câmera...  :D

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2019, 23:08:58
Então... No fim a galera reclamou da pergunta do cara, mas tá justificando uma melhor nitidez no Sweet Spot, que pra lentes claras vai dar perto dos f/5.6 que ele citou..

Eu nem compro mais lentes claras... Meu trabalho REQUER aberturas menores de f/3.5-4.

Tudo depende do seu estilo.

Em eventos, se você prima pela nitidez, vai ter que abrir mão do desfoque, ou pelo menos do desfoque extremo.
Ao mesmo tempo, tem fotógrafos que usam teles (70-200 f/2.8 p ex) que mesmo em f/5.6 vai te dar um bom desfoque de fundo, com uma nitidez absurda... Trabalhar um evento inteiro sozinho com tele é meio impossível. Mas dá pra mesclar ela tranquilo com uma GA.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2019, 10:22:41
Então... No fim a galera reclamou da pergunta do cara, mas tá justificando uma melhor nitidez no Sweet Spot, que pra lentes claras vai dar perto dos f/5.6 que ele citou..

Eu nem compro mais lentes claras... Meu trabalho REQUER aberturas menores de f/3.5-4.

Tudo depende do seu estilo.

Em eventos, se você prima pela nitidez, vai ter que abrir mão do desfoque, ou pelo menos do desfoque extremo.
Ao mesmo tempo, tem fotógrafos que usam teles (70-200 f/2.8 p ex) que mesmo em f/5.6 vai te dar um bom desfoque de fundo, com uma nitidez absurda... Trabalhar um evento inteiro sozinho com tele é meio impossível. Mas dá pra mesclar ela tranquilo com uma GA.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Eu adoro usar a 70-200 em 2.8 em eventos . E a nitidez dela mesmo em 2.8 considero extremamente satisfatória.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2019, 07:22:57
Então... No fim a galera reclamou da pergunta do cara, mas tá justificando uma melhor nitidez no Sweet Spot, que pra lentes claras vai dar perto dos f/5.6 que ele citou..

Eu nem compro mais lentes claras... Meu trabalho REQUER aberturas menores de f/3.5-4.

Tudo depende do seu estilo.

Em eventos, se você prima pela nitidez, vai ter que abrir mão do desfoque, ou pelo menos do desfoque extremo.
Ao mesmo tempo, tem fotógrafos que usam teles (70-200 f/2.8 p ex) que mesmo em f/5.6 vai te dar um bom desfoque de fundo, com uma nitidez absurda... Trabalhar um evento inteiro sozinho com tele é meio impossível. Mas dá pra mesclar ela tranquilo com uma GA.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

 :clap: :clap:

É por ai  :D

Comparando meus trabalhos. Tenho conseguido um melhor resultado a partir de f4.

Melhor contraste, nitidez e acerto de foco. Por isso a pergunta e saber se alguém aqui já faz assim.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #14 Online: 28 de Março de 2019, 07:46:34
Poxa pessoal... "abrir e fechar a lente" são termos usados há décadas

Quando falamos: "Feche a lente em X" significa que pedimos para fechar o diafragma.

Logo, lente fechada é uma lente que está com o diafragma fechado em alguma abertura pequena.

Vejo tanta gente usando expressões erradas (principalmente em inglês) que quando vem um colega que usa uma expressão correta em português, estranhamos ? :(


Né isso Ernesto... É que a galera também ta acostumada com o termo "lente fechada" se referindo ao ângulo de cobertura da lente.