Autor Tópico: Câmera "usada" para Nebulosas e Bouquet  (Lida 3387 vezes)

n1k

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 22 de Março de 2019, 20:38:10
Pessoal, muito boa noite!
Peço desculpas se postei no lugar errado ou deixei de ler algum dos tópicos.
Sinto uma vontade grande de adquirir uma câmera para iniciar no mundo da fotografia, por hobby.
Possuo um Galaxy S7 que me apresenta boas fotos.. mas para o uso que desejo não é suficiente. Decido então partir para uma câmera própria para isso e gostaria apenas de uma dica, já que pretendo comprar usada e não investir tanto no começo. Minha vontade é fotografar as estrelas, nebulosas, lua com detalhes e os bouquets do dia-a-dia. Isso é possível?
Agradeço desde já e parabéns aos belos trabalhos!


n1k

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2019, 21:21:42
O melhor resultado nesta área é obtido através de telescópios com câmeras específicas.

Se você tentar fazer com as câmeras de estúdio/jornalismo/esportivas você terá um gasto monstruosamente maior e o resultado não será melhor.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Grato por dispor de seu tempo, Ernesto!
Bom, talvez não exatamente as nebulosas detalhas mas.. composições que apareçam o céu estrelado, sabe?
Adoro mexer no tempo de exposição e iso do meu smartphone e ver que as estrelas apareceram melhor que na outra foto. Já pensei em adquirir sim um telescópio mas ficaria sem os mecanismos para as fotos de bouquet e etc.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2019, 21:46:59
Grato por dispor de seu tempo, Ernesto!
Bom, talvez não exatamente as nebulosas detalhas mas.. composições que apareçam o céu estrelado, sabe?
Adoro mexer no tempo de exposição e iso do meu smartphone e ver que as estrelas apareceram melhor que na outra foto. Já pensei em adquirir sim um telescópio mas ficaria sem os mecanismos para as fotos de bouquet e etc.
n1k bem vindo ao Mundo Fotografico!!!

Olha só tem uma galera aqui no forum especializada nesta assunto, ente eles lembro agora do Antonio Shalders e do Waldyr Neto. Logo eles aparecem aqui pra te ajudar.
Mas de qq maneira seria bom vc já adiantar falar o quanto $ planeja investir $$$.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2019, 21:55:07
Pessoal, muito boa noite!
Peço desculpas se postei no lugar errado ou deixei de ler algum dos tópicos.
Sinto uma vontade grande de adquirir uma câmera para iniciar no mundo da fotografia, por hobby.
Possuo um Galaxy S7 que me apresenta boas fotos.. mas para o uso que desejo não é suficiente. Decido então partir para uma câmera própria para isso e gostaria apenas de uma dica, já que pretendo comprar usada e não investir tanto no começo. Minha vontade é fotografar as estrelas, nebulosas, lua com detalhes e os bouquets do dia-a-dia. Isso é possível?
Agradeço desde já e parabéns aos belos trabalhos!

Eu não sou dessa área, mas entendo  um pouco pelo que pesquisei, a melhor coisa para se comprar é uma montagem equatorial motorizada, com isso você consegue deixar por exemplo 15 minutos de exposição sem que as estrelas formem rastros, câmeras simples como Canon t3 60D etc já é possivel ótimas fotos. Uma lente macro 100mm 2.8 e uma 28mm 2.8 seria um bom kit para o que você quer. Infelizmente essa montagem equatorial é cara, é com ela que se faz àquelas belas imagens de nebulas.


n1k

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2019, 22:42:31
Eu não sou dessa área, mas entendo  um pouco pelo que pesquisei, a melhor coisa para se comprar é uma montagem equatorial motorizada, com isso você consegue deixar por exemplo 15 minutos de exposição sem que as estrelas formem rastros, câmeras simples como Canon t3 60D etc já é possivel ótimas fotos. Uma lente macro 100mm 2.8 e uma 28mm 2.8 seria um bom kit para o que você quer. Infelizmente essa montagem equatorial é cara, é com ela que se faz àquelas belas imagens de nebulas.

Agradeço por deixar essa dica Gabriel!!
Muito bom aprender.
Sobre o objetivo mesmo, acho que devo ter exagerado haha!
Sim, a aparelhagem pra ter fotos incríveis das nebulosas, deve custar caríssimo!
Mas como sou um mero mortal, pretendo fazer coisas assim:
Iniciar com um tripé firme e acionar alguns 30 segundos de exposição sabe? Mexer em iso.. editar nos programas..


« Última modificação: 22 de Março de 2019, 22:46:49 por n1k »


n1k

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2019, 22:45:34
n1k bem vindo ao Mundo Fotografico!!!

Olha só tem uma galera aqui no forum especializada nesta assunto, ente eles lembro agora do Antonio Shalders e do Waldyr Neto. Logo eles aparecem aqui pra te ajudar.
Mas de qq maneira seria bom vc já adiantar falar o quanto $ planeja investir $$$.

Lindsay!! Muito obrigado!!
Perfeito. Tenho certeza que sim.
Verdade, o mais importante que é saber quanto tenho para investir, faltou hehe
Mas como penso em comprar algo usado porém que me atenda, na faixa de 2k 2k500, seria meu máximo no momento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2019, 17:05:48
Agradeço por deixar essa dica Gabriel!!
Muito bom aprender.
Sobre o objetivo mesmo, acho que devo ter exagerado haha!
Sim, a aparelhagem pra ter fotos incríveis das nebulosas, deve custar caríssimo!
Mas como sou um mero mortal, pretendo fazer coisas assim:
Iniciar com um tripé firme e acionar alguns 30 segundos de exposição sabe? Mexer em iso.. editar nos programas..


Quando pensei em começar a fotografar queria o equipamento mais barato o possível, pois não sabia se iria levar a serio, encontrei uma Nikon D3100 usada em boas condições por apenas R$600, depois comprei uma nikon 28mm 2.8 ais toda manual, por R$250 fiquei muito feliz com o resultado pois tinha o mesmo pensamento que você.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2019, 21:32:05
Olá N1k, bem-vindo ao MF !

Existem várias opções para fazer fotografia de céu noturno, desde soluções de baixo custo até onde literalmente o seu bolso for o limite.

Fiz excelentes imagens com equipamentos baratos. É questão de prática e muita paciência.

Tenha em mente algumas coisa fundamentais:

- Ter um tripé muito, muito sólido. Vibrações são inimigas mortais desse tipo de fotografia.

- Ter um disparador remoto por cabo, infravermelho ou seja lá o que mais

- Focalizar manualmente e jamais usar estabilizador de imagem

- Escolher uma boa objetiva com boa performance em aberturas grandes. Comece por uma 28mm ou 35mm até acertar fazer campo amplo. Objetivas longas exigem muito mais técnica.

- Para fazer exposições longas, uma montagem equatorial é interessante, mas é cara e BEM difícil de alinhar corretamente aqui no hemisfério sul (não temos estrela polar sul). Como alternativa, existe a "barn door", mas também deve ser alinhada corretamente.

https://barn-door-tracker.co.uk/

- Exposições longas podem ser simuladas pela técnica de stacking. Há amplo material sobre isso na Internet e é necessário um longo aprendizado para fazer direito.

Comecei a fazer fotografia digital de céu noturno com uma Canon 350D. Hoje em dia dá para fazer ótimas imagens com câmeras digitais baratas como Canon t3/4/5, micro 4/3, etc.

Depois de dominar o básico, aí sim se for o caso, partir para soluções mais sofisticadas. É muito comum as pessoas comprarem câmeras caras como D600, D700 e não conseguirem resultados de qualidade simplesmente por não terem o conhecimento e a prática necessários.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2019, 22:27:44
Taí, me surgiu uma boa pergunta:

Como ficam os Foveon fotografando o céu ?

Quando eu testei, na época da SD14 eram péssimos para isso. A sensibilidade é baixa e não toleram bem longas exposições.


n1k

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2019, 14:32:06
Agradeço de coração por dedicarem tempo para ajudar-me!

Depois de algum tempo, acabei ficando de olho em uma câmera anunciada em minha cidade.
Se trata de uma Nikon d5300.

A princípio completinha com a lente-kit e por volta de R$1500,00 a R$1800,00.

Será uma boa para o céu estrelado e fotos bouquet?

Agradeço desde já!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2019, 14:54:53
A câmera é boa para esse tipo de fotografia, mas precisa de uma lente mais aberta e mais clara. Uma Rokinon 10mm 2.8 já da conta do recado :ok:

E não esqueça que você só conseguirá uma foto dessas bem longe das cidades. Procure por light pollution map e veja o que é possível fazer onde você mora



n1k

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2019, 18:42:25
A câmera é boa para esse tipo de fotografia, mas precisa de uma lente mais aberta e mais clara. Uma Rokinon 10mm 2.8 já da conta do recado :ok:

E não esqueça que você só conseguirá uma foto dessas bem longe das cidades. Procure por light pollution map e veja o que é possível fazer onde você mora


Agradeço de coração pela dica!!


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2019, 00:36:10
Olá N1k, bem-vindo ao MF !

Existem várias opções para fazer fotografia de céu noturno, desde soluções de baixo custo até onde literalmente o seu bolso for o limite.

Fiz excelentes imagens com equipamentos baratos. É questão de prática e muita paciência.

Tenha em mente algumas coisa fundamentais:

- Ter um tripé muito, muito sólido. Vibrações são inimigas mortais desse tipo de fotografia.

- Ter um disparador remoto por cabo, infravermelho ou seja lá o que mais

- Focalizar manualmente e jamais usar estabilizador de imagem

- Escolher uma boa objetiva com boa performance em aberturas grandes. Comece por uma 28mm ou 35mm até acertar fazer campo amplo. Objetivas longas exigem muito mais técnica.

- Para fazer exposições longas, uma montagem equatorial é interessante, mas é cara e BEM difícil de alinhar corretamente aqui no hemisfério sul (não temos estrela polar sul). Como alternativa, existe a "barn door", mas também deve ser alinhada corretamente.

https://barn-door-tracker.co.uk/

- Exposições longas podem ser simuladas pela técnica de stacking. Há amplo material sobre isso na Internet e é necessário um longo aprendizado para fazer direito.

Comecei a fazer fotografia digital de céu noturno com uma Canon 350D. Hoje em dia dá para fazer ótimas imagens com câmeras digitais baratas como Canon t3/4/5, micro 4/3, etc.

Depois de dominar o básico, aí sim se for o caso, partir para soluções mais sofisticadas. É muito comum as pessoas comprarem câmeras caras como D600, D700 e não conseguirem resultados de qualidade simplesmente por não terem o conhecimento e a prática necessários.
Desculpem a ignorância,  mas que seria uma montagem equatorial?

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2019, 07:08:33
Desculpem a ignorância,  mas que seria uma montagem equatorial?

Não sou expert no assunto mas o que sei é que é um sistema motorizado que acompanha a rotação da terra, assim em exposições muito longas as estrelas não produzirão aquele rastro de exposições muito longas devido ao movimento da Terra.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2019, 09:00:32
Entre os bons apps estão o Dark Sky Map e o Star Walk 2. O primeiro indica lugares longe da poluição luminosa da cidade e o outro a posição da lua, os horários do Nascer e do Pôr, as fases e informações sobre outros astros.
Outro app é o TheterMonkey que tem a função de controlar e disparar remotamente a câmera via um cabo USB OTG (função host). Os controles da câmera aprecem na tela do celular.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro