Autor Tópico: Cada um fala o que quer, mas FujiFilm pensa diferente.  (Lida 3224 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Março de 2019, 14:50:40
O cara da Canon falou que ai diminuir,  mas a FujiFilm pensa diferente:

Camera market to halve in 2 years? "Totally, totally disagree," says Fujifilm

https://www.digitalcameraworld.com/news/camera-market-to-halve-in-2-years-totally-totally-disagree-says-fujifilm

"The customers do need options. So I think instead of just joining that full-frame competition, we will focus more on APS-C and we will focus on medium-format. I think for us, other competitors that are focusing on full-frame will maybe open up the opportunity for us, as long as we keep innovating for APS-C and medium-format."
« Última modificação: 25 de Março de 2019, 14:51:57 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2019, 16:01:46
Interessante a resposta da Fuji. É economicamente mais viável mesmo, mas não sei se a longo prazo se sustenta. Porque a Full frame tem um status e um Hype que o apsc não atinge principalmente nos entusiastas. Todo mundo que gosta de fotografia sobe de nível conforme estuda, quer ou precisa. E é aí que a Full frame entra. Precisa realmente? Depende de vários fatores. Mas psicologicamente na maioria dos casos precisa sim. Mas sair de uma cropada para MF é uma transição que não é suave nem barata e em muitos usos a MF é besteira ou ruim. Eu considero que não ter uma ff é prejudicar a marca e sempre achei que a Fuji fosse lançar uma ff. Achei não, ainda acho.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2019, 18:25:11
Pelos dados globais que postaram em outros tópicos o mercado está encolhendo sim, mas para as ML está crescendo levemente em cima da queda do restante.

A questão é que a Canon tinha um marketshare enorme, agora com diversos concorrentes de peso essa cota tende a diminuir bastante levando em conta que a área que mais vende da Canon é a que está em queda globalmente. É nesse espaço que a Fuji (e Sony) está crescendo :ok:

A tendencia é em uns 5 anos vermos um mercado bem mais "justamente" dividido, e pra isso a Canon tem que perder muita coisa


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2019, 19:13:32
A Fuji está muito clara na sua estratégia e agora deve continuar mais forte ainda já que não tem nenhum competidor sério em ML APS-C (apesar que os modelos básicos e pelados da Canon vendem muito bem). Se os competidores deixam um certo nicho de mercado "abandonado", quem fica naquele nicho acaba "reinando". A questão é o quanto o APS-C irá sobreviver. Pode ser que ele tenha uma vida muito curta comparada ao FF ou pode ser justamente o contrário. Só o tempo dirá.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2019, 22:14:19
A Fuji está muito clara na sua estratégia e agora deve continuar mais forte ainda já que não tem nenhum competidor sério em ML APS-C (apesar que os modelos básicos e pelados da Canon vendem muito bem). Se os competidores deixam um certo nicho de mercado "abandonado", quem fica naquele nicho acaba "reinando". A questão é o quanto o APS-C irá sobreviver. Pode ser que ele tenha uma vida muito curta comparada ao FF ou pode ser justamente o contrário. Só o tempo dirá.

Eu acho que o aps é o meio termo, aquele formato que atende bem na qualidade sem ser muito caro.
A Fuji comprova essa qualidade como ninguém. Só que ela cobra muito.
Mas o publico está comprando...
Não acredito que esse formato não sobreviva. É um sweet spot que reúne qualidade e custo final interessantes. As DX Nikon tem uma qualidade muito boa pelo que cobra.
Se tivessem lentes como as Fuji, em qualidade... saiam da frente!!!
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2019, 06:22:49
.... Mas sair de uma cropada para MF é uma transição que não é suave nem barata e em muitos usos a MF é besteira ....

 Eu considero que não ter uma ff é prejudicar a marca e sempre achei que a Fuji fosse lançar uma ff. Achei não, ainda acho....


2x
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2019, 11:23:25
Assim, acho que o maior problema nas APS é que geralmente as lentes são de qualidade inferior, salvo raras e caras exceções, não há ótica de qualidade top para APS. Não estou dizendo que não existam lentes boas para APS !!!

Por exemplo a linha comum da Canon para APS só melhorou depois que lançaram algumas lentes da serie STM.
A Pentax tem uma série ótima, a Limited, mas que custa os olhos da cara, uma 40mm 2.8 DA Limited custa o dobro da Canon 40mm STM por exemplo e essa diferença pode ser ainda maior nas outras lentes dessa série. Não se compra um zoom básico decente para Pentax por menos de $600.
A Fuji vai por outro caminho, não conheço uma única lente deles que não seja excelente.

Note que não estou nem falando de objetivas classificadas como profissionais !
Acho que se um conjunto básico de lentes de boa qualidade não é oferecido a um preço razoável o sistema custa para ser levado a sério. Não que não seja na realidade, mas como a maioria compra coisas mais baratas ou alternativas, fica esse degrau entre o AFS e o FF.

A Nikon eu não tenho acompanhado, então não opino sobre ela.
« Última modificação: 01 de Junho de 2019, 11:23:57 por AFShalders »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2019, 08:57:47
Como usuário de Nikon APS-C há alguns anos, digo que até há boas opções de lentes, mas caras. Peguei a 16-80mm f/2.8-4E VR - é uma lente que tem tudo o que a Nikon tinha pra oferecer no momento: VR, Nano Coating, abertura eletrônica, veio marcada com o anel dourado e a fizeram retrátil por questões de tamanho. Mas, comprada fora de algum kit, custa 1,100 USD nos EUA, que já é um preço que faz o cara pensar em migrar para FF. Talvez essa seja sua estratégia: preço bom no kit para ajudar a vender câmera DX, cara sozinha para fazer o cara pensar em migrar para FF. Mas, atualmente, pode fazer o cara migrar pra outra marca... Fora esta lente, há a 10-24mm que também é cara, abrindo espaço para as Tokina. A 17-55 f/2.8 há muito tempo precisa de uma atualização. Há boas lentes, como as 55-200 VR e 55-300 VR, a 35mm f/1.8,  mas não tops pensadas para APS-C. Até andaram fazendo uns lançamentos de lentes AF-P sem muito glamour, mas que não eram lentes ruins. Enfim, não se compara com o compromisso que a Fuji tem com APS-C.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2019, 09:55:11
Assim, acho que o maior problema nas APS é que geralmente as lentes são de qualidade inferior, salvo raras e caras exceções, não há ótica de qualidade top para APS. Não estou dizendo que não existam lentes boas para APS !!!


Assim, Pelo que pude notar e pegar em conversas por ai entre usuários, a Fuji não tem lente "meia boca" em termos de qualidade óptica. Eu tenho a XC 16-50 3.5~5.6, acho que é a zoom mais barata da Fuji, pra baratear ela é toda de plástico, levinha, mas em termos ópticos ela é um fenômeno, bate de frente com minhas EF 35mm f/2 IS USM e Tamron 45mm 1.8.
A Fuji veio trazendo mesmo nas lentes baratas uma qualidade muito justa, muito melhor que as lentes de kit de Canon e Nikon (as 18-55). Justamente pelo fato de ela só ter APS-C acredito que ela não precisa limitar a qualidade pro público ter que comprar linha de sensor maior.

Bem diferente das marcas que tem lentes diferentes, onde o APS-C é pra uso amador, com lentes sem muita qualidade ou caras demais.

Minha namorada comprou recentemente uma X-T1 com a 18-55 OS, mesmo sendo "antiga" a camera é sensacional, ISO 3200 de barbada. To me segurando (mais uma vez) pra não vender todas as minhas Canon e pegar de vez o mundo Fuji. Pelas contas que fiz ainda sobraria uma graninha :assobi: .

Nos dias de hoje APS-C e FF é só marketing, pra grande maioria dos usuários as vantagens do FF são muito pequenas, leva grande vantagem em situações muito específicas. Pro trabalho de ensaios, eventos e até fotojornalismo qualquer cropada dos últimos 3 anos se saem muito bem.

Eu tenho os dois mundos, FF e Fuji APS-C, hoje eu sei que com uma cropada atual faria o mesmo que minha 6DII.
E não creio que a Fuji vá lançar alguma Full Frame. Eles tem uma linha muito completa de lentes com distâncias equivalentes e com qualidade "L", seladas (quase todas), rápidas em termos de foco e bem construídas cobrindo APS-C, será que fariam tuuuuudo de novo pra cobrir um FF? Sei não.
« Última modificação: 03 de Junho de 2019, 09:56:17 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2019, 11:01:08
Pablo, acho que é bem por aí.

Também tem o caso de quem fabrica FF e APS não por lentes melhores a preço mais baixo para induzir o usuário a migrar para FF.
A Fuji pelo jeito se tocou disso e pulou o FF.

A Panasonic foi pelo mesmo caminho do MFT direto para o FF, que são praticamente dois pulos no tamanho do sensor, de crop 2:1 para 1:1


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2019, 16:55:38
Para estúdio e casamentos, a Fuji GFX, está desafiando e desbravando um campo novo.

Poxa, ainda não conheço alguém aqui nos grupos do BR que use essa linha pra Casamentos, super curioso pra saber como seria o desempenho nessa área.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2019, 20:45:54
Esse link é de uma amiga da minha cunhada, que reside agora em Dubai e fotografa casamentos:

https://www.instagram.com/p/BxMdROElyBS/?igshid=14t46yame170r

Acho que o principal na fotografia ainda é o talento, a experiência e a sensibilidade humana. Não sei se as fotos acima seriam melhores pelo fato de ser FF ao invés de uma XT-2 (agora uma X-T3).
« Última modificação: 03 de Junho de 2019, 20:57:30 por Eduardo PL Lima »




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2019, 23:52:43
O que eu posso dizer é:

A Fuji X-T3 é a melhor ML para esportes e jornalismo do mercado.

Para turismo e "família", os celulares são maioria absoluta. No momento, não vejo câmeras investindo muito aqui.

Para estúdio e casamentos, a Fuji GFX, está desafiando e desbravando um campo novo. Não tenho base para avaliar ainda.

Creio que Macro indoor, Macro outdoor e Birding são as próximas áreas onde a Fuji deve investir.

MF em casamento morreu com o filme.
Hoje casamento tem muito mais de fotojornalismo
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2019, 08:01:58
MF em casamento morreu com o filme.
Hoje casamento tem muito mais de fotojornalismo

Morreu para quem não tem dinheiro para pagar fotógrafo competente. Aí independe se é MF, filme ou Tekpic.
Porque fazer fotografia estatística com digital qualquer um faz, de 10 mil fotos se 100 sairem boas é lucro.
Agora quer fazer casamento por uma merreca, aí morreu mesmo.