Autor Tópico: Ajuda softbox camento  (Lida 8822 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2019, 13:18:44
Volta e meia aparece alguém atravessado com uma justificativa esfarrapada que "encerraria qualquer discussão".
Hibernar é uma boa aos que estão fechados à discussão.
Peço que sigam a discussão sobre iluminação, que é bem pertinente.
Tive meu primeiro contato com estúdio nessa semana.  :assobi: :shock: (até hoje só fotografei teatros e com luz natural + flash + rebatedores)
Achei muito gostoso fotografar com uma luz "criada por mim". Fiz o basicão pra não errar e acho que ficou bom. Então é bem provável que outras escolas de dança queiram fazer o mesmo tipo de trabalho.
Por isso qualquer informação sobre tipos de modificadores e de iluminação é sempre bem vinda por aqui.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2019, 13:37:44
Inclusive, a parabólica de 70cm fica bem bacana usando mesmo com speedlite  :ok:
Isso é uma sombrinha metida a besta.  :doh: :hysterical:
Brincadeira.. Mas usando isso com um speedlight dá uma luz semelhante a uma sombrinha. Não?
« Última modificação: 17 de Abril de 2019, 13:41:21 por nandoespinosa »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #32 Online: 17 de Abril de 2019, 14:16:19
Isso é uma sombrinha metida a besta.  :doh: :hysterical:
Brincadeira.. Mas usando isso com um speedlight dá uma luz semelhante a uma sombrinha. Não?

Quando vc usa esses "softbox" sombrinha a fonte de luz fica muito próxima a parede e apontada mais para cima, fazendo com que a luz fique mais intensa na parte de baixo (como pode ver no exemplo abaixo), ja quando fica encaixada atrás do modificador ela sai mais uniforme... sem contar que essa sombrinha softbox limita a regulagem da inclinação do modificador (tendo que trabalhar praticamente com ele reto, ou depender de uma girafa ou assistente pra deixar inclinado), ja quando fica encaixado como as tochas não tem esse problema...




Pra complementar, fiz agora, um comparativo usando um speedlite em uma sombrinha octa de 80cm e uma parabólica de 70cm... usando da mesma forma que fiz para o teste acima:

« Última modificação: 17 de Abril de 2019, 14:32:01 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #33 Online: 17 de Abril de 2019, 14:19:55
Quando vc usa esses "softbox" sombrinha a fonte de luz fica muito próxima a parede e apontada mais para cima, fazendo com que a luz fique mais intensa na parte de baixo (como pode ver no exemplo abaixo), ja quando fica encaixada atrás do modificador ela sai mais uniforme... sem contar que essa sombrinha softbox limita a regulagem da inclinação do modificador (tendo que trabalhar praticamente com ele reto, ou depender de uma girafa ou assistente pra deixar inclinado), ja quando fica encaixado como as tochas não tem esse problema...


Entendi.
Mas (sem querer ser chato) no teu exemplo especificamente o Speedlight não está no centro da "sombrinha". Então é natural que a luz se propague desuniformemente.
Digo isso por que tenho um tripé furreco de iluminação pro Speedlight, que tem suporte pra sombrinha. E nele o Speedlight fica bem no centro.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #34 Online: 17 de Abril de 2019, 14:43:34
Entendi.
Mas (sem querer ser chato) no teu exemplo especificamente o Speedlight não está no centro da "sombrinha". Então é natural que a luz se propague desuniformemente.
Digo isso por que tenho um tripé furreco de iluminação pro Speedlight, que tem suporte pra sombrinha. E nele o Speedlight fica bem no centro.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Bem, particularmente desconheço esse encaixe, se tiver um exemplo dele para mostrar, por que o que eu conheço que fica mais próximo do centro é esse, e ainda assim fica pra cima, dando um resultado tão estranho quanto o outro...

WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #35 Online: 17 de Abril de 2019, 14:57:10
E só pra deixar claro... em momento algum eu disse que não da pra fazer uma foto legal com um desses "sombrinhas"... e sim que não acho que vale a pena comprar se vc pode ter um modificador que funcione de forma melhor, simples assim...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #36 Online: 17 de Abril de 2019, 16:29:22
E só pra deixar claro... em momento algum eu disse que não da pra fazer uma foto legal com um desses "sombrinhas"... e sim que não acho que vale a pena comprar se vc pode ter um modificador que funcione de forma melhor, simples assim...
Claro que não.. Eu entendi.
O que eu tenho é um tripé bem simples com esse adaptador pro speedlight. (Não me bate.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:)
Mas percebe que a entrada pra sombrinha é quase colada no encaixe do speedlight. E o meu flash fica num ângulo ligeiramente mais agudo que 90°.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089969608-kit-suporte-para-iluminacao-2-suporte-e27-simples-e-2-supo-_JM?quantity=1&variation=26800581485

De qualquer forma ainda tem a interferência do próprio tripe na emissão da luz. Entendo que aquele que tu mostrou seja, obviamente melhor.  :ok:

« Última modificação: 17 de Abril de 2019, 16:30:09 por nandoespinosa »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #37 Online: 17 de Abril de 2019, 17:08:08
E só pra deixar claro... em momento algum eu disse que não da pra fazer uma foto legal com um desses "sombrinhas"... e sim que não acho que vale a pena comprar se vc pode ter um modificador que funcione de forma melhor, simples assim...

Leo, nos seus testes eu percebi que você não fez com a tocha dentro do octa sombrinha, acho que isso pode influenciar muito na qualidade da luz também, ou não? Teria como fazer esse teste?

Em tempo, comprei um octa sombrinha no ML que chegou hoje, quando abri o pacote o que tinha dentro? Um Octa bowens, entrei em contato com o vendedor e ele me disse que se eu quiser posso trocar, mas também posso ficar com ele se me servir (é bem mais caro), agora fiquei na duvida.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #38 Online: 17 de Abril de 2019, 18:33:20
Claro que não.. Eu entendi.
O que eu tenho é um tripé bem simples com esse adaptador pro speedlight. (Não me bate.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:)
Mas percebe que a entrada pra sombrinha é quase colada no encaixe do speedlight. E o meu flash fica num ângulo ligeiramente mais agudo que 90°.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089969608-kit-suporte-para-iluminacao-2-suporte-e27-simples-e-2-supo-_JM?quantity=1&variation=26800581485

De qualquer forma ainda tem a interferência do próprio tripe na emissão da luz. Entendo que aquele que tu mostrou seja, obviamente melhor.  :ok:

Bem, se o suporte que vc estava falando é esse do link então é igual ao suporte usado nos testes... quanto ao tripé ele não influencia em praticamente nada em ficar ali na frente :)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #39 Online: 17 de Abril de 2019, 18:34:34
Leo, nos seus testes eu percebi que você não fez com a tocha dentro do octa sombrinha, acho que isso pode influenciar muito na qualidade da luz também, ou não? Teria como fazer esse teste?

Em tempo, comprei um octa sombrinha no ML que chegou hoje, quando abri o pacote o que tinha dentro? Um Octa bowens, entrei em contato com o vendedor e ele me disse que se eu quiser posso trocar, mas também posso ficar com ele se me servir (é bem mais caro), agora fiquei na duvida.

Na minha opinião, se não tem por que trocar um convencional por ele em um speedlite muito menos usando uma tocha, e o pior de tudo é a limitação quando a inclinação do acessório...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #40 Online: 17 de Abril de 2019, 19:30:30
Na minha opinião, se não tem por que trocar um convencional por ele em um speedlite muito menos usando uma tocha, e o pior de tudo é a limitação quando a inclinação do acessório...

O caso é que vou usar em campo, nas sessões de foto de noivos entre cerimonia e festa, e pra isso dispomos de pouquíssimo tempo, hoje uso um TT685 em um Softbox de 60x60 tipo sombrinha, jogo rápido pra armar, e mesmo assim, as vezes não dá tempo e só consigo usar o TT685 "puro" na mão do assistente. Muitas vezes sinto limitação neste conjunto (TT685 + Sotfbox 60x60), e para substitui-lo comprei um AD200 e estou atrás de um Octabox. Realmente o Bowens (nem sei se é o termo correto de se usar) é muito bom, mas não da tempo de montar e desmontar na correria de um evento, por isso estou optando por um tipo sombrinha, posso até ficar com esse Bowens para usar quando dispuser de tempo, mas vou ter que comprar um sombrinha para uso rápido.

Por isso a minha duvida de como seria o resultado de um Octabox tipo sombrinha se preenchido por uma luz mais uniforme do que a de um Speedlight.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #41 Online: 17 de Abril de 2019, 19:52:56
O caso é que vou usar em campo, nas sessões de foto de noivos entre cerimonia e festa, e pra isso dispomos de pouquíssimo tempo, hoje uso um TT685 em um Softbox de 60x60 tipo sombrinha, jogo rápido pra armar, e mesmo assim, as vezes não dá tempo e só consigo usar o TT685 "puro" na mão do assistente. Muitas vezes sinto limitação neste conjunto (TT685 + Sotfbox 60x60), e para substitui-lo comprei um AD200 e estou atrás de um Octabox. Realmente o Bowens (nem sei se é o termo correto de se usar) é muito bom, mas não da tempo de montar e desmontar na correria de um evento, por isso estou optando por um tipo sombrinha, posso até ficar com esse Bowens para usar quando dispuser de tempo, mas vou ter que comprar um sombrinha para uso rápido.
Por isso a minha duvida de como seria o resultado de um Octabox tipo sombrinha se preenchido por uma luz mais uniforme do que a de um Speedlight.

Eu acho que fica ruim só quando estiver muito proximo ao assunto (eu mesmo fui perceber que tinha diferença depois de usar para fazer um retrato com um soft desses lateral, próximo a modelo), mas como mencionei anteriormente, vc vai ter uma luz mais suave com ele do que se usasse sem nada, e melhor do que usar uma sombrinha difusora... então é muito relativo mesmo, depende mais da sua fotografia, cada um tem um perfil, sabe oq tem que entregar para o cliente, então só vc mesmo pra dizer se atende as suas expectativas
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 18 de Abril de 2019, 00:28:40
O caso é que vou usar em campo, nas sessões de foto de noivos entre cerimonia e festa, e pra isso dispomos de pouquíssimo tempo, hoje uso um TT685 em um Softbox de 60x60 tipo sombrinha, jogo rápido pra armar, e mesmo assim, as vezes não dá tempo e só consigo usar o TT685 "puro" na mão do assistente. Muitas vezes sinto limitação neste conjunto (TT685 + Sotfbox 60x60), e para substitui-lo comprei um AD200 e estou atrás de um Octabox. Realmente o Bowens (nem sei se é o termo correto de se usar) é muito bom, mas não da tempo de montar e desmontar na correria de um evento, por isso estou optando por um tipo sombrinha, posso até ficar com esse Bowens para usar quando dispuser de tempo, mas vou ter que comprar um sombrinha para uso rápido.

Por isso a minha duvida de como seria o resultado de um Octabox tipo sombrinha se preenchido por uma luz mais uniforme do que a de um Speedlight.

Tenho esse mesmo problema de não ter tempo de usar.

Tem um softbox sombrinha que é perfeito para essa situação.
Mas só vejo nos videos de americanos, ainda não achei nada da China parecido.

Ele é mount bowens.
E abre e fecha como uma sombrinha, a vantagem em relação ao softbox comum, é que pode fechar ele com os 2 difusores no lugar.
Senão me engano a marca é Glow ou Gloom, vende na Adorama.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 18 de Abril de 2019, 00:30:34
https://www.adorama.com/glsbsm28pp.html

Acho que outra marca o que estou falando, Cheetah:
https://youtu.be/PVLvvDYNiRM?t=289

O Glow precisa desmontar parcialmente os difusores para fechar.
Esse Cheetah tem uma abertura ao lado do mount, para colocar a mão e fechar o soft sem desmontar.
« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 00:41:44 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #44 Online: 18 de Abril de 2019, 07:05:41
https://www.adorama.com/glsbsm28pp.html

Acho que outra marca o que estou falando, Cheetah:
https://youtu.be/PVLvvDYNiRM?t=289

O Glow precisa desmontar parcialmente os difusores para fechar.
Esse Cheetah tem uma abertura ao lado do mount, para colocar a mão e fechar o soft sem desmontar.

Os dois parecem ser bem legais! Mas nenhum dos dois é pra "desmontar montado", oq mostra no video é ele aproveitando a abertura lateral (que ajuda para segurar o modificador na hora de colocar no flash) e soltando o encaixe dele por ali, mas não que seja transportado assim, se fosse para montar ele tiraria o difusor (nesse video mostra ele montando esse modificador https://youtu.be/pk-7x232jKQ?t=404), a estrutura dele é exatamente a mesma da parabolica que eu tenho... se for pra desmontar como ele fez o Glow da pra montar e desmontar mais facilmente sem tirar o difusor, por que vc faz a montagem por fora pela base (que é da mesma forma do beauty que eu tenho, fica montado mas tem que travar vareta por vareta, mas o meu tem que fazer por dentro).
« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 07:09:43 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).