Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 115184 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Online: 29 de Março de 2019, 23:24:02
Neste momento vi um anúncio no Instagram do Lucas Lapa da EOS RP,  por um preço bem próximo ao da 6D2.

Eu até tinha esperança de que as mirrorless derrubassem os preços das DSLR. Mas não parece que é isso que está acontecendo.

Enfim, com a atual diferença de preços, qual você levaria?! Vale a pena esperar uma possível redução no preço da 6D?!

Segue o link https://www.instagram.com/lucaslapaphotopro/p/BvkQqV7nzlQ/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=x0oozii76muv

Ubuntu 18.04 LTS



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 29 de Março de 2019, 23:36:18
Eu ficaria com a 6dII.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2019, 10:45:36
E outro fator importante, onde a 6D mark II ganha longe ! Duração da bateria.
Minha 6D mark II faz em media 1.700 cliques com uma única carga de bateria, e a RP dizem que mal dá 300 cliques. Ou seja tem que comprar 6 baterias da RP, para dar a quantidade de cliques que a 6D mark II faz com uma só bateria !
Fotógrafo e birdwatching


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2019, 15:09:57
E outro fator importante, onde a 6D mark II ganha longe ! Duração da bateria.
Minha 6D mark II faz em media 1.700 cliques com uma única carga de bateria, e a RP dizem que mal dá 300 cliques. Ou seja tem que comprar 6 baterias da RP, para dar a quantidade de cliques que a 6D mark II faz com uma só bateria !
Sim! E ainda é uma câmera mais robusta.
Para mim isto vale muito, na exploração de "lugares exóticos".

Ubuntu 18.04 LTS



el.flaze

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2019, 15:32:59
Iria na 6D MkII pelos mesmos motivos que o Ernesto citou.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2019, 16:16:12
Do que consegui acompanhar das discussões destes lançamentos recentes, tanto Canon 6D mark II quanto Canon RP foram bastante criticadas por não estarem num nível de evolução que os consumidores esperavam.

De um lado, uma 6D II que trouxe vários upgrades tecnológicos para sua DSLR full-frame de entrada, porém não avançou (ou até piorou, como dizem) em alcance dinâmico. Do outro, uma RP que chega com preço agressivo para uma lançamento da marca no mercado sem espelho, mas com vários pontos à amadurecer.

Gostaria de tentar elencar aqui os prós e contras de cada modelo e qual seria a escolha pessoal de cada um.

Particularmente, tenho interesse em comprar uma nova câmera até o final deste ano para substituir minha jurássica 5D. Cogitei alguma DSLR Nikon pela excelente relação custo/benefício e pela latitude fantástica dos sensores delas, ou mesmo uma Fuji do porte da X-T30, mas já tenho algumas boas lentes Canon que gostaria de aproveitar, juntamente com a 5D que ainda não morreu.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2019, 16:20:18
Do que consegui acompanhar das discussões destes lançamentos recentes, tanto Canon 6D mark II quanto Canon RP foram bastante criticadas por não estarem num nível de evolução que os consumidores esperavam.

De um lado, uma 6D II que trouxe vários upgrades tecnológicos para sua DSLR full-frame de entrada, porém não avançou (ou até piorou, como dizem) em alcance dinâmico. Do outro, uma RP que chega com preço agressivo para uma lançamento da marca no mercado sem espelho, mas com vários pontos à amadurecer.

Gostaria de tentar elencar aqui os prós e contras de cada modelo e qual seria a escolha pessoal de cada um.

Particularmente, tenho interesse em comprar uma nova câmera até o final deste ano para substituir minha jurássica 5D. Cogitei alguma DSLR Nikon pela excelente relação custo/benefício e pela latitude fantástica dos sensores delas, ou mesmo uma Fuji do porte da X-T30, mas já tenho algumas boas lentes Canon que gostaria de aproveitar, juntamente com a 5D que ainda não morreu.
Vou pontuar apenas que existe um puta adaptador pra Fuji e lentes Canon, pesquisa pelo Fringer EFX PRO.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2019, 17:11:20
Eu compraria qualquer um das 2, no sentido que ambas me antederiam e seriam um upgrade significativo.

Iria de RP pelo preço mais barato ( se conseguir), eye/face AF, pontos de focos mais espalhados, não ter chance de sofrer com back/front focus.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2019, 17:22:10
Vou pontuar apenas que existe um puta adaptador pra Fuji e lentes Canon, pesquisa pelo Fringer EFX PRO.

https://www.thephoblographer.com/2018/09/25/adapter-review-fringer-ef-fx-pro-tested-on-the-fujifilm-x-pro-2/

Parece ser 300 dolares, se pensar em igualar somente preço, teria que comprar uma Fuji de até mil dolares.
xt-30?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2019, 20:40:47
Vou pontuar apenas que existe um puta adaptador pra Fuji e lentes Canon, pesquisa pelo Fringer EFX PRO.

Parece ser 300 dolares, se pensar em igualar somente preço, teria que comprar uma Fuji de até mil dolares.
xt-30?

Fui ver o adaptador e, realmente, parece custar 300 dólares.

Apesar do interesse no sistema Fuji, ainda acho que não compensa uma "migração" no meu caso, tanto pela questão de custo das boas lentes da marca ou de ter que comprar um adaptador deste, quanto porque ainda teria que enfrentar o fator de corte e "perder" a função de lentes que tenho hoje, como a 17-40mm em full-frame que também teria que substituir.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2019, 20:44:38
Eu compraria qualquer um das 2, no sentido que ambas me antederiam e seriam um upgrade significativo.

Esse é um bom ponto, e fico com a consciência mais tranquila por ter também isso em mente!  :D
De qualquer forma, ainda acho válida uma reflexão de quais pontos cada uma faria mais sentido para o meu uso, e para o pessoal que talvez tenha pontos de vista diferentes...

Iria de RP pelo preço mais barato ( se conseguir), eye/face AF, pontos de focos mais espalhados, não ter chance de sofrer com back/front focus.

Essa questão dos pontos de foco e de eye-face AF são muito interessantes, realmente. Acabo de voltar de uma viagem que fiquei com várias fotos com o foco errado quando pedia para alguém tirar de mim, mesmo para pessoas de confiança que supostamente eu havia "treinado" em como focar corretamente (minha namorada) haha!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2019, 20:46:09
Este tópico está duplicado com o criado na semana passada

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134337.0.html

Bem apontado, Ernesto. De fato, não tinha visto esse tópico. Por lá, foi quase unânime o favoritismo pela 6D mark II. Por aqui, o único que comentou realmente entre as opções foi na RP. Já é um panorama diferente...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2019, 22:18:03
Esses tempo li num storie do Bruno Massao respondendo essa questão, perguntaram: Qual a melhor, 6DII ou RP? Resposta dele...Lamentável, mas eu escolheria a 6DII.

Assim, eu sai de uma 5D clássica tbm, que servia pra trabalho muito bem pra uma 5DII e de uns tempos pra cá tenho usado uma 6DII em alguns eventos...são 3 níveis de evolução tecnológico aqui. A 6DII pra meu trabalho em eventos serve perfeitamente, o auto foco dela ta muito bom (comparando às minhas outras) inclusive no live view e o alcance dinâmico não é problema pro meu uso.

As cameras tem que ser analisadas na prática eu creio. Pq frufru ambas oferecem. Comprar um modelo pensando no futuro ML (que a Canon ainda vai melhorar mais, só aguardar um tempinho) ou continuar numa DSLR, bem decente pode se dizer. Tem melhores? Tem, mas custam mais ou exigem migrar de marca. Eu acho que no uso mesmo as duas empatam.

Assim como no meu uso até ISO 3200 a 5DII bate pau a pau com a 6DII, só perde no foco AI Servo. A partir dai a 6DII, embora não a melhor DSLR, ganha longe.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2019, 23:01:01
A 5D mk IV, por exemplo, tem dual slot que a R não tem.

O que a 6D mk II tem que a RP não tem? Se tiver alguma coisa, justifica 300 dolares de diferença?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2019, 09:07:54
Muito obrigado pelas respostas, pablo.ebani, vangelismm e Ernesto.

Tem melhores? Tem, mas custam mais ou exigem migrar de marca. Eu acho que no uso mesmo as duas empatam.

O meu ponto em ficar na Canon foi perfeitamente resumido nessa frase. É duro comprar algo sabendo que tem coisa melhor, mas é o que temos pra hoje! haha

Assim, eu sai de uma 5D clássica tbm, que servia pra trabalho muito bem pra uma 5DII e de uns tempos pra cá tenho usado uma 6DII em alguns eventos...são 3 níveis de evolução tecnológico aqui. A 6DII pra meu trabalho em eventos serve perfeitamente, o auto foco dela ta muito bom (comparando às minhas outras) inclusive no live view e o alcance dinâmico não é problema pro meu uso.

Tenho certeza que a 6DII seria um baita upgrade pra mim, que nunca tive nada além da 5D clássica e de uma T3i.

Minha única "insegurança" está relacionada justamente ao maior ponto fraco dela: o alcance dinâmico.

Faço fotos de família, festinhas de aniversário dos sobrinhos, etc... e aqui não sinto muita falta de nada, no máximo uma conectividade melhor com flashes, um WIFI para passar as fotos mais rapidamente e coisinhas assim, nada demais. Se tiver um trabalho melhor em ISO alto, bom também, mas não seria tanto uma necessidade. O que sinto mais falta mesmo é de mais alcance dinâmico para as landscapes. Voltei de uma viagem agora e, ao tratar as fotos, apesar de gostar, percebo claramente os limites do sensor, especialmente quando comparo com fotos de outros colegas que vejo naquele contra-luz violento mantendo detalhes na sombra! haha! Como será que a 6DII se comporta comparada a 5D neste sentido? Digo, apesar das críticas de perder para a 6D clássica e até para 80D, será que vou sentir alguma evolução em latitude do sensor, mesmo que menor do que poderia ter com outras marcas?
« Última modificação: 08 de Abril de 2019, 09:08:21 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C