Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116148 vezes)

Glaedr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2019, 09:25:30
Muito obrigado pelas respostas, pablo.ebani, vangelismm e Ernesto.

O meu ponto em ficar na Canon foi perfeitamente resumido nessa frase. É duro comprar algo sabendo que tem coisa melhor, mas é o que temos pra hoje! haha

Tenho certeza que a 6DII seria um baita upgrade pra mim, que nunca tive nada além da 5D clássica e de uma T3i.

Minha única "insegurança" está relacionada justamente ao maior ponto fraco dela: o alcance dinâmico.

Faço fotos de família, festinhas de aniversário dos sobrinhos, etc... e aqui não sinto muita falta de nada, no máximo uma conectividade melhor com flashes, um WIFI para passar as fotos mais rapidamente e coisinhas assim, nada demais. Se tiver um trabalho melhor em ISO alto, bom também, mas não seria tanto uma necessidade. O que sinto mais falta mesmo é de mais alcance dinâmico para as landscapes. Voltei de uma viagem agora e, ao tratar as fotos, apesar de gostar, percebo claramente os limites do sensor, especialmente quando comparo com fotos de outros colegas que vejo naquele contra-luz violento mantendo detalhes na sombra! haha! Como será que a 6DII se comporta comparada a 5D neste sentido? Digo, apesar das críticas de perder para a 6D clássica e até para 80D, será que vou sentir alguma evolução em latitude do sensor, mesmo que menor do que poderia ter com outras marcas?

Elder, dê uma olhada neste vídeo do Armando Vernaglia, caso não tenha assistido. Ele fala justamente do alcance dinâmico da 6D MK II. Talvez te ajude. Ele faz análises bastante sóbrias sobre os equipamentos, sem favoritismo.

https://www.youtube.com/watch?v=bwkyY_6dxCY


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2019, 09:42:00
Muito obrigado pelas respostas, pablo.ebani, vangelismm e Ernesto.

O meu ponto em ficar na Canon foi perfeitamente resumido nessa frase. É duro comprar algo sabendo que tem coisa melhor, mas é o que temos pra hoje! haha


Melhor em que sentido? hoje uma 5DIV ou 1Dx II não fariam diferença alguma no meu trabalho. Ainda trabalho com minha 5DII sem reclamação alguma.

Tenho certeza que a 6DII seria um baita upgrade pra mim, que nunca tive nada além da 5D clássica e de uma T3i.

Minha única "insegurança" está relacionada justamente ao maior ponto fraco dela: o alcance dinâmico.

Faço fotos de família, festinhas de aniversário dos sobrinhos, etc... e aqui não sinto muita falta de nada, no máximo uma conectividade melhor com flashes, um WIFI para passar as fotos mais rapidamente e coisinhas assim, nada demais. Se tiver um trabalho melhor em ISO alto, bom também, mas não seria tanto uma necessidade. O que sinto mais falta mesmo é de mais alcance dinâmico para as landscapes. Voltei de uma viagem agora e, ao tratar as fotos, apesar de gostar, percebo claramente os limites do sensor, especialmente quando comparo com fotos de outros colegas que vejo naquele contra-luz violento mantendo detalhes na sombra! haha! Como será que a 6DII se comporta comparada a 5D neste sentido? Digo, apesar das críticas de perder para a 6D clássica e até para 80D, será que vou sentir alguma evolução em latitude do sensor, mesmo que menor do que poderia ter com outras marcas?

O alcance dinâmico da 6DII não é lá essas merdas tbm, tudo que vc consegue hoje com as suas 5D e T3i vc vai fazer, só que com muito mais qualidade.

Uma coisa que percebi é que minha fuji Xe1 tem um alcançe dinâmico incrivel se comparada com a 5DII. Ainda não comparei com a 6DII e talvez nem faça. Mas o que muitos dizem é que a fuji é foda nesse quesito, imagina uma X-T2 ou X-T3.

O alcance dinâmico dela mesmo não sendo uma maravilha é muito, mas muito melhor que da sua 5D pode confiar. Eu usava essa camera, era uma maravilha, adorava pela simplicidade, mas recuperando ela perdia um pouco de detalhes.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2019, 09:43:45
Elder, dê uma olhada neste vídeo do Armando Vernaglia, caso não tenha assistido. Ele fala justamente do alcance dinâmico da 6D MK II. Talvez te ajude. Ele faz análises bastante sóbrias sobre os equipamentos, sem favoritismo.

https://www.youtube.com/watch?v=bwkyY_6dxCY

O Vernaglia foi quem me ajudou a decidir entre uma 5DIII ou 6DII quando estavamos pensando em comprar.
Gosto muito da análise dele, é bem decente e se não presta ele deixa bem claro os pros e contras.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2019, 09:53:05
Acho que ele não pegou pesado não e escolheu cenas em dias nublados que são mais simples de tratar em relação a alcance dinâmico.

Foi malandro,  deveria ter pegado cenas com alto contraste de fato.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2019, 10:54:00
Acho que o vai decidir entre essas duas serão detalhes.
Ergonomia, bateria, foco... as vantagens que uma tem sobre a outra estão bem divididas, na minha opinião. Acredito que o melhor seria pegar nas mãos e testar (queria fazer isso também), mas é um pouco difícil achar alguém próximo que tenha, ainda mais a RP.

Uns dias atrás, a título de curiosidade, consegui uns arquivos RAW da RP pra testar as recuperações de sombra e luz excessivas. É interessante pra ter uma noção. Eu, particularmente, não fiquei muito surpreso, comparando com a 6D I.

be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2019, 10:55:19
Acho que ele não pegou pesado não e escolheu cenas em dias nublados que são mais simples de tratar em relação a alcance dinâmico.

Foi malandro,  deveria ter pegado cenas com alto contraste de fato.

Gosto das análises dele. Mas sobre isso que você falou eu concordo, poderia ter usado exemplos mais extremos.
Os RAWs da RP que peguei também foram neste estilo.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2019, 14:58:59
Acho que o vai decidir entre essas duas serão detalhes.
Ergonomia, bateria, foco...

Eu confesso que estou com uma coceira danada pra experimentar a RP... Mas o que me deixa com o pé atrás é a bateria dela em relação à da 6D II... Dizem ser boa pra 250 fotos (CIPA), na prática pode até chegar em 500. Pra uso casual, ou então pra ensaios e infantil é até tranquilo, mas pra casamentos já precisaria de umas 4 ou 5 baterias. E, apesar de ter menos carga, essa bateria LP-E17 custa praticamente o mesmo preço da LP-E6.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #22 Online: 09 de Abril de 2019, 15:49:26
Eu confesso que estou com uma coceira danada pra experimentar a RP... Mas o que me deixa com o pé atrás é a bateria dela em relação à da 6D II... Dizem ser boa pra 250 fotos (CIPA), na prática pode até chegar em 500. Pra uso casual, ou então pra ensaios e infantil é até tranquilo, mas pra casamentos já precisaria de umas 4 ou 5 baterias. E, apesar de ter menos carga, essa bateria LP-E17 custa praticamente o mesmo preço da LP-E6.

O lance da bateria realmente desanima! Fora essa autonomia, muita gente tem 5D, 6D, 7D, 80D, etc... e não vão reaproveitar... poderia ser a LP-E6 assim como a R  :(
« Última modificação: 09 de Abril de 2019, 15:49:57 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2019, 16:00:14
poderia ser a LP-E6 assim como a R  :(

Com certeza poderia, ela não é tão maior e nem tão mais pesada assim que faça tanta diferença no final... Mas, separação de nicho né... Pelo menos eu tenho uma SL2, que usa a mesma bateria.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2019, 17:39:01
Mal de ML, você descansa um pouco o braço por causa do tamanho e do peso e por outro lado tem que usar um cinto mais apertado pra segurar as baterias no bolso :hysterical:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2019, 18:11:40
Este tópico está duplicado com o criado na semana passada

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134337.0.html



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Juntei os tópicos...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #26 Online: 09 de Abril de 2019, 18:15:31
 :(
Com certeza poderia, ela não é tão maior e nem tão mais pesada assim que faça tanta diferença no final... Mas, separação de nicho né... Pelo menos eu tenho uma SL2, que usa a mesma bateria.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #27 Online: 09 de Abril de 2019, 18:16:40
Mal de ML, você descansa um pouco o braço por causa do tamanho e do peso e por outro lado tem que usar um cinto mais apertado pra segurar as baterias no bolso :hysterical:
hahuahuahuhauahauha
esperando um chinês inventar um grip com 2 baterias  8-)
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2019, 18:18:06
Elder, respondendo você por aqui...
Eu ainda iria para Nikon, em especial a D750 que tem hoje o melhor custo benefício se você realmente decidir ficar em DSLR mas entendo a questão de mudar de sistema e sempre acaba perdendo dinheiro na venda de lentes.

Considerando só as opções que você colocou, eu não pegaria nenhuma das duas. Ambas tem prós e contras.
A favor da RP:
Tecnologia das Mirrorless (exposição em tempo real, precisão no foco, possibilidade de usar foco em todo o quadro)
Tamanho e pesos reduzidos
Um pouco mais barata

Contra a RP:
O EVF está com a mesma resolução da M50 (essa eu já peguei na mão e fucei um pouco e, mesmo na RP sendo maior - 0.70x - a resolução não é tão legal)
Bateria (para hobby não vejo problema algum mas para uso profissional em eventos já complica um pouco)

A favor da 6DII basicamente estão os opostos do ponto ruim da RP e ainda uma ergonomia mais gostosa de usar e a sensação de robustez/segurança/zona de conforto que a DSLR traz.
Contra a 6DII eu não gosto dos pontos de foco dela tão tuxados no meio.

Em termos de QI as duas se equivalem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2019, 18:18:11
Tenho que concordar com Ernesto, usuário de ML Canon e Nikon não tem muito o que pensar ao mudar de DSLR pra ML, eles simplesmente terão mais problemas que soluções.