Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 115180 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #390 Online: 25 de Julho de 2019, 12:18:56
Sim, eu lhe entendo e modifiquei para nao parecer que é contigo, e ser injusto. Me desculpe mesmo.

Eu só acho ruin quando um aspecto negativo nao é ao menos comentado.

Mas Talvez eventos estejam perdendo a importancia e estejamos indo para outra coisa.

Tranquilo, amigo. Sem neuras por aqui...  :D :ok:
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #391 Online: 30 de Julho de 2019, 08:52:55
Discutir se tem ou não dois slots de cartão numa RP chega a ser engraçado.


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #392 Online: 03 de Agosto de 2019, 11:05:52
Olá!
Primeiramente vou expor meu sincero ponto de vista. E ao final, ficarei ansioso aguardando algum comentário maduro que realmente contenha informação interessante a respeito da EOS 6D mk II e EOS RP.

Meu ponto de vista é que atualmente o universo em torno da arte e fotografia é totalmente ridicularizado e banalizado.

As marcas de câmeras e equipamentos agem conosco igualmente o estado age para com nosso CPF; somos escravos do sistema, e servimos a eles com nossa energia e mão de obra... sugam-nos e roubam a todos oficialmente por todas as formas através de impostos, taxas, deveres e sonho consumista nessa matrix capitalista. Ou seja, essas marcas estão se aproveitando dessa era globalizada e hipnotizada pela moderna cultura "pop midiática sociais".

Um exemplo? Trocamos textos, fotos, vídeos, enfim, discussões sobre modelos de equipamentos caríssimos como se estivéssemos decidindo produtos de 200 reais. Você acessa a internet e encontra milhares de vlogs, blogs e mídias sociais pregando a ideia de que você é um zé ruela qualquer e só será um "cara bom" se comprar  equipamento de luxo, caro, que faça isso ou aquilo.

No ENTANTO, não existe mais equipamento barato! Tudo é caro, até mesmo os mais simples!!!  :doh:

...O que te força a ter que comprar o "melhorzinho", mas que encarece muito! Sem saída!

E o absurdo da razão ou falta dela
, é você não perceber que está envolto a um movimento midiático que te fez aceitar e suportar o fato de que você não tem saída... ou você paga a bagatela de 7 a 15 mil reais numa simples câmera fotográfica, ou você é obrigado a aceitar "brinquedos" de fotografia vendidos também caríssimos por 2 a 4 mil reais. Tirei daqui câmera até 1 mil reais, porque são brinquedos inúteis.

Daí voce pensa? "Ah, quero 'pegar' a câmera x ou y, e pagar 8 pau nela só o corpo, afinal o que são 8 paus... não é nada!"  isso é o que me entristece na sociedade atual robotizada e hipnotizada! E após você comprar o equipamento com muita dor na consciência e bolso, ao passar de alguns dias você descobre que sua câmera apresenta um "bug" de fábrica ou comportamento típico das novas tecnologias falhas. E você passa horas navegando e quebrando a cabeça em torno de um "workaround" para isso. E a empresa gigante que te vendeu o equipamento nem sabe que você existe, e está pouco se ***** para sua camerazinha bixada!  EX: é o que aconteceu comigo quando adquiri tanto a 70D (em 2015) e a 6D (em 2016).  Com a 70D tive o famoso problema de AF em modo ViewFinder, bem como o travamento erro 80.  Logo, com a 6D tive o velho conhecido Back and front focus. Até hoje, tenho que clicar muito para acertar o foco em um sistema miserável e penoso de AF que tem a clássica 6d!

E agora?

Agora que me tornei uma pessoa mais madura ( :clap:) e cansei de passar nervoso, (atualmente possuindo apenas uma 6D) decidi vendê-la!
Acho uma câmera muito legal mesmo (com uma possibilidade de edição fantástica em relação a sua latitude - range dinâmico -, se pensarmos que trata-se de uma câmera de 2012.  :worship: Adoro ela em questão de qualidade de imagem! Mas para eventos, necessidade de fotos rápidas e certeiras ela não é uma câmera para isso, embora consigamos o fazer! Mas, estamos em 2019 e quero facilidades!

Logo, meu dilema é: migrar ou não para nikon ou sony...   :ponder:
ou, se caso eu permanecer com canon, adquirir ou não a 6D MK II ou a EOS RP???  :ponder:

Será que tem alguém aqui que possua as duas e possa opinar?

Em um vídeo gringo um teste de ruído com ISO moderado através de foto em estúdio, que a 6D MK II apresentou ruído bem antes que a RP, mesmo em ótimas condições de iluminação (estúdio), apenas ao dar um zoom na imagem. Mas ouço falar negativamente da RP com a bateria ruim, lag para usar os dedos e focar na tela enquanto fotografa,  lentidão ao fotografar com flash, e com flash ela não conseguir focar em ambientes escuros (como relatado pelo Peter Gregg) e sobre o sensor ficar 24h exposto, mesmo com a camera desligada, sendo necessário usar a tampa da lente qdo não estiver usando. E, como bem sabemos, uma ML tem maior probabilidade de sensor danificado qdo exposta em alta luz ou alta temperatura.

Andei lendo que até fotografar contra o sol seria perigoso com a EOS RP. Isso procede?

E sobre usar flash dedicado com a RP, e ter dificuldade de focar em cenas escuras, lentidao, etc... NÃO quero mais passar por isso, como passei inúmeras vezes com a 6D.  :aua:

O que me incomodaria na 6D MK II seria os AF points concentrados no centro da tela (ainda sendo obrigado a recompor o tempo todo), o que me incomoda muito qdo fotografando com lentes em grandes aberturas (o fato de focar com o ponto central da 6D e recompor, acaba tirando a nitidez da foto). Em pleno 2019, não sei se seria boa ideia pagar (com dor) 7 pilas numa camera de 2017 que me fará ter que recompor ainda...  :ponder: :ponder: :ponder:

Outro ponto que me dá receio é o fato de o DR da MK II ser levemente inferior ao da clássica 6D, ao fato de dizerem que dá ruido já no ISO 6400, etc... 

Sobre 4K: não me incomoda o fato de a 6D MK II não possuir, mesmo porque, eu sei que não poderei usar legal o 4K da RP, porque pelo o que acompanhei, é bem ruim!  >:( :aua: Rolling Shutter péssimo, AF péssimo em 4K. Logo, se eu quiser uma câmera que TAMBÉM FAÇA vídeos, é melhor eu sair da Canon e ir pra Sony.

Enfim, cansei de ler comentários à toa e sem foco no assunto. A gente pergunta X, e camarada vem responder y. É entediante quando precisamos de informações e ninguém foca no assunto, desviando o tema.

QUESTÃO:
_>>>>>>>

Para alguém que fará algum aniversário, algum casamento esporádico e quer facilidade (foco certeiro e rápido) com possibilidade de editar com qualidade sem ter medo de dar uma subidinha nas sombras no pós, seria luxo possuir um foco nos olhos automático da RP (funciona em evento e com flash)? Ou é melhor ir de 6D MK II não correr risco de sensor queimado com laser, e focar e recompor?  Ou então, vendedor tudo o que tenho (6D, Sigma Art 24mm f1.4, 50mm STM e 85mm USM) e arriscar ir pra Nikon (dizem que mesmo as apsc das Nikon estão muito boas) ou até mesmo comprar a D750 que tem um DR fantástico e é rápida. ou Sony a6500?

Alguém aqui poderia opininar de forma conhecedora, sem achismo, sem ironia, sem desvio de foco?

Obrigado!
« Última modificação: 03 de Agosto de 2019, 11:21:39 por miramez »
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #393 Online: 03 de Agosto de 2019, 11:40:47
Olha, @Miramez, eu iniciei este tópico depois de pesquisar bastante e ter chegado a conclusão de que, dentro da faixa de preço que estava disposto a pagar e dentro da marca Canon, a EOS 6D Mark II e a EOS RP eram as 2 mais interessantes para mim.

Ou seja, acho que eu tinha menos dúvidas do que você.

Ler os manuais das 2 máquinas e as opiniões valiosas dos companheiros de fórum (há um pessoal bem experiente e disposto a ajudar aqui) me ajudou muito a chegar a uma conclusão.

3 meses depois de bater o martelo, continuo feliz com a escolha. As minhas expectativas foram atendidas e só tive surpresa boa.

Agora, isso é muito pessoal.

Eu tava saindo de uma T6, que é muuuuito básica e isso com certeza tem influência no meu grau de satisfação. Você tá falando de um "ponto mais alto" (6D).

No YouTube, tem o Vernaglia, que tem as 2 câmeras e, frequentemente, faz comparações. Acredito que podem lhe ser úteis.

Da minha parte, o que eu li aqui, foi suficiente para sustentar a minha decisão.






Ubuntu 18.04 LTS



miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #394 Online: 03 de Agosto de 2019, 12:02:49
@Hansgruber, qual você comprou? Tem fanpage para eu dar uma olhada nas fotos?
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #395 Online: 03 de Agosto de 2019, 12:07:26
Vamos lá, tem algumas coisas que você disse que é uma espécie de preconceito contra as ML, a exemplo de apontar a câmera para o sol, sendo que nenhuma câmera você pode apontar para o sol por mais de alguns segundos sendo ela dslr ou ml. Você está lendo muita coisa na internet que é besteira, comentários de quem quer puxar sardinha para a própria preferência e exagera nos “defeitos”

Você realmente foi uma pessoa sorteado pra ter problemas ein rsrs
Como o pessoal já discutiu por aqui bastante, tanto a 6DII quanto a RP serão boas opções, vai depender mais se você quiser um pouco de tecnologia na RP, mas terá que usar adaptador com as lentes que possui, ou usar as lentes sem adaptador e ter menos baterias!
Em questão de precisão a RP será sempre mais precisa, qualquer ML é por conta do tipo de foco.

Se você estiver disposto a mudar de marca pode encontrar ótimas opções e inclusive algumas opções mais antigas e baratas, mas terá que refazer todo o set de lentes. As Sony a6000 são muito boas, mas não gosto da oferta de lentes. Nikon dslr já é um sistema bem sólido assim como canon, mas tem que trocar todas as lentes e está suscetível aos mesmos problemas que qualquer dslr tem (apesar de achar difícil vc ter novamente). Você não colocou a Fuji na lista, a xt3 é uma baita câmera, mas se te interessar mudar pra Fuji eu diria pra pegar uma xpro2 ou xt2 que também são muito boas, mas você encontra muito mais baratas hoje!

Qualquer dessas opções você terá boa performance de foco, de ISO e recuperação de sombras (tirando a canon nas sombras)

Eu diria para você fazer o mais fácil, se manter na canon e no mesmo sistema com a 6DII. Com a RP você terá que se acostumar com o sistema, o que leva um tempinho.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #396 Online: 03 de Agosto de 2019, 12:08:32
@Hansgruber, qual você comprou? Tem fanpage para eu dar uma olhada nas fotos?
Na minha mais do que humilde opinião, a que melhor se encaixava nas minhas necessidades e desejos, foi a 6D2 --- e foi esta a escolha que eu fiz.

A fanpage é uma ótima idéia e vou ver se trabalho nisso. Mas, neste sentido, o Flickr ainda é uma ótima referência.

Ubuntu 18.04 LTS
« Última modificação: 03 de Agosto de 2019, 12:10:48 por Hansgruber »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #397 Online: 03 de Agosto de 2019, 12:26:50
Se alguem fotografa casamento sozinho (poucos fazem) com apenas uma camera, considero um risco consideravel usar uma camera com apenas um slot. O dano irreparavel que um cliente pode sofrer, nao e nada engracado. O fotografo pode ser processado e queimar o filme em um mercado que ja e bastante dificil.
Mas, suponho que a situcao acima descrita seja atipica.
 
 






« Última modificação: 03 de Agosto de 2019, 12:31:48 por Leonardo Tonin »


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #398 Online: 03 de Agosto de 2019, 12:42:41
Olá!
Primeiramente vou expor meu sincero ponto de vista. E ao final, ficarei ansioso aguardando algum comentário maduro que realmente contenha informação interessante a respeito da EOS 6D mk II e EOS RP.

Meu ponto de vista é que atualmente o universo em torno da arte e fotografia é totalmente ridicularizado e banalizado.

As marcas de câmeras e equipamentos agem conosco igualmente o estado age para com nosso CPF; somos escravos do sistema, e servimos a eles com nossa energia e mão de obra... sugam-nos e roubam a todos oficialmente por todas as formas através de impostos, taxas, deveres e sonho consumista nessa matrix capitalista. Ou seja, essas marcas estão se aproveitando dessa era globalizada e hipnotizada pela moderna cultura "pop midiática sociais".

Um exemplo? Trocamos textos, fotos, vídeos, enfim, discussões sobre modelos de equipamentos caríssimos como se estivéssemos decidindo produtos de 200 reais. Você acessa a internet e encontra milhares de vlogs, blogs e mídias sociais pregando a ideia de que você é um zé ruela qualquer e só será um "cara bom" se comprar  equipamento de luxo, caro, que faça isso ou aquilo.

No ENTANTO, não existe mais equipamento barato! Tudo é caro, até mesmo os mais simples!!!  :doh:

...O que te força a ter que comprar o "melhorzinho", mas que encarece muito! Sem saída!

E o absurdo da razão ou falta dela
, é você não perceber que está envolto a um movimento midiático que te fez aceitar e suportar o fato de que você não tem saída... ou você paga a bagatela de 7 a 15 mil reais numa simples câmera fotográfica, ou você é obrigado a aceitar "brinquedos" de fotografia vendidos também caríssimos por 2 a 4 mil reais. Tirei daqui câmera até 1 mil reais, porque são brinquedos inúteis.

Daí voce pensa? "Ah, quero 'pegar' a câmera x ou y, e pagar 8 pau nela só o corpo, afinal o que são 8 paus... não é nada!"  isso é o que me entristece na sociedade atual robotizada e hipnotizada! E após você comprar o equipamento com muita dor na consciência e bolso, ao passar de alguns dias você descobre que sua câmera apresenta um "bug" de fábrica ou comportamento típico das novas tecnologias falhas. E você passa horas navegando e quebrando a cabeça em torno de um "workaround" para isso. E a empresa gigante que te vendeu o equipamento nem sabe que você existe, e está pouco se ***** para sua camerazinha bixada!  EX: é o que aconteceu comigo quando adquiri tanto a 70D (em 2015) e a 6D (em 2016).  Com a 70D tive o famoso problema de AF em modo ViewFinder, bem como o travamento erro 80.  Logo, com a 6D tive o velho conhecido Back and front focus. Até hoje, tenho que clicar muito para acertar o foco em um sistema miserável e penoso de AF que tem a clássica 6d!

E agora?

Agora que me tornei uma pessoa mais madura ( :clap:) e cansei de passar nervoso, (atualmente possuindo apenas uma 6D) decidi vendê-la!
Acho uma câmera muito legal mesmo (com uma possibilidade de edição fantástica em relação a sua latitude - range dinâmico -, se pensarmos que trata-se de uma câmera de 2012.  :worship: Adoro ela em questão de qualidade de imagem! Mas para eventos, necessidade de fotos rápidas e certeiras ela não é uma câmera para isso, embora consigamos o fazer! Mas, estamos em 2019 e quero facilidades!

Logo, meu dilema é: migrar ou não para nikon ou sony...   :ponder:
ou, se caso eu permanecer com canon, adquirir ou não a 6D MK II ou a EOS RP???  :ponder:

Será que tem alguém aqui que possua as duas e possa opinar?

Em um vídeo gringo um teste de ruído com ISO moderado através de foto em estúdio, que a 6D MK II apresentou ruído bem antes que a RP, mesmo em ótimas condições de iluminação (estúdio), apenas ao dar um zoom na imagem. Mas ouço falar negativamente da RP com a bateria ruim, lag para usar os dedos e focar na tela enquanto fotografa,  lentidão ao fotografar com flash, e com flash ela não conseguir focar em ambientes escuros (como relatado pelo Peter Gregg) e sobre o sensor ficar 24h exposto, mesmo com a camera desligada, sendo necessário usar a tampa da lente qdo não estiver usando. E, como bem sabemos, uma ML tem maior probabilidade de sensor danificado qdo exposta em alta luz ou alta temperatura.

Andei lendo que até fotografar contra o sol seria perigoso com a EOS RP. Isso procede?

E sobre usar flash dedicado com a RP, e ter dificuldade de focar em cenas escuras, lentidao, etc... NÃO quero mais passar por isso, como passei inúmeras vezes com a 6D.  :aua:

O que me incomodaria na 6D MK II seria os AF points concentrados no centro da tela (ainda sendo obrigado a recompor o tempo todo), o que me incomoda muito qdo fotografando com lentes em grandes aberturas (o fato de focar com o ponto central da 6D e recompor, acaba tirando a nitidez da foto). Em pleno 2019, não sei se seria boa ideia pagar (com dor) 7 pilas numa camera de 2017 que me fará ter que recompor ainda...  :ponder: :ponder: :ponder:

Outro ponto que me dá receio é o fato de o DR da MK II ser levemente inferior ao da clássica 6D, ao fato de dizerem que dá ruido já no ISO 6400, etc... 

Sobre 4K: não me incomoda o fato de a 6D MK II não possuir, mesmo porque, eu sei que não poderei usar legal o 4K da RP, porque pelo o que acompanhei, é bem ruim!  >:( :aua: Rolling Shutter péssimo, AF péssimo em 4K. Logo, se eu quiser uma câmera que TAMBÉM FAÇA vídeos, é melhor eu sair da Canon e ir pra Sony.

Enfim, cansei de ler comentários à toa e sem foco no assunto. A gente pergunta X, e camarada vem responder y. É entediante quando precisamos de informações e ninguém foca no assunto, desviando o tema.

QUESTÃO:
_>>>>>>>

Para alguém que fará algum aniversário, algum casamento esporádico e quer facilidade (foco certeiro e rápido) com possibilidade de editar com qualidade sem ter medo de dar uma subidinha nas sombras no pós, seria luxo possuir um foco nos olhos automático da RP (funciona em evento e com flash)? Ou é melhor ir de 6D MK II não correr risco de sensor queimado com laser, e focar e recompor?  Ou então, vendedor tudo o que tenho (6D, Sigma Art 24mm f1.4, 50mm STM e 85mm USM) e arriscar ir pra Nikon (dizem que mesmo as apsc das Nikon estão muito boas) ou até mesmo comprar a D750 que tem um DR fantástico e é rápida. ou Sony a6500?

Alguém aqui poderia opininar de forma conhecedora, sem achismo, sem ironia, sem desvio de foco?

Obrigado!
Nao tenho conhecimento da 6D Mark II mas usava uma 5D Mark IV e uma 5D Mark III, e troquei pela EOS R e EOS RP, minha vontade era camera com foco melhor, então tive a grata surpresa de que ambas, tanto R quanto RP são muito superiores no quesito foco, mas muito mesmo, e ainda vem de brinde você poder ir com o ISO até altos 12.800, outro ponto que pesou muito a favor delas foi que mantive o sistema canon, não precisando reaprender nada, somente se acostumar com uns 20% de diferença na hora de fotografar, no quesito dois slots de cartão (nunca tive problema com cartão espero continuar assim), na R e RP você pode fazer conexões para fotografar e importar instantaneamente para o celular, porém as fotos são em jpeg, o que quando eu tinha as 5D usava um cartão em RAW e outro jpeg, então segue a mesma coisa, agora no prazer em fotografar parece que você está começando de novo a vontade aumenta


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #399 Online: 03 de Agosto de 2019, 14:07:28
Não tenho conhecimento da 6D Mark II mas usava uma 5D Mark IV e uma 5D Mark III, ...
Você considera que não dá pra usar a 5D MK IV em 12800?
E sobre o AF... Teria como dar uma evoluída no "muito superiores", por favor?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2019, 14:08:58 por nandoespinosa »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #400 Online: 03 de Agosto de 2019, 14:44:49
lentidão ao fotografar com flash

Esse assunto específico do flash já foi abordado em outro tópico (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134754.0.html), mas só pra esclarecer por aqui. O foco não fica mais lento ao fotografar com o flash. O que acontece é que nas mirrorless a luz auxiliar de foco do flash não funciona. Mas é a mesma coisa de fotografar com o ou sem flash. Sobre as cenas escuras, a 6D consegue focar a -3EV (com o ponto central), enquanto que a RP consegue focar a -5EV (com todos os pontos) e a R a -6EV. Ou seja, ambas conseguem fazer foco em cenas muito mais escuras que a sua antiga 6D.


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #401 Online: 03 de Agosto de 2019, 15:12:55
Você considera que não dá pra usar a 5D MK IV em 12800?
E sobre o AF... Teria como dar uma evoluída no "muito superiores", por favor?
Evoluir o muito superiores ahhahahahaha, nunca mais precisar recompor serve para explicar melhor.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #402 Online: 03 de Agosto de 2019, 15:27:17
Evoluir o muito superiores ahhahahahaha, nunca mais precisar recompor serve para explicar melhor.
Quando temos 45 pontos AF crosstype, dos quais 27 são "Double crosstype", isso significa que vamos, sim, focalizar e recompor.
E isso pode ser problema se estivermos trabalhando em grandes aberturas.

Este é um ponto contra a 6D2 e a favor da RP, sem dúvida. Mas não vejo como um ponto "dramático".

Ubuntu 18.04 LTS
« Última modificação: 03 de Agosto de 2019, 15:28:24 por Hansgruber »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #403 Online: 03 de Agosto de 2019, 15:31:06
Quando temos 45 pontos AF crosstype, dos quais 27 são "Double crosstype", isso significa que vamos, sim, focalizar e recompor.
E isso pode ser problema se estivermos trabalhando em grandes aberturas.

Este é um ponto contra a 6D2 e a favor da RP.

Ubuntu 18.04 LTS

Não seria tão ruim se os pontos de AF da 6DII fossem melhor distribuídos no quadro (como é na 80D, por exemplo). Mas nenhuma das DSLR FF da Canon tem uma boa cobertura dos pontos de AF, nem mesmo a 1DX II e 5D IV. Nada que chegue perto da R e RP...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #404 Online: 05 de Agosto de 2019, 10:07:02
Evoluir o muito superiores ahhahahahaha, nunca mais precisar recompor serve para explicar melhor.
Desculpa.. Mas não serve, não. Pelo menos não pra mim.  :snack:
Quase não faço isso na 5DIII, nem na 80D.. Por que isso seria um ponto tão a favor da RP em relação à 6DII?
Por focar ao tocar no visor?  :ponder: Mas não é possível fazer isso no LCD da 6dII?