Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116089 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #405 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:02:52
Desculpa.. Mas não serve, não. Pelo menos não pra mim.  :snack:
Quase não faço isso na 5DIII, nem na 80D.. Por que isso seria um ponto tão a favor da RP em relação à 6DII?
Por focar ao tocar no visor?  :ponder: Mas não é possível fazer isso no LCD da 6dII?

Putz, faz toda a diferença pra mim.
Foi justamente onde o ML me ganhou.
Imagino a liberdade que de ser fazer o um ensaio externo sem focar e recompor ou alterar o enquadramento para colocar o ponto x no rosto da pessoa.
Isso sem contar a ausência de back/front focus.

Existem pessoas que não gostam de fotografar pelo LCD, eu sou uma delas.
Nunca consideraria comprar uma ML sem EVF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #406 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:28:20
Pois eu entendo. Totalmente.
Mas pro meu trabalho não tenho tempo de focar e recompor.
Trabalho com um ponto de foco e vou mudando ele conforme a composição que busco.
Mas focar e recompor, não tem como.
Hoje tava fazendo a edição de 4500 fotos mais ou menos... Sabem quantos erros de foco por culpa da câmera? Nenhum. Zero.
Mas realmente, pra quem prefere isso, o foco no LCD é uma barbada.

A minha dúvida foi real. Não tava querendo criar nenhuma polêmica desnecessária aqui no tópico.
É que estou planejado de comprar a 6dII e achei que talvez ela tivesse algum decréscimo no AF em relação à 5DIII...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2019, 11:28:50 por nandoespinosa »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #407 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:46:04
Pois eu entendo. Totalmente.
Mas pro meu trabalho não tenho tempo de focar e recompor.
Trabalho com um ponto de foco e vou mudando ele conforme a composição que busco.
Mas focar e recompor, não tem como.
Hoje tava fazendo a edição de 4500 fotos mais ou menos... Sabem quantos erros de foco por culpa da câmera? Nenhum. Zero.
Mas realmente, pra quem prefere isso, o foco no LCD é uma barbada.

A minha dúvida foi real. Não tava querendo criar nenhuma polêmica desnecessária aqui no tópico.
É que estou planejado de comprar a 6dII e achei que talvez ela tivesse algum decréscimo no AF em relação à 5DIII...
Ainda no tema "focar e recompor"... Usar o modo AI SERVO, não evitaria a perda do foco durante a recomposição?

Ubuntu 18.04 LTS



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #408 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:51:46
Ainda no tema "focar e recompor"... Usar o modo AI SERVO, não evitaria a perda do foco durante a recomposição?

Ubuntu 18.04 LTS

Só a Nikon com 3D Tracking faz isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #409 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:52:52
Pois eu entendo. Totalmente.
Mas pro meu trabalho não tenho tempo de focar e recompor.
Trabalho com um ponto de foco e vou mudando ele conforme a composição que busco.
Mas focar e recompor, não tem como.
Hoje tava fazendo a edição de 4500 fotos mais ou menos... Sabem quantos erros de foco por culpa da câmera? Nenhum. Zero.
Mas realmente, pra quem prefere isso, o foco no LCD é uma barbada.

A minha dúvida foi real. Não tava querendo criar nenhuma polêmica desnecessária aqui no tópico.
É que estou planejado de comprar a 6dII e achei que talvez ela tivesse algum decréscimo no AF em relação à 5DIII...

Entendo, seu uso seria como o de fotografo de sport, crava o foco no assunto e clica.
Nesse caso não teria nada a ganhar mesmo, salvo uma A9 da vida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #410 Online: 05 de Agosto de 2019, 12:14:53
Desculpa.. Mas não serve, não. Pelo menos não pra mim.  :snack:
Quase não faço isso na 5DIII, nem na 80D.. Por que isso seria um ponto tão a favor da RP em relação à 6DII?
Por focar ao tocar no visor?  :ponder: Mas não é possível fazer isso no LCD da 6dII?
Para mim faz toda a diferença, pois não preciso fazer nada para focar ela busca o olho das pessoas, se for o olho ou rosto errado é só clicar no seletor e ela muda o rosto para o do lado então trabalho de focar zero, até foto posada só faço em servo e rastreamento


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #411 Online: 05 de Agosto de 2019, 12:41:07
Não esqueçam que as lentes não são nítidas no quadro todo e ainda apresentam distorções, focar no quadro todo não é sinônimo de foto boa.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #412 Online: 05 de Agosto de 2019, 12:58:09
Não esqueçam que as lentes não são nítidas no quadro todo e ainda apresentam distorções, focar no quadro todo não é sinônimo de foto boa.


A 6D II (assim como a 6D, 5D e 5D II), tem os pontos de foco muito concentrados no meio do quadro. Não chega nem a cobrir os terços.




Então aí a vantagem da RP não é exatamente a questão de focar no quadro todo, mas sim de ter uma cobertura mais ampla da área de foco. Acho que quase nunca alguém vai deixar o assunto em foco no canto da foto, mas a limitação da 6D II é muito grande nesse aspecto...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #413 Online: 05 de Agosto de 2019, 12:59:36
Ainda no tema "focar e recompor"... Usar o modo AI SERVO, não evitaria a perda do foco durante a recomposição?

Nas câmeras dual pixel dá pra configurar pra ela manter o assunto no foco durante o AI Servo, mesmo com recomposição (ou mesmo que o assunto em foco se mova no quadro).


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #414 Online: 05 de Agosto de 2019, 13:54:03
Nas câmeras dual pixel dá pra configurar pra ela manter o assunto no foco durante o AI Servo, mesmo com recomposição (ou mesmo que o assunto em foco se mova no quadro).

Sim, pq nas cameras comuns se DP, focar e recompor com Ai Servo é foto desfocada na certa.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #415 Online: 05 de Agosto de 2019, 13:57:18
Não esqueçam que as lentes não são nítidas no quadro todo e ainda apresentam distorções, focar no quadro todo não é sinônimo de foto boa.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
Volta e meia aparece um colega, com uma informação destas que, na prática, tornam a discussão toda (meio que) irrelevante.


Muito bem lembrado, @cfcsosa!
Mesmo lentes caras têm melhor nitidez no centro, principalmente nas maiores aberturas.

Ou seja, focar no centro e recompor, em grandes aberturas, continua a fazer sentido nas mirrorless, mesmo que você use lentes da série L (ou coisa que o valha).



Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #416 Online: 05 de Agosto de 2019, 14:01:57
E outro fator importante, onde a 6D mark II ganha longe ! Duração da bateria.
Minha 6D mark II faz em media 1.700 cliques com uma única carga de bateria, e a RP dizem que mal dá 300 cliques. Ou seja tem que comprar 6 baterias da RP, para dar a quantidade de cliques que a 6D mark II faz com uma só bateria !
A eficiência energética da 6D Mark II é impressionante.
Mesmo com o GPS ligado o tempo todo (no modo 2), é fácil ultrapassar as mil fotos.

Ubuntu 18.04 LTS



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #417 Online: 05 de Agosto de 2019, 14:43:40
Volta e meia aparece um colega, com uma informação destas que, na prática, tornam a discussão toda (meio que) irrelevante.


Muito bem lembrado, @cfcsosa!
Mesmo lentes caras têm melhor nitidez no centro, principalmente nas maiores aberturas.

Ou seja, focar no centro e recompor, em grandes aberturas, continua a fazer sentido nas mirrorless, mesmo que você use lentes da série L (ou coisa que o valha).



Ubuntu 18.04 LTS

Acho que as coisas estão meios confusas rsrsrs

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #418 Online: 05 de Agosto de 2019, 14:57:23
Não existe focar em recompor em foco continuo.
Pois ao recompor você tira o ponto do assunto e o foco se perde.
A Nikon tem uma tecnologia que minimiza isso, mudando o foco de ponto ativo para o mais próximo.

Focar e recompor não faz sentindo nenhum em ML ou qualquer DSLR que por ventura tenha os pontos de focus bem distribuídos.

Se a lente não tem as bordas nítidas, focar e recompor não vai ajudar em nada.
Pois ao focar no centro, você recompõe colocando o assunto na borda....

Essa diferença entre o centro e a borda existe sim mas na pratica é coisa de pixel peeper.
A mudança do plano de foco ao focar e recompor é muito mais prejudicial do que as bordas da lentes.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #419 Online: 05 de Agosto de 2019, 18:35:47
A Nikon tem uma tecnologia que minimiza isso, mudando o foco de ponto ativo para o mais próximo.

As câmeras com dual pixel fazem isso de modo bem eficiente no live view. A 1Dx faz isso focando pelo viewfinder, acredito que a 5D III e IV também façam.


Se a lente não tem as bordas nítidas, focar e recompor não vai ajudar em nada.
Pois ao focar no centro, você recompõe colocando o assunto na borda....

Pois é...